Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A criação da SAF no Brasil e as perspectivas do Atlético com a sua transformação

Foto: @Atletico

Um comentário e uma cobrança aqui no blog, na postagem anterior, me motivaram a voltar ao assunto:

Martens

“O Galo tambem e uma página virada na minha vida, agora sou exAtleticano ex torcedor de futebol !!!”

 

Márcio Luiz45

“Chico, como seu leitor desde o “Hoje em Dia” como colunista (e desde a “Capital” como repórter), gostaria muito de ler a SUA opinião (na visão de jornalista) sobre tudo isso.
Agradeço desde já.”

***

Vamos lá: os empresários que estão assumindo o Atlético são todos muito conhecidos em seus negócios e são atleticanos. Sabem o tamanho da responsabilidade que tomaram para si e sabem também que terão de mostrar no futebol do Atlético, a mesma competência que têm em seus negócios pessoais. O Galo é futebol! O resto é perfumaria.

Em princípio, é estranho mesmo, torcer para uma “empresa”, e entendo o sentimento do atleticano Martens.

Ainda mais no Brasil, onde quase tudo no é na base do “jeitinho”, do “imbondo”.

Na teoria, a criação da Sociedade Anônima do Futebol – SAF – pelo Congresso Nacional, veio para corrigir o absurdo que é, tradicionalmente, a gestão do nosso futebol, desde que se transformou em profissional: uma bandalheira. Clubes, federações e CBF, nenhuma transparência e ninguém sujeito aos ritos da justiça e códigos penal e civil a que qualquer pessoa física ou jurídica está.

Ninguém paga pelos erros administrativos. Nem presidente, nem diretor, nem ninguém. Prestações de contas, na maioria absoluta dos casos, são para “inglês ver”. Os conselhos fiscais são formados por amigos, conselhos deliberatios servem para eleger e reeleger ou não diretorias e para constar nos estatutos que existem.

O Mestre Kafunga dizia que um dirigente quando assumia, dizia que o dinheiro do clube ficaria num bolso e o dinheiro pessoal dele ficaria em outro. Passado algum tempo, o sujeito não sabia mais em qual estava o dinheiro de um e de outro. Ou seja: nenhum controle, honesta ou desonestamente.

Ao se transformar em empresa, teoricamente, o clube passa a se submeter à legislação federal que as regula, inclusive quanto à prestação de contas e fiscalização.

O problema é a forma e velocidade de como estes clubes centenários, de marcas e patrimônios incalculáveis estão sendo entregues a novos “donos’.

Como é tudo muito recente, só com o tempo para dizer se no Brasil isso vai funcionar ou se apenas vamos continuar tapando o sol com a peneira, varrendo a sujeira para debaixo do tapete.

A transformação do Cruzeiro foi rápida demais. O  clube foi entregue ao Ronaldo por um valor incrivelmente baixo. Quase toda a imprensa embarcou naquela do “se não virar SAF, vai fechar”, e fez a cabeça da maioria da torcida. Ai de quem fizesse qualquer observação crítica!

A verdade é que não fecharia coisa nenhuma, porém, como estava na Série B e na mão de dirigentes incompetentes, o nome do Ronaldo surgiu como pedra da salvação, o “salvador da pátria”, e fim de papo.

O Botafogo começou mal dentro de campo, debaixo de muitas críticas, cobranças e desconfianças, sob um dono norte-americano. Mas este ano está surpreendendo a todo mundo, líder disparado do Brasileiro, contra todas as perspectivas. Ninguém tem bola de cristal para dizer com certeza sobre a sequência. Nem teria dado tempo para os efeitos de uma SAF operar este “milagre”. Se for campeão, a transformação será exaltada ao extremo. Se não for, muita gente dirá que foi “fogo de palha”.

No caso do Atlético, situação parecida. Como se endividou de forma absurda nos últimos anos, entrou nessa de que “só a SAF salva”. Entendo que antes, deveria ter havido um esclarecimento melhor desse endividamento e os responsáveis por cada erro que levou a isso. Além de avaliação melhor de quanto valem as marcas Atlético e Galo.

