Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As semelhanças e as fusões entre cartolas de futebol e políticos

Em foto do Uol, fachada do prédio em Nova York onde o José Maria Marin tem um apartamento, e cumprirá prisão domiciliar

* * *

Sob uma fiança que beira os sete milhões de dólares, José Maria Marin está sendo extraditado da Suiça para os Estados Unidos, onde ficará em prisão domiciliar no apartamento de propriedade dele em Nova York. Um imóvel pequeno, 101 metros quadrados, no 41º andar na Trump Tower, avaliado em dois milhões e meio de dólares.

Para ficar apenas nestes números, dei uma lida na trajetória profissional dessa figura, que sempre levou vida de milionário. Formado em Direito, viveu e vive da política e do futebol. Vereador, deputado estadual, vice-governador de Paulo Maluf, governador por 10 meses no período militar, quando os governadores eram nomeados, presidente da Federação Paulista, no pior período da história dos clubes paulistas no campeonato brasileiro, vice-presidente, e presidente da CBF com a renúncia do Ricardo Teixeira.

É! Apenas com salários, nenhum político consegue ficar rico. Só mesmo operações como essa Lava-Jato, Mensalão ou FBI para revelar estes mistérios. Mas entre eles há uns mais espertos que os outros. O “mensalão mineiro”, por exemplo, está sendo empurrado com a barriga. Será que vai até a prescrição ou até os envolvidos se tornarem intangíveis pela idade?

MARIN2

Imagem interna da prisão domiciliar do Marin


» Comentar

Comentários:
13
  • Leandro Fábricio disse:

    E o pessoal do helicóptero cheio de cocaína hein, engraçado como o caso se abafou rapidamente….

    vcs sabem do que eu estou falando

  • Sérgio Lopes disse:

    Prezado Chico Maia,

    Como vai?

    Sempre acompanhei e ainda observo seu trabalho como jornalista…
    Ontem, eu lancei um blog. A minha proposta é diferente, estou cansado de tanta futilidade e alienação no cotidiano. A maioria do povo brasileiro chegou no fundo do poço. O meu blog será uma alternativa para tentar despertar o senso crítico das pessoas. Não tenho influência, sou pobre, não sou político… Porém tenho um pouco de conhecimento que possibilita produzir textos. Já tenho vários prontos com temas diversos e polêmicos. Aprecio seu blog por defender nossos times mineiros e sua luta contra o eixo Rio São Paulo. Talvez seja loucura da minha parte, mas gostaria de pedir algumas orientações para eu conquistar um público e ter meu trabalhado valorizado. E Gostaria muito de sua visita no Blog dos Letrados Desalienados. O endereço é : blogdosletradosdesalienados.blogspot.com

    Atenciosamente,

    Sérgio Lopes

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico, anota aí:
    34°
    GAMBA 0 X 0 COXA
    FIGUEIRA 0 X1 GALO

    35°
    BAMBI 0 X 1 GALO
    VASCO 1 X 0 GAMBA

    36°
    GAMBA 0 X 1 BAMBI
    GALO 1 X 0 GOIAS

    37°
    GREMIO 0 X 0 GALO
    SPORT 1 X 0 GAMBA

    38°
    GAMBA 0X0 AVAI
    GALO 1X0 CHAPECOENSE

    GALO 75 PONTOS 23 VITORIAS
    GAMBA 75 PONTOS 22 VITORIAS

    • Frederico Dantas disse:

      Não vai dar. Na última rodada o time empata com a Chapecoense em casa. Anota aí. Rs.

    • Bruno disse:

      Stefano, demorei um pouco para perceber que era uma piada. hahahahaha
      Estou chateado, assim como muitos atleticanos. Mas é necessário reconhecer que o time deles tem um treinador mais competente que o nosso. Treinador ganha jogo sim! Jogo e campeonato.

  • Alisson Sol disse:

    Que ninguém se engane: há prisões e prisões. Nos EUA, o sujeito pode até fazer estes acordos até a condenação final (isto é importante: nenhum destes acordos vale depois da condenação final, que não vai demorar décadas como no Brasil). Mas vai pagar todos os custos associados. Veja que o Jeffrey Webb, ex-presidente da Concacaf, já está pedindo ao juiz para modificar o acordo dele. Afinal, descobriu que, sendo obrigado a viver a 20 milhas da corte, e pagar pelos custos da sua segurança em Nova York, o dinheiro está saindo rápido das contas. E agora, nada entra. Além disto, como ele mesmo cita no pedido para se mudar de Nova York para a Georgia, onde tem uma residência em local “mais barato”, a maioria das contas dele estão bloqueadas (vide link).

