Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Goleada do Democrata no Ipatinga evitou que campeonato terminasse no “tapetão”

Festa em Governador Valadares. Democrata 4 x 1 Ipatinga. A Pantera permanece; Ipatinga rebaixado (Foto: Juninho Nogueira/FMF)

O Patrocinense já tinha desistido do Triangular da Morte e antecipou seu rebaixamento. A segunda queda foi ontem. Nem parecia que era uma partida envolvendo os últimos colocados do Campeonato Mineiro 2024: muito futebol, correria desenfreada, estádio Mamudão lotado (só com a torcida local, por questões de segurança) e cinco gols.

O Jornal da Cidade, de Valadares, informou como estavam os ânimos antes de a bola rolar: “… só polêmica e bate-boca. O Ipatinga pediu ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) que o WO não fosse aplicado ao jogo entre Democrata 1 x 0 Patrocinense, em 18 de março. O TJD aceitou o recurso. E a polêmica dos bastidores cresceu.

Para acabar com toda a confusão, derrotar o Ipatinga e o seu famigerado recurso, o Democrata teria de vencer o time do Vale do Aço por 3 gols de diferença. E a Pantera fez o dever de casa. Venceu por 4 x 1…”


Também se tratava de uma das maiores rivalidades do futebol mineiro, envolvendo dois clubes dos vizinhos Vales, do Rio Doce e do Aço. Para não correr riscos de ser rebaixado nos tribunais, o Democrata Pantera precisava vencer por uma diferença de três gols. E foi com tudo pra cima do Tigre e fez 2 a 0 no primeiro tempo.


Vitória tão acachapante, que não se ouviu nem reclamações contra a arbitragem por parte do perdedor, fato raro em um clássico, ainda mais decisivo. Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior; assistentes: Ricardo Junio de Souza e Leonardo Henrique Pereira; VAR: Michel Patrick Costa Guimarães.


Confirmando a superioridade do Democrata-GV, o Diário do Aço, principal jornal de Ipatinga deu em manchete: “Em noite de frouxidão, Ipatinga é goleado pelo Democrata no Mamudão e cai para o Módulo B”

Obrigado ao Hermínio Fernandes do Jornal da Cidade-GV e ao Carlos Albuquerque da Rádio Por um Mundo Melhor, que enviaram mais informações e comentários para nós:


» Comentar

Comentários:
5
  • Abigail Gonçalves disse:

    Amo o Carlos Augusto e Carlos Albuquerque…2 em 1
    Jogo de ontem? Vi de pertinho. Tô rouca e feliz.
    Democrata sempre! Em todo tempo!
    Parabéns ao Chico Maia o Hermínio é um filho querido pra mim, um fã do nosso Democrata e a coluna dele no Jornal da Cidade simplesmente arrasa! Por fim, feliz demaissssss!!!!!

  • Jeremias disse:

    Que coincidência, os times por onde passou o Itair tem maior dificuldade pra sair da B.

  • Herminio José Fernandes disse:

    Parabéns Chico Maia pela cobertura na decisão do triangular da morte naquele que é chamado de clássico dos vales entre Democrata e Ipatinga que por sinal foi um jogão de bola onde o Democrata Pantera envolveu o Ipatinga desde o início da partida e com o apoio de sua torcida que compareceu em peso ao estadio Mamudao e empurrou o time que goleou seu arqui rival e conseguiu se manter na elite do futebol mineiro

  • Herminio José Fernandes disse:

    Parabens ao colega Chico Maia pela belíssima cobertura nessa decisão do clássico dos vales

  • Marlon Brant disse:

    Chico, bom dia. Quando eu menciono em seu blog sobre a regionalização do Campeonato Mineiro, sei o que estou dizendo, pois já presenciei e assisti grandes clássicos do interior de MG, iguais a este Democrata x Ipatinga. Temos América de TCHO TCHO e Democrata, Social x Ipatinga, Uberaba x Uberlândia, Ateneu x Montes Claros, Caldense x Boa Esporte e por ai vai. Viajava com meu tio que trabalhava na FMF e via quanta rivalidade tem no interior de MG. Basta ter boa vontade dos “HOMI” que comanda o futebol do nosso estado. Faríamos uma disputa regionalizada e em certa altura entrariam os três da Capital que também poderiam fazer uma quadrangular com o campeão do interior. Mas esta formula ridícula do ruralista só mata os times do interior. Uma pena……..