Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Demissão de treinador: fórmula usada com Pepa não deu certo e Cruzeiro repete com Larcamón, que teve quase 60% de aproveitamento

Foto: Twitter/Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Campeonato Mineiro serve para isso: provocar crise em quem perde o titulo, especialmente quando se trata de final entre Atlético e Cruzeiro. Dessa vez, caíram dois: na iminência de perder o Campeonato, depois de passar aperto para se classificar, o Galo mandou o Felipão embora.

Agora, Nicolás Larcamón, com 14 jogos, 7 vitórias, 4 empates e apenas três derrotas, foi demitido pelo Cruzeiro. Não aguentou os 3 a 1 tomados do Atlético, ontem. Certamente a eliminação precoce da Copa do Brasil, pelo inexpressivo Sousa/PB, também pesou. Mas é importante lembrar que ele teve um elenco altamente limitado para trabalhar. A rigor, apenas um jogador de nível mais elevado: Matheus Pereira. Os demais, voluntariosos e olhe lá.

Vamos ver como será o desempenho do sucessor, ainda não anunciado pela diretoria, na semana de estreia no Campeonato Brasileiro. Ano passado, o português Pepa fazia uma campanha boa, brigando no meio da tabela de classificação para cima. De forma surpreendente foi substituído pelo Zé Ricardo, depois pelo Paulo Autuori e lutou bravamente contra o rebaixamento.

Esses amigos que o Ronaldo pôs no comando do futebol do Cruzeiro estão precisando se explicar.        

A nota distribuída hoje pelo clube informando a demissão de Larcmón e cia:

“O Cruzeiro comunica que decidiu pela descontinuidade de Nicolás Larcamón no comando técnico da equipe. Além do treinador, deixam o clube os auxiliares técnicos Javier Berges e Damian Ayude, o analista de desempenho Miguelangel Leopardi e o preparador físico Juan Cruz Monaco. Agradecemos por todo o comprometimento no dia a dia do Cruzeiro e desejamos sucesso na sequência da trajetória dos profissionais”.


» Comentar

Comentários:
34
  • Leonardo Sousa disse:

    Essa coisa de desvalorizar os torneios regionais ao longo do tempo foi um tiro pé do futebol brasileiro. Os Estaduais foram sempre o alicerce da nossa cultura futebolística. Nascedouros dos craques e fazia a grande festa pelo Brasil com as rivalidades locais . Aos poucos foram batendo na tecla que não vale nada, mas na verdade foram os responsáveis pela grandeza que um dia tivemos no futebol. Com complexo de vira latas fomos atrás do padrão europeu e até americano, no que diz respeito a realização de eventos. A implantação de referências de fora não teria problema nenhum se não matassem nossas raízes culturais no futebol, que nos fizeram penta campeões mundiais. O futebol europeu fez um movimento antropofágico de nossas referências positivas no futebol e alinhou com a capacidade de organização que possuem. Hoje são quase soberanos, não fosse os talentos, como o Messi e Di Maria, que podem ainda fazer a diferença.

  • Pedro Vitor disse:

    E o Grêmio hein, do Renato Gaúcho, Pavon e Diego Costa, duas derrotas seguidas na Libertadores, praticamente, já na corda bamba, mais um empate ou derrota, e está eliminado!

    Tudo isso por poupar o time em virtude do estadual, ganhou um título mais simbólico, do que expressão, e corre sérios riscos de sair na fase de grupos da maior competição do futebol sul americano!

  • Silvio Torres disse:

    O Grêmio se estrepou ontem em Porto Alegre. E o adversário do Atlético hoje tem muito mais técnica, raça e tradição do que o Huachipato. Teste de fogo para o elenco do Galo e para Milito. Tomara que os modinhas que imperam na Arena não sejam estúpidos e prejudiquem o time na competição.

  • Pedro Vitor disse:

    A verdade é que esse técnico, que vai chegar, é apenas pra dar uma satisfação aos torcedores, e o que chega, já vem com prazo de validade, 30 dias ou volta de onde saiu!

    A saída precoce na Copa do Brasil, foi muito pior para o time do Ronalducho, e nada foi feito!

  • Márcio Luiz disse:

    Rapaz, o “rei dos bobos” está furibundo hoje, hein!
    Atirando PIPOCA pra todo lado.
    Quá quá quá!!!

