Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Falas do Arana e do próprio Felipão mostram que o técnico do Cruzeiro, Larcamón, brilhou na estratégia

Minha coluna no BHAZ

Foto: cruzeiro.com.br

Larcamón foi mais competente que Felipão. Vitória justa do Cruzeiro

Dois clássicos na Arena MRV e duas vitórias do maior rival. Duas derrotas em três rodadas do Campeonato Mineiro. Com um dos elencos mais caros do país, o Atlético precisa corrigir rumos visando as competições mais importantes da temporada 2024.

Só palavras motivacionais não ganham jogo. As entrevistas do lateral Arana e do próprio técnico Luiz Felipe Scolari, depois da derrota, confirmam que o técnico do Cruzeiro, Nicolás Larcamón, foi melhor estrategista para que o seu time saísse vitorioso da Arena MRV:

Disse Arana: “Pelo time que a gente tem, investimento que a gente tem, a gente tem que se apresentar para jogar mais. Não adianta ficar alçando, alçando, alçando a bola, porque não é assim que se ganha um jogo”.

“É a opinião dele. Eu respeito a opinião dele, mas posso divergir em alguma coisa. Eu acredito e penso que a postura do Cruzeiro não ofereceu a saída de bola que a gente pretendia. Nós trabalhamos na semana a saída de bola. O Cruzeiro não ofereceu chances para que essa saída acontecesse normalmente. Por isso, em algumas situações, a gente alongou a bola”.

Fora de campo, outras estratégias erradas que só serviram para motivar o adversário e dar munição para gozações, como essa que o Juca da Floresta enviou aqui:

“Proibiram torcida; proibiram jornalista; não colocaram símbolo no gramado. Só faltaram combinar do Cruzeiro não ir no jogo. Toca da Raposa 4.”

Para completar os jogadores do Cruzeiro fizeram a “saudação viking” no gramado, diante dos 42.585 atleticanos presentes.

(Foto: twitter.com/Cruzeiro)


» Comentar

Comentários:
39
  • Pedro Vitor disse:

    O maior problema do Atlético hoje, é essa ideia, de que é obrigação ganhar, isso pesa demais, tira a responsabilidade do adversário, e transfere, toda para o Atlético, 80%, e a diretoria, torcida, jogadores, foram todos arrogantes, espero, que aprendam, embora, não creia nisso.

    Do jogo, Felipão, mexeu na forma do time jogar após a saída do Zaracho, e o Scarpa não estava bem pra ser utilizado, perdeu o meio de campo, Edenilson chegando atrasado, Hulk perdido.

    O tal Larcamon, ninguém conhecia, anulou o meio de campo do Galo, e montou uma “arapuca”, e o Felipão caiu, feito um “patinho”, em cada bicudão do Everson, a coisa se descontrolava ainda mais.

    Rodrigo Caetano, vai embora, e me preocupa bastante, pois temos uns 4 u 5 jogadores, encostados no elenco, Alan Kardec, Patrick, Pedrinho, e Vargas, somados dão 4 milhões de prejuízo ao Atlético, e ainda tem o Mariano, que fisicamente, já não suporta ser titular. Isso é um grande problema!

    Perder faz parte, ainda mais em começo de temporada, num jogo de emoções fortes, tendo 80% de obrigação de vencer, aí você perde, descontrola tudo e todos, nem o mais experiente do mundo, fica em sã consciente, diante de um fracasso desse.

    E o pior é que é campeonato mineiro, vão viver essa derrota no mínimo até a final!

  • Paulo F disse:

    Pessoal, vocês estão lembrando que é somente o terceiro jogo e o único clássico que não vale absolutamente nada?
    Em 2021 crucru ganhou tb, quem foi campeão?
    Em 2023 empate na primeira fase, quem foi campeão?
    Nas últimas quatro edições, o Galo ganhou duas do America, uma da Tombense e outra delas. Ou seja, existem boas chances do CSAMG sequer chegar na final, e vocês preocupados com clássico na terceira rodada. Nunca vi comemorarem tanto uma vitória kkkk

    Crucru não consegue ganhar nem mineiro, último título foi antes da pandemia, nosso centroavante era Ricardo Oliveira. Menos, bem menos!

