Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Análise do contrato Minas Arena/Cruzeiro, pelo Dr. Jarbas Lacerda

No dia 3 deste mês, o jornalista Paulo Vinícius Coelho, escreveu na coluna dele na Folha de S. Paulo, que um diretor do Cruzeiro disse a ele: “… reservadamente, nesta semana, uma frase importante: “Nos anos 60, o governador Magalhães Pinto construiu o estádio e deu ao futebol de Minas. O governo atual tirou. O Mineirão agora tem de dar lucro, e o futebol vai pagar”.

Lembrei-me desse trecho da coluna do PVC ao ler agora a análise do contrato da Minas Arena com o Cruzeiro, que vale para qualquer clube que queira jogar no Mineirão, inclusive o América, que assinou recentemente contrato para jogar lá quando quiser.

O texto é longo, mas vale a pena ler.

O advogado Jarbas Lacerda, professor do curso de Direito do Pitágoras, fez uma análise do contrato do Minas Arena/Cruzeiro, e tem dado muitas entrevistas sobre o assunto, além de escrever em sua página no twitter.

Desde a primeira avaliação que ele fez através da mídia, o Juiz Federal Lincoln Pinheiro vem alertando-me, que o Dr. Jarbas era quem melhor informava sobre as condições extremamente vantajosas que as empreiteiras que reconstruissem o estádio receberam do governo do estado através do edital de licitação, que impediu os clubes de participar, sozinhos ou com parceiros.

O advogado tinha lido, até então, apenas a minuta do contrato entre Minas Arena e Cruzeiro, já que o documento definitivo não foi informado ao publico, até que o jornalista João Vitor Xavier desse em primeira mão na semana passada.

Aí o Dr. Jarbas teve acesso ao contrato e escreveu novamente sobre o assunto, que me foi enviado por outro advogado para publicação no blog.

Reforça o que defendo há muitos anos: com as torcidas gigantes que têm, Atlético e Cruzeiro precisam ter seus próprios estádios, pois a parte do leão dessa grana toda tem que ficar com eles e não com os eventuais parceiros.

Chega a ser revoltante!

Leiam o que escreveu o Dr. Jarbas Lacerda: 

“Assunto Mineirão: no final da noite da última quarta-feira recebi uma cópia daquilo que seria o contrato Minas Arena/CEC!

Desde então, estudei e confrontei cada uma das cláusulas existentes na minuta e no contrato MinasArena/Cruzeiro!

Segue a análise dos itens!

O contrato Minas/CEC confirma a maioria das cláusulas constantes da minuta entregue aos clubes, sem grandes alterações no uso do Estádio!

 

01-Multa pela rescisão: divulguei aqui e em várias entrevistas a multa prevista de 10 milhões pela rescisão do contrato (Cláusula 19)!

02-Divulguei aqui e em vários veículos de comunicação que a multa por não jogar no Mineirão custaria 2,5 milhões, (Cláusula 18.3). Confirmado

03-Ingressos Minas Arena: divulguei aqui e em várias emissoras que os melhores locais do Estádio (cadeiras especiais) seriam da Minas, cadeiras especiais inferiores nas duas partes frontais do campo. Estava na minuta e está no contrato (Cláusula 2.3 e anexo IV)! Duvidaram!

04-Fidelização: reiterei aqui que seria ilegal a fidelização em troca de aluguel. Ele não se vincula ao custo de utilização do Estádio. A fidelização é autônoma e não se vincula a custos. Não constava essa previsão. O CEC vendeu seu compromisso por 2 milhões. Detalhe: a fidelização vai render ao clube R$ 6.600,00/mês por 25 anos. Dois milhões parece muito? É? São 300 meses, irrisório pelo que vale a marca!

05-Fidelização/Preferência. Mesmo fidelizado o clube não tem preferência nos seus jogos, tem que compatibilizar com outros (Cláusula 4.4.1)!

06-Ingressos: Conforme disse várias vezes, o CEC teria 54.201 e a Minas 8.000 + camarotes. A

mesma da minuta (Cláusula sétima) . Afirmei e está demonstrado que o clube teria apenas três camarotes e a Minas Arena exploraria os outros 90 sem qualquer direito ao CEC! Portanto, conforme estava e continua no contrato do CEC, a Minas detém os 8000, mais os camarotes (Cláusula sétima e anexo IV).

07-Estacionamentos: disse em primeira mão aos jornalistas @Dimaraoliveira e @hevertonfutebol que o CEC teria somente 30% da renda líquida do estacionamento do Mineirão. O clube disse que seria 70% e alguns da imprensa embarcaram. Estava na minuta e continuou no contrato que o CEC teria apenas 30% da renda líquida do estacionamento (Cláusula oitava).Sabe qual o rendimento do estacionamento: R$75.000,00 em um jogo com lotação máxima das vagas. Sabe qual a renda líquida para o clube? R$8.025,00. Pouco? Estava na minuta e divulguei!

08- Placas de Publicidade: Conforme divulguei a renda da publicidade estática (campo) é da Minas Arena e o clube não participa (Cláusula 12)!

09- Camarotes: alguns teimosos diziam que os camarotes estavam entre os ingressos da Minas! Pois bem, os 90 camarotes, 1.291 lugares são além daqueles previstos para a Minas e ela detém TODA A RENDA DE EXPLORAÇÃO dos mesmos, 30 milhões ano (Cláusula 13.1)! Estava na Minuta!

10-Exploração Comercial ou Contrato de Utilização? O Pres. Gilvan disse em NOV/12 que teria feito um CONTRATO DE EXPLORAÇÃO COMERCIAL. Eu reafirmei inúmeras vezes que se tratava de um contrato de utilização de estádio, estava na minuta e está no contrato (Cláusula 21.6). Portanto, provado está que o clube não detém exclusividade e nem explora o Mineirão comercialmente, pois não permitido pela PPP. Isto expliquei em diversas entrevistas e publicações, pela opção jurídica do Governo de MG não aconteceria noo Mineirão o que aconteceu no Independência (Contrato de exploração comercial por uma SCP). Portanto, o Presidente Gilvan se equivocou ao dar a notícia!

11-Preço mínimo de ingresso: Conforme disse em entrevista na @RadioBandNewsBH para a @Dimaraoliveira e ao @hevertonfutebol o preço mínimo do ingresso foi fixado na minuta em R$20,00. Ele está no contrato e é este o preço de referência do sócio-torcedor (Cláusula 15.7)!

12-Estádio/COPA. Alertei que durante a Copa o Clube teria que procurar outro local pra jogar (Cláusula 16). Vai jogar em outro local! Minuta!

13-Todas As Receitas. Publiquei e constava da minuta que todas as demais receitas seriam de exclusividade da Minas Arena (Cláusula 13.2)!

14-Direito ao Naming Rights. Publiquei que o direito ao nome do estádio seria totalmente da Minas (Cláusula 21.18).Vai render 30 milhões!

15-Isonomia. Muitos afirmaram que outros não poderiam realizar contratos iguais ou até mesmo utilizar o Mineirão nas mesmas condições do CEC! Conforme fundamentei a cláusula 12.D da PPP estava na minuta e está no contrato do CEC (Cláusula 21.8). A única diferença é que, quem jogar no Mineirão não teria direito aos R$6.666,00/mês de fidelização, mas vai jogar sem contrato nas mesmas condições (Cláusula 21.8)!

16- Isonomia e Sociedade de Exploração Comercial. Estava e continuou expressamente vedado a criação de sociedade ou fundo para fins de exploração comercial do Mineirão nos moldes que foram feitos no Independência, o que está na cláusula 21.19 do Contrato CEC/Minas!

17-Bar Temático e Museu. A Minas ofereceu na minuta e constou do contrato uma sala de 75 m2 e um espaço no Museu! O espaço é uma sala comercial e o Museu não é do clube, é apenas um espaço que o clube terá, assim como outros poderão ter ali da mesma forma (Cláusula 10.2)!

18- Custo de Utilização: Neste tópico, polêmico, algumas alterações. Inúmeros, inclusive da imprensa e até conselheiro do Cruzeiro afirmaram aqui que o Clube não pagaria aluguel. Em todos os momentos afirmei que teria custo de utilização e que as despesas iriam variar em um percentual entre 22% e 30%. Pois bem, neste aspecto houve pequena alteração, mas o custo de utilização, o CEC arcando com despesas pela utilização. Ou seja, o CEC não joga ali de graça como disseram muitos jornalistas e até conselheiros, pois o CEC vai arcar com 70% das despesas com a utilização, era 100% na minuta. Como disse aqui e na imprensa, o clube paga pra jogar (Cláusula 5.1) Portanto, a notícia que o clube publicou e que muitos replicaram de que não pagariam aluguel estava camuflada, meia verdade, pois paga!

19- Custo de utilização (Anexo i) O clube responde por 70% das despesas com:

a) Limpeza interna e externa antes e depois dos jogos.

b) Pessoal: supervisores, pessoal de revista de torcedores, seguranças, ascensoristas e recepcionistas, engenheiro, eletricista, mecânico, encanador, técnico em informática, pessoal de manutenção de campo, pessoal de segurança, operadores de vídeo, orientador de público;

c) água: despesa água: consumo de quase 700 mil lit. por jogo (R$10 mil);

d) energia, consumo de quase 700 residências por jogo (R$ 43.750,00)

e) ambulância e médicos

f) polícia militar, bombeiros e guarda municipal. Custo homem-hora, determinado por lei estadual (1.200 homens).

Fiz um levantamento dessas despesas que compõem o custo de utilização do estádio e no jogo do CEC/América, elas chegaram a R$ 154.000 ou seja mais de 25,84% da renda daquela partida.

Em um clássico a despesa deve ficar entre 19% e 22% da renda.

20-Forma de Pgto do Custo de Utilização: mediante nota fiscal emitida pela Minas Arena. Não está inclusa no borderô.

Segue cláusula 5.1.3:

Cláusula 5.1.3- Após serem efetuados os pagamentos das despesas relativas a impostos, taxas, arbitragem, quadro móvel da FMF e CBF exemplificativamente relacionados no Anexo II deste contrato,O SALDO REMANESCENTE (RENDA) SERÁ UTILIZADO PELAS PARTES PARA PAGAMENTO DAS DESPESAS DOS ITENS 5.1 e 5.1.1.1; DE ACORDO COM A RESPONSABILIDADE DE CADA PARTE (70% e 30%). O custo estimado de todas essas não deve ser inferior aos 0% da renda bruta do jogo. Como exemplo, a despesa no jogo do América-TO consumiu 25,84% da renda do jogo. Portanto, da renda líquida ali contida não foi deduzido o valor relativo ao custo de utilização e deduzidos a renda não foi suficiente!

21- Contrato sofreu alteração? O Presidente Gilvan disse às vésperas do clássico que não tinha vocação para vender empadas, lembram? Pois a minuta não fez previsão de participação nos bares, a cláusula oitava do contrato veio a previsão de 1/3 da renda. Mudou de ideia? Não existia essa cláusula às vésperas do clássico houve alteração do contrato? Não sei, mas a cláusula está lá! O clube teria então da renda dos bares, não da venda, mas da comercialização dos espaços desses bares nos seus jogos! No clássico foi R$0,00 e nós ainda não sabemos a extensão dos valores envolvidos, pois não tive acesso aos dados de custos desses espaços.

22- Custo de pessoal. A despesa com pessoal em serviço é muito alta, pois serão entre 400 e 800 pessoas trabalhando por jogo. O custo é muito alto, somente de seguranças no clássico foram 500 e 250 operadores para auxílio, um batalhão de gente pra pagar!