  • Juca da Floresta disse:

    Boa tarde Chico,

    A SAF do Cruzeiro é um mistério. Comprada na calada da noite pelo Ronaldo numa negociação sem nenhuma transparência. Quanto que já foi gasto pela R9 na SAF? Quanto a R9 já lucrou com a SAF?
    Perguntas que ficarão sem resposta neste país que nada, absolutamente nada, tem credibilidade.
    A direção de futebol da SAF é uma mistura de arrogância, puxa-saquismo, amadorismo, invencionices e embuste.
    Dá minha parte continua o amor pelo Clube Cruzeiro, mas sem gastar um real com ingressos, sócio-torcedor, camisa, pay-per-view ou qualquer outra coisa. Meu dinheiro essa turma não vê a cor.

  • Marlon Brant disse:

    Chico, gostaria de completar meu comentário usando também o comentário do Alisson Sol, se ele me permite. O Centroavante do Cruzeiro nem correr sabe, onde estão Fernando, João Pedro, Robert, as crias da Base? Trocar técnico é a escolha menos estressante e talvez para dar satisfação aos torcedores, Jornalistas, Bloqueiros, pessoal de mídias sociais e programas esportivos. Eu, se pudesse escolher colocaria Marcelo Oliveira, que está solto aqui em BH e conhece como poucos os caminhos dentro do Campo ou traria Roger Machado, do Juventude, que gosta de trabalhar com jovens promessas. Mas vão buscar um cara lá da Argentina (agora virou moda buscar treinador no Peru, Chile, Portugal, Alemanha, Suriname, China, Japão Timor Leste e por ai vai) para dar mais uma vez satisfação a torcida. E saber que estes dois estão aqui, um parado e outro querendo novamente crescer na carreira. E sem contar Fábio Carille do Santos que entre disputar a Serie B pelo peixe não gostaria de disputar a Serie A pelo ex- cabuloso?

    • Alisson Sol disse:

      Obrigado pela referência e pergunto o mesmo: cadê as crias da base?

      Eu estava vendo a entrevista online com o novo técnico, e algum bendito perguntou a ele o que ele iria fazer diferente dos técnicos anteriores. Até complementou que o torcedor está cansado de ver jogadores que não jogam bem continuarem em campo. Até que disse algo correto, de que não pode avaliar os jogadores se baseando no que ocorreu em outras gestões. Mas depois veio com “O copo está vazio para todos“, no sentido de que vai começar a avaliar tudo de novo! Incrível esta visão do técnico no Brasil. Em qualquer outro país, você vê técnicos assistindo jogos por horas a fio e vendo análises de partidas anteriores. Um outro perguntou o que ele fará com os muitos jogadores estrangeiros no time, indicados pelo técnico antigo, e ele deu a resposta política de que vai dar oportunidade igual para todos!

      Considere que o Juan Dinenno recebe R$600mil/mês! Vai deixar no banco e dar chance a um novato veloz da base? Vamos aguardar…

      • Luiz Ibirité disse:

        Bom dia, vou concordar discordando em relação ao menos ao centroavante, o dineno é o menor dos problemas ele tem feito gols , ele é bom o dentro da área, a bola precisa chegar, duro mesmo aguentar papagaio no time, precisamos de reforços, pontuais e colocar alguns “sumidos” pra jogar.

  • Victor Maia disse:

    Vai ser um fiasco… Quando alguém gritar SE ABRA, a defesa vai montar o funil invertido, se abrir e levar um caminhão de gols. Êta sofrimento infindável.

  • Eduardo Silva disse:

    por falar em técnico de futebol burro com sorte:

    No Atlético-MG, Otávio só soube de escalação horas antes; Scarpa revela que formação não foi treinada

    Volante foi avisado que começaria a partida na preleção – última preparação antes da decisão
    Por Redação do ge — Belo Horizonte
    09/04/2024 11h03 Atualizado há uma hora

    Ou seja, vamos comprar a pipoca porque daqui a pouco tá tomando goleadas e a torcidinha sofrida vai começar a chorar. O Felipão saiu tem poucos dias mandando a torcida tomaticru, alguém lembra?

    Tô avisando!

  • Giovani disse:

    Q isso XICO a diretoria do cruzeiro é ÓTIMA, não mexe com caras não e deixem ele quietinhos lá trabalhando. Kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Julio Cesar disse:

    Treinador do Galo olha pro banco e chama Igor Gomes, Scarpa.
    O do Pirangi ou csa mg, chama papagaio e gasolina.
    Pra quem esses infelizes pensam que perderam?!

