O que mais se fala que haverá de benefícios para o país com os Jogos Olímpicos é do “legado”. Não há dúvidas quanto a tantos aspectos positivos que teremos, não só para a cidade do Rio de Janeiro, mas para todo o país.
Continuo na Europa e já estou sentindo reflexos do que é pertencer ao país sede de uma Olimpíada. Qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade, quando fica sabendo que sou brasileiro, diz: “Congratulacions!”, com um largo sorriso, porque tomou conhecimento que o Rio derrotou Madri, Tóquio e, principalmente, Chicago, nessa corrida.
O bombardeio midiático em torno de um evento desses é impressionante, pois engloba esportes que têm adeptos em toda parte do mundo. Diferente de uma Copa, que é voltada apenas ao futebol.
Quem nunca antes tinha ouvido falar em Brasil, agora já sabe que existe e que será o primeiro país da América do Sul a receber os Jogos.
Aliás, foi o fator decisivo para a goleada que o Rio deu em Madri na votação dos delegados do COI. O movimento olímpico seguiu o exemplo da FIFA, que levou a Copa do Mundo pela primeira vez à África, ano que vem, na África do Sul.
É “oportunidade a todos”, reivindicada pelo presidente Lula em seu discurso da defesa da candidatura na sexta feira.
Iss deixará o país exposto na mídia mundial, com destaque, até 2020, quando passará o bastão à sede da próxima edição.
Até 2012
No Congresso que continua sendo realizado em Copenhague, até o dia 9, os exemplos de Pequim, dentro e fora das arenas de competições são falados o tempo todo. Essa badalação começou em 2001, quando a cidade foi eleita a sede dos Jogos de 2008. E, até pelo menos em 2012 ficará com essa superexposição, quando Londres tomará a cena principal.
Bandalheira
O legado de mídia é garantido, mas o grande problema é o outro lado. Quando da organização dos Jogos Pan-americanos de 2007, diziam que a população do Rio ganharia, dentre outras coisas, a despoluição da Baía da Guanabara e a linha do metrô, que ligaria a Zona Sul à Barra da Tijuca. Pois não aconteceu nem uma coisa nem outra.
Os mesmos
O grande “legado” que ficou do Pan’2007 foi uma conta pendurada no TCU, que não fecha de jeito nenhum. E quem vai tocar o projeto Olimpíadas é a mesma turma que ainda não se explicou devidamente”. Este “legado” não é só dos cariocas e sim de todos nós que pagamos impostos, pois o maior aporte nesses eventos sai dos cofres da união.
Medalhistas
Corrupção existe em todo lugar do mundo, mas a impunidade vergonhosa é no Brasil, medalha de ouro no assunto. Na China, o primeiro presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Pequim, foi fuzilado, já o pegaram recebendo propina para beneficiar determinados fornecedores. O sucessor levou o projeto até o fim, sem problemas.
Estas e outras notas estarão em minhas colunas de amanhã nos jornais O Tempo e Super Notícia, nas bancas!
» Comentar