Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Pena que essa moda não pega: ex-presidente do Inter condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-presidente com o mascote, Saci – Foto: @vpiffero

Minha coluna no BHAZ:

Estelionato, organização criminosa e lavagem de dinheiro levaram a justiça gaúcha a condenar o presidente do Internacional em 2015/2016, Vitorio Piffero, a 10,6 anos. O vice de finanças dele, Pedro Affatato, tomou pena maior: 19 anos e oito meses.

E ainda mais três ligados à diretoria e um empresário da construção civil: engenheiro Carlos Eduardo Marques, condenado a seis anos e 10 meses, Ricardo Bohrer Simões e o contador Adão Silmar de Fraga Feijó, que tomaram oito anos e oito meses cada um.

E terão de ressarcir o dinheiro ao Colorado. Esquema que surrupiou mais de R$ 13 milhões dos cofres do Inter, denunciado na época pelo Conselho Fiscal, que recomendou ao Conselho Deliberativo a não aprovação das contas da diretoria.

As investigações sobre superfaturamento e outras irregularidades começaram em 2017, com o clube recém rebaixado para a Série B.

Que belo exemplo da 2ª Vara Estadual de Processo e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro, em Porto Alegre.

Se fosse em Minas, se desse em alguma coisa, provavelmente seria, no máximo, “banimento dos estádios” durante alguns meses, do jeito que foi feito com as organizadas mais famosas, que brigam e se matam nos estádios e ruas de Belo Horizonte.

Piffero (na foto com Pedro Alfatato) já teve grande prestígio com a torcida do Inter. Como vice de futebol ele conquistou a Libertadores e o Mundial em 2006. Depois foi presidente, entre 2007 e 2010, ganhando Recopa, em 2007, a Sul-Americana, em 2008, e a Libertadores, em 2010. Voltou à presidência em 2015 e queimou todo o prestígio com essa lambança.

O Inter soltou uma nota:

“O Sport Club Internacional informa que, na data de hoje, tomou conhecimento da publicação de sentença condenatória dos envolvidos, bem como da condenação ao ressarcimento dos danos causados. Por se tratar de processo que tramita em segredo de Justiça, aguardará os próximos desdobramentos da decisão, que comporta recurso das partes envolvidas. Os dois ex-dirigentes citados não fazem mais parte do quadro social e do Conselho Deliberativo, tendo sofrido todas as medidas administrativas do Clube”.

Mais detalhes no https://ge.globo.com/rs/futebol/times/internacional/noticia/2024/03/05/ex-presidente-e-ex-vice-de-financas-do-inter-sao-condenados-a-prisao-por-irregularidades-no-clube.ghtml


» Comentar

Comentários:
10
  • Alisson Sol disse:

    Os colegas comentaristas já escreveram tudo.
    1) Voltemos em 6 meses para ver se ainda estão presos, como citou o Juliano Salvador.
    2) Como citaram o Marlon Brant, Juca da Floresta, e Pedro Vitor: em MG, antes das apurações de desvio em clubes, temos de confirmar se há cadeia suficiente.

  • Antonio da Silva disse:

    Dá nada! A justiça tem seus mecanismos e a população esquece rapidinho.

  • Giovani José Pinto disse:

    A grande pergunta é por quanto tempo vão ficar presos??

  • Pedro Vitor disse:

    Impressionante viu!

    Aqui no Atlético, se fosse apurar todo mundo que levou o clube pro buraco, ia ter que mandar fazer um presídio.

    Mas com absoluta certeza, ali só tem santo!

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,

    Aqui em Minas Gerais os processos em que são reús o Itair Machado, o Sérgio Nonato e o Wagner Pires devem estar prontos para julgamento em primeira instância em 2082, haja vista a celeridade da nossa justiça.

    • Marlon Brant disse:

      Juca, bom dia. Nem em 2.099 esses ladrões serão condenados. Aqui é a terra da impunidade !!!! Infelizmente.

      • Juca da Floresta disse:

        Boa tarde Marlon,

        Agenda dos magistrados e promotores está complicada, muitas homenagens, medalhas e reuniões para definição de auxilio-paleto, auxilio-aluguel, auxilio-computador, auxilio-plano de saude, auxílio-moradia; auxílio-educação; auxílio-alimentação; auxílio-transporte; ajuda de custo.

  • Marlon Brant disse:

    Caro Chico Maia, bom dia. Você como jornalista e advogado, morador de Sete Lagoas, nossa cidade linda e maravilhosa, que viajou muitos e muitos países, me responda ou tente me responder: Porque só aqui nas terra tupiniquins, nesta terra de Carlos Drummond de Andrade a tal “Justiça” e seu compadre “MP” não funcionam? Porque exemplos sempre vem de fora? Porque temos que ser piada pronta para os outros? Porque as coisas aqui não andam? Ministério Publico do RG e a Justiça de lá investigaram a fundo as falcatruas e trambiques dos dirigentes do Internacional e os caras foram condenados. Tenho um amigo meu que disse que os bens foram confiscados e a situação deles não está na boa. Mas e aqui? Os ladroes que vestiam azul entre 2017 e 2019 roubaram, extorquiram, lavaram dinheiro e o que aconteceu com eles? Nada???????? E os larápios que roubaram seu time na década de 90, lembra do Afonso Paulinho, Paulo Cury, Ziza Valadares, e tem um monte que nem lembramos os nomes, Por estas e outras que jamais seremos referencia para o Brasil……há, ia me esquecendo, fomos referencia em butecos, butiquim, bebedeiras, cachaçadas, confusões!! Só lamentar………

    • mauricio souza disse:

      Caro Marlon Brant, a referencia sua de 2017 a 2019, está correta? não seria depois que um certo helicoptero foi encontrado, com substancias improprias que a coisa começou a desandar pelo outro lado da lagoa? Acho tambem que tem outros a serem investigados

  • Juliano Salvador disse:

    Não ficam nem 6 meses na cadeia.