Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cuca sofreu um dos maiores excessos e covardias da história da imprensa

Minha coluna no BHAZ

Foto: Pedro Souza/Atlético

E o Cuca, hein!? Quase acabam com a vida dele, e ninguém paga por isso!

Aprendi na Faculdade de Direito e tento aplicar no jornalismo: In dubio pro reo (na dúvida, a favor do réu). É o princípio jurídico da presunção da inocência. Na ausência ou insuficiência de provas, o acusado não pode ser condenado.


Agora, só falta quem o linchou moralmente na mídia convencional e redes sociais, ir pra justiça suíça pedir para que o caso seja reaberto. Trecho da reportagem da Folha de S. Paulo sobre o assunto hoje, diz “Assim, Cuca não foi inocentado no mérito…”. Outros ainda o acusam de não ter falado “abertamente” sobre o assunto e qual teria sido a participação dele. Como não? No dia 20 de abril, na apresentação dele como técnico do Corinthians, falou sobre tudo, deu detalhes. Inclusive a própria Folha registrou.


Foi um dos maiores excessos e covardias que já vi a imprensa cometendo contra um profissional. Agora, para não darem o braço a torcer, veem com cretinices como essa de que ele não foi “inocentado”.
Para quem não se lembra, a memória eletrônica está aí para reavivar. No dia 21 de abril do ano passado, escrevi aqui no blog:
“… A vítima não o reconheceu como um dos estupradores, em três depoimentos. Ele foi condenado por fora julgado à revelia, pois o Grêmio, seu clube da época, não se mexeu e ele não tinha cabeça nem dinheiro para tomar as providências que deveria tomar.
Isso há 36 anos. Como o assunto parecia ter morrido ele não se pronunciava sobre isso. Nem mais recentemente, quando começou ser questionado. Foi o seu grande erro, pois a desinformação geral o transformou num monstro. Afinal, foi condenado. Parece que, injustamente, mas enfrenta as consequências de não ter esclarecido e nem se defendido juridicamente, já que a condenação existiu.


Grande parte da coletiva de apresentação dele pelo Corinthians, hoje à tarde, foi sobre isso:
“Eu não sou do mal; eu não sou bandido; não sou culpado de nada. Sou inocente. Tenho minha consciência tranquila, durmo tranquilo. Eu sou uma pessoa decente, acima de tudo. Minha bandeira sempre foi a correção”

“Subiu uma menina para o quarto em que eu estava com mais três jogadores. Eram duas camas de casal. Essa foi minha participação. Sou totalmente inocente; tenho uma lembrança muito vaga, porque faz muito tempo. O quarto era em formato de L; você não sabe, você não vê”.

“O mais importante não é a palavra da vítima? Ela falou: ‘Eu não o conheço, não vi, não estava’. Foram três vezes. A palavra da mulher era que o Cuca não estava lá. Como posso ser condenado? Pelo quê?”

Segundo a Folha de S. Paulo, Cucaa foi “… liberado ao fim da fase de instrução no processo… voltou ao Brasil. No julgamento, teve sentença de 15 meses de prisão e pagamento de US$ 8.000, mesma pena aplicada a Henrique e Eduardo. Fernando foi considerado cúmplice e condenado a três meses de prisão, com multa de US$ 4.000… não foi à Suíça para se defender nem para cumprir a pena estipulada…”

“Eu era um quebrado, tinha 23 anos, não tinha dinheiro para pegar o voo. Fiquei sabendo que fui condenado, coisa de um ano depois. Se eu pudesse voltar ao passado, iria lá. Pronto. Já estou absolvido”

“Por que devo desculpa para a sociedade se eu não fiz nada? A vida passou quase 37 anos. Joguei aqui do lado, treinei vários times, nunca fui questionado. Nos últimos dois anos, a coisa mudou. O mundo mudou, de um jeito melhor, a mulher tem uma defesa muito maior, e sou parte disso, quero isso. Sou pai, sou marido, sou filho. Quero que as mulheres estejam cada vez mais protegidas.”

Ele reconhece que cometeu dois erros: não ter se defendido no processo e não ter falado mais sobre o assunto antes. Sobre o Corinthians, que vai dirigir pela primeira vez, disse:
“Estou energizado. Vou fazer um bom trabalho aqui. Tenho certeza e convicção de que vou fazer um bom trabalho aqui. Hoje, pode ter protesto, e eu vou passar por cima de tudo. Se tiver protesto, vou saber como passar por cima, mas de consciência tranquila. Isso é a maior coisa que um homem pode ter: saúde e paz. Você tendo isso, você dorme tranquilo. Eu durmo tranquilo, graças a Deus.”