23-Minas Arena Prestadora de Serviços ao Cruzeiro: O Cruzeiro se obrigou a contratar a Minas Arena para os serviços de confecção comercialização e acesso de ingressos (torcedores) a um custo unitário que pode chegar a R$6,64 como aconteceu no jogo com o América-TO!

24-Submissão do Contrato de Utilização ao Contrato da PPP. Conforme publiquei o contrato de utilização do CEC está totalmente submetido às regras jurídicas do Contrato da PPP (Cláusula 18.4.1). Reiteramos que determinadas condições colocadas pela imprensa não era verdadeiras!

25-Direito de Exploração do Estádio. Tal como afirmei e estava na minuta e consta do Contrato do CEC (Cláusula 21.5) TODAS AS RECEITAS DE EXPLORAÇÃO COMERCIAL DO ESTÁDIO MINEIRÃO PERTENCEM EXCLUSIVAMENTE À MINAS ARENA, SEM QUE O CEC FAÇA JUS A QUALQUER RECEBIMENTO!

26-Detalhes Curiosos: O contrato teria sido assinado publicamente dia 14/11/2012. Mas a data de assinatura do contrato está 13/11/2012. Pq? São quatro assinaturas no contrato (Minas Arena,CEC +2 testemunhas). No contrato apenas 2 rubricas das páginas. Houve alteração? Não sei!

27-Por que será que apenas um jornalista (e nenhum deputado ou autoridade) tenha tido acesso ao contrato? Mérito? Pode ser!

28- Conclusão: os inúmeros dados que publiquei aqui foram confirmados em quase sua totalidade, exceção da cláusula de custo de utilização que foi alterada, mas que não mudou minha convicção sobre os altos custos de se jogar no Mineirão! Ontem até mesmo o sempre defensor Emanuel C. da @radioitatiaia foi categórico ao afirmar que com menos de 30.000 pagantes em média no Mineirão é prejuízo! Já sabíamos! A Minas Arena segue com suas benesses, parcelas mensais (11,4 milhões) e exploração dos clubes! No RJ Flamengo e Fluminense já disseram não ao consórcio que vai administrar o Maracanã nas mesmas condições do Mineirão. Em Fortaleza o Ceará e o Fortaleza igualmente deram cartão vermelho para os altos custos da PPP. Eu tive acesso aos dados e alguns duvidaram e o contrato confirmou isso!

Muitos duvidaram por paixão de camisa e agora está tudo aí! Estou tranquilo por que tive acesso a dados que interessavam a todos e levantei a questão em defesa do torcedor e do futebol. O sócio torcedor não é renda e figura apenas como demonstrativo de arrecadação.

Mas alguns órgãos de imprensa insistem em superestimar os dados e manipular a informação: claro têm interesse! A verdade esta aí, sei que alguns poucos ainda vão insistir e se negar a enxergar!”

Jarbas Lacerda


» Comentar

Comentários:
105
  • Fabio disse:

    Isso é claramente uma analise de atleticano com dor de cutuvelo.ha ha ha…….

  • Marcelo disse:

    CRUZEIRO x AMERICA TO ATLETICO x ARAXÁ
    1 RODADA 2 RODADA
    PUBLICO 14.543,00 PUBLICO 13.796,00
    RENDA TOTAL 596.705,00 RENDA TOTAL 349.185,00
    LUCRO LÍQUIDO 318.023,00 LUCRO LÍQUIDO 180.812,00
    LUCRO % 53,00 LUCRO % 51,00

    CRUZEIRO X ATLETICO ATLETICO x GUARANI
    3 RODADA 4 RODADA
    PUBLICO 59.968,00 PUBLICO 13.038,00
    RENDA TOTAL 3.677.635,00 RENDA TOTAL 303.775,00
    LUCRO LÍQUIDO 2.192.965,09 LUCRO LÍQUIDO 145.776,00
    LUCRO % 59,00 LUCRO % 47,00

    CRUZEIRO X TOMBENSE ATLETICO X AMERICA
    4 RODADA 6 RODADA
    PUBLICO 21.152,00 PUBLICO 16.281,00
    RENDA TOTAL 898.780,00 RENDA TOTAL 407.710,00
    LUCRO LÍQUIDO 563.116,00 LUCRO LÍQUIDO 211.319,00
    LUCRO % 62,00 LUCRO % 51,00

    CRUZEIRO X CALDENSE ATLETICO X TUPI
    7 RODADA 8 RODADA
    PUBLICO 16.258,00 PUBLICO 14.413,00
    RENDA TOTAL 728.640,00 RENDA TOTAL 363.765,00
    LUCRO LÍQUIDO 395.954,00 LUCRO LÍQUIDO 183.441,00
    LUCRO % 54,00 LUCRO % 50,00

    AMERICA X CRUZEIRO ATLETICO X BOA
    9 RODADA 9 RODADA
    PUBLICO 29.808,00 PUBLICO 12.185,00
    RENDA TOTAL 1.475.765,00 RENDA TOTAL 262.295,00
    LUCRO LÍQUIDO 348.257,00 LUCRO LÍQUIDO 109.998,00
    LUCRO % 23,00 LUCRO % 41,00

    CRUZEIRO X NACIONAL ATLETICO X VILA
    10 RODADA 11 RODADA
    PUBLICO 11.467,00 PUBLICO
    RENDA TOTAL 476.775,00 RENDA TOTAL
    LUCRO LÍQUIDO AINDA N DIVULGADO AINDA NÃO REALIZADO
    LUCRO NÃO COMPUTADO LUCRO NÃO COMPUTADO
    RENDA LIQUIDA TOTAL RENDA LIQUIDA TOTAL
    3.818.315,09 831.346,00

    *FALTA UM JOGO A SER COMPUTADO PARA AMBAS AS EQUIPES
    *DADOS RETIRADOS DAS SUMULAS OFICIAIS
    Por Carlos Marcelo de Almeida Gontijo

    Cruzeiro arrecadou 3.8 milhoes com o camp. Mineiro.
    Atletico? 800 mil…

    Lero lero furado!

  • David disse:

    “Cristiano disse:
    27 de fevereiro de 2013 às 2:51
    Gente, não há como o Cruzeiro jogar no Independência ou em outro estádio de Minas Gerais. O Galo faturou contra o Cruzeiro na última rodada do brasileirão do ano passado 368 mil líquidos e contra o São Paulo na Libertadores deste ano, cerca de 600 mil. Val”

    Resposta: Amigão, ai que tá.
    600 mil, MAIS, participação bares, + camarotes + publicidade.
    Somando tudo..passa de 1 milhão (sem sócio torcedor)

  • David disse:

    “Lucas disse:
    26 de fevereiro de 2013 às 15:23
    http://www.fmfnet.com.br/portal/campeonatos/modulo-i-2013/sumulas/5070-1o-rodada-cruzeiro-2×0-america-to

    pra quem quiser conferir o bordero, as despesas, os 154 mil que ele diz nao estar incluso e que ja esta e etc.”

    Resposta: hahahahahahahah….voce ainda tem coragem de tirar ondinha com esse bordero? Pqp.
    Receita bruta 596 MIL,
    Receita LIQ. 318 MIL reais….cara..vcs estão pegando 55% da renda total! é o contrato mais lixoso do MUNDO! SIMPLES, FATO.
    Isso não é passível de opnião…é fato

  • David disse:

    Lucas disse:
    26 de fevereiro de 2013 às 13:40
    sobre a renda: ”Já no ano que vem, será do Galo.”

    No Independencia… pq se jogar no Minerão vai pagar multa pra BWA !

    Resposta:

    Xiu..multa de 100 mil….xiu

  • David disse:

    “o Cruzeiro continua jogando na sua casa, o Mineirão, prá 54.000 pagantes, sendo que desses 21.000 já garantiram seu ingresso até dezembro/2013 através do Sócio do Futebol. O resto, repito, é balela.”
    Engraçado, ELIAS,
    Casa é suas, más 40% da renda vai embora de custo e não ganham nada com shows e camarotes! hummm..entendi campeão!

  • David disse:

    Andrey M Lage:
    Voce disse que o Jarbas, está descontando 960 mil por jogo?
    Vc é outro q ta falando sem conhecimento.
    Não precisa de descontar NADA, apenas olhar o bordero do seu jogo…como q de 1500 milhoes, sobram 700 mil?
    Simples não?

  • David disse:

    thales rosa:
    Renda maxima independencia 800 mil?
    Cara..pq nao procura saber direito pra nao passar vergonha?
    Renda máxima de bilheteria, varia de acordo com numeros de pessoas X preço.
    E o máximo passou de 1 milhão…SÓ DE BILHETERIA.
    Mais 10 milhoes anuais de camarote (coisa q sua torcida NAO TEM direito).
    Mais estacionamento, mais 50% bares, isso tudo sem contar o sócio.
    Então..limite-se ao q vc sabe! =D

  • Bruno Santos disse:

    R$ 898.780,00 renda bruta do jogo contra a Tombense. Se comparada ao Independência… a única renda que superou foi na Libertadores…. Acho que depois dessa vale uma publicação de alguém com mais conhecimento em negócios e sem fanatismo, não vale não Chicão!

    Abs,

    http://globoesporte.globo.com/mg/futebol/campeonato-mineiro/noticia/2013/03/cruzeiro-derrota-tombense-por-3-1-e-garante-permanencia-na-lideranca.html#jogo-cruzeiro-3-x-1-tombense—02/03/2013-16%3A00

  • Pedro Henrique de Olieveira Freitas disse:

    Caro Dr. Jarbas Lacerda:
    Venho lhe perguntar sobre o contrato entre BWA e Atlético/MG, que é um absurdo um estádio recontruido com dinheiro publico ser entregue a um clube, o Cruzeiro teria que ter as mesmas vantagens no Independencia, mais isso voçes mídia a maioria atleticana não fala, voçê como advogado devria tambem divulgar este contrato ILEGAL ( feito sobre as brechas da lei mais não deixa de ser ilegal) e para de dizer que o contrato do Cruzeiro é ruim, qual sua sugestão jogar no independencia e dar lucro ao rival?

  • MarceloN disse:

    Parece ser mesmo nao tao lucrativo para o cruzeiro.
    Sera que ampliando o independencia daria pra chegar a 40 mil pessoas?

    Repito: o atletico JÁ tem estadio. Os moldes do contrato da bwa ja coloca o estadio como do galo. O interesse seria somente aumentar a capacidade um pouco…

    Chico, essa questao de construir sozinho o estadio nao existe mais, é financeiramente nao interessante…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    thales rosa, desse jeito vou ter que pedir pra cancelarem seu registro no Conselho de Economia… rsrsrs
    Antes, vc fazia piadinha sem sentido de ingressos a 5 reais (desconsiderando a quantidade pequena de jogos em que isto ocorreu).
    Agora, já acha que pode fazer piadinha com ingressos a 30 reais?
    Pela sua doença pelo GALO, passa a impressão de ser o economista mais sem noção da realidade econômica atual do país que existe no planeta… hehe
    Preste bastante atenção: me refiro apenas ao seu ponto de vista do futebol, onde cita coisas sem lógica alguma…

    Abração!

