Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Jogo às 19h é maravilhoso, diz Teixeira

Na Turma do Bate-Bola de hoje, na Rádio Itatiaia, o Emanuel Carneiro destacou a entrevista do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ao jornal Folha de S. Paulo, onde ele rejeita a vontade da Rede Globo de voltar o campeonato brasileiro ao sistema de mata-matas.

A maioria dos clubes também está se posicionando contra, felizmente.

Mas a Globo não vai desistir dessa idéia ridícula facilmente não, já que os interesses financeiros dela falam mais alto que qualquer bom senso. O negócio é todo mundo fazer pressão, inclusive enviando e-mail para a emissora, também dizendo “não” a este desejo de retrocesso em nosso futebol.

Confira a entrevista, que saiu na edição de sábado, da Folha:

“Para presidente da CBF, experiência de duelos mais cedo na Série B e no Brasil x Venezuela tem “excelente resultado”

Dirigente elogia o atual sistema, de pontos corridos, e defende a adequação do calendário ao europeu, que é rejeitado pela Globo

EDUARDO ARRUDA
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, contragolpeou a TV Globo e ameaça alterar o horário de transmissão dos jogos noturnos, que hoje começam às 22h. Segundo ele, partidas nesse horário são inviáveis.
A argumentação do cartola é vista como retaliação à proposta da Globo, revelada pela Folha, de alterar o sistema de pontos corridos vigente desde 2003 e voltar aos mata-matas.
Além disso, a emissora sugere a redução de datas no calendário e um enxugamento dos campeonatos estaduais.
“Querem discutir esse assunto, vamos discutir tudo. Calendário, implantar o calendário europeu ou não. Eu particularmente sou favorável. Agora tem várias pessoas que têm posições contrárias e várias ao lado da minha”, disse Teixeira.
“Vamos analisar os horários dos jogos. Nós fizemos testes agora na Série B de fazer jogos em horários mais cedo. Tem dado um excelente resultado. Quem sabe a gente tenha que mudar o horário dos jogos [da Série A]. Principalmente à noite”, afirmou o cartola.
A CBF já divulgou o calendário do próximo ano, mas os horários dos jogos ainda não estão definidos. Gente próxima ao dirigente da CBF afirma que ele levará à frente essa ideia.
Além das partidas mais cedo na Série B, Teixeira citou o jogo entre Brasil x Venezuela, em Campo Grande, que começou às 19h -a Conmebol havia marcado toda a última rodada das eliminatórias para esse horário, mas alguns duelos no final acabaram sendo alterados.
A CBF não fez pedido para levar o jogo da seleção para as 22h, e a Globo teve de mexer em sua grade de programação. O “Jornal Nacional” foi exibido no intervalo da partida.
“Havia muito tempo não via isso. Eu fui ao jogo em Campo Grande e voltei para o Rio num horário maravilhoso. À meia- -noite, estava dormindo. O meu filho e a minha filha, que viram o jogo no Rio, às 21h30 estavam dormindo. O trabalhador estava dormindo”, contou Teixeira.
O presidente da CBF diz ter “80 mil argumentos” para defender os pontos corridos. Entre eles, cita que, na última edição do Brasileiro, no ano passado, apenas uma partida chegou à rodada decisiva sem valer nada. E destacou que a média de público desta edição, de 17 mil pessoas/partida, é semelhante à do Campeonato Francês.
Além disso, argumenta o cartola, no atual modelo os clubes atuam em todas as datas programadas, o que não ocorre no modelo dos mata-matas, quando os não classificados para os duelos eliminatórios entram em férias mais cedo.
“Como presidente da CBF, não posso ficar preocupado só com o índice de televisão. Eu tenho que ficar preocupado também com o torcedor. Não adianta fazer jogo com o campo vazio”, declarou Teixeira
Na avaliação do dirigente, ninguém tinha mais receio com o sistema de pontos corridos do que ele mesmo. “Tinha medo, mas hoje não posso negar que se trata de um grande campeonato”, afirmou Teixeira, que aproveitou para fazer criticas ao torneio com mata-mata.
“Eu me lembro que teve um campeonato em que o oitavo classificado foi campeão. Isso é justo? É mais ou menos justo do que ter um jogador vendido para o exterior no meio do caminho?”, questionou Teixeira, citando a última edição disputada com mata-mata, em 2002, quando o Santos foi campeão.”


» Comentar

Comentários:
6
  • marcio costa disse:

    um dos motivos alegado p/ poderosa e a falta de audiencia, mas no interior, somos obrigados a ver jogos de clubes de outros estados c/ cruzeiro ou atletico jogando em minas, ai nao da ne.

  • Boa tarde Chico, tudo bem?

    Será que não existe ninguém que peite a tv Plin Plin? É um absurdo uma instituição deter tanto poder e um monopólio tão obscuro. Eles mandam e desmandam no futebol brasileiro.
    Voltar a fórmula de mata-mata é um retrocesso, um passo no futebol. Outro absurdo Chico, são os horários que são impostos ao torcedor, será que o estatuto do torcedor não cerca isso? Eu moro em Betim, que fica 30km de BH, não tenho carro, e quando vou a um jogo das 21:45 em plena quarta feira, chego em plena madrugada em casa, e como trabalhador, tenho que trabalhar no dia seguinte.
    A grande verdade é que nossos dirigentes e nossas federações são “frouxos” e comem tudo o que a Globo vomita, estão tudo num balaio só, e sabem quem deita sobre essa sujeira toda? Nós, torcedores e pessoas ligadas ao futebol.

    Desculpa o desabafo Chico, mas não aguento mais esse monopólio imperativo.

    Abraços.

    Walter Oliveira

  • É…varias vezes sai do mineirão a meia noite sendo q sou do interior,cheguei em casa as 2 pra acorda as 5 pra ir trabalhar,e quando ao campeonato com o mata mata eu só digo uma coisa…Tenho saudade da emoção…cara era d+ aquelas finais,estadios lotados e etc…mas ja temos a copa do Brasil como uma grande forma de mata mata,eles podiam dar um valor maior pra copa do Brasil…colocando jogos em horarios bacanas e tbm colocando clubes q estão na libertadores pra paticipar tbm…Pois a copa do Brasil mesmo dando uma vaga na libertadores ela não tem o valor q deveria ter!!! ABRAÇOS!

  • o povo que resolve. é só parar de ir ao estádio nestes horários e parar de