Na apresentação no Corinthians ano passado. Linchado moralmente, Cuca jogou a toalha seis dias depois. Foto: @Corinthians/Rodrigo Coca


» Comentar

Comentários:
23
  • Horacio disse:

    Pois é, não assumem que erraram, não pedem desculpas e ainda colocam a culpa na justiça. Esperma? era de quem? Se não me engano, só na metade de 90 o exame de dna passou a ser aceito e não foi usado no caso. Nunca li uma única linha sobre os outros envolvidos, eram 4. Baseados em nada, escolheram um culpado e ponto final. É a justiça dos bunda branca caga regras.

    Estamos vendo milhares de pessoas sendo brutalmente assassinadas, tratados como estrangeiros em sua terra natal, sendo expulsos, casas destruídas, jogados na chuva e no frio sujeitas a fome e doenças. A imprensa nunca condenou… quando não defendem o aniquilamento em massa. Só o caso Cuca provoca reprovação de uns tempos pra cá.

    • Alisson Sol disse:

      Desde os anos 80 há testes de DNA em outros países, e este caso ocorreu na Suíça!

      Ironicamente, o processo segue com segredo de justiça. Se eu fosse inocente em um processo sob segredo, demandaria a divulgação de todos os documentos. Mas Cuca se apega a “irregularidades no processo”… Pode até ser inocente mas não é o mais inocente nesta novela… Só falta o Bruno achar algum erro processual na condenação pelo desaparecimento da mão do filho dele. Afinal, não há corpo!

      • Horacio disse:

        Prezado Alisson, saudações alvinegras e um ótimo ano. A primeira condenação usando a técnica de dna deu-se em 1988
        https://www.thetech.org/ask-a-geneticist/articles/2023/first-criminal-caught-using-dna-evidence/
        Não havia base jurídica e a condenação se deu pela confissão do acusado que foi descoberto tentando evitar o exame. O exame em si só livrou o suspeito inicial. As técnicas de coleta eram questionáveis e só na década de 90 a técnica estava mais bem desenvolvida, com procedimentos e rotinas aceitos, e já havia base jurídica e jurisprudência. https://cen.acs.org/analytical-chemistry/Thirty-years-DNA-forensics-DNA/95/i37

        Só há prova de dna se o suspeito doar material ou for obtida por outro procedimento válido. Isso não ocorreu, o julgamento foi a revelia. Portanto, toda a condenação do Cuca é baseada em ritos processuais. A anulação do processo foi correta, o interesse era apenas de um dos réus que não quis se defender à época.

        Até hoje não sei dos outros 3, eles são testemunhas, não me lembro de entrevistas deles, e também não sei porque isto veio a tona a partir de 2020 e não em 2012.

        Casos iguais ao goleiro bruno existem aos montes, quem tem dinheiro, e não é um preto conhecido (simpson), está solto sem ninguém incomodando.

  • Jerônimo disse:

    Chico,
    Vivemos em um país no qual um ex-presidente, um homem de 68 anos, acha normal passar de moto em frente a um grupo de meninas, de 14/15 anos, e retornar com a moto para conversar com elas, pois segundo ele, havia “pintado um clima” entre ele e as meninas. Aliás, esse é o nível hombridade, honradez e decência do pensamento de metade do povo brasileiro, a turma autointitulada: “cidadão de bem”.

    Não sei o Cuca cometeu ou não o ato libidinoso com a menina, pois só ele e ela poderiam confirmar essa história. Infelizmente, o que sei é que o processo foi mal-conduzido há época, lá na Suissa, e isso gerou problemas a todos os envolvidos.

    Aliás, erros e falhas na persecução penal são comuns em TODOS os países do mundo. A polícia erra, o MP erra, o judiciário erra…. e a mídia, como quer apenas vender espaço publicitário e está pouco importando com a verdade dos fatos….acaba embarcando nos erros da justiça e ajudando a destruir vidas. Enfim, diariamente vemos presos que ficam 10, 20, 30 na cadeia, nos EUA, e depois se descobre que o sujeito fora erroneamente condenado.