  • Shimansky Silva disse:

    Caro Chico,
    É bem interessante sua análise, porém ignora um fato relevante:O Governo não pagou os ~R$ 600 MM investidos na reforma (conforme dados divulgados, pagou ~R$ 12 MM até hoje). E só começara a pagar agora: Para isso, o governo paga as contraprestações, e se o Mineirão dá lucro, é reduzida a contraprestação.
    Antes de criticarmos, é importante um entendimento do contrato da PPP do Mineirão, e não vejo isso em nenhum veículo! Veja o independencia: o governo pagou pelo estádio, e licitou a operação. Não é comparavel.
    Se o objetivo é a verdade, deveriam analisar o edital da PPP também. Se o objetivo é sóvender notícia, aí acho que o caminho das críticas está adequado.
    Att,
    Shimansky

  • Andrey M lage disse:

    leonardo-Joinville

    Não confuda as coisas !

    A postura do Gilvan ano passado não tem nada haver com o contrato, e sim em ver seu clube obrigado a jogar em um estadio em que boa parte da exploração comercial em dias de jogos do seu clube , ia para o rival !

  • Cristiano disse:

    Gente, não há como o Cruzeiro jogar no Independência ou em outro estádio de Minas Gerais. O Galo faturou contra o Cruzeiro na última rodada do brasileirão do ano passado 368 mil líquidos e contra o São Paulo na Libertadores deste ano, cerca de 600 mil. Vale à pena? E a multa para jogar em outro estádio, que muitos dizem ser de um milhão de reais? E a BWA também produz os ingresso para os jogos do Atlético e cobra. A renda líquida obtida pelo Cruzeiro de dois milhões e duzentos mil contra o Atlético já diz tudo. Jogo com menos de trinta mil pagantes dá prejuízo? Contra o Atlético-TO foram quinze e a renda líquida do Cruzeiro foi 318 mil, contando com os sócios que foram ao jogo. E qual foi o lucro da Minas Arena neste jogo? É só olhar a súmula (http://www.fmfnet.com.br/portal/campeonatos/modulo-i-2013/sumulas/5070-1o-rodada-cruzeiro-2×0-america-to) e perceber que a Minas Arena faturou zero reais com ingressos. São rendas líquidas divulgadas em súmulas oficias da FMF. E é melhor que a Minas Arena fature porque se o estádio não render um mínimo por mês o erário de Minas Gerais, ou seja, nós, paga a diferença. Imaginem se o Corinthians se apequenar e se agarrar em tradições e superstições e deixar de mandar os jogos no Itaquerão porque no Pacaembu não perde com o apoio da torcida. O Galo é time de um estádio só? Só joga se estiver confortável, no Independência e com o apoio da torcida? O Mineirão é o estádio da Copa, divulgação mundial. Chegaremos em 2014 e as reportagens estrangeiras dirão que o Cruzeiro é quem joga no Mineirão. O Galo vai continuar no Independência? A torcida não consegue ir ao jogos da Libertadores, um sonho que demorou treze anos para acontecer de novo. Os torcedores merecem isso? E quanto é a multa se o Galo não jogar no Independência? Porque vendeu camarotes para o ano todo, só podendo jogar no Mineirão no ano que vem? Segundo o contrato do Cruzeiro, cláusula 4.4.1, o Cruzeiro já tem a preferência em marcar jogos no Estádio, pois o Galo vai assinar um contrato com duração menor. As multas valem para ambos, Cruzeiro e Minas Arena (ver contrato: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.529503920423261.118961.214148498625473&type=1). Basta ler o contrato de PPP, (busquem no Google), para perceber que os capítulos 16, 20 e 26, ou seja, foi o Estado de Minas Gerais que impôs, obrigam os clubes a cederem os direitos de publicidade, inclusive naming rigths, a Minas Arena, e prevêem parte dos ganhos para o erário mineiro. E o governo de Minas, fica com 100 lugares VIPs também. E outra burrice da diretoria atleticana, não assinou o termo de cessão da Cidade do Galo para a Fifa. Enquanto o Cruzeiro tenta atrair a Itália para o seu, a repercussão vai ser enorme em termos mundiais. O Galo quer receber aluguel. O Cruzeiro vai emprestar e vai faturar, durante a Copa das Confederações irá aos EUA, provavelmente, fazer amistosos perante sua enorme torcida lá. Ou seja, aparece na mídia internacional duplamente – cede seu CT para uma grande seleção e joga amistosos no maior mercado esportivo do mundo. Se Cruzeiro e Galo jogassem em Boston ou Nova Jersei, seria a maior renda do futebol por lá desde a Copa do Mundo. O Galo tem que pensar grande. Opinião de um cruzeirense fanático. Abraços, Cristiano.

  • leonardo-Joinville disse:

    Se fosse bom negócio o Gilvan não ficava desesperado como ficou quando viu o Galo fazer o contrato.Ele em nome da demagogia com a torcida celeste fez o contrato que pode fazer.Isso foi o melhor que o CEC conseguiria.Tá bom pra eles…mas o Galo quer mais e pode muito mais.
    E tem gente que acha a multa do galo com a BWA alta.2,5 milhoes????kkkkk
    Abraços

  • Marcelo disse:

    Primeira questão: para um advogado que dá aula em uma faculdade, esse senhor redige muito mal. Nota-se que não estudou na UFMG nem na PUC.

    Segunda questão: o tom de desabafo, amargura está nítido em suas palavras, o que torna isso que ele chama de análise um comentário sem credibilidade.

    Terceira questão: em Belo Horizonte há dois estádios: o do América, que comporta 22mil pessoas, onde o time dele resolveu jogar. E o Mineirão, que comporta 62mil pessoas, onde os mineiros puderam ver o Cruzeiro ganhar os principais títulos disputados por times do nosso estado. Não haveria a menor hipótese de o Cruzeiro abrir mão de jogar na sua casa.

    Quarta questão: A Minas Arena foi a vencedora da licitação. Não entendo como alguém imagina a possibilidade de ela abrir mão da lucratividade com os eventos realizados no Mineirão.

    Quinta questão:… vou parar por aqui. Esse post tá muito sem noção.

  • Thiago disse:

    Hã , desulpa se for jogar no Mineirão (toca 3) tem q pagar multa pra BWA, ou seja renda líquida – multa da BWA= zero.

  • Thiago disse:

    Sr. Eduardo, o atretiquim joga quando convir p… nenhuma. Pra jogar lá tem que fazer o contrato e pagar aluguel, pois vcs não tem exclusividade que o Cruzeirão tem, morou !

  • joão reis disse:

    para bruno,cuida meu chapa! muito cuidado! quando ofender as pessoas,não pense você,que,pelo fato de estar atrás de um teclado está impune da justiça….. tenho pena das pessoas que são obrigadas a conviver com ser humano como este…

  • joão reis disse:

    kkkkkkkkkkkk. aiaiaiaiaiaiiaiaiaiaiaiai com esta os cruzeirenses não contavão,rererererrererere, a escravidão voltou para eles.kkkkkkk valeu kalil.kkkkkkkkkkkkkkk é por esta e por outras que ti amamos.kkkkkkkkkkkkk.agora vão falir de vez.kkkkkkkkkkkkkk quem bom ver as soberbas celestes neste desespero.galooooooooooooooooo

  • Lucas disse:

    Varias explicações iguais, todas elas desqualificando o que o advogado atleticano diz. Engraçado né Chico… ele não viu, ou não quis ver? Ele praticamente afirmou que o CEC tomou prejuizo com o jogo contra o America To, o que foi totalmente infame e falso. Mas ninguem vai falar nada né? Afinal ele é o advogado atleticano, sabio e o Kalil é um genio.

    Faz me rir…
    Conclusão: ambos os contratos são razoavelmente bons. Mas dão mais dinheiro pras emrpesas do que para os clubes…

  • Johnny disse:

    O Thales Rosa acha q td jogo do Cruzeiro no Mineirao a renda é de 2 milhões de reais. Ele deve fazer os cálculos dele usando esse numero como base. Tenha dó.

    Quanto ao preço do ingresso, eu paguei ano passado inteiro no Brasileiro o setor que custava 60 reais. Pra esse ano ja aumentou. Então nao fala bobagem meu filho, me poupe de tanta ignorância.

  • fabricio disse:

    A análise é quase perfeita, mas tem um equívoco que fas o contrato parecer ruim, o que não é. Pode não ser ótimo, mas é um bom contrato. O ponto onde.ele afirma que as despesas, das quais.o cruzeiro tem 70% serão cobradas por nota fiscal e não estão no borderô está incorreto. As notas estão no bordero nas despesas B3. Na interpretação dele o cruzeiro ainda teria mais 150000 de despesas a serem cobradas no contra o A-TO, porém pode.observar que as notas já estão contabilizadas neste valor no B3. Assim o resultado foi sim de lucro, nao de prejuízo como ele neste. A questão do.sócio torcedor.é igual pra cruzeiro e atlético (gov) e ambos borderos contabilizado esta “renda”. Assim, excluindo o ST, comparando o saldo fiquei de jogos com públicos próximos, cruzeiro e A-TO e galo e araxá, o cruzeiro teve 108000 e o atlético 155000 de saldo a receber, com rendas brutas muito próximas – de novo excluindo o ST e o GNV – com 350000 mil pro galo e 400000 pro cruzeiro. Assim ambos possuem resultado próximos. Minha conclusão é que o independência é melhor em jogos.de.pequena porte, mas nao tanto como pinta o jarbas lacerda, porém o mineirão rende líquido maior em jogos de médio e grande porte, no qual o independência é compensado com participação de camarotes. Assim, concordo com o Chico. AMBOS perdem em alguma situação e ganham em outras. Creio que a arrecadação líquida.será muito próxima no fim do ano para ambos. Mas acho que ambos poderiam ganhar mais se deixassem as bobagens de lado como “zuar” o outro por pagar aluguel ou dizer que nao quer vender empadinhas. de qualquer forma o jarbas se equívoca tentando fazer parecer que o contrato do Cruzeiro da prejuízo, pois nao dá, apenas nao da tanto lucro em jogos pequenos.

  • Willian Gonçalves disse:

    Chico Maia, mando minha contribuição para o debate sobre o contrato entre Minas Arena e Cruzeiro e BWA e Atlético, baseado no que REALMENTE existe de informação, deixando de lado os “pode”, “dizem” e os “todo mundo sabe”.

    Tendo em vista o que efetivamente temos até agora, e deixando de lado suposições e boatos sobre naming rights e outras rendas comerciais, fica claríssimo que o Cruzeiro até agora levou vantagem na comparação entre os contratos.

    Borderô do jogo Cruzeiro X América TO pelo campeonato de 2010 no Mineirão, ainda administrado pela ADEMG. – Renda 109.589,85. Líquido para o Cruzeiro após pagamentos das despesas, que ao contrário do que alguns pensam, sempre foi paga pelo mandante do jogo: 40.571,20 – 37,02 % do total.

    Borderô do jogo Cruzeiro X América TO de 2012 no Mineirão – Renda 596.075,00. Líquido para o Cruzeiro: 318.023,62. 53,35 % da renda bruta. Como vemos, a situação hoje está melhor do que na época da ADEMG

    Isso também derruba a estória de que o Mineirão só é viável a partir de 30.000 pagantes. Não é o que parece.

    Borderô do jogo Atlético X Araxá: Renda 349.185,00. Líquido para o clube: 180.812,16. 51,78 % da renda bruta. Menos do que o Cruzeiro jogando no Mineirão conta o América TO. É de se notar que a brincadeirinha com a água custou 1500 reais ao Galo, fora o que deixou de vender nos bares. Piadinha cara, essa.

    Cruzeiro X Atlético – Renda: 3.677.365,00. Líquido para o Cruzeiro 2.192.965,10. 59,63 % da renda.

    Atlético X São Paulo – 961.230,00. Líquido para o Atlético: 623.308,00. 64,80 % do total.