  • Fernando Rabelo disse:

    Sinto muito mas planejamento é ter equipe nas cabeças do futebol feminino, vencedora nas matérias de base e campeã em algum(uns) dos campeonatos disputados. O resto é engodo!

  • Victor Maia disse:

    Pelos posts, parece que o CruCru é que é TETRA CAMPEÃO MINEIRO e CAMPEÃO DA SUPERCOPA em cima do Flamengo. E para os FAKES, o ano do Galo já acabou. Fica vermelha cara sem vergonha.

  • Silvio Torres disse:

    A dupla Jemerson e Lemos teria enormes dificuldades para ser titular na maioria dos times da série B. E vou traduzir o que o Arana disse: NÃO TEMOS ESQUEMA TÁTICO! NÃO SOMOS TREINADOS!! Felipão está bem perto de conseguir a façanha de não classificar o Atlético para as finais do rural. Jesus!!! Quero nem pensar em Libertadores, Brasileiro…

  • Raws disse:

    Três coisas ruins para nós atleticanos,
    A afirmação de uma soberba explicita!
    Perder uma partida para um time tão inferior tecnicamente, e aceitável. Agora, justamente por isso ter acontecido, 100% dos torcedores dos dois lados imaginavam outra postura. Todos os amigos cruzeirenses, estavam tementes exatamente por isso.
    Segundo, aguentar parte desses novos torcedores, que a cada tropeço só falam em terra arrasada é duro de engolir. Perguntem aos rivais, quantas vitórias eles trocariam para estarem em nossa situação ?
    Perder um clássico sempre é ruim, mas percebam as perspectivas.
    Por fim, esses atletas têm de ter a real consciência, que o nome não joga sozinho.
    Por fim 2, para entrar na zueira, nossos rivais ganharam o título que esperavam no ano e alertando-os para uma verdade, vitória na Arena juridicamente não os possibilita o direito a uso capião. Kkkkk

  • ivan junior disse:

    Um time grande, de ponta e com jogadores de alto nível, como o Atletico, precisa saber jogar contra times pequenos. Veja o jogo de sábado. Enquanto o CSA jogava como se valesse um prato de comida o Atlético foi com aquele sentimento perigoso de que pode ganhar a qualquer momento. Tem de mudar a postura. Não pode dar moral para timinhos fracos como foi no ano passado contra Vasco, Coritiba, CSA/MG, etc.

  • Fernando Rabelo disse:

    Agora vem mais uma contratação bombástica de meia idade para iludir o torcedor. Enquanto não tiver time de base o Galo será sempre a arca de noé.

  • João Brás disse:

    Ô povim que está carente meu Deus.

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,

    Obrigado pelo destaque. Amigo meu que é chegado de um grande conselheiro do Atlético confirmou que no próximo jogo contra o Cruzeiro na Arena irão barrar os jogadores da base do rival. João Pedro encabeça a lista, argumento é que eles correm demais e podem estragar o gramado.

  • Júlio Soares disse:

    Supercopa da Copa do Brasil sendo decidida em BH por Parmêra e Sampa com Mineirão cheio. Em Minas Gerais só tem um clube que tem este título!

  • AROLDO GERALDO FILOGONIO DIAS disse:

    Chico, meu caro e ilustre colunista. Sou cruzeirense, talvez seja suspeito falar, mas já chegou a hora da direção do Atlético tratar este estádio como uma aquisição qualquer pelo qual ele tem cuidar e zelar. Parece que eles estão utilizando este estádio para desmontrar superioridade e esnobar sobre o cruzeiro, coisa que hoje em dia nem precisa se esforçar tal a diferença financeira entre ambos. Isso parece coisa de gente pequena, ficam proibindo isso e aquilo para demonstrar poder e etc. Chega, vida que segue foquem em administrar o clube deles sem olhar ao redor. A vida e assim , Vc não precisa demonstrar poder para ter . Conquiste .

    • Alisson Sol disse:

      Você pode procurar neste mesmo blog que há uns 10 anos o debate era sobre “balanços” de clubes, e eu escrevia que nenhum era confiável. Apesar disto, a situação do Atlético-MG era e é calamitosa. Eu já escrevia que as dívidas dos clubes era absurdas e irresponsáveis, e os atleticanos escreviam que “meu time não é banco”! Pior era quando Perrela falava em construção de estádio, e diziam que queriam era time vencedor. Parece que esqueceram de dizer isto para direção do clube.