    Como o processo foi anulado, o Cuca é inocente, simples assim. Não vamos brigar com os fatos. Isso vale para o Cuca, para mim, para você, para o Lula e para qualquer cidadão. Houve erro, conluio, fraude processual? Isso anula o processo e o sujeito é inocente.

    Ao contrário do que dizem os idiotas, néscios, parvos e imbecis não existe a figura do “descondenado”, pois o que a justiça visa provar é a culpa. E se a justiça não teve a competência para seguir o devido processo legal e provar a culpa do sujeito, esse simplesmente continua em seu estado natural, ou seja, o de inocente. Condenação ilegal não torna uma pessoa criminosa. Uma condenação ilegal, diz muito mais sobre os seus acusadores do que o réu, em si.

    • Eduardo Silva disse:

      O Lularapio foi condenado em várias instâncias! LADRÃO e pilantra! Mas tem torcida organizada até pra político bandido! Moral torta!

      • Jerônimo disse:

        “…condenado em várias instâncias…”
        Só se foi em Cambuquira, Caxambú e Lambari…. kkkkkkk

        O sujeito não sabe nada de nada e abre a boca para falar bobagens. Nem explicando, desenhando, detalhando, mostrando, provando… nada faz o pateta entender que ele está completamente errado e vivendo em um mundo paralelo, sem qualquer nexo com a realidade jurídica.

        Enfim, o bolsonarismo deixou, há muito tempo, de ser um movimento político e passou a ser apenas uma doença patológica coletiva. O desvio moral e de cárter dessa turma chegou ao ponto de não retorno.

        https://m.youtube.com/watch?v=f2lcbzGXb9U

        • Eduardo Silva disse:

          Mas quem te falou que sou bolsonarista? Kkk QUE PIADA! Todo esquerdopata agora ACHA que quem não é devoto do Lularapio é eleitor do Bozo. O Brasil continuará essa draga por gente bitolada como você. Querem agora reescrever a história das condenações em várias instâncias do Molusco Bandido. Desse vídeo aí eu tenho um monte falando que ser esquerdopata é doença. Quer ver?

    • Alexandre (de Curitiba) disse:

      Assino em baixo.

  • Raws disse:

    Estou numa dúvida, nossa evolução, adquirindo tantos direitos e “liberdade” de expressão, se fez de 2023 prá cá?
    Pois Cuca poderia ser alvo bem antes, ou não?
    Porque só a partir do Corinthians?
    Ninguém mais do que eu, defende o sagrado direito dos seres, porém sem jamais esquecer os deveres.
    Ninguém pode usar em nome de uma liberdade adquirida, o direito de destruir irresponsavelmente vidas alheias.
    Por isso percebo em grande parte de pessoas, movimentos e classes, uma INVOLUÇAO.
    Em tempo, eu teria de ser um capitão do mato e o pior dos racistas, para não comemorar os ganhos dos negros, pois apesar de que sou moreno, pela cor da pele, meu pai teria garantida uma vaga, pelas cotas, em qualquer universidade.

  • Giovani José Pinto disse:

    Sou e sempre serei seu fã de carteirinha Chico Maia, vc é o cara!!!

  • Giovani José Pinto disse:

    Q povo + louco de vir num blog esportivo e vim MISTURAR A EXCELENTE MATÉRIA DO CHICO MAIA com política, todos os POLÍTICOS BRASILEIROS SÃO LIXOS independente se são de ESQUERDA OU DIREITA e quem passa panos pros mesmos são uns IDIOTAS

  • Pedro Vitor disse:

    Graças a deus, sempre torci pelo cuca.

  • Raul Pereira disse:

    Não me incluo entre aqueles que crucificaram o Cuca. Quem fez isso que resolva com sua própria consciência.

    Algumas coisa entretanto têm que ser ressaltadas:

    1 – o que vale é o que está nos autos do processo. Alguém teve acesso ? Alguém conhece ? Alguém leu ? Opiniões, depoimentos e julgamentos, sejam eles condenatórios ou não, não passam disso – opiniões, depoimentos e julgamentos pessoais. Se ele está livre definitivamente, ponto final e não se deveria falar mais nisso. A justiça suiça é soberana, assim como a justiça de qualquer país (Brasil incluído).