    Como se pode ver em relação às despesas, não existe muita diferença entre os clubes. No caso do clássico, boa parte do desconto se deu porque a Minas Arena conseguiu vender uma grande quantidade de ingressos, o que foi atípico e deve ocorrer em poucos jogos.

    No quesito dinheiro arrecadado, o Cruzeiro no clássico faturou 3,5 vezes mais que o galo no jogo com o São Paulo. Ou seja, mais do que o Atlético vai faturar em toda a primeira fase da libertadores.

    Renda líquida do Cruzeiro em dois jogos no Mineirão: 2.510.988,70. Dois jogos do Atlético no Horto: 804.120,16. E antes que alguém diga “Ah, mas teve o clássico”, eu pergunto: Quanto seria a renda de Atlético X São Paulo se os dois tivessem jogado no Mineirão?

    No final do ano parece que a diferença de arrecadação entre os dois times vai ser muito expressiva.

    Outra questão é que existe uma diferença de 9,5 milhões de reais entre os dois contratos, uma vez que o Atlético pagou e o Cruzeiro recebeu pelo contrato.

    Será que a receita com publicidade, bares e shows vai compensar toda essa desvantagem do Atlético jogar no Independência? Não acredito.

    E, ao contrário do que muitos dizem, o Minas Arena não está desesperado para fechar o contrato com o Atlético, pois sabe que o Galo está perdendo muito dinheiro jogando a Libertadores no Independência. É melhor que cada lado ceda um pouco, pois estão os dois estão tomando um prejuízo enorme enquanto não chegam a um acordo.

  • Andrey M Lage disse:

    Acho muito engraçado as Criticas a Minas Arena se baseando no que aconteceu no Independência !

    Como se o processo de construção e administração do Independência , tivesse sido um exemplo !

    Quem reformou o Independência , no Caso o Governo, tomou um prejuizo de mais de mais de R$100 milhoes de reais, e a Minas Arena não e obrigado a tomar o mesmo prejuizo !

    Ela ta no direito dela de querer ganhar em cima dos jogos que vão ter lá, ja que ela investiu na reforma do Mineirão, se o Governo abriu mão disso no Independência , problema do Governo e de nós contribuintes que pagamos por essa reforma .

    Sinceramente não da para entender o Raciocínio de quem esta criticando a Minas Arena !

    Querem que ela que investiu na reforma do estadio, de muito mais beneficios a todos os clubes

    Já a BWA , que pegou um estadio construindo com dinheiro publico, so para tomar conta, que so ofereceu beneficios a um clube, que vai ganhar muito mais do que quem reformou o estadio, que vai ganhar muito mais do que qualquer clube que joga lá, exeto o atletico Mg

    Essa ninguem critica ?

    Por favor menos hipocrisia e Clubismo!

  • Fabio disse:

    O que pode-se dizer diante do OBVIO?

    NADA!!! A não ser um velho ditado dos Malandros: “Cada dia sai um trouxa de casa”.

    Parabéns Kalil, por não se vender, por não se esconder em toca como os covardes fazem, por valorizar a marca CAM, pelo maravilhoso trabalho, pela coragem de encarar com peito aberto a briga (não importa quem), obrigado por representar tão bem Minas Gerais!!

    Como eu disse antes…vamos curtir o que vem por aí …(E olha que eu não estou me referindo as 4 linhas).

  • Lucas disse:

    http://www.fmfnet.com.br/portal/campeonatos/modulo-i-2013/sumulas/5070-1o-rodada-cruzeiro-2×0-america-to

    pra quem quiser conferir o bordero, as despesas, os 154 mil que ele diz nao estar incluso e que ja esta e etc.

  • Lucas disse:

    ”20-Forma de Pgto do Custo de Utilização: mediante nota fiscal emitida pela Minas Arena. Não está inclusa no borderô.”

    Achei o erro que eu queria:

    ESTA SIM, INCLUSA NO BORDERO, ja foi debitada por sinal. La existem 2 itens descriminados como NOTA FISCAL com valores totalizando pouco mais de 153.000 que são extras as outrras despesas JA ESPEFICICADAS NO BORDERO que são o quadro movel, fmf e afins. Então, nao é mais uma despesa a ser debitada do saldo liquido. O saldo liquido divulgado ja incluia o pagamento de 154.000 reais dessas 2 notas fiscais. Voce se engana REDONDAMENTE, e quem vai atras da sua conversa também.

    Ou seja, argumento xulo jogado no ralo. Esperava mais de vc, JARBAS.

  • joão disse:

    amigo chico maia,
    este esclarecimento prova e comprava muitas coisas, primeiro, nosso amado presidente só falou à verdade, pena que ela caiu em ouvidos surdos, pessoas que se deixam levar, pela paixão clubista, inclusive do sr.: emanuel carneiro, dono da rádio itatiaia, que se diz atleticano, mas, é o mais ferrenho crítico do galo, e defensor da cúpula cruzeirense, se este cidadão, for atleticano de verdade, então minha mãe biológica é um homem, pois, o mesmo detonou, detona e continuará detonando com: kalil e galo; bastou a minuta deste contrato ventilar nos bastidores da mídia, para que este pseudo atleticano, destonasse com o kalil, se não fosse pelo amor e carinho que nós atleticanos de verdade, temos por nosso bom e fiel presidente, teríamos o crucificado, injustamente é claro. no mais, e já dito por mim, em anteriores posteres, kalil pelo amor de deus! faça nossa casa (estádio próprio) ou amplie o independência, mas não assine nossa lei áurea invertida, não assine nossa falência e escravidão… amado presidente nós te amamos, você é o cara!

  • Willian Gonçalves disse:

    Algumas discordâncias com relação ao texto acima:

    03 – Total de ingressos vendidos pelo Minas Arena no jogo Cruzeiro X América TO: 0. Esses ingressos são mais caros, e só devem ser vendidos em jogos com público acima de 50.000 pagantes.

    04 – Eu acho que esses 2.000.000 de reais foram uma forma de burlar o edital, para justamente não deixar transparecer que o pagamento pela fidelização foi a não cobrança de 22% da renda pelo aluguel que representa, essa sim uma enorme quantia de dinheiro.

    07 – O estacionamento gera pouco dinheiro mesmo, mas eu acho justo que a concessionária do estádio fique com parte da renda. De qualquer forma, melhor que no Independência, que nem estacionamento tem.

    08 – Com quem ficava a renda das placas antes da reforma do Mineirão? Com a ADEMG ou com os clubes? Seria bom pesquisar isso.

    09 – 30 milhões por ano com camarotes? Nos jogos do Cruzeiro? Onde voce achou esse número?

    11 – 20,00 por sócio torcedor? Ótimo! Trata-se de um valor simbólico e todos os impostos são calculados em cima dele. Se for isso que vai para o borderô, significa economia para o clube.

    12 – Durante a copa do mundo nenhum time do Brasil vai jogar. Todos os campeonatos vão estar paralisados.

    14 – Os “naming rights” pertencem ao dono do estádio e não a quem o utiliza. O estado de Minas Gerais nunca se interessou por isso. Como agora está concedido à Minas Arena, pode até ser que ela consiga algum contrato nesse sentido, se o estado de Minas Gerais autorizar. Mas será que o governo vai permitir que se altere o nome “Magalhães Pinto” para “Arena Bradesco” ou qualquer coisa nesse sentido? Isso seria legal? Está previsto no contrato de concessão? Da mesma forma, seria necessária uma autorização do governo de Minas e do América para que isso acontecesse com o Independência. Mudar o nome de um estádio não é a mesma coisa de negociar placas de publicidade.

    15 – O próprio Kalil disse que o Minas Arena queria 22% de aluguel do Atlético para jogar lá. Alguém está mentindo, então.

    18 – Antes da reforma do Mineirão os clubes pagavam 100% das despesas do jogo. Qualquer outro clube, que quiser utilizar o Mineirão, que não seja o Cruzeiro, vai pagar 100% das despesas mais o aluguel. Se o Cruzeiro paga 70%, eu vejo isso como mais uma vantagem para o clube, e não essa tese absurda de aluguel indireto.

    20 – A nota fiscal do Minas Arena apareceu no borderô dos dois jogos disputados até agora no estádio.

    22 – Esses custos já estão todos nos borderôs do jogo.

    23 – Não achei referência em lugar nenhum sobre o custo de 6,64 por ingresso. Qual a fonte desses valores?

    25 – Da renda do jogo entre Cruzeiro e América TO o Minas Arena não ficou com um real sequer, conforme borderô da FMF. A sua fonte de renda foram 70 % do estacionamento, a maior parte da renda dos bares e a comercialização da publicidade. Ora, isso é algum absurdo? Algum lucro a empresa deve ter.

    Fora esses ítens, alguns detalhes ficaram meio obscuros: A nota fiscal da Minas Arena inclui gastos com estacionamento e bares? Qual o valor do faturamento da empresa com publicidade? Quanto efetivamente o Cruzeiro recebeu das rendas extras? E no Independência, quais seriam esses valores?

  • thales rosa disse:

    Ademilson quando seu time ganhou um centavo de algum evento no independencia?????? Acho que voces precisam jogar umas 5 vezes com o estadio lotado para ganhar essa quantia ne??????????????????? Durma com mais essa…. La pra Junho com seis meses de uso o mineirao vai ter rendido ao Cruzeiro ums 9 milhoes …. 2,9 do classico + 2,5 do axe + 2 milhoes de luvas .. mais uns trocados ai da final do mineiro e por ai vai…

    sera que independencia ja rendeu isso??? Ja pelo menos pagou os 8 milhoes que o kalil investiu la??? Creio que nao.

  • thales rosa disse:

    Ademilson ai que voce se engana, no calendario do mineiro esta marcado um jogo do Cruzeiro x Nacional para o dia 14 de Abril no Mineirao veja o link (http://globoesporte.globo.com/mg/futebol/campeonato-mineiro/index.html#/classificacao-e-jogos) …

    O axe é nos dias 12 e 13 de Abril……. ou seja o Cruzeiro tera que jgoar em outro lugar e vai sim receber 2,5 milhoes do evento!!! Nao fale antes de checar os fatos…..

  • joão disse:

    digo:de grande pate

  • joão disse:

    chico,se toda mídia brasileira tivesse seu caráter o brasil não seria um mar de corrupção:uma privada onde os grandes e poderosos fazem suas necessidades em cima dos pequenos.tiradentes já fora a muitos e muitos anos,mas o mesmo ainda vive em poucos como você;mais uma vez parabéns nobre jornalista,por não nos faltar com à verdade,mesmo que essa vá de contra mão,aos interesses da grande parte da mídia mineira e brasileira.fuiiiiiiiiiiiiiii

  • Ricardo Lemos disse:

    Quanto a lastreamento e construção de estádio próprio, pouca gente se lembra de uma coisa muito importante. O Galo só conseguiu equilibrar suas contas por causa do seu patrimônio.

    Troféu, 2 sedes campestres, uma sede administrativa… Estas coisas não valem tanto quanto o torcedor pensa. Entre os clubes da capital o que tem o maior ativo é o Galo por causa de uma coisa que só ele possui: Diamond Mall.

    É fato que ainda faltam 12 anos para o Galo ser 100% dono do shopping, mas este é um negócio BILIONÁRIO e que tem data certa para acontecer.

    Os celestes podem ate não querer concordar, mas este shopping foi o maior negócio que o Galo já fez. Tanto que sou capaz de apostar que será a maior fonte de receita entre todos os clubes de futebol de Minas (talvez do Brasil).

    Segundo dados da Multiplan, o Diamond Mall é o terceiro maior shopping em receita do seu portifólio (perde para Morumbi Shopping/SP e Barra Shopping/RJ).

