Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Tapete vermelho para Felipão em Tiradentes e o Baile da Ilha Fiscal de D. Pedro II

Obrigado ao Kefferson Jardim/CDL Pará de Minas, pelas fotos

Minha coluna no BHAZ:

As últimas horas de Felipão em Minas fizeram lembrar D. Pedro II, no Baile da Ilha Fiscal

Depois de perder no domingo para o América, xingado por quase dez entre dez atleticanos em Belo Horizonte, Luiz Felipe Scolari foi recebido com “honras de chefe de estado”, na terça-feira, em Tiradentes, uma das joias do turismo mineiro, para palestrar aos presidentes das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado, no 11º Encontro da FCDL.


Felipão estava numa das cidades exemplo da receptividade mineira e foi merecedor de todas as pompas e circunstâncias, devido ao seu passado glorioso como técnico de futebol. Recebeu os merecidos aplausos, paparicos e tapinhas nas costas, até dos vários atleticanos presidentes de CDLs, vestidos com a camisa do Galo para recebê-lo. Mineiros e mineiras sabem receber bem a todos os visitantes, ainda mais alguém com um passado como o do Felipão!


Só que, como diz Belchior na música Roupa Colorida, “No presente, a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais”.

Se à beira do gramado ele não é mais o mesmo e não dá mais conta de comandar um grande time, continua excelente palestrante, cuja experiência deve ser cada vez mais valorizada.


Agradou a todos os mais de 200 presentes no auditório. Meu amigo presidente da CDL de Pará de Minas, Kefferson Jardim nos enviou um resumo:

“Ele foi muito bem recebido.
Contou a vida profissional dele. Ele tem uma experiência internacional muito grande. Trabalhou em 7 países.
Nunca foi um jogador fora da média (zagueiro). O maior clube que jogou foi o CSA/AL.
Virou técnico por acaso.
Mostrou que ele agrega o grupo de jogadores.
Fazer os jogadores darem o máximo.
É um motivador.
Mostrou que a gestão de jogo que é como uma empresa
Foi perguntado pelo 7 a 1 e falou que não foi ele que perdeu e sim o Brasil.
Que voltou para casa e que a família foi quem o motivou a levantar a cabeça e seguir.
Disse que uma das dificuldades como treinador é administrar a vaidade de alguns jogadores. Que, quando é um vaidoso/craque, que faz a diferença, o trato tem que ser especial mesmo. Quando é um que não é craque, precisa administrar de forma diferente essa vaidade.
A palestra foi muito boa.
Alguns Presidentes estavam com a camisa do Galo
Inclusive o Presidente da FCDL, Frank Sinatra.
O vice-governador, Professor Mateus Simões estava presente.
Prefeito de Tiradentes (Nilzio Barbosa), presente.
Foi uma festa muito bacana.
Ele disse que tinha que voltar para BH para trabalhar.”


Ou seja, mal sabia que a batata dele já estava assada na Sede de Lourdes e que só voltaria à Cidade do Galo para receber a demissão.
Fez bem a diretoria do Atlético. Corrigiu o erro de tê-lo feito se desaposentar em junho do ano passado. Como escreveu o Gilberto Costa aqui no blog, direto de Montes Claros: “O ano do Galo, sem trocadilho com o horoscopo chinês, vai começar agora. Um pouco tarde, mas é melhor que nunca.”.


O fim de Felipão no Galo fez lembrar o Baile da Ilha Fiscal, e os últimos momentos de Dom Pedro II no comando do Brasil e o fim do Império, em 1889.
Numa grande festa, o imperador comemorava as bodas de prata da filha, princesa Isabel e com o Conde d’Eu, enquanto políticos e militares acertavam a sua queda, que ocorreu seis dias depois.
Os porta-vozes extra-oficiais da diretoria atleticana falam que a opção “A” para suceder Felipão é o argentino Gabriel Milito, mas que ninguém se assuste se chegar a opção “B”, Mano Menezes.


» Comentar

Comentários:
15
  • Antonio da Silva disse:

    Li na Internet que foi Felipão quer pediu demissão. Será notícia falsa?

  • Marlon Brant disse:

    Chico, bom dia. Até nisto o seu time ajudou o velho, rabugento, mal educado, grosso, sem educação, ex-técnico em atividade, aquele do 7×1, pois se ele foi convidado para ser a palestra, é porque estava por aqui em BH, então vcs o ajudaram em sua nova carreira, ser “coach”…..contar historinhas e mais blás blás blás blás !!!! Tudo isto poderia ter sido evitado, mas parece que o pessoal que administra seu time entende de banco, construtoras, Hospital, mas de futebol estão bem longe !!! E para fechar, quando vc acha que está ruim, vem a noticia, plano B – Mano Menezes……….ai o galão num vai guentaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarrrrr!!!!!

  • Silvio Torres disse:

    De tempos em tempos, a imprensa brasileira é atacada por modismos. TODOS os comentaristas, repórteres e narradores, passam a repetir, como cães amestrados, determinados bordões e conceitos. Um dos últimos é a história de que um clube tem que ter uma “filosofia” de futebol pra escolher técnico. Katzo!! O que todo clube e todo torcedor quer é um técnico competente, que arme uma equipe competitiva e lute nas cabeças por títulos. Dane-se se vai jogar com a posse de bola de um Guardiola ou FernandoDiniz; com o frenesi vertical de um Klopp ou Abel Ferreira; com o ferrolho de um Simeoni ou com um esquema misto de um Ancelotti. O que interessa é que o técnico faça o time funcionar. Me irrita perceber que vários clubes caem nesse papo de cambista e são capazes de dispensar gente competente e vencedora por não se adequarem a uma suposta “filosofia” ludopédica. Macacos me mordam!