    2 – essa “geração de M…”, essas “feministas seletivas do C…”, essa “imprensa alienada da P…” estão única e exclusivamente exercendo seus direitos. Direitos esses conquistados ao longo de séculos. Se não tivesse havido evolução nos conceitos e preceitos legais, estaríamos até hoje importando negros da África e os tratando a chibatadas.
    Acho que tem um pouco de recalque aí; tem muita gente que gostaria de ter uma escravinha trabalhando em casa 24 horas por dia, dar uns tabefes na espôsa que não colocou o almoço na hora certa, ou até ficar à vontade para cantar e fazer sexo com crianças e adolescentes. Só lamento.

    3 – me impressiona também a insistência de alguns em relacionar qualquer coisa que acontece (e esse é mais um caso) como sendo perseguição ao rival do outro lado da lagoa, e mais, criando uma relação forçosa e absurda com Lula. Isso é patológico e deve ter raízes profundas.
    Já observei que há algum tempo os cruzeirenses se abstém de comentar nesse blog qualquer coisa relativa ao rival. Entretanto, os torcedores do Mineiro, mesmo quando estão comemorando – um título, uma vitória, uma contratação – fazem questão de citar o Cabuloso. Sempre agressivamente e em tom depreciativo.
    Em relação a Lula, melhor nem comentar.

  • Marlon Caldeira Brant disse:

    Olá Chico Maia, bom dia a todos. Também aprendi na Faculdade de Ciências Contábeis (Lá temos algumas matérias de Direito) e lembro do meu professor falar nesta frase “In dubio pro reo ” (na dúvida, a favor do réu). Agora fica a pergunta, não sobre Cuca mas sobre o Goleiro Bruno…na ausência do corpo ou provas contundentes, o ex-goleiro não poderia ser condenado? E ai, dois pesos e duas medidas. O caso do Bruno foi briga de egos entres Delegados, Juízes, Imprensa, todos querendo aparecer em cima da vitima. Nunca trabalhei com o tal “SE”, mas imagina ela aparecer em alguma rua de Paris ou Milão? Fica a indagação……

  • João Carlos disse:

    Coloquemos as nossas filhas no lugar da criança ESTUPRADA, ULTRAJADA, VIOLENTADA. Pois bem, agora, sim, podemos emitir as nossas opiniões tendo como base APENAS a frieza da letra da lei. Em tempo: O Cuca, em momento algum, foi inocentado. Aliás, até hoje ele não esclareceu como o esperma dele foi parar no corpo da criança ESTUPRADA, ULTRAJADA, VIOLENTADA (tal fato, segundo divulgado na imprensa, está no processo, portanto, eu não estou inventando nada).

  • Marcio Borges disse:

    Chico, não irei entrar na questão se foi ou não inocentado mas sim em outro ponto citado por você. A condenação prévia por parte da imprensa que é a.responsavel por relatar o que acontece.
    Relembro o caso da escola de base em São Paulo onde os donos foram acusados de violência sexual contra as crianças que estudavam lá. Antes de qualquer investigação policial concluir o inquérito, a imprensa condenava os responsáveis pela escola. Foram execrados, perderam a dignidade e, depois de algum tempo, foram considerados inocentes pela justiça. Entraram com um processo para exigir danos morais, pois haviam perdido tudo, e, se não me engano, receberam 100.000 reais de indenização. Valor irrisório diante do dano sofrido. O repórter responsável pela matéria na época se desculpou mas já era tarde.
    Então Fica a lição. A elucidação dos fatos cabe a polícia e a justiça. E a punição deve vir somente após a condenação.

    • Raws disse:

      Caro Marcio, foi no ponto.
      Minha indignação com as pessoas que “trabalham” no tribunal da Internet é justamente a falta de zelo com as análises e consequente desumanidade.
      Se eu colocaria a mão no fogo sobre se houve ou não participação do então jogador? Claro que não! Só que, o sujeito explica porque não pode se defender na época, confessa o erro de não ter explicado antes, jura inocência, mostra em seu histórico uma pessoa honrada e mesmo depois de tentar reabrir o processo para reversão, que acabou sendo extinto, os mesmos que o condenaram na Internet, com a “prova” via matéria de um jornal, que dizia existir Sêmem, querem que ele seja culpado a qualquer custo. A pergunta que me faço, porque o jornal Suíço tem mais credibilidade do que o juramento do réu?
      Viverei mais 110 anos para saber.