    Hoje o Galo recebe entre 6 e 8 milhões de reais por mês com o shopping. Projetando a receita para 2026, caso o Galo faça novo contrato com a Multiplan, a estimativa é de que este valor passe para algo entre 20 e 25 milhões de reais por mês.

    Por isto existe sim a possibilidade de, a partir de 2025, o Galo construir seu próprio estádio já pensando no encerramento do contrato de administração que fez com o Independência.

    Enquanto alguns só olham para o que aconteceu nos últimos 15 anos, tem gente mais preocupada em escrever o que vai acontecer nos próximos 100 anos.

  • Lucas disse:

    sobre a renda: ”Já no ano que vem, será do Galo.”

    No Independencia… pq se jogar no Minerão vai pagar multa pra BWA !

  • Ricardo Lemos disse:

    Realmente a paixão atrapalha o raciocínio! O primeiro jogo, especial já por este motivo, foi um clássico e rendeu cerca de UM milhão de Reais aos cofres celestes. Mesmo sendo um jogo especial (reinauguração do estádio), os celestes esquecem que a renda foi esta porque cerca de 50% do dinheiro veio da torcida do Galo.

    No segundo jogo, quando contou só com torcida celeste, a rentabilidade líquida declarada foi de cerca de CEM mil reais. Mas, segundo a análise deste Jarbas Lacerda, o custo operacional não foi para o borderô (inclusive acho que não entendi esta parte, pois pelo que parece que ele disse, houve prejuízo de cerca de 30mil reias neste jogo).

    Outra coisa: torcedores aqui parecem desconhecer diferença entre renda bruta e renda líquida. Deu no jornal que a bilheteria de um jogo diferente foi mais de 2 milhões, aí nego já acha que isto é receita que entra no cofre uma vez por semana. Por isto é que fazem uso e não administração de estádio.

  • Bruno disse:

    Quanta asneira… o pessoal defeca pela boca e ainda é acompanhado por uma dezena de idiotas que não tem a capacidade de interpretar um contrato.
    Uma vez que Cruzeiro e Atlético não possuem estádios próprios, o contrato entre o Cruzeiro e a Minas Arena foi extremamente vantajoso para o clube.
    É obvio que o clube tem custos para jogar lá e na análise acima esse fato é colocado como algo danoso. Estúpido!
    O Cruzeiro não poderá jogar no Mineirão durante a copa OHHHH… Mas durante a copa as competições oficiais estaram suspensas!!!
    Sério… se não fosse por preguiça, comentaria tópico a tópico o que escreveu esse tal de Jarbas.

  • Andrey M Lage disse:

    Acho muito engraçado as Criticas a Minas Arena se baseando no que aconteceu no Independência !

    Como se o processo de construção e administração do Independência , tivesse sido um exemplo !

    Quem reformou o Independência , no Caso o Governo, tomou um prejuizo de mais de mais de R$100 milhoes de reais, e a Minas Arena não e obrigado a tomar o mesmo prejuizo !

    Ela ta no direito dela de querer ganhar em cima dos jogos que vão ter lá, ja que ela investiu na reforma do Mineirão, se o Governo abriu mão disso no Independência , problema do Governo e de nós contribuintes que pagamos por essa reforma .

    Sinceramente não da para entender o Raciocínio de quem esta criticando a Minas Arena !

    Querem que ela que investiu na reforma do estadio, de muito mais beneficios a todos os clubes

    Já a BWA , que pegou um estadio construindo com dinheiro publico, so para tomar conta, que so ofereceu beneficios a um clube, que vai ganhar muito mais do que quem reformou o estadio, que vai ganhar muito mais do que qualquer clube que joga lá, exeto o atletico Mg

    Essa ninguem critica ?

    Por favor menos hipocrisia e Clubismo!

  • Ademilson disse:

    thales rosa, voce acha que a Minas Arena vai fazer o Axé Brasil no dia que o cruzeirinho tiver jogo? Vão fazer num fim de semana que seu time for jogar fora, não são idiotas de jogar 2 milhões e meio no lixo!

    Pro Cruzeiro vai ficar só o gramado destruido…

  • joão disse:

    kkkkkkkkkkkkk tem cruzeirense gritado de dor aí aí aí aí meu fígado…….depois desta do sr;gilvan de pinto tavares,tem gente que vai precisar de transplante deste órgão…..kkkkkkkkkkkk só não foi mais golpe baixo,porque o presidente do galo avisou bem antes disto vir a tona…kkkkkkkkkk zerin falido,pobre e agora escravizado pela minas arena….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Marcelo disse:

    Chico, vou explicar aqui a questão do “estádio proprio” nas palavras do Kalil e do Perrela. Ambos conseguiram parceiros para construção, porém chegaram a mesma conclusão:

    “Quem construir um estádio proprio entrega o Mineirão para o rival”

    “o governo não vai administrar um estádio para um clube só.”

    Esse problema de estádio de propriedade do governo, afetou Inter de Milão e Milan que não construiram estádio proprio por esse principio.
    Mas lá o bom senso imperou e o governo passou a administração para os dois clubes.

    Eu como atleticano torço para que o Cruzeiro construa um estádio e se endivide.

    Aí daqui a 25 anos o governo entrega a “administração” para o único clube a utilizá-lo. Um estádio de um bilhão sem investir um centavo.

    Abraços

  • Elias disse:

    Bom, já que o Cruzeiro assinou e o presidente ( advogado renomado, de notável e reconhecido conhecimento jurídico) deu o seu aval, prá que discutir o que está feito? Muito lenga lenga prá pouca prática. Data vênia, isso cheira a procura de holofotes, 15 minutos de fama, ou que tais. O Atlético Mineiro continua jogando com sua torcida no estádio doe América ( legítimo proprietário que fatura 5% do bruto de, no máximo 21.000 pagantes) e o Cruzeiro continua jogando na sua casa, o Mineirão, prá 54.000 pagantes, sendo que desses 21.000 já garantiram seu ingresso até dezembro/2013 através do Sócio do Futebol. O resto, repito, é balela.

  • Luciano disse:

    Há dias escrevi q o problema não era Mineirão X Independência, e sim Mineirão x outros estádios de outros estados. A longo prazo times de foram de MG vão lucrar muito mais do que o time q assinou com a Minas Arena. Mas não adianta argumentos, não adianta números. neymarzetes estão deslumbrados. Parecem aquele povo q ganha 1 milhão na loteria, compra casa de 700 mil e carro de 300 mil pra ostentar e depois não conseguem pagar IPTU e IPVA. Kalil, construa um estádio pra 40 mil pessoas, com custo europeu, 5 mil reais por assento. Um estádio desses custaria 200 milhões. Metade do gasto empreiteira e outra metade o clube, via receitas antecipadas de namerights e sócio torcedor. Deixe o Gilvan e seus seguidores brincarem de “estádio grande pra torcida grande” até 2037.

  • Henrique Ipatinga disse:

    Senhores,

    Vcs se esquecem da receita com publicidade. No Mineirão ela fica inteiramente para a Minas Arena, no Independência o Atlético tem participação nessa receita.
    Uma coisa é certa, quem ganha é a Minas Arena, empresa formada por empreiteiras doadoras de recursos para políticos do PSDB.
    No final, os dois clubes são lesados, pois deveriam ter a opção de jogar no Independência e no Mineirão quando acharem conveniente, e não ficar presos em contratos de 25 anos.

  • Andrey M Lage disse:

    Chico Bom dia,

    Venho acompanhando as opniões do advogado Jarbas Lacerda sobre esse assunto “Contrato do Mineirão” desde que ele fez uma entrevista no programa de Radio da Dimara Oliveira!

    E o que eu pode perceber sobre esse cidadão , e que ele e tendencioso e clubista quando fala do assunto !

    Primeiro apareceu na midia afirmando que tinha visto o contrato, e desmetindo todos os supostos beneficios que o Cruzeiro teria no Mineirão !

    Afirmava que tinha visto os Contrato, mas as informações que dava sobre o tal conrato, eram dados que todo mundo ja sabia, como os 8 mil ingressos que a Minas Arena tinha direito !

    Não foi atraves dele que ficamos sabendo a porcertagem exata que o Cruzeiro tinha direito, os 30% da exploração comercial dos Bares e estacionamento , e tambem não foi atraves dele, que ficamos sabendo que o Cruzeiro tinha recebido uma Luva para assinar o Contrato !

    Quem supostamente tinha lido o contrato, tinha que ter divulgado esses dados e ele não divulgou!

    As contas que ele vinha fazendo sobre os ganhos da Minas Arena em dias de jogos era completamente tendencios , ele vinha descontando em todas as rendas cerca de R$960 mil reais para a Minas Arena , desconto referente aos 8 mil Ingressos a custo de r$ 120 reais que ela tem direito !

    O problema e que esse ingressos são os mais caros do estadios, e em jogos nornais, praticamente não vão ser vendidos , então esse valor de 960 mil não deve ser abatido em todos os jogos !

    Outra questão que ele agiu e esta agindo de forma tendenciosa, e questão do contrato de exclusividade.

    Ninguem do Cruzeiro disse que o contrato do cruzeiro era exclusivo, ou que daria exclusidade ao Cruzeiro !

    O que sempre foi dito , e que a exclusividade era por parte do Cruzeiro, o Cruzeiro se comprometeu a jogar 100% dos seus jogos em troca de Beneficios ! e que esses benefícios não feriam o edital de parceria público-privada, pois na teoria, não há privilégio ao Cruzeiro, uma vez que todos os clubes podem fechar o mesmo acordo de fidelização com o estádio. Mas, na prática, o Atlético não poderá assinar um contrato com a Minas Arena para mandar 100% das partidas, já que mandará prioritariamente seus jogos no Independência.

    Por esse motivo, o Cruzeiro poderia ter mais beneficios que outros Clubes no mineirão !

    Jarbas Lacerda e Atleticano, defendeu com unhas e dentes o contrato do Atletico Mg com a BWA ano passado, sem em nenhum momento fazer analise economica desse contrato, por exemplos ganhos e perdas

    Ja esse ano vem criticando absurdamente o Contrato Minas Arena x Cruzeiro , fazendo todos tipos de calculos possiveis, calculos que nunca foram utilizados para questionar o o uso e os custos do Independência

    Ou Alguem ja viu ele calcular quanto o Atletico Mg ganha com o Estacionamento do Independência?

    Ou o quanto o Atletico Mg arca com as despesas do Independência em dia de jogos dele , e de outros Clubes !

    Por esses varios motivos, não da para se levar a serio uma analise feito por ele!

  • thales rosa disse:

    Sem falar Johny que se seu presidente colocar ingressos a 60 reais a torcida num guenta ir nao.. vcs vao ao campo com ingressos de 30 reais…

  • thales rosa disse:

    Jonhy vamos falar em numeros meu caro!! Um jogo que o Lucro seja 2 milhoes, 25% de dois milhões sao 500 mil! Blz sobram ainda 1,5 milhao!!!

    Qual é mesmo a renda maxima do inpdendencia?? AA 800 mil foi o maximo??? se seu time faz dois jogos por mes no independencia a RENDA (ou seja antes dos custos) será de 1,6 milhao certo? Ai vc tira os custos sobra quanto? uns 800 mil para o bolso do atletico?? Certo??

    No do Cruzeiro em um jogo mensal com um publico de uns 40 mil sobra 1,5 milhao…… se fizer dois jogos bons no mes sobra 3 milhoes e por ai vai..

    Coloque em valores e faça as contas Johny.