    Há muitos destes corruptos que sempre viveram só com contas pagas pela FIFA e dinheiro entrando que não sabem o que é um “orçamento”. De repente, o sujeito vê que viver na liberdade condicional não é nada divertido, e o custo de U$50mil/mês acumula rápido. Muitos logo pedem para ir para a cadeia comum, antes que a própria família os mate para evitar que entreguem a lista de bens que passaram para terceiros!

    Como você bem citou: vergonha é ver estes processos no Brasil, que levam décadas para terminar, e dão tempo do sujeito viver bem, repassar o produto do roubo para parentes e amigos, e depois passar uns meses na cadeia e, se não falecer, sair por “bom comportamento”…

  • Jorge disse:

    É as vezes penso que ser desonesto compensa,
    Onde andam as leis do mundo,estes caras acabam
    sendo exemplo, de impunidade para os novos l……

  • lauro disse:

    Chico acho que tem um questionamento que vale refletir do bairrismo que prevalece em nosso futebol ;
    quando o Fluminense foi campeão não se falou em voltar com o campeonato modelo mata mata, o cruzeiro foi bi campeão e na imprensa so se falou no retorno deste modelo e agora o Corinthians vai ser o Campeão e não se fala mais nisto,
    A duvida é : este questionamento so vale quando temos um time fora do eixo rio-são Paulo campeão ?

    • Adilson Santana disse:

      Caro Lauro, pertinente o tema lançado por você. Mas tai, o porquê de ficarmos com as “barbas de molho”, quando vemos, arbitragens favorecer e quase nunca prejudicar o Corinthians. Lógico, nos últimos jogos, o Curingão demonstrou ser mesmo o melhor time do Brasil disparado. Falta mais de um mês pra fechar a temporada, o Brasileirão 2015 perdeu a graça para a maioria das torcidas, mas, os patrocinadores entendem, faturar bem mais alto com um mês só de Corinthians, do que um mês só de Cruzeiro. Sempre, no último mês do Brasileirão, a expectativa é pra quem vai ser rebaixado, quem vai à Libertadores, mas o caneco mesmo, perdeu o encanto e vira festa de uma torcida só.
      Falar nisso, o Flamengo já anunciou: está com 180 mi pra gastar ano que vem…

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO:
    Todo mundo quer ter dinheiro e não há nada de errado com isso, desde que seja conquistado por mérito próprio, sem roubar de ninguém tampouco do Município, Estado e da Nação..
    Dinheiro limpo é bem-vindo: nos proporciona viagens,prazeres, conforto,cultura,saúde, ..etc,etc,,,..Além de limpo e honesto, dinheiro bom é dinheiro silencioso..(..).
    Conheço milionários que tem com o dinheiro uma relação discreta..
    Claro que moram bem,viajam, possuem um bom carro, mas não ostentam, não botam seu dinheiro no sol para brilhar e ofuscar os outros..
    O dinheiro tem que ser elegante como o seu dono..
    Ninguém precisa lidar com o dinheiro como se fosso e um bicheiro..Mas é como muito lidam..Mesmo não abrindo a camisa para mostrar suas correntes douradas nem transitando de limusines, ainda assim há quem não se importe que seu dinheiro grite- aliás,até fazem questão de ter um dinheiro bem marqueteiro..
    São mulheres que colocam todas as jóias que possuem para ir a um simples chá da tarde com as amigas, usando bolsas de GRIFFE com monogramas gigantes, instalam chafarizes nas piscinas e compram dias de folga dos empregados só por que não toleram a ideia de irem a té a cozinha buscar seu próprio copo d’água num domingo..
    Homens que andam em carros que valem uma cobertura em Nova York, cachorrinhos de madame que vestem Prada,vinhos que são escolhidos pelo preço e namoradas ídem,que amor verdadeiro é coisa de pobre…
    O rico que esnoba pessoas humildes tem um dinheiro que grita…O rico que trata a todos com respeito e gentileza, tem um dinheiro silencioso..
    O Rico que perdeu o prazer de apreciar coisas gratuitas da vida,tem um dinheiro que grita..
    O rico que não perdeu a conexão com aquilo que lhe dava prazer quando não era tão rico, tem um dinheiro silencioso..
    Quem dificulto o acesso a si mesmo através de um sem números de assessores,guarda-costas,secretários,agentes e demais bloqueadores humanos, tem um dinheiro que grita..Quem segur disponível para o afeto, tem um dinheiro silencioso..
    Reconheço que é muito bom VIVER bem e pagar as próprias contas, tenham elas quantos dígitos tiverem..Mas dinheiro deveria ser educado da mesma forma que um filho: nunca permita que ele seja insolente e ruidoso..(M.M.)…