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    Infelizmente tem coisas e atos que fazemos, que nos mancham e carregamos pelo resto da vida, que ele tenha paz e aprendido que todo ato nos traz consequências

  • Robinho Ferreira disse:

    Uai ele foi inocentado? kkkk que piada hein.fez com ele oque fez com Lula.
    Acho que foi errado por parte da imprensa esperar 30 anos e ele treinar quase todos os clubes do Brasil pra bater nessa tecla.pq só agora? agora as provas contra ele estão lá intactas e quem passa pano pra isso nunca vai poder reclamar se acontecer com algum familiar.

  • Queiroz disse:

    Quero ver a Globolixo ser processada por ele. Um boa parte da imprensa no Brasil tem sido massa de manobra desse governo corrupto e de um STF político que se uniu para eleger esse condenado que aí está. Existe um gabinete da morte liderado pela esquerda no Brasil. Choquei e outras mercadorias se uniram para matar reputações . aguardando a PF bater na porta desses influencers comandados pela primeira dama d o Brasil. Saudades da época que a imprensa dava a notícia e cabia ao leitor , tirar as suas conclusões. Hj , quem paga mais, exerce influência total em parte da imprensa comprada. tempos sombrios, censura para um lado, liberdade de ataque para o outro e tudo em nome de uma falsa “democracia” digna de ser aplaudida no túmulo por Stalin, Goebbels e outras anomalias.

  • Alisson Sol disse:

    Desculpe-me, mas vou discordar da análise. Neste caso, não houve covardia ou excesso. Cuca havia sido condenado, e agora a sentença foi anulado. A imprensa publicou o que ocorreu.

    Na maioria dos países em que vivi, esta sentença não é correta “Na ausência ou insuficiência de provas, o acusado não pode ser condenado.“. É exatamente por isto que criminosos somem com os corpos. Mas quando há indícios claros de crime, são condenados mesmo assim. Como já publicado, inclusive internacionalmente, o processo do julgamento reporta que foi encontrado o sêmen da Cuca no corpo da menina estrupada (que tinha 13 anos à época!). (link)

    Cuca mesmo já confessou estar em um quarto onde ocorreu o estupro. Só falta querer ser canonizado pela incrível desmonstração de humanidade e nobreza!

  • Alisson Sol disse:

    Desculpe-me, mas vou discordar da análise. Neste caso, não houve covardia ou excesso. Cuca havia sido condenado, e agora a sentença foi anulado. A imprensa publicou o que ocorreu.

    Na maioria dos países em que vivi, esta sentença não é correta “Na ausência ou insuficiência de provas, o acusado não pode ser condenado.“. É exatamente por isto que criminosos somem com os corpos. Mas quando há indícios claros de crime, são condenados mesmo assim. Como já publicado, inclusive internacionalmente, o processo do julgamento reporta que foi encontrado o sêmen da Cuca no corpo da menina estrupada (que tinha 13 anos à época!).

    Cuca mesmo já confessou estar em um quarto onde ocorreu o estupro. Só falta querer ser canonizado pela incrível desmonstração de humanidade e nobreza!

  • Raws disse:

    Meu coração sorri! Nunca duvidei da honestidade do Cuca. Só porque ele foi campeão no Galo? Me poupem!
    O cara sempre se mostrou do bem. O cara jogou e treinou vários times e ninguém o execrou. Aí vêm essa geração de M… essas feministas seletivas do C… essa imprensa alienada da P… e querem destruir uma história de um cara competente, uma cara família e bom sujeito?
    LIXOS! LIXOS! Todos vocês que o pré julgaram são!
    Ah, mas e o Sêmem? Mas ele não foi inocentado…
    Seus acéfalos, o processo possui segredo de justiça, então quem aqui que não sabe nem se existe capim na Suíça, pode afirmar algo? Se ele foi julgado a revelia, tentou reabrir o processo para a justa defesa e os tribunais resolveram extinguir o mesmo, então não existe processo! Não existe condenação! Que o Chico me corrija se eu estiver errado, pois não entendo a fundo da materia.
    Fato é que lembrando do filme, “sociedade dos poetas mortos”, estamos nos tornando a sociedade dos zumbis e imbecis falantes.
    Das várias qualidades que prezo em minha história, ter honra é uma das maiores e por isso tenho tanta revolta quando essa honra de qualquer pessoa é atacada.
    Durmam com seus travesseiros recheados de Pequi.