  • J. Luiz disse:

    Muito Cruzeirense citando o clássico como exemplo de “boa renda” que o Minas Arena Estádio vai dar… Sem lembrar que:
    1) Foi um CLÁSSICO: jogo atípico, em que as duas torcidas (SIM, a do GALO também) contribuíram para a capacidade máxima do estádio, sendo que neste ano a renda foi toda pro Cruzeiro… Já no ano que vem, será do Galo.
    2) Era a inauguração do estádio (portanto, havia o fator curiosidade para alavancar o público)
    Ou seja, tem Cruzeirense achando que vai ser sempre assim… Pegaram o jogo de inauguração do estádio e com o clássico de Minas Gerais e com a renda toda pra um clube só mediante ACORDO entre os dois clubes de revezamento das rendas ano a ano e tiraram como a verdade absoluta! De repente o elefantão branco caro e privatizado virou a solução de todos os problemas!

  • Nelson Henrique disse:

    Dudu Galo Maio,

    Bãoo!

    Como você disse em eu comentário.
    Não adianta mostrar o sol para aquele que não quer enxergar. É perda de tempo.
    Atléticanos, não caiam na esparrela de achar que este negocio é lucrativo e queiram pressionar o Kali a assinar com esta empresa. O jogo é bruto, Já estão até envolvendo o ministério público. Já viram que não irão dobrar o turco por bem e querem partir para outras táticas.
    Como existem engenheiros e engenheiros, médicos e médicos, economistas e economistas, sei que não irá se incomodar, com o meu comentário que envolve a sua profissão.
    Quer dizer que eu construo um imóvel, para fins de comercialização, com meu dinheiro. Vendo o imóvel, seja a vista ou financiado e fui eu quem pagou a construção? Não foi quem me comprou os imóveis, que arcou com o custo mais o meu lucro?. É isto que ensinam em cursos de pós graduação de economia? Eu quero pensar que o problema não está no curso e sim em quem fez o curso.

  • cassiano disse:

    Como tirar 25 % de renda liquida se não teve liquidez????????

    Axé Brasil em março???????????? Preciso avisar meus camaradas lá em 3 Pontas, pois eles estão achando que será em Abril…..

  • os atleticanos dizem que estao bem no Independencia, estao bem porque o estadio é pequeno e facil ter sua capacidade maxima preenchida, embora ate hoje nao foram vendidas a carga máxima! o cruzeiro que foi alegado ter pejuizo, ha muitoa nos ja tem trabalho no socio torcedor e as contas dizem que com publico de 30 mil pessoas ja o garantira um lucro bom e todos sabemos que o socio-torcedor nao precisa da presença da pessoa no estadio, ele vai se quiser…olhem o internacional que alegar ter 100 mil socios e a capacidade de seu estadio nao tem esta quantidade de pessoas, ou seja, o cruzeiro nao tera prejuizos jogando ni mineirão…ao Independencia nao sonhem com aumento de capacidade porque o contrato do America com o governo do Estado nao permite esta reforma e o local do estádio não suporta um numero maior de pessoas e a tendencia é os ingressos serem mantidos com preços elevadissimos…O América fez um negocio da China para os bolsos do clube, porém com estes preços elevados no ingresso a torcida Americana não vai mesmo, lá fora do estadio é mais atrativo e não somos obcecados por ir la bater palmas para jogadores que não suam a camisa e não valorizam a torcida e estão preocupados apenas com o contrato deles com o clube. não pode dar certo um plano de socio-torcedor (ONDA VERDE) que a unica forma de associar-se é atraves de cartão de creditos e as pessoas inteligentes e que cuidam do seu bolso, nao utilizam este tipo de serviço. FIDELIDADE a torcida AMERICANA demonstra todos os dias, sentem na cadeira e pensem onde você estaria com um jogo contra a caldense, 16:00, num calor infernal, ingressos a 40,00, tv aberta transmitindo o jogo. E ainda acham que foram apenas mil pessoas ao estádio…O América atualmente não dá muito valor para a competição estadual pois se relembrarem, nas finais, infelizmente, dois erros grosseiros e m penalidades não marcadas favoráveis ao time do HORTO que pela enésima vez foi prejudicado, o que sempre ocorreu al longo da história com a dupla rapogalo sendo beneficiada no “apito amigo” que as pessoas comentam por aí, só digo que contra imagens, não dá pra conversar. Para encerrar, se a DIRETORIA AMERICANA NÃO SE POSICIONAR E EXCLUIR DO CLUBE O JOGADOR leandro ferreira, A TORCIDA NÃO VAI CALAR-SE E TERÁ PALAVRAS DE ORDEM CONTRA ESTE CIDADÃO DURANTE TODOS OS JOGOS. leandro ferreira A TORCIDA AMERICANA SÓ APLAUDE QUEM MERECE! NÃO SOMOS MANIPULADOS, SOMOS TORCEDORES! SOY LOCO POR TI AMÉRICA!

  • cassiano disse:

    E como se tira 25% de renda liquida, se não tem liquidez?????????

  • Johnny disse:

    Não fui eu quem disse que não pagava aluguel Lucas. O presidente do seu time disse isso, como se estivesse isento de taxas fixas. A imprensa repercutiu e teve bobo que acreditou.

  • Alexandre disse:

    Pessoal, falo por mim. O Galo ter um patrimonio de quase R$ 1 bilhão e o Cruzeiro também ter um patrimonio de altp valor (a sede do Barro Preto, por exemplo) não é garantia de emprestimo. O historico é quam manda neste front, pois os dois clubes possuem dívidas com a União, como disse o Thales Rosa, o que inviabiliza isso. Agora fazer parceria com um investidor é a mesmo coisa, como o Grêmio e o Palmeiras fizeram recentemente. O Grêmio doa, isso mesmo, doa 35% de toda a renda durante 20 anos para a OAS. Ou seja, me parece bom negócio o realizado pelo Cruzeiro, pois não colocou nada e nem deu garantia alguma e, mesmo assim, afere renda substancial.

  • Lucas disse:

    – O Galo está na zona do conforto quanto aos estádios. Joga no mineirão quando convir(não precisa de contrato assinado) ou no Independencia.

    Paga multa por não jogar no Independencia, desde que esse esteja apto a jogo. Entao, voces estao presos da mesma forma.

  • cassiano disse:

    Axé Brasil em março??????????????? Opa preciso avisar meus colegas lá de 3 Pontas que foi antecipado…..

  • Lucas disse:

    ”Não paga “aluguel” mas paga 25% da renda líquida com os custos de manutenção do estádio. Que belo negócio.”

    E voce queria que jogasse inteiramente de graça? RS… voces tem 50% do gasto total do Independencia pra pagar, o que acaba dando no mesmo, oras. Algum custo tinha que ter.., é uma empresa, e não uma ONG de caridade. 25% da renda liquida, ou seja.. pagamos com o que lucramos…

  • Johnny disse:

    Tem gente acusando o golpe.

  • EDUARDO - BH disse:

    A boa analise do Dr jarbas confirma que o Kalil agiu bem:
    – O Galo está na zona do conforto quanto aos estádios. Joga no mineirão quando convir(não precisa de contrato assinado) ou no Independencia. Para isto basta fazer contas, e com isto escolher o estadio em funçao da expectativa de público.
    Quanto ao Cruzeiro, não tinha outra alternativa, somente assinar com a Minas Arena. No entanto, poderia ter imposto a força da marca e tirar mais vantagens para o clube.
    Sds !!!!

  • thales rosa disse:

    So lembrando em Março tem axe Brasil no mineirao ne?????!!! O Cruzeiro embolsa dois milhoes e meio com esse evento…. ta no contrato!!!

  • Johnny disse:

    Não paga “aluguel” mas paga 25% da renda líquida com os custos de manutenção do estádio. Que belo negócio.

  • thales rosa disse:

    Como o atletico vai construir estadio sem financiamento do BNDS?? Os bancos publicos nao emprestam para quem deve INSS, IRPF, dividas trabilhistas e etc…. os atleticanos esquecem que seu time deve ate a alma……..

  • thales rosa disse:

    E digo de que adianta naming rights se quando for a transmissao a tv vai dizer mineirão?? Veja o caso dos times de volei o SADA/Cruzeiro vira Cruzeiro, anos atras um time patrocinado pela Cia do terno ai de Belo Horizonte virou Belo HORIZONTE…

    A globo pensa que é dona do Brasil e nos aceitamos.

  • thales rosa disse:

    Quem no Brasil ja pagou por naming rights?? Nem o Corinthians com a ajuda do lula consegue vender o naming rights.. voces acham que outro nome irá pegar no MINEIRAO?? Esse nome esta imortalizado!!!! Nem o idenepdencia que nao tem a tradição do mineirão consegue naming rights..

  • sérgio matos da silva disse:

    Prezado chico… Na minha opinião acabaram com o mineirão, aquilo ali virou uma gaiola, só ficou bom para alguns capitalistas da imprensa e do governo. Da o parecer que o envolvimento de membros da imprensa mineira com políticos e empreiteras é muito estreitol, em troca de favores. Este brasil esta cheio de enganadores e manipuladores, confiar em quem?

  • thales rosa disse:

    Volto a perguntar, quanto o Cruzeiro investiu no Mineirão??????? O Cruzeiro nao investiu nada, nenhum centava imobilizado no estadio!!!
    Se o Cruzeiro for construir um estadio proprio ele vai ter que gastar quanto? 500 milhoes? De onde vai tiarr 500 milhoes?? Ao inves de contratar jogador vai imobilizar grana em estadio?? se for construir vai ter que arrumar parceiro ai o parceiro vai ficar com parte da renda, da no mesmo da não???

    Eu heim…

  • Lucas disse:

    05-Fidelização/Preferência. Mesmo fidelizado o clube não tem preferência nos seus jogos, tem que compatibilizar com outros (Cláusula 4.4.1)!

    faz-me riri!

  • Vinícius Ribeiro disse:

    Concordo com cada palavra do comentário do J.B.CRUZ.
    Sem mais.

  • Lucas disse:

    Isso é que é ler e interpretar como quiser uma coisa clara: Se o Mineirão estiver apto e a Minas Arena impedir o Cruzeiro de jogar la por qualquer motivo que não seja um compromisso tipo Copa das Confederações e Copa do Mundo(como já foi dito), são 2,5 mi pro Cruzeiro. Multa pros 2 lados… não é a Minas Arena que escolhe quando jogamos e quando não jogamos não.

    Caso o Cruzeiro descumpra o contrato e decida arbitrariamente jogar em outro estádio, terá que pagar R$ 2,5 milhões à Minas Arena. Em contrapartida, se a concessionária não disponibilizar o Mineirão para o clube celeste em algum jogo oficial, por conta de shows ou outros eventos, terá que pagar o Cruzeiro o mesmo valor.

    […]Caso a Minas Arena não disponibilize o uso do Mineirão para o Cruzeiro em QUAISQUER DE SUAS PARTIDAS OFICIAIS, estará sujeita e multa penal compensatória….[…]

  • Zecão disse:

    Já havia comentado em post anteriores, e insisto da forma como foi feito em 25 anos, o Mineirão que foi construido na década de 60 para levantar o futebolo mineiro, vai acabar com o nosso futebol.
    É uma vergonha os times se sujeitarem a vontade política, destaco a reportagem de 2007 no link http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Atletico_Mineiro/0,,MUL186218-4400,00.html.
    Nela chama a atenção sobre os estádios planejados e projetos, pelos clubes, mas logo em seguida trás a seguinte informação:

    “O plano foi apresentado ao vice-governador do Estado, Antônio Augusto Anastasia, que solicitou a interrupção do mesmo porque o governo estadual tem a intenção de que Atlético e Cruzeiro administrem o Mineirão após a reforma que será realizada para a Copa do Mundo de 2014.”