      Agora, assim como o Rei da Inglaterra, o Atlético-MG temum bem que não tem valor de revenda. Não há “mercado de estádios usados”. E já sabem que lucro não dá. O clube virou um PSG com menos dinheiro e menos importância, onde banqueiros colocam alguma migalha que sobra, mas não tem qualquer noção de como obter retorno, pois futebol não tem taxa de juros!

    • Juliano Salvador disse:

      Isto sempre existiu e sempre existirá de ambos os lados. Na era perrela, Flávio Carvalho chamava o Galo de “primo pobre de Minas”, chovia de matérias pagas no horário nobre da Bobo defenestrando o Galo, inclusive no texto do Casseta e Planeta: “patético Mineiro”, lembra? Agora aguenta coração… Vocês são muito sensíveis!

  • Fernando Rabelo disse:

    Futebol é ópio mesmo. Um time ganha do outro e já é considerado o favorito e exaltado pela torcida até perder e tudo se inverter. O time, que era bom cheio de garoto da base fica ruim porque não tem experiência. Esse início de temporada para o Galo mostra a incompetência da diretoria SAFada. So comprarm medalhões e nada investem na base. Não tem gestão de futebol que visualiza formação, venda e atualização de elenco. Como pode Mariano jogar numa posição que precisa fôlego e outros aí que vão botar o coração pra fora porque não aguentaram 2 tempos e ainda uma temporada insana de jogos. Que planejamento tem um time velho com técnico ultrapassado?

  • Paulo F disse:

    Parece que ganharam um título
    Fiquei lembrando de quando eu era jovem e comemorava vitória em clássicos desse jeito, já que o mineiro seria o único título possível…
    Lembrando que esse é o único clássico que não vale nada na temporada.

  • Germano Brás disse:

    Perder pra essa BABA, vai ganhar de quem? Felipom é Azulino!

  • Juca da Floresta disse:

    Boa tarde ChicoMaia,
    Fui olhar os dados de ontem. O Cruzeiro usou 5 jogadores revelados pela base e o Atlético nenhum. Por mais que diferença técnica, tática decida a maioria dos jogos, você ter alguém que conheça esse tipo de jogo desde moleque faz diferença.
    Como já havia dito anteriormente categoria de base é muito mais importante que estádio próprio.
    Eu já vi muito rival traumatizar o outro, mas o que o Cruzeiro fez com essa turma é papo de fechar convênio com a clinica de psicologia/psiquiatria e mandar geral pra terapia.

  • Horacio disse:

    O zero jogou como o patrocinense, como o bahia, como o coritiba e por aí vai. Não tem erro, só botar pressão na péssima saída de bola do Galo que o ataque fica na seca. A bola não chega ou chega quadrada.

    Se o adversário der a sorte de marcar, como ontem, a chance é de tomar dezenas de contrataques. Aquela pressão pela recuperação da bola perdida na frente ficou lá no ano passado.

    Não sei porque não usam o sub-20, subir todo mundo depois de tomar um gol, na lôca, é coisa de sub-17. Monte de veio jogando igual juvenil.

  • Martens disse:

    Discordo ! o que Arana falou deixa claro que o problema e o Felipao !
    Continuo achando que um pedido de DESCULPAS ao Grande Kalil e uma promessa que o benfeitor do time de Portugal nao dara palpites o Kalil aceitaria arrumar a casa.

  • Marlon Brant disse:

    Chico, boa tarde. Vou antecipar meu comentário, pois geralmente comento jogos as segunda feira,mas como estarei de viagem amanhã pela manhã, ( Alô Tcho Tcho estamos chegando) estou escrevendo hoje. Mais uma vez repito, seu time é super valorizado pela imprensa, principalmente daqui, onde colocam vcs como uma dos grandes elencos do Brasil que por sinal gasta-se 22 milhoes por mês para nada ganhar. Sobre o jogo de ontem, o proprio velho, rabugento, mal-educado, grosso, aquele do 7×1 o ex técnico Felipão disse que foi surpeendido pelo esquema do Lamarcon. Oras bolas, me ajuda, vc vai enfrentar um cara pela primeira vez e nem se dá ao trabalho de ver ou ler sobre sua curta carreira? Seu time está mais manjado que jogo de tampinha da rodoviaria, basta marcar o Hulk que parece estar sentindo os seus 39 anos e marcar o Paulinho, pronto acabou o time. Foi Hilario ver tres jogadores feitos loucos correndo atrás de uma das crias da Toca! E quanto a torcida unica, vcs estão mais uma vez de parabéns, são assunto em todos os bates papos e programas esportivos do Pais, briga entre a torcida, tentativa de invação, copos, chinelos e até um tropeiro fajuto sem bife foram tirados no gramado, torcedores presos, cadeiras quebradas, cenas lamentáveis da torcida educada que sabe comportar no estádio e isto sem falar na vergonha de abafar o hino nacional onde canta-se o nome do rival e não cocolar o escudo do Clube….mas pensando bem, foi até uma grande verdade, pois o jogo foi entre seu time e a FMF comandada pela familia ARO, que são seus simpatizantes. Mas como eu disse e repito, vcs são os favoritos para ganhar este mini compeonato, mas que está sendo “gostozinho” isto está. E já apelidaram a tal Arena MRV de Toca da Raposa 4 ou Arena MRV – Meu Rival Venceu, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Até a proxima semana. Abraços a todos !!!!!

  • Marcio Borges disse:

    Qua, qua, qua….

  • Jean Marcel disse:

    Completando, baseado em referência de jogador do Galo após a derrota, não é só dinheiro que ganha um jogo de futebol. Na verdade, já vimos isso (de ambos os lados) muito antes de imaginarmos a existência de tais Safs.

  • Jean Marcel disse:

    Bem feito. O Galo está entregue a uma SAF amadora no quesito futebol.

  • Eduardo Silva disse:

    Notícias do pós-jogo Alt Mineiro 0 x 2 Cruzeiro!

    E na Arena Zebra Cega:

    .Torcida do ASA fica gritando gaaaalooo durante o hino nacional em total desrespeito a um símbolo da pátria e o clube corta a parte que fala que a imagem do Cruzeiro resplandece;

    .Torcida do ASA grita bichaaaa toda vez que o goleiro do Cruzeiro vai bater na bola para repor em jogo, juiz relata na súmula os vários cantos homofóbicos, que o clube já havia sido punido em mais de 30 mil reais;

    .Torcida do ASA briga na arquibancada durante o jogo e a PM leva dois torcedores atleticanos presos;

    .Torcida revoltada do ASA tenta invadir o campo de futebol após o segundo gol e a PM e seguranças tem que agir para impedir a invasão;

    .Torcida do ASA joga vários copos no gramado de jogo após o primeiro e após o segundo gol do Cruzeiro, em direção aos árbitros e jogadores e juiz relata na súmula do jogo;

    .Torcida do ASA joga um marmitex de tropeiro no gramado e juiz relata na súmula do jogo que tinha arroz, feijão mas não tinha carne;

    .Dirigentes do ASA colocam no gramado o símbolo do clube e no lado do Cruzeiro colocam o símbolo da FMFrangas em desrespeito ao visitante.

    OBS: O único problema que vejo é o cara que jogou o marmitex do tropeiro em campo, quanto desperdício! Fora que deve ter pago uns 200 reais no referido prato, só prejuízo!

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Chico e participantes, Boa Tarde! Saudações Celestes! Jogo muito bom, resultado melhor ainda. Meu Cruzeirão continua em reconstrução e necessitando de jogadores qualificados, especialmente aqueles que criam jogadas, furam bloqueio e tenham lampejos de genialidade, fazendo o improvável. Mas o time e comissão técnica estão de parabéns. O time está mais encorpado, mais consistente, mas ainda precisamos de uns 03 jogadores acima da média para os 03 setores para este primeiro semestre.ZEERÔ!!!

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Chico e participantes, Boa Tarde! Saudações Celestes! Jogo muito bom, resultado melhor ainda. Meu Cruzeirão continua em reconstrução e necessitando de jogadores qualificados, especialmente aqueles que criam jogadas, furam bloqueio e tenham lampejos de genialidade, fazendo o improvável. Mas o time e comissão técnica estão de parabéns. O time está mais encorpado, mais consistente, mas ainda precisamos de uns 03 jogadores acima da média para os 03 setores para este primeiro semestre.ZEERÔ!!!

