Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Aviso aos navegantes: esporte é a solução!

Em 2001, Marco Antônio Lage era diretor de Comunicação da FIAT, dona da Juventus da Itália, que tinha Zinedine Zidane como principal estrela. A foto registra encontro dos dois no Centro de Treinamento da Juve, em Turim. (Foto publicada aqui no blog em novembro de 2023)

Não só para a saúde, mas para quase tudo do nosso dia a dia. Acabo de tomar conhecimento da pesquisa do Data-MG, instituto de pesquisa do amigo de longa data, Adilson Alves Simeão, que mostra a liderança isolada do Marco Antônio Lage nas intenções de voto para a prefeitura de Itabira.
No caso, reeleição, já que o Marco foi eleito prefeito em sua primeira experiência político/partidária, na terra natal dele, em 2020.


Fiquei duplamente feliz: se trata de um jornalista, brilhante. Foi diretor de Comunicação da FIAT e o conheci durante a implantação da IVECO em Sete Lagoas, em fins dos anos 1990.
Apaixonado por esportes, futebol principalmente, o Marco Antônio foi lateral direito do junior do Valério. O filho, Bernardo, também foi lateral direito, jogou no Atlético e chegou à seleção brasileira. Infelizmente teve uma contusão séria que abreviou a carreira dele.


Depois de rodar o mundo como diretor da FIAT, resolveu retornar à cidade onde nasceu e se propôs a ajudar a melhorar a qualidade de vida dos conterrâneos, colocando em prática o que aprendeu em suas andanças.


A população de Itabira deu a ele a oportunidade de se tornar prefeito e ele não a desapontou. E uma das principais bases de sua gestão foi e tem sido o esporte, nas mais variadas modalidades, categorias e faixas etárias.


Coincidentemente sugeri isso aos futuros candidatos a prefeito e vereador da minha cidade, Sete Lagoas, no editorial da edição de hoje, do nosso jornal SETE DIAS. Já adiantando que não sou candidato a nada, certo?


Confira o editorial e depois os números da pesquisa lá de Itabira:

  • A solução para incontáveis problemas
    Aproveitando o momento em que os possíveis candidatos a prefeito e vereadores estão pensando no que farão, caso sejam eleitos, e nas promessas que serão apresentadas em suas campanhas, mais uma sugestão para que coloquem em suas pautas, na campanha que está prestes a começar: o esporte para todos, sem distinção, em todas as faixas etárias, em todas as modalidades possíveis.
    A Secretaria de Esportes deveria ser a “menina dos olhos” de todo município em todo o Brasil. Da mais tenra idade ao mais idoso praticante, esporte é saúde, preventiva e curativa. O esporte é segurança, pois como fator de integração social, junta quem tem e quem não tem dinheiro, além de afastar os jovens das drogas e da criminalidade. O esporte é oportunidade, para incontáveis profissões e para quem mais se destacar em alguma modalidade, seja futebol, voleibol, basquete, atletismo, ginástica, natação, enfim.
    A própria Sete Lagoas tem inúmeros exemplos de rapazes e moças que saíram do anonimato, ganharam e ganham a vida como atletas de alto rendimento. E, também vários exemplos de quem sonhou em ser atleta profissional, mas por, digamos, “insuficiência técnica” se tornou jornalista esportivo, professor de Educação Física, fisioterapeuta, médico voltado às atividades esportivas ou empresário e comerciante dedicado ao segmento.
    Sete Lagoas tem um programa público muito interessante, que é exemplo de ação esportiva altamente benéfica para a população: o “Mexa-se pela Vida”, organizado pela Prefeitura. Praticado principalmente por pessoas mais velhas, certamente gera efeitos positivos no sistema da cidade, com menos marcação de consultas, menos gente nos postos de saúde, UPAs e hospitais.
    Os próximos prefeito e Câmara Municipal deveriam convocar a iniciativa privada e propor incentivos a quem abraçar de verdade o esporte, por meio do “Mexa-se” e outros programas, aproveitando também iniciativas já antigas na cidade que ajudam a tanta gente em várias modalidades e categorias, masculinas e femininas.
    Os ginásios poliesportivos, campos e estádios de futebol, pistas de caminhadas e corridas, piscinas, a Serra de Santa Helena, enfim, todos os equipamentos esportivos que já têm atividades diárias, deveriam ser incentivados a multiplicar as ações e a quantidade de pessoas. Equipamentos que a cidade não tem ou que são aquém das necessidades, como pista de atletismo e piscina olímpica, por exemplo, deveriam ser providenciados urgentemente. E tudo, envolvendo a comunidade escolar e as pessoas com deficiência, sempre tão carentes de atenção e apoio, aqui e em todo o país.