    É isso ai meus caros, foi acreditar no senador carioca, à época governador de MG, deu no que deu, os times recebram uma banana!
    Tanto Atlético, quanto Cruzeiro deveriam ter estádios próprios. Eles tinham os seus, Estádio Antônio Carlos e o Estádio do Barro Preto. Grêmio e Inter tem os seus. Em uma cidade menor como Curitiba, tanto o Atlético Paranaense quanto o Coritiba e até o Paraná tem os seus.
    Poqrque Atlético e Cruzeiro tem que ficar reféns do Mineirão e da Minas Arena? E ainda das vontades políticas de nossos representantes, do senador carioca que ainda governa Minas?

  • Lucas disse:

    E ele so falou do que o Cruzeiro ”pagaria”. Não questionou lucros nem NADA, muito menos os 2 jogos que aconteceram. É querer demais criticar uma coisa. Advogados no Cruzeiro tem DEMAIS também. Assim como o Jarbas ai, será mesmo que deixariam passar uma coisa tão ”penosa” pro Cruzeiro?

  • Lucas disse:

    Convidado pelo amigo PC Almeida, deixo aqui minhas considerações a respeito do acordo pactuado entre o Cruzeiro e a concessionária Minas Arena para utilização do complexo do Mineirão. Desde já, deixo claro que me absterei de fazer quaisquer colocações de ordem pessoal, mantendo como foco do presente texto a análise expositiva das principais cláusulas do contrato firmado.

    Assim sendo, cumpre salientar que o contrato, cuja vigência se encerra em 20 de dezembro de 2037, tem como objeto o compromisso de fidelidade entre Cruzeiro e Minas Arena. Em virtude de tal compromisso de fidelidade, o Cruzeiro se compromete a realizar no Mineirão toda e qualquer partida oficial de sua equipe profissional, enquanto a Minas Arena se obriga a oferecer condições mais vantajosas de utilização do estádio pelo clube, quando comparadas aos termos do “Contrato Padrão de Uso do Complexo do Mineirão para Realização de Partidas Oficiais”.

    Como decorrência lógica do princípio da impessoalidade, segundo o qual a administração pública deve proporcionar indistintamente a todos os administrados o mesmo tratamento, sem discriminações de qualquer ordem, caso algum outro clube firme com a Minas Arena um acordo que o Cruzeiro entenda mais vantajoso, fica o clube autorizado a aderir ao novo pacto, aceitando todas as cláusulas estabelecidas naquele contrato.

    Feitos estes esclarecimentos, o acordo de fidelização firmado pelo Cruzeiro se contrapõe ao contrato padrão de uso, cujos termos podem ser aderidos por qualquer um que queira eventualmente realizar uma partida oficial no complexo. Infelizmente, o aludido contrato padrão de uso não se encontra disponível na internet, sendo que a Minas Arena se recusa a fornecer o instrumento mediante simples consulta, o que prejudica em termos a análise aqui realizada.

    Nada obstante, passemos a expor as principais regras que disciplinam a relação estabelecida contratualmente entre o Cruzeiro e a Minas Arena. Em primeiro plano, em razão do compromisso de fidelidade estabelecido, o clube receberá, a título de compensação financeira, a quantia de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), a ser paga nos meses de fevereiro, março e abril de 2013. O clube fica, também, isento do pagamento da taxa cobrada para a utilização do estádio.

    Além disso, o Cruzeiro tem direito a utilização de três camarotes, com capacidade de 103 (cento e três) assentos, bem como faz jus ao produto da comercialização de 54.201 (cinquenta e quatro mil, duzentos e um) ingressos, sendo que à Minas Arena cabem os ingressos relativos às cadeiras especiais, Tribuna VIP e os demais camarotes. Aqui, cabe frisar que existe cláusula específica estabelecendo o preço mínimo dos ingressos, cujo preço não poderá ser inferior a R$ 20,00 (vinte reais), valor que deverá ser corrigido anualmente pelo Índice Geral de Preços do Mercado-IGP-M/FGV.

    Com relação a outras receitas advindas da utilização do complexo do Mineirão, o Cruzeiro faz jus a um terço do resultado líquido decorrente da exploração das vagas de estacionamento, sendo que a Minas Arena se compromete, ainda, a disponibilizar 100 (cem) vagas para o uso próprio do clube. Ao Cruzeiro cabe, ademais, um terço da participação da Minas Arena na renda de bares e lanchonetes licenciados no estádio. Pelo contrato firmado, o Cruzeiro tem direito também, a título de comodato, sem custos, a um espaço de 75 m² (setenta e cinco metros quadrados) na esplanada do Mineirão, aonde já se encontra instalada uma loja oficial do clube.

    Em suma, são esses os principais direitos contratuais do clube, sendo que o acordo ainda prevê alguns benefícios de menor importância, como a utilização do complexo para ações institucionais, garantido o número mínimo de 4 (quatro) eventos por ano de contrato, além do direito a inserções no telão do estádio, promoção da identidade visual do Mineirão exclusivamente com símbolos do Cruzeiro e outras regalias a serem desfrutadas em dias de jogo do clube.

    De outro lado, com relação às obrigações assumidas, o Cruzeiro, além de se comprometer a realizar todas as partidas oficiais no complexo, arcará com 70% (setenta por cento) dos custos operacionais do complexo, como gastos com a limpeza da área interna, segurança, quadro móvel, água, energia, prêmio e franquia do seguro contra danos provocados ao estádio, transporte e alimentação dos integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. Interessante apontar que os custos com a limpeza e manutenção da esplanada (área externa) serão divididos por igual entre as partes.

    Existem gastos, porém, que serão suportados exclusivamente pelo Cruzeiro, e que se encontram discriminados no Anexo II do contrato de fidelização. Tais custos dizem respeito a custos referentes a regulamentos de competição e borderô, como, por exemplo, gastos com árbitros e outras autoridades desportivas, exames anti-doping, seguro em favor do torcedor, taxas administrativas da federação ou confederação responsável, dentre outras despesas relativas à competição em si. Além disso, serão de responsabilidade do Cruzeiro as taxas e tarifas relativas a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e controle de tráfego, que não se confundem com os custos de transporte e alimentação apontados acima.

    Frise-se que, ressalvados os direitos de imagem do clube, os demais direitos relativos a exploração do complexo pertencem exclusivamente à Minas Arena, como receitas advindas de publicidade, naming rights, estabelecimentos comerciais a serem fixados no local, dentre outros direitos.

    No que se refere a penalidades, o contrato prevê multa no importe de R$ 10.000,00 (dez mil reais) em razão do descumprimento de qualquer cláusula. Além disso, caso o Cruzeiro decida por sua conta realizar alguma partida oficial de que detenha o mando de campo em outro estádio, estará sujeito a multa compensatória de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais). A mesma penalidade será aplicável à Minas Arena na hipótese de a concessionária não disponibilizar o estádio para alguma partida oficial do clube. Os valores referidos serão atualizados anualmente pelo IGP-M/FGV.

    Por fim, saliente-se que, em função da realização pela FIFA da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, os termos do contrato de fidelização ficam suspensos durante o período que for necessário à concretização destes eventos.

    Sendo o que nos cabia informar, respeitados os entendimentos em contrário e sem a pretensão de esgotar as discussões a respeito do tema, deixamos aqui nossas saudações a todos os frequentadores deste espaço azul celeste.

    Sílvio Mendes Arruda – Advogado no escritório Arruda, Borges & Oliveira Advogados Associados

    (fonte http://bloguerreiro.com/2013/02/contrato-entre-cruzeiro-e-minas-arena-analisado-por-um-especialista/)

  • Renato Joinville disse:

    Galera, desce daí, Kalil so aceitou dividir torcida pq foi pressionado con jogo inaugural, mas a realidade daqui p frente será bem diferente. Torcida do CEC só vai na boa, co mo a fase ta de vacas magras, a raposinha vai ter no maximo 20 mil de socios pagando ingresso de 20 reais. Bom, literalmente? 6666,00 por mes… A raposa vendeu sua alma pro diabu,ou melhor… Pra Minas arena. Pobre Cruzeiro!

  • alex germano disse:

    Dr,1 pergunta,existe alguma possibilidade de fazer o mesmo trabalho no contrato entre cam e bwa?

  • alex germano disse:

    MG parem d acreditar em qualquer um q tem DR no nome,doutores também erram,torcem,matam,se fosse um “zé ninguem”ninguem daria crédito.

  • alex germano disse:

    Olhem as rendas neste comêço d ano,os numeros falam tudo,um jogo do rural teve 65%,da renda d um jogo da libertadores,o torcedor mineiro é facilmente manipulado por parte da mídia,quando q jogar no independência é mais rentável q jogar no mineirão,sejam realistas,kalil quer tanto um Título q prioriza a parte técnica(realmente no horto o Atl joga melhor)do que a financeira(e tem todo direito)por favor sejam realistas,se fosse tão bom o horto,vcs não queriam um estádio,Lucidez já,ou vcs ganharão titulos ou estadio somente na terra do nunca,juntos com peter pan!

  • Claudio Miro disse:

    E quem são mesmo os donos da Minas Arena ? Quem são os sócios majoritários? Quem está lucrando?

  • Marcelo disse:

    Bom dia!

    Acredito que o Atlético não precise construir um estádio agora. O contrato com a BWA/Independência tem duração de 10 anos. Daqui a 12 anos o Atlético terá de volta 100% de toda a arrecadação do Diamond Mall. Isso é um trunfo gigantesco, pois é o único Shopping na região mais rica da cidade e o custo de aluguéis das lojas lá é um absurdo. Qualquer empresa, a própria administradora atual do Diamond, para renovar o contrato de cessão de mais um período do Shopping deverá negociar com o Atlético.

    Acho que aí está o Estádio do Galo.

    Se o Atlético assinasse um contrato com a Minas Arena por 30 anos ficaria preso a ela.

    As pessoas acham que o Kalil trabalha na sede do Galo trancado sozinho numa sala. Pelo que eu sei, os mais renomados advogados, empresários e adminstradores de Minas estão trabalhando com ele.

    Inocente aqueles que acham que o kalil não assinou com a Minas Arena por picuinha. No final disso tudo é grana e muita que está envolvida.

    Acho que o Cruzeiro fez muito bem em assinar com a Minas Arena, porquê ele não tinha um trunfo como o Atlético tem (Diamond).
    O Cruzeiro tem muitos terrenos mas não tem uma obra pronta como o Shopping.

    Abraço!

  • Paulo disse:

    Sr Alexandre,

    Parceiros para construção de estádio próprio não faltam, o Kalil mesmo disse que consegue um parceiro para viabilizar um estádio nos moldes da Arena do Gremio… fora que pra quem tem um shopping avaliado em mais de 1bi, garantias financeiras pra um emprestimo de 400mi nao faltam…

  • Dirceu Lençóis Paulista disse:

    Pra quem não investiu nem um centavo, o Cruzeiro tá no lucro. Só no jogo de abertura foram mais de R$ 2 milhões.

  • MarceloN disse:

    o galo ja tem estadio gente… precisa é ampliar o indepa…

  • Alexandre disse:

    Grande advogado, só deixou de explicar uma coisa. Qual a garantia real que os clubes dariam para ter Estádio próprio? Cai na realidade, não tem condições, nem juntos, Cruzeiro e Atlético de garantir um financiamento para um Estádio que custaria perto de R$ 700 milhões. Parem de falar coisas que não sabem, vem para o outro lado da banca, da aplicabilidade, e vejam a realidade.

