Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O tal legado e coisas tais

O que mais se fala que haverá de benefícios para o país com os Jogos Olímpicos é do “legado”. Não há dúvidas quanto a tantos aspectos positivos que teremos, não só para a cidade do Rio de Janeiro, mas para todo o país.

Continuo na Europa e já estou sentindo reflexos do que é pertencer ao país sede de uma Olimpíada. Qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade, quando fica sabendo que sou brasileiro, diz: “Congratulacions!”, com um largo sorriso, porque tomou conhecimento que o Rio derrotou Madri, Tóquio e, principalmente, Chicago, nessa corrida.

O bombardeio midiático em torno de um evento desses é impressionante, pois engloba esportes que têm adeptos em toda parte do mundo. Diferente de uma Copa, que é voltada apenas ao futebol.

Quem nunca antes tinha ouvido falar em Brasil, agora já sabe que existe e que será o primeiro país da América do Sul a receber os Jogos.

Aliás, foi o fator decisivo para a goleada que o Rio deu em Madri na votação dos delegados do COI. O movimento olímpico seguiu o exemplo da FIFA, que levou a Copa do Mundo pela primeira vez à África, ano que vem, na África do Sul.

É “oportunidade a todos”, reivindicada pelo presidente Lula em seu discurso da defesa da candidatura na sexta feira.

Iss deixará o país exposto na mídia mundial, com destaque, até 2020, quando passará o bastão à sede da próxima edição.

Até 2012

No Congresso que continua sendo realizado em Copenhague, até o dia 9, os exemplos de Pequim, dentro e fora das arenas de competições são falados o tempo todo. Essa badalação começou em 2001, quando a cidade foi eleita a sede dos Jogos de 2008. E, até pelo menos em 2012 ficará com essa superexposição, quando Londres tomará a cena principal.

Bandalheira

O legado de mídia é garantido, mas o grande problema é o outro lado. Quando da organização dos Jogos Pan-americanos de 2007, diziam que a população do Rio ganharia, dentre outras coisas, a despoluição da Baía da Guanabara e a linha do metrô, que ligaria a Zona Sul à Barra da Tijuca. Pois não aconteceu nem uma coisa nem outra.

Os mesmos

O grande “legado” que ficou do Pan’2007 foi uma conta pendurada no TCU, que não fecha de jeito nenhum. E quem vai tocar o projeto Olimpíadas é a mesma turma que ainda não se explicou devidamente”. Este “legado” não é só dos cariocas e sim de todos nós que pagamos impostos, pois o maior aporte nesses eventos sai dos cofres da união.

 Medalhistas

 Corrupção existe em todo lugar do mundo, mas a impunidade vergonhosa é no Brasil, medalha de ouro no assunto. Na China, o primeiro presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Pequim, foi fuzilado, já o pegaram recebendo propina para beneficiar determinados fornecedores. O sucessor levou o projeto até o fim, sem problemas.

Estas e outras notas estarão em minhas colunas de amanhã nos jornais O Tempo e Super Notícia, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
4
  • Alisson Sol disse:

    O comentário sobre o delegado foi direto ao ponto…

    Chico,

    Você ainda deve estar recebendo a simpatia das pessoas que pouco sabem sobre o Brasil quando as informa de sua naturalidade, em razão da escolha do Rio para a sede das Olimpíadas de 2016. Não se engane: mesmo na Europa, há muito pouco conhecimento sobre o Brasil em geral e, além de falar sobre o tempo, é sempre educado falar sobre alguma “notícia recente”.

    No meio em que convivo, onde se tem muito mais informação sobre o Brasil e os outros membros do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), a primeira pergunta que recebo é: já sabem quem vai organizar o evento? Há decepção geral quando informo que as primeiras notícias indicam que o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro já se nomeou o chefe do Comitê Organizador dos Jogos de 2016. Piora a impressão quando eu informo que a primeira medida tomada pelo mesmo Comitê Organizador é marcar uma viagem de vários membros para ver as Olímpiadas de Inverno em Vancouver 2010. Provavelmente, vão estudar modelos de agasalhos de inverno, alegando que vai haver uma onda de frio no Rio em Agosto de 2016!

    O Wall Street Journal publicou hoje que faltam 2,496 dias para a abertura dos jogos Olímpicos no Rio, uma das únicas cidades do mundo onde há estatísticas sobre mortes por “balas perdidas” (stray bullets). Em uma entrevista com Sebastian Coe, que é o chefe do Comitê Organizador de Londres 2012, ele disse que na viagem de volta após a escolha de Londres há 4 anos já estava trabalhando nos contatos com os patrocinadores para o evento. Mesmo assim, há atrasos nas obras para Londres 2012, por fatores que vão desde descoberta de canos não previamente conhecidos em locais de obras, até a recente descoberta de que um contador da agência para desenvolvimento de Londres não era qualificado, e cometeu um erro de 160 milhões de libras no orçamento de obras (evidentemente, estão faltando 160 milhões de libras!).

    Eu pensava que os trabalhos do Comitê Organizador do Rio 2016 iam começar bem, e terminar mal. Espero que só tenha errado na ordem do bem e mal! Mas já está parecendo que o Brasil literalmente recebeu um “presente de grego”.

  • Stefano Venuto disse:

    Caro Chico,
    “Se adotarmos o fuzilamento aqui, vai faltar bala”. Eu acho que o mais importante legado, vai ser o povo do Rio conviver, durante as Olímpiadas, com um Brasil organizado e não aceitar voltar à velha Esbórnia, essa sim será uma mudança importante, a mudança de comportamento e de inconformismo.

  • Frederico Dantas disse:

    O Rio não precisa de um legado agora. Precisa é de um bom delegado! Ahahahahah

  • O brasileiro precisa mudar a postura! não podemos ficar apenas chamando os políticos de ladrões! precisamos sair de cima do muro e ao invés de ficar apenas falando mal, precisamos verificar que ano que vem tem novas eleições e precisamos prestar atenção se o vereador escolhido ano passado está trabalhando para a população; se o governador está, prefeito e todos os outros. E denunciar aqueles desonestos, reunir provas contra as atitudes erradas deles e tirá-los do cargo. Afinal de contas eles estão lá para representar e trabalhar para o povo e pelo povo! DENUNCIE! só mudaremos a realidade estabelecendo nossos pápeis! não podemos mais ficar pagando impostos e eles não reverterem este dinheiro arrecadado em melhorias para a população! Só nós podemos mudar o nosso mundo!