  • Alisson Sol disse:

    Infelizmente, esta fórmula de trocar o técnico é a única que funciona nos tempos atuais. Em tempos bem antigos, já presenciei técnicos trocando o time inteiro de uma partida para outra. Hoje, com o dinheiro envolvido em “Ligas de Fantasia”, apostas e os contratos de gaveta, acho que isto é impossível. Já vimos até convocação para a Seleção Brasileira por “interesses”. Imagina se um técnico vai conseguir hoje tirar uma “estrela” de um time porque não está jogando bem! Olha o Juan Dinneno no Cruzeiro: o sujeito teve uma bola lançada na final em que o defensor do Atlético-MG saiu correndo um 10 metros atrás e chegou primeiro. Não estaria em campo em nenhum time da Europa, dos EUA, e mesmo nos times com melhor elenco no Brasil. Mas certamente o Cruzeiro tem um jovem que corre mais que aquilo…

    Os dirigentes do Atlético-MG tiveram a coragem de trocar o técnico antes da final do Rural. Provavelmente, devido à qualidade dos jogadores, poderia alcançar o mesmo resultado com o Scolari. Mas que jogadores correm um pouquinho mais depois de uma troca de técnico é incontestável. Todo mundo querendo mostrar serviço para o novo distribuidor de camisas.

    Fui olhar o perfil do Fernando Seabra em um destes sites de Estatísticas (link). Um problema é que, até agora na sua pequena carreira, fica em média pouco mais de meio ano nos clubes. Também não me convenceu o fato de que já trabalhou no Cruzeiro sub-20. O time não tem revelado bons jogadores, ou estes não tem sido aproveitados no profissional da maneira certa. Ou vai mudar isto e revelar bons jogadores e surpreender, ou será mais um a ficar meio-ano com um time de velhos andando em campo e ser trocado ali por Julho. Vamos aguardar…

  • Germano Brás disse:

    Tadim de Largamão, já tinha até comprado camisas pros fiim. Quem mandou Largamão embora foi Hugão!

  • Júlio Soares disse:

    Que estrago o Ruralzão fez no CruCru!

  • Marlon Brant disse:

    Chico, bom dia. Está tudo normal, tudo tranquilo, tudo vai de vento e proa. Como não trabalho com o “SE”, e com fatos e dados, a crise está do lado Azul e Branco e a euforia do lado Preto e Branco. Milito deu uma de doido, porque não tinha outro jeito e Lamarcon deu uma de professor Pardal nos dois jogos que não poderia dar !! Daqui a duas semanas começam de verdade as emoções, Torcedores Azuis e branco contando os pontinhos para chegar rapidamente a 45 pontos e os Pretos e Brancos se iludindo em mais uma ano que acham que vão abocanhar alguma coisa. Penso que (infelizmente estamos caminhando para ser um campeonato de apenas 03 ou 04 times) Flamengo, Palmeiras, Fluminense, São Paulo, Grêmio lutaram pelos títulos e seu time lutará para atrapalhar um destes. Para os azuis, mais um ano de aperto!!! E para terminar, zoações fazem parte então bora deixar o povo zuar a vontade.

  • Raul Pereira disse:

    Passado é passado.

    Perdemos sim, merecidamente, o título do Mineiro, que na verdade tinha um significado mais simbólico – provar que poderíamos enfrentar de igual para igual um dos três ou quatro times que disputarão a ponta da tabela no Brasileirão em 2024.

    Não aconteceu infelizmente aquilo que achávamos que seria possível conseguir (e os méritos são sim do técnico adversário, que mexeu com inteligência no elenco qualificadissimo que tem) e como a SAF não está aí para agradar nenhum torcedor – o negócio deles é lucro – troca-se o técnico. É mais fácil fazer isso do que trocar 20 jogadores à essa altura do ano.

    Larcamón não é de todo ruim. Acho que deu azar em algumas escolhas equivocadas em momentos estratégicos, e está pagando por isso.

    Mas sinto falta daquele Cruzeiro “brigador” do Pezzolano. Foi esse estilo que nos tirou com sobras da Série B.

    Entretanto, Fernando Seabra é uma ótima opção. Torço muito para dar certo.

    Postulado de Adílson Batista: “vamos aguardar”.

  • Pedro Vitor disse:

    Só mandou embora porque não podem aceitar a ideia de que o time do Atlético é melhor!

    Porque senão tinham feito que nem o Galo fez, mandado embora quando teve a parada da Fifa, nos jogos da seleção brasileira.

    A hora era aquela de alguma mudança técnica porque havia tempo para refazer as mudanças necessárias, agora em cima do Brasileiro, é quase que um tiro no pé.

    Sem contar que o camarada vinha fazendo um trabalho bom, foi eliminado pelo Sousa, porque os jogadores menosprezaram o adversário, igual acontece com muitas equipes brasileiras na Libertadores, acham que vão ganhar com a camisa, tradição e outras baboseira que a imprensa brasileira inventa e a torcida do Cruzeiro é “mimada”, adora essas coisas!