  • Rodrigo Araújo disse:

    Caro Marcus, no seu caso, morar perto do Independência é um privilégio. Seria também no meu caso. Mas imagine pra quem não gosta de futebol ou torce pelos Smurfs? A torcida do América não incomoda a ninguém. Meu pai é americano e diz que são os jogadores que gritam os nomes dos torcedores antes dos jogos…

    Ao frequentador do blog JB Cruz, pense com a razão. O Cruzeiro pode não ter assinado com a BWA por causa dos interesses pessoais do sr. Perrela, que, apadrinhado pelo mentor do Mineirão (Aécio) para ser suplente do Itamar, e de saída do futebol, deixou o Independência pro Galo. Deixar o padrinho Aécio na mão é o que ele não faria… Pra perder a chance de ser suplente de um senhor de 80 anos com um mandato de 8 anos? Se liga amigo, enxergue pra além das quatro linhas… Só falta vc já ter votado nele pra deputado. Ou vc acha que o Perrela, amigão do Aécio e esperto que só ele, escolheria a prisão de 25 anos com a Minas Arena ao invés de fazer a gestão do Independência? E poder colocar 30 mil lá dentro? Qual é a média de público do Cru? Justifica um custo alto com média baixa, sem ganhar com publicidade e naming rigth? O Cruzeiro recebe 2 milhões para jogar lá por 25 anos e paga 2,5 milhões se não jogar lá uma única vez. O que dizer disso?
    O fato é que o Mineirão deixou uma conta cara a ser paga. Vai que é sua Cruzeiro…

  • Thiago disse:

    Agora o sr. Jarbas pode colocar a camisa do galo e comemorar… Mas quanta vontade de criticar que esse sr. tem, vixi! Se amanhã eu financio a reforma de uma casa e sou obrigado a entregá-la ao inquilino de graça sem qualquer custo eu seria um idiota. Agora o dinheiro público que foi investido deve retornar pois na verdade não queremos que a Minas Arena deixe um calote no BNDS p nós pagarmos o pato depois não é Sr.Jarbas? Com a renda obtida nos dois primeiros jogos já mostrou que valeu a pena, agora quem vai construir um estadio e dar ao clube estacionamentos, bares, camarotes? Só se o próprio clube fizer isto, mas se eles tem dividas (a do galo é de 300 milhoes) como irão lastrear seu financiamento com passivo tão grande? Está de muito bom tamanho essa parceria, os prieiro numeros já provam isto, e o Cruzeiro nem precisou gastar um tostão com a reforma, já o atretiquim já investiu no puleirinho 7 milhoes.

  • Marcus disse:

    concordo com você Rodrigo, menos quando diz que o independência é ruim para quem mora perto. Sou quase vizinho e tenho isso como privilégio. Vou a pé e 8 minutos estou em casa.

    A recusa do Kalil a este contrato foi um dos melhores pontos de lucidez. Afinal turco não rasga dinheiro!

    Isso já foi várias vezes abordado aqui e sei como é difícil o cruzeiro aceitar que alguém que eles detestam está com a inteira razão. Ainda veremos novamente alguns jurarem que aquilo ali é a toca 3 e outras sandices.

    O Atletico tem ciência que o independência não é dele! E vai se preparar futuramente ter seu próprio estadio. Será que os americanos querem mesmo que o Atlético deixe de jogar no independência?

  • Alison Nogueira disse:

    Dr. Jarbas gostaria que fizesse uma análise, do borderô de CEC X AMÉRICA T.O., acho que o deficit foi muito alto. O CEC maquiou o borderô.

  • Marcelo Gomes da Silva disse:

    O Atlético tem que construir um estádio próprio nos próximos 5 anos, para poder conquistar sua independência financeira. De preferência com a capacidade para uns 60 mil torcedores.

  • audisio disse:

    Aumentando-se a capacidade do Independência para 30.000 não é preciso falar mais nada !

  • Reinaldo disse:

    A Grande vantagem do Alessandre Kalil, é que ele não é politico!!!!! Bica elas Galo!!!!!!!!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Caro Stefano Venuto, aquele link que vc postou sobre o Atlético Mineiro do Equador, creio que está quebrado.
    Pode ser substituído por esse aqui:
    http://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/spt–conhe%C3%A7a-o-club-atl%C3%A9tico-mineiro—-do-equador–174252216.html

    E no Perú também existe um time com nome e escudo idênticos ao Galo:
    http://es.wikipedia.org/wiki/Atl%C3%A9tico_Minero

    Resta saber qual time foi homenageado né?
    Qualquer mente sã percebe que se trata do Clube Atlético Mineiro de Minas Gerais, mas conheço pessoas que, de maneira bem insana, juram que o Galo não é conhecido fora do Brasil. Hehehe…

    Como deve ser fácil viver no Fantástico Mundo de Bob Azul… rs

  • J.B.CRUZ disse:

    HISTORINHA:
    Dois amigos caçadôres conversavam animadamente; cada um contando mais vantagens que o outro..A certa altura do embate, um virou para o outro e perguntou?
    Você está no meio da mata e na espingarda só tem um cartucho; inesperadamente aparece uma onça, o que você faz?
    O outro responde: Atiro na onça,uai! Ai se sucede o dialógo.
    E se o tiro mascar?
    – Eu jogo a arma na onça.
    E se ela desviar?
    – Eu começo a correr.
    E se ela correr atráz?
    – pulo atráz da árvore.
    E se ela pular também?
    -escorrego a ribanceira.
    E se ela escorregar também?
    -eu mergulho no rio.
    E se ela mergulhar também?
    -eu nado para a outra margem.
    E se ela nadar também?
    -eu corro para a estrada.
    E se ela correr também?
    Aí o cara já cansado de responder, pergunta para o outro: Que é isso cara, você é meu amigo, ou AMIGO DA ONÇA!?..

    É o que estou percebendo nesta explicação do Sr. Jarbas..
    Esmiuçou no contrato só o ÔNUS para o CRUZEIRO…

    E o BÔNUS como fica?.
    Todo investimento é feito de risco..Para um clube sem estádio próprio como o CRUZEIRO, este contrato caiu do céu..Está entrando com o NOME e as GLÓRIAS que lhe são peculiares, sem colocar um tostão do bolso..É claro que haverá despesas, mas, serão retiradas do borderô dos jogos..
    Por menor que seja as rendas, o clube não terá prejuízos; e sim, terá menos lucro…
    O exemplo foi estes dois jogos que o CRUZEIRO fez..
    Contra o galo, “estourou” a banca, mais de 2 milhões de lucro..
    contra o América tchó-tchó, mesmo sendo o público modesto, mais de 300.000 mil nos cofres do clube…Onde está o prejuízo??
    ————————————————————————
    Obs: E as vantagens paralelas ao contrato?

    Ganhar DOIS MILHÔES pela fidelização? Nunca vi isso..E ainda mais que o CRUZEIRO com o time que tem, só tem que jogar é no MINEIRÃO MESMO!

    A marca CRUZEIRO sempre estará mais exposta ao mundo inteiro só de jogar no grande estádio..

    Em pouco tempo, não precisará mais vender ingressos, pois os 54.000 lugares já estarão preenchidos pelos diversos planos sócios-torcedores..

    Sem contar que o MINEIRÃO é nossa casa e tráz muita sorte ao clube..

    ————————————————————————

    NEGÓCIO DA CHINA..

    CRUZEIRO, SEMPRE !!!

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Pelo amor de Deus, Alexandre Luis, multa de 10 milhões é irrisória quando se tem mais de 500 milhões de alguém pra construir estádio. Se liga meu filho, seu time ainda não faliu… mas vai.

  • Carlos Brito disse:

    O futebol terceirizado matará os torcedores e aos clubes que se submeterem aos caprichos, só lhes restarão as fotos na parede de que um dia foram.
    Adeus, CEC!
    @cabrito2606

  • Emilio Figueiredo disse:

    Um estádio dos dois times, iria até mesmo amenizar a violência. Se não existe união e respeito na ponta da Pirâmide, como a base ira se portar? Acredito sim, que uma união de CRU e ATL, iria ajudar em muitas coisas!!!

  • Emilio Figueiredo disse:

    Somente no RJ e MG, os grandes não possuem Estádio de Futebol próprio. Por que será?

    Se a dificuldade para construir um estádio é tão grande assim, o caminho mais curto era CRU e ATL se unirem. Isso seria pedir muito?

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Pobre Jarbas…
    Tantos cálculos e boa vontade mas, isso pouco adianta contra a sandice daqueles impossibilitados do pleno raciocínio. A paixão que cega…

  • Rodrigo Araújo disse:

    Desde que saiu o edital, o Kalil falou sobre isso. Muitos duvidaram, outros ficam desdenhando do Independência até hoje. O erro do contrato da BWA é que ela só dá direito a um clube explorar o estádio. Se os dois pudessem fazer uma parceria lá, queria ver o que fariam com o Mineirão. Talvez o Bispo Edir Macedo alugaria, para realizar a exploração da fé.

    Com o fechamento da ferradura e aumento da capacidade do Independência para 3o mil torcedores, o Mineirão será história passada na vida do Galo. Que a Minas Arena explore o Cruzeiro até que seus dirigentes tomem atitude.

    Ir ao Independência é muito mais cômodo do que ir ao Mineirão. No último jogo, em que saí e fui direto pra casa, cheguei em 20 minutos.

    O Independência só é ruim pra quem mora perto e pra quem é adversário.

    O que o governo de Minas fez foi dar um chute na canela, ou melhor, nos bagos dos clubes. Aécio prometeu o Mineirão para os clubes após a Copa, mas não disse qual a “porcentagem” caberia aos verdadeiros donos do público e do espetáculo. Coisa que seria de padrinho, virou de padrasto.

    Tenho Galo Na Veia e, provavelmente cancelaria, se o Galo jogasse no Mineirão, cuja obra ficou um lixo. Piorou em tudo para o público, ficando muito mais caro. Não criaram uma facilidade, uma melhora. Só melhorou pra ver na tv.

    Se Galo ou Cruzeiro estiverem com times ruins, quem vai pagar caro pra ver jogos no Mineirão? Se colocarem preço popular (de banana) vai dar um prejuízo daqueles. Ridículo o que aconteceu. Pior é que alguns clubes, donos de estádios, vão arrecadar muita grana e deixarão os outros pra trás. Vide Coritiba e Atlético-PR, Vasco, Corínthians e o seu Isentão, Palmeiras e os gaúchos.

  • Alexandre Luiz disse:

    Acho a clausula da “luvas” mal redigida, dúbia. Não dá pra entender se é R$2,5M/ano ou pelo contrato. São tão detalhistas para coisas menos importantes e deixaram isso passar.
    Mesmo considerando as ponderações do Dr. Jarbas, ainda assim, o estádio é lucrativo pro time azul. O clássico deu uma renda equivalente a três Independência. A grande desvantagem dos raposas é ficar impossibilitado de construir seu estádio próprio pelos próximos 30 anos em função da multa. A multa da BWA – dizem – é bem menor.

  • Cleber duarte disse:

    Ótimo pra aqueles que criticaram quando kalil não aceitou este contrato e a imprensa mineira especialmente a Itatiaia encombrem erros do cruzeiro!parabéns !

  • Douglas Vitor disse:

    E falam que estão querendo F..o futebol,estão estuprando mesmo.!
    Triste fato para o futebol.
    Coisas de Aécio e família Neves.!

  • Newton disse:

    E agora José?