Pesquisa DataMG: Números mostram preferência dos eleitores itabiranos para prefeito de Itabira/MG

Foi dada a largada para a corrida eleitoral, e os principais nomes estão prontos para disputar a cadeira de prefeito ou prefeita de Itabira que será ocupada a partir de janeiro de 2025.
O DataMG Centro de Informações e Pesquisas, uma empresa itabirana com 22 anos de existência, publica a primeira pesquisa com os números dos possíveis candidatos para ocupar o principal cargo do executivo itabirano.
O estudo quantitativo, financiado com recursos próprios do DataMG, foi realizado via telefone em 23 de abril, com 400 entrevistados, tendo uma margem de erro de 4,9% e um intervalo de confiança de 95%. Está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MG-08664/2024.
A pesquisa contemplou sete nomes especulados pela mídia itabirana e conhecidos pela empresa de pesquisa. São eles: o atual prefeito Marco Antônio Lage (PSB), o ex-prefeito João Izael (PMN), o ex-deputado Bernardo Mucida (PSB), e Ronaldo Magalhães, ex-deputado e ex-prefeito de Itabira. Também foram incluídos os atuais vereadores do município Neidson Freitas (MDB) e Rose Félix (PSD), além do funcionário público Ronaldinho Teteco (PRTB).
A pergunta feita aos entrevistados foi: “Se a eleição para prefeito fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?” Os números obtidos foram os seguintes:

https://superdados.com/


» Comentar

Comentários:
4
  • Julio Cesar disse:

    Nascido após o golpe de 2016, sob apelido “crime de responsabilidade”, e revigorado sob o comando daquele incapaz, o “centrão” comandado por aquele…aquele (tá, fica pra outra hora) consumiu (enfase para sumiu) 46 bi e umas pedrinhas naquilo em que se permitiram chamar de “orçamento secreto”.
    E até agora esse “secreto” permanece imaculado no que se refere ao socorro para RS.
    ?!?!?!

  • Julio Cesar disse:

    Penso que cometi o engano ao enviar comentario mas “menina dos olhos de todo municipio” é saúde.
    Porque como tofo programa na midia seja “pápápá ESPORTES”, “têrêtêtê ESPORTES, só fala de futebol!

  • Julio Cesar disse:

    Penso que “a menina dos olhos de todo municipio” é a saúde. Não é aconselhavel esforço físico (e esporte exige) sem avaliação medica abrangendo tudo principalmente condições nutricionais. E direcionamento para as variadas atividades do esporte. Tipo, todo programa de TV e midia outras por aí é “pápápá ESPORTES”, “têrêtêtê ESPORTES”, e só falam de futebol.
    E teimam em enfiar nas “cabeças cozidas” que Pelé é o melhor eterno de todos os tempos!

  • Raul Pereira disse:

    Sou de Itabira. Embora não morando lá há mais de cinquenta anos, tudo que diz respeito à cidade me interessa.

    Tenho amigos de jardim de infância e primário que ainda moram lá, e com os quais tenho um relacionamento não frequente, mas sincero e carinhoso.

    O que percebo é que ninguém, absolutamente ninguém,fala mal de Marco Antônio Lage. Ele está sim sendo um bom prefeito, e merece a reeleição. Quem sabe até vôos maiores no futuro.

    Além de tudo, é cruzeirense e valeriano como eu. Tentou ajudar naquela barca furada pós-rebaixamento do Cruzeiro, mas deve ter rolado algum problema internamente, tanto que saiu rapidamente.
    Sei que está trabalhando alguma coisa com o Valério, e isso me agrada e me deixa muito feliz.

    Boa sorte para ele !