Mas o trator foi passado e não adianta mais ficar aqui fazendo previsões e o que deveria ou não ter sido feito. É torcer para que os donos contratem gente que entenda de futebol e montem times que justifiquem a existência do Clube Atlético Mineiro, que é disputar tudo na parte de cima da tabela.

Começando pelas categorias de base. Não pode o time sub-17, tomar de 7 a 1 do Corinthians no Campeonato Brasileiro, como o ocorrido quarta-feira. É da base que se espera o surgimento de jogadores que mantenham o Galo entre os maiores do país, dentro e fora de campo.


» Comentar

Comentários:
22
  • Márcio Luiz disse:

    Obrigado pela resposta, Chico!
    Só continuo a não entender como tantos “economistas”, “analistas financeiros” e afins ficam passeando pela Web e criticando a tudo e a todos os envolvidos , MAS… NENHUM DESSES aponta uma solução VIÁVEL para o CAM, q não fosse essa famigerada SAF.

    EU de minha parte continuarei a apoiar os onze caras q entrarem em campo com o nosso sagrado escudo e HONRAREM essa camisa, pois a “minha” razão social sempre será ATLÉTICO e nome popular sempre será GALO! o terror das mariposas.

    Ao final da peleja, vaias ou aplausos. E segue o JOGO!

  • Marcão de Varginha disse:

    Com relação à SAF alvinegra mineira brasileira, prefiro “guardar minha boca pra comer farinha”, como bem dizia o grande e já saudoso Flávio Anselmo. Não adianta usar uma bola de cristal para comentar o futuro que não nos pertence. Boa sorte, Galo!
    – #jacompraramaebitragens

    • Martens disse:

      ” Não adianta usar uma bola de cristal para comentar o futuro que não nos pertence.”
      Na mosca este futuro agora pertence a um seleto grupo de endinheirados que se um dia se sentirem enjoados de brincar de futebol so Deus Sabe ……..

  • Jerônimo disse:

    O Atlético, agora, como toda e qualquer Sociedade Anônima visará o lucro, a rentabilidade dos seus ativos e o retorno financeiro dos seus investidores. Atenção: lucro e dinheiro não necessariamente significam títulos, futebol bonito e conquistas!!!
    Vide o América Mineiro, que sempre foi o clube mais rico e bem gerido de MG, mas nunca se preocupou com títulos. Há décadas o América vive de formar, vender jogadores….e só. Faz dinheiro para poucos e dá alegrias no futebol para menos gente ainda.

    Com um estádio próprio, o Atlético, poderá fazer dinheiro de várias formas:
    – Bilheteria do futebol:
    – Ingresso para shows;
    – Eventos em geral;
    – Venda de bebidas e comida;
    – Estacionamento;
    – Venda de produtos licenciados;
    – Direitos de imagem e TV;
    – Negociando as suas ações;
    – Vendendo jogadores;
    – E até, quem sabe, ganhar algum dinheiro com a premiação pela conquista de algum título;

    Enfim, um clube SAF pode fazer dinheiro mesmo não ganhando títulos. Esse é o dilema que toda SAF enfrentará: Considerar-se-a de sucesso, apenas maximinizando o retorno financeiro e deixando os títulos em segundo plano ou minimizando o retorno financeiro e aplicando mais recursos no futebol para conquistar títulos? Chegaremos ao absurdo de ver um time sendo rebaixado, mas com balanço positivo ?

    O problema insolúvel das SAF é que futebol é movido por paixão, amor, ódio e esperança….e esses sentimentos não podem ser depositados em um sociedade anónima esportiva. Eu não quero ser cliente do Galo. Eu quero ser torcedor do Galo.

