Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Tudo a favor de grandes eventos em Belo Horizonte. E tenho certeza que é possível realizar todos

Foto: Duda Salabert no Instagram

Mas, dá trabalho e exige muita conversa. A começar pela definição do local, que precisa ser onde haja menos danos às pessoas e à cidade.
Dizia Nelson Rodrigues, na primeira metade do Século XX, que “dinheiro compra até amor verdadeiro”. Verdade verdadeira, cada vez mais atual.


Pois bem!!
Aí, no fim da tarde desta sexta-feira, 01, leio esta notícia no portal O Tempo:
“As 17 árvores já cortadas e as outras 46 que seguem ameaçadas pela realização da corrida de Stock Car no entorno do Mineirão, foram plantadas há 11 anos atrás, em 2013, como forma de compensar o corte de outras 777 durante as reformas do estádio Mineirão para a Copa do Mundo. A informação consta em documento, assinado por dois integrantes do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), que pede a reversão da decisão do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) que permitiu a supressão dos indivíduos arbóreos” https://www.otempo.com.br/cidades/arvores-ameacadas-foram-plantadas-em-2013-para-compensar-reforma-do-mineirao-1.3340851

O Brasil é desse jeito. Nossa Minas, então…

De todas as opiniões que me chegaram, a que mais gostei foi a do Sílvio Torres:
“Chico, nada tive contra a Copa do Mundo e nada tenho contra a Stock Car. Tenho tudo contra a burrice, a ignorância, a safadeza, a corrupção e o roubo.
Na Copa, no caso de Minas, tivemos mostras cavalares de tudo isso. O desastre financeiro, humano, ecológico e arquitetural que fizeram com o Mineirão. Gastaram os tubos numa reforma horrenda que destruiu um dos mais agradáveis e bonitos estádios do planeta. Tudo para que uma meia dúzia de políticos e empresários embolsassem centenas de milhões de dólares.
O modus operandi de séculos, da tal “elite” brasileira: estúpida, mal-educada, cínica e violenta.
Não posso falar do lado financeiro da Stock Car, e acho que também não teria nada contra a realização do evento no lado externo do Mineirão se não fosse a BURRICE, a IGNORÂNCIA de ter que cortar árvores!
Os caras, parece que vivem em outro sistema solar. Num momento em que o mundo acaba de passar pelo ano mais quente da história da humanidade!! Em que nós, mineiros, belo-horizontinos vivemos o inferno com quebras sucessivas de recordes de calor!!! “Santa periquita do bigode loiro”, já berrava meu xará Sílvio Luiz.
Disse que não posso falar do lado financeiro, mas já começo a desconfiar de maracutaia da grossa. Estão plantando na imprensa que as corridas vão gerar um bilhão para Minas.
Çei. Ahâm. Só se for um bilhão saindo dos cofres da Prefeitura e do governo do estado para os bolsos de uma meia dúzia, né? É daqueles filmes que podemos tirar o som da tv e dublar sozinhos todos os diálogos, de tanto que já foi repetido.”
Silvio Torres


» Comentar

Comentários:
4
  • Alisson Sol disse:

    Stock car destruir as poucas árvores plantadas para compensar as muitas destruídas na desastrosa reforma para a Copa…

    Às vezes, perguntam-me se fui à Copa no Brasil. Digo que não, pois não queria ajudar à roubalheira. Mas eu fui à Olimpíada no Rio. Sinceramente, pensei que o centro olímpico estava muito bem construído e que, sendo no Rio, não deixariam deteriorar. Mas os políticos no Brasil sempre provam que sou otimista demais!

    Enquanto isto, fui a um jogo (de futebol americano) no MetLife, onde será a final da Copa de 2026. Estádio já com mais de 10 anos, perfeitamente conservado. Não sei se é preço do ingresso, perfil do torcedor (muitas famílias) ou real esforço da liga. Mas o resultado é que você paga e volta para casa satisfeito com sua experiência.

  • João Paulo disse:

    Existe um excelente autódromo a 160 km de BH! A estrada para chegar lá é excelente!!!!

  • Fred disse:

    A insistência em trazer pra BH o evento empresarial (me recuso a chamar de esporte), uma cidade que nunca teve tradição ou se importou com nisso, faz realmente a gente especular sobre interesses escusos. Deve ter muita grana, inclusive pública, envolvida no evento, e que vai ser canalizada para contas bancárias já bem gordas.
    “Ah mas vai movimentar a economia, gerar empregos blá blá blá” essa desculpa, além de apelativa, é velha. Disseram o mesmo na reforma do Mineirão pra Copa, na liberação da construção de hotéis na orla da lagoa, nas obras viárias a toque de caixa… e o que a população realmente ganhou com isso? A não ser impostos sendo utilizados pra pagar a mensalidade da Minas Arena?

  • Marco disse:

    Sou nascido e criado em BH. Mas aqui sempre foi assim! O que é para inovar e divulgar a nossa capital, sempre tem uma turminha do contra! Infelizmente somos conhecidos como uma roça grande.