    Perdeu pro Galo também com pelo menos um gol que o Lucas Silva entregou, esse aí vai continuar a entregar o próximo treinador, eu odeio o Cruzeiro, mas o técnico aí, vinha jogando bem, fazendo as coisas, dentro de um limite, porque também gente o time é fraco, o Ronaldo é fraco demais como dirigente, deu sorte de subir sem investir nem um 1 milhão!

    • Eduardo Silva disse:

      Lucas Silva entregou um gol? A bola é chutada na mão do cara e ele entregou o gol? kkkk É cada uma.

      “Eu odeio o Cruzeiro”… kkkk Ë muita mágoa….mais de 100 anos de mágoa acumulada! Sofre mais que tá pouco!

  • Silvio Torres disse:

    O gordão é um caçador de clicabaits. Demissões de técnicos, afastamento de jogadores, vazamento de fake news sobre contratações de grandes nomes, patrocínios milionários mirabolantes ou construção de estádio. Ele usa qualquer coisa para recolocar o Massa Falida nos trends topics. Principalmente após os fracassos, especialidade do clube dele desde 2019. Hoje tive a impressão que o pessoal da Itatiaia começou a sacar isso. E a “imprensa atleticana” do eixo, será que vai perceber ou está dentro do esquema? Afinal, o gordão é garoto propaganda de um site de apostas que inunda os intervalos comerciais de TODOS os veículos. No Brasil pode, ser dono de clube e representante de casa de aposta…eita!

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa noite!

    Como são as coisas, um atleticano escreveu: “Digamos que o MILITO seja um doido com sorte, um pardal com sorte, outro cabelo de boneca também com sorte… nunca vi um técnico de uma vezada só, sacado um zagueiro e dois volantes, deixando a equipe com apenas um zagueiro…”

    E venceu! SE perde a partida hoje estaria sendo execrado e vaiado pela torcida apaixonada de minas, como o time foi vaiado na Arena Toca 4 no empate de 2a2 no jogo de ida da final.

    Futebol é imprevisibilidade pura! Cruzeiro vai para o quinto técnico, o ASA também trocou quantos? Quem ri hoje, chora amanhã.

    O Lacarmón ao invés de fazer o feijão com arroz com um elenco limitado em mãos, foi inventar e ganhou a passagem aérea de volta pra Argentina, já “planejam” trazer outro hermano Luis Zubeldía, campeão da Sulamericana com a LDU em cima do Fortaleza.
    Vamos aguardar…

    • Edson Dias disse:

      Luiz Zebeldia é ótimo treinador, diga-se… tomara que não venha. Ou tomara que em breve façam com ele o que fizeram com os antecessores Pepa e Larcamon, os menos culpados dessa draga.

  • Mariano Celeste disse:

    Profissionais do crucru hoje tem duas alegrias: a hora que chega e a hora que sai. Marcelo Moreno fez um esforço danado pra se mostrar satisfeito, mas no fundo no fundo, tremendamente decepcionado. Cadê meus 32 milhões que emprestei ao crucru em 2021? E os juros? Nem a pau Juvenal!

  • Pedro Vitor disse:

    E o sorin hein kkkkkkk

    O cara é tremendo pé frio kkkkkk

    Chorei de rir dele e das maricotas chorando no estádio

    E uma brigaiada danada no estacionamento, confusão na entrada ao estádio, houve invasão, gente o cruzerim acabou, virou casa da mãe Joana, Ronaldo tá é ganhando dinheiro e fazendo torcedor do massa falida de otario, eles adoram ser feito de bocos

    • José Cláudio disse:

      Meu amigo, é mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que estão sendo enganadas. Força, Ronaldão, estamos com você!

  • Paulo F disse:

    To rindo demais disso kkkkkkk
    Não é possível que a diretoria do Ronalducho realmente achava que ia ganhar esse título, o cara é o menos culpado. Chegar na final já foi um feito. A torcida e a diretoria do crucru não consegue aceitar que viraram pequenos, sem humildade jamais vai voltar a ser grande, e eu me divirto. Tinham que ficar felizes de estarem na série A.
    E lá se vão cinco anos sem título. Kkkk #nemmineiroesseano

  • Marcio Borges disse:

    Eu teria demitido contra o Sousa. Chico, ele morreu abraçado com suas convicções. Rafael Cabral falha constantemente e nem sequer é cogitada a entrada de outro goleiro. Arthur Gomes não joga nada e sempre é titular. Vital machuca, volta e é colocado de titular sem demonstrar nada. Neris e horrível mas é titular. Enfim….demorou e que venha logo outro treinador.