    Eu não confio, não gosto e não apoio os 4R´s como gestores de futebol, pois e se amanhã…
    – os oligarcas enjoarem do brinquedo futebol, quem estará a frente do clube ?
    – alguém oferecer uma boa grana para comprar o Atlético ?
    – eles negociarem com o Ronaldo uma “join venture” e fundirem Cruzeiro S.A com o Atlético S.A ?
    – o Pedrinho BH decidir comprar umas ações do Atlético ?
    – eu quiser entoar um grito de protesto, contra os oligarcas, na Arena MRV. Serei impedido ?
    – eu criticar abertamente o clube nas redes sociais. Eu seria impedido de comprar ingressos e entrar no Estádio que é uma propriedade privada ?
    – e se, das arquibancadas da Arena, eu gritar com um treinador (chamando-o de burro). Eu seria convidado a deixar a Arena MRV ?
    – a Arena poderá ser alugada para jogos do Cru-Cru ?

    Existem muitas dúvidas, muitas incertezas….mas a única coisa que eu sei é que nada será como antes. O que o Galo simbolizava para mim mudou e o meu sentimento pelo Galo, também é outro. Nunca mais seremos os mesmos….nunca.

  • Silvio Torres disse:

    Uma única pergunta: de onde saíram esse 300 milhões para pagar dívidas? Era dinheiro do shopping que estava malocado? Ou vão repetir um sketch dos Três Patetas que vi na minha infância? Larry entrega a Joe dez dólares para pagar uma dívida. Joe pega o dinheiro e repassa para o Moe, a quem devia dez dólares. Esse, por sua vez, que devia dez pro careca, dá a ele a nota, fechando o círculo. Quanto ao jogo contra o Grêmio, que está em terceiríssimo plano, tem atleticano acreditando que o time vai ganhar em POA! Jesus!!!!!!!

  • Gilberto Costa - Montes Claros disse:

    Pessoal, se os investidores do Galo quisessem realmente ganhar dinheiro, não iriam investir nunca em um clube de futebol. Para se ter uma idéia, os 300 milhões colocados no Galo em 2020 pelo 4Rs, se estivessem no mercado financeiro, renderiam cerca de 45 milhões por ano, sem qualquer trabalho, sem a dor de cabeça que é dar satisfações a torcedores. Se vai dar certo a SAF do Galo, é outra história. Mas achar que esses investidores são maus intencionados é não ter bom senso, pois essa turma tem dedicado mais tempo ao Atlético do que às suas vidas pessoais.

    • Silvio Torres disse:

      Meu amigo, sinto muito ferir um pouco sua ingenuidade, mas…no mundo todo, o futebol é um meio bilionário que atrai cada vez mais dinheiro. Tanto o limpo quanto o que passou na máquina de lavar abastecida com o mais poderoso OMO. Entendeu? Faz uma pesquisa aí sobre os donos de clubes na Europa, Estados Unidos, Países Árabes e, agora que a porteira foi aberta de novo, no Brasil. Você acha mesmo que tantos bilionários brasileiros entram nessa “fria” de se envolver com grandes clubes por causa da “paixão”?

      • Gilberto Costa - Montes Claros disse:

        Amigo, se a SAF do Galo fosse um investimento com, pelo menos, razoáveis possibilidades de lucro, teriam surgido inúmeros candidatos, com dinheiro limpo ou sujo. Você ouviu falar em algum interessado?

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    E o futuro CEO da SAF tem que trabalhar e mostrar serviço para acabar com está sangria no galo, e não ficar preocupado com o que acontece com o time do Ronaldo, time bem vai ter consumo do torcedor, agora com este tanto de boi cansado vai ser difícil torcedor consumir algo, que só faz raiva.

  • Marlon Brant disse:

    Olá Chico, bom dia. O que as duas torcidas tem que entender é que os dois clubes foram geridos por anos e anos por pessoas que só meteram a mão, ficaram ricas e quebraram ambos os clubes. O Cruzeiro ainda consegui vários títulos a nível nacional, mas depois veio a conta, seu clube foi roubado anos e anos, basta buscar os Zizas da vida, Afonso Paulinho, Paulo Cury e por ai vai e não ganharam nada, veio o Kalil, arrumou a casa, ganharam títulos, mas já era tarde, o caldo já tinha entornado e todos os larápios estão soltos e vivendo com a grana que meteram no bolso de ambos os lados. Se vão dar certo as duas SAF’S não sabemos, mas que vamos ficar só vendo RJ/SP mandando novamente como foi nos anos 70/80/90 não tenho nenhuma duvida. Flamengo e Palmeiras estão muito a frente de todos, como time, como clube, como gestão e será dificil supera-los….PS: Já deixei de frequentar estádio tem anos

  • Eduardo Silva disse:

    Os 4Rs venderam o Galo para os 4Rs, para pagar os empréstimos que os 4Rs fizeram com os 4Rs.