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    É Chico nós que somos da mesma idade já passamos por tanta decepção com o galo, eu pelo menos achei que tinha acabado, mas o galo não para de nós decepcionar, jogadores do galo tão nunha soberba danada, tão entrando no clássico como se fosse mais um jogo, e nós sabemos que não é, já o nosso treinador não estudou como o técnico do cruzeiro ( vou para de chamar de Maria), arma time só no 3-5-2, e reconheci as limitações do time dele, agora aturar Edenilson ninguém merece, o Everson precisa urgente aprender a sair do gol, ganhou quem fez por merecer o resto é procurar explicação pro inexplicável, o time deles virou SAF e tem um projeto, espero que o galo abra o olho e pare de pagar salário astronômico para quem não produz nem um carrinho de esterco, tipo: Jemerson, Patrick, Edenilson, Kardec, Vargas.

  • Fred disse:

    Eu havia comentado aqui neste espaço, no fim do ano passado quando anunciaram a renovação com o Felipão, e vou repetir: mais um ano (2024) que o Galo vai trocar de treinador em abril ou maio e recomeçar tudo com os campeonatos acontecendo, sem planejamento.

  • Jerônimo disse:

    Gente…eu não vi o jogo, mas tenho certeza que:
    -o Edenilson fez um grande jogo.
    -o Mariano deve ter feito várias jogadas de linha de fundo.
    -o Pavon, com certeza, bagunçou a zaga do cruzeiro
    -o Jemerson comandou a zaga do Galo
    – os jovens da base devem ter tido oportunidade de entrar e com certeza fizeram bonito.

    E o Felipão…ahhh o Felipão deve ter dado um nó tático no técnico adversário.

    Certo?

    Ironia a parte, como já disse: expectativa zero com esse time para 2024.

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, bom dia!

    Acredito também que o elenco do Alt Mineiro é supervalorizado pela imprensa esportiva.
    Vamos lá ao time:

    .Evérson: O rapaz que come tapioca fora de casa, goleiro comum, nada de excepcional;
    .Mariano: Ex–jogador em atividade;
    .Jemerson: O rapaz que bate carro em árvore na madrugada também bate muito em campo, sempre atrasado nas jogadas, veio pro clube de graça, ninguém quis contratar;
    .Lemos: Zagueiro mediano, ruim nas bolas aéreas;
    .Arana: Superestimado, depois que foi pra seleção ficou mascarado;
    .Otávio: jogador mediano;
    .Edenilson: jogador fraco, meia boca;
    .Igor Gomes: Mediano;
    .Scarpa: Não conseguiu jogar em clubes segunda linha da Europa, para o futebol brasileiro é craque, em forma vai ser muito útil;
    .Hulk: Jogador na descendente, não aguenta os 90 minutos de partida, reclama mais que joga em campo, técnico não tem coragem para substituí-lo;
    .Paulinho: Único que tem vigor nesse time e logo será vendido para uma Ucrânia, Turquia, futebol das Arabias, segundo linha da Europa;
    .Felipão: Tá mais perdido que cego em tiroteio, muito lero-lero.

    Não vou citar os reservas porque se o titular é isso, imagina o elenco recheado de jogador mediano? Categorias de base não existe.
    Mas para o futebol brasileiro é um timaço segundo a crônica esportiva! Vai competir esse ano para ser campeão de tudo junto com Flamengo e Palmeiras. Isso se não aparecer um Patrocinense, um Cruzeiro meia boca pela frente.

    E o Cruzeiro? Vão dizer os magoados: time em formação, técnico novo, muita incógnita ainda, mas jogou com raça, vigor físico e muitos meninos da base bons de bola, DÁ PRO GASTO!

    Destaque negativo ontem foi a torcida exemplar do ASA-MG querendo invadir o campo, dois foram presos, briga entre os torcedores, juiz relatando na súmula muitos arremessos de copos e até um tropeiro completo que deve custar uns 200 reais na Arena mais linda e tecnológica do mundo e invejada pelo mundo inteiro.

    Bom, mas a torcida do Cruzeiro que só tem vândalos…

    TÁ SERTO! 2a0 foi pouco!