Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Éverton Ribeiro e outros investimentos. Donos do Bahia/City estão enfiando a mão no bolso

Minha coluna no BHAZ:

Foto: @ecBahia

Pelo menos na mídia, SAF do Bahia promete bons resultados este ano

Pelo visto os donos do Manchester City estão enfiando a mão no bolso mesmo para montar um time competitivo para o Bahia nesta temporada. Além da manutenção do técnico Rogério Ceni e a contratação de Everton Ribeiro, outros bons jogadores foram contratados e o time está viajando neste momento para pré-temporada em Manchester nas instalações do clube.


Isso pode gerar efeito psicológico bastante positivo nos 24 jogadores que compõem a delegação e nos que ficaram em Salvador para o início do campeonato baiano. A simples perspectiva de ficar sob o radar atento e milionário de ambiente britânico, de um dos clubes mais poderosos do mundo não é pouca coisa.


Expectativa enorme em torno da joia da coroa baiana, Éverton Ribeiro, um dos maiores investimentos do mercado brasileiro até agora. Em 10 de abril ele vai completar 35 anos, é um profissional sério, que sempre se cuidou bem dentro e fora de campo.


Me chamou a atenção um comentário que o Planeta do Futebol futebol publicou, como sendo do Arnaldo Ribeiro, de São Paulo, um dos comentaristas que mais respeito: @futebol_info “O Bahia está montando o melhor meio de campo do Brasil. O Bahia está contratando Jean Lucas, Everton Ribeiro, Caio Alexandre e manteve Cauly. Imagina o meio de campo com Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly. Cara, dá uma olhada no que o Rogério Ceni vai ter nas mãos.”
Outro jornalista que respeito muito, o catarinense Renan Koerich discorda: @renankoerich “Gosto muito do Arnaldo Ribeiro… mas, discordo.”

E concordo com o Renan. Considero exagero dizer que é o melhor meio campo do Brasil, pois a bola não rolou ainda e nem papel me parece o melhor meio campo. Mas, como diria o saudoso Flávio Anselmo o “comentarista de peito aberto”, “vou guardar a minha boca pra comer a minha farinha!”


Ainda sobre a SAF baiana/britânica, vale lembrar que os ingleses estão investindo em jogadores formados, porém, apostando no principal interesse deles no futebol brasileiro que são as promessas. Na delegação que fará pré-temporada em Manchester, está um jogador de 17 anos, Sidney, formado pelo Bahia, que estava disputando a Copa São Paulo e foi chamado de volta a Salvador para se juntar os profissionais que viajaram.


E enquanto a bola não rola, o oba-oba do clube nas redes sociais, segue a mesma cartilha de todos os clubes de futebol brasileiros, jogando pra cima, enchendo a bola de tudo e todos, criando as maiores expectativas possíveis nos torcedores:
@ecbahia


“Bom dia, Nação! Delegação tricolor nesse momento sobrevoa o Oceano Atlântico rumo às últimas três horas de voo até Lisboa. Grupo fará conexão na capital portuguesa com destino à cidade de Manchester.”


» Comentar

Comentários:
5
  • Marlon Caldeira Brant disse:

    Chico, bom dia. Já vimos está historia em tantos clubes e anos anteriores, seu time mesmo montou a tal Selegalo e foi aquele fiasco, depois vieram Selevasco e tantos outros, como dizia minha Mainha em TchoTcho, se não souber mexer o doce, a rapadura desanda, então é esperar para ver. Ao contrario também funciona, clubes contratam jogadores desconhecidos (Cruzeiro 2.013 e 2.014), dá liga e pronto, o doce foi mexido com maestria. O resto é jogar conversa fora……

    • Mariano Celeste disse:

      Você esqueceu de citar a SELEZEIRO, que os Perrelas montaram, contratando 4 selecionáveis para apenas um jogo contra o Borússia, que jogou com seus reservas e deu um “sapecaiaiá” no time azulino.

  • Jeremias disse:

    Que Chapéu!!

  • José Cláudio disse:

    Agora, sim, acredito que o Bahia não chegará à última rodada com chances de cair. Com tanto investimento em jogadores jovens e promissores certamente ele escarpará na penúltima rodada.

  • Alisson Sol disse:

    Creio que esta SAF do Bahia, se durar, vai ser diferente de outras no futebol brasileiro. Ronaldo está cercado de gente com boas intenções, mas sem experiência gerencial. Alguns outros times, como o Botafogo, estão com gente com experiência nos negócios, mas sem conhecimento do futebol. Se fosse apenas questão de “por dinheiro”, o PSG já seria Deca-Campeão Mundial!

    O que o Bahia verá em Manchester e pode trazer de experiência para o Brasil será:
    – Salário em dia, e instalações de primeira.
    – Um futebol mais veloz por muito mais tempo. As condições físicas exigidas para jogar no Manchester City devem mudar um pouco a mentalidade do Bahia.
    – Perspectivas profissionais. O sujeito verá que fazendo uma boa temporada tem uma perspectiva de ir para o parceiro.

    Só preocupa o fato de que as administrações locais destas parcerias sempre mataram a galinha dos ovos de ouro. Vide o caso do Cruzeiro e Corinthias com a HTMF!