    Entenderam agora?

  • Juliano Salvador disse:

    Se vai dar certo ou não, o importante é que acabe logo esse momento de transição e o Galo contrate um zagueiro, um centroavante, um camisa 10 e um driblador e velocista pelos flancos; e volte a vencer no Brasileirão.

  • Mauro Lopes disse:

    Minha relação com o Clube Atlético Mineiro Holding também passa a ser “profissional”. Tem um time bom, competitivo, vencedor? Podem contar com minha presença no estádio e compra de badulaques. O time é uma porcaria que só dá vexame? Tô fora. Vou gastar minha grana com produtos e instituições que não me façam passar raiva ou vergonha. O Botafogo por exemplo. Também é SAF, tem casa própria, tá disparado na liderança do Campeonato Brasileiro e não tem mais a imagem de mendigo endividado nas manchetes. A máxima capitalista não vive dizendo que dinheiro não tem Pátria? Pois é, paixão clubística, em tempos de SAF, também não.

    • Alexandre (de Curitiba) disse:

      Pra mim um dos melhores comentários/reflexão sobre o tema SAF no Brasil. É exatamente isso: futebol na atualidade é profissional e tem de ser tratado de dentro pra fora e de fora pra dentro como tal. Oferecem um bom produto/espetáculo? Se sim, contem com o aporte de milhões de reais na forma de vendas de produtos licenciados, consumo nos Estádios, audiência na mídia, etc. Fizeram caca e começaram a temporada com um bando de bagaceira em campo? Esquece. Se é para consumir futebol, gerando lucros para os donos dos clubes, então que o espetáculo seja da prateleira de cima.

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,

    Mais uma vez perfeitas suas colocações. Como falei no meu último comentário, os torcedores dos dois maiores times de Minas foram obrigados a engolir a SAF como salvação da lavoura. O passado ficará no passado, com a certeza que os cartolas pilantras estão dormindo em paz. Na minha humilde opinião, a SAF Atleticana começa com um gravíssimo erro: o Presidente atual do clube será o CEO do futebol da SAF, assim que terminar seu mandato no clube. Venhamos e convenhamos, ele já demonstrou que não entende absolutamente nada de futebol. Ou já estava tudo combinado?
    Hoje é sexta-feira, dia 21 de julho, meu aniversário de 63 anos, estou na maravilhosa praia de Guarajuba, na abençoada terra da Bahia. Vou comemorar meu aniversário e a criação das SAF’s do Cruzeiro e do Atlético, enfim acabou o doping financeiro e a defesa dos torcedores agora será no Procon, afinal acabaram os clubes e nasceram as empresas.

    • Chico Maia disse:

      Parabéns Juca,
      conheço essas maravilhas da região aí.
      Sempre vou subindo, a partir de Caravelas, parando cada vez mais em Corumbau e adjacências.
      Curta bem!
      Grande abraço.

      • Juca da Floresta disse:

        Obrigado ChicoMaia e Eduardo, estou com a esposa e com as filhas. Sol, mãe e cerveja tudo de bom.

        • Juca da Floresta disse:

          Sol, mar e cerveja….kkkk o corretor de texto é foda. Eduardo, deu meio dia papai, já comecei no chá com torradas. ChicoMaia temos que marcar uma cerveja no seu primo, Luiz Carlos Maia, o homem do melhor filé da cidade nova, que decora os CPFs de todos os clientes.
          De agora em diante a pergunta será a seguinte: para que empresa você torce?

    • Eduardo Silva disse:

      Grande Juca da Floresta!

      Feliz aniversário! 6.3 turbo? Enxuga umas geladas aí devagar, cuidado pra não gripar! Kkk

      Grande abraço!

  • Roberto Soares disse:

    7 a 1?! Ué, o Felipão assumiu a base também?