    • Chico Maia disse:

      Você só se equivoca ao dizer e tentar gritar em caixa alta ‘todos’, caro Silvio. Vários não entram nessa idiotice de juvenis, eu inclusive.
      Abraço

      • Silvio Torres disse:

        Meu caro Chico, peço desculpas se você se sentiu incluído no meu TODOS..rs. Mas esclareço. Eu me refiro à mídia tradicional, da qual você já não faz parte há alguns anos por pura opção profissional, estou certo? É aquela turma de sempre, aqui e acolá: globo, sport tv, band, band sports, espn, itatiaia, cbn, 98, band fm. E os principais jornais, que agora praticamente só valem como portais: uol, globo, estadão, uai, tempo e hoje em dia. Esporadicamente, como já comentei aqui, dou uma zapeada em algumas emissoras de rádio, mas como não acho nada que considere relevante, nem vou citar. Abraços.

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    A bagunça que tá o galo, a patrocinense acaba de perder ponto por W.O, e o nosso glorioso galo conseguiu a proeza de perder para eles, sem desmerecer , mas isto mostra o tanto que a diretoria entende de futebol e o técnico dispensado a vontade que tava de dirigir o galo, agora os nomes ventilados para substituir, MISERICÓRDIA, um argentino que até adaptar ao futebol brasileiro a vaca já foi pro brejo, ainda ventilam o nome do M.M, vai sair zero para menos zero, várzea para está diretoria é elogio, porque na várzea ninguém tem coragem de colocar o jemerson no time dele, se acontecer isto e contratar o M.M.vai ser mais uma afronta a torcida

  • Jerônimo disse:

    O técnico ideal para:
    – pegar um elenco já montado por outro.
    – dar moral e revelar jogadores da base.
    – montar um time competitivo.
    – lidar com uma torcida que faz muita pressão.
    – jogar bem, várias competições ao mesmo tempo.

    Este técnico se chama: Vanderlei Luxemburgo.

    Nenhum técnico estrangeiro, em menos de 1 ano, fará um trabalho melhor que o Luxemburgo.

  • Raws disse:

    1- Pela falta de opção no mercado, pelo momento e pela história, aprovei 100% a contratação de Felipão.
    2- Pelo rendimento desatroso do time no começo do ano anterior, porém com uma arrancada satisfatória e que culminou com o terceiro lugar, pensei que talvez esse ano fosse melhor.
    3- por um início “preguiçoso” de um dos melhores times do país, o alerta começou a piscar…
    4- Quando um senhor(profissional), calejado e com uma bagagem invejável, mostra uma soberba própria de estagiário, agredindo torcedores que não deram motivo, a luz vermelha virou holofote.
    5- Quando nas entrevistas, esse mesmo “estagiário”, se mostra intolerante a qualquer questionamento.
    Quando, por pseudas informações, ele chega no vestiário, desrespeitando o clube, torcida e direção… ele se traveste do comandante dos 7×1 e dá motivos para sua demissão e melancólica passarem por um imenso clube brasileiro.
    Talvez, sua última oportunidade de reviver as conquistas e glórias que se tornaram lembranças.
    Triste fim, para quem envelhece desmerecendo a sabedoria.

  • Silvio Torres disse:

    Já que estou num dia de revival, um comentário do dia 10 de janeiro de 2022: ” Tentam comparar a situação do Galo com o mengão pós-Jesus. Na minha opinião, situações muito diferentes. Sou obrigado a reconhecer que o tuga revolucionou o futebol brasileiro e sul-americano fazendo aquele time jogar por mágica. Cuca, apesar dos títulos, não passou nem perto disso. Pelo contrário, foi contestado durante praticamente toda a temporada e cometeu erros grosseiros que quase põem tudo a perder. Basta lembrar que o Hulk, eleito por todos o maior jogador de 2021, teve que se escalar no peito e na raça. Traduzindo: pra substituir Cuca e conseguir alguns bons resultados em 22, num precisa de nada do outro mundo não. Dorival Junior, 59 anos, com ótimos trabalhos em noventa por cento dos lugares por onde passou, é um dos que acho que faria isso com um pé nas costas com esse elenco do Atlético”. Pois é, não gosto nem de pensar se os “jênios” que dirigem o Atlético tivessem aceitado a sugestão. Com o elenco estelar do mengo completamente em crise, foi campeão da Copa do Brasil e Libertadores. E com o grupo bem mais ou menos do São Paulo, quebrou um jejum de mais de uma década de títulos com outra Copa do Brasil. E foi parar na seleção.

  • Luís Cláudio disse:

    Se vir Mano Menezes, é como trocar 6 por meia dúzia. Um dos técnicos mais coerente dos últimos tempos em suas entrevistas foi o Pepa. Pode não ter boa aceitação por ter trabalhado na oposição, mas lá, Tinha um elenco meia boca para trabalhar por isso não deu certo.

  • Alexis disse:

    Eu gostaria muito que fosse contratado o Marcelo Oliveira. Acredito que ele merece uma chance de verdade, e não aquilo que fizeram com ele em 2016.

    • Márcio Luiz disse:

      Esse é um dos maiores mistérios do nosso futebol. O cara ganha 3 títulos nacionais seguidos (marias, depois Palmeiras) e simplesmente NINGUÉM mais de clubes grandes (e tbm da imprensa) do país sequer o cogitam.

      Muito estranho….

  • Márcio Luiz disse:

    Essa “opção B” aí poder-se-ia considerar LITERAL, pois seria a sentença da queda para a série B ao final do BR24.
    Graças a Deus, não passa de meras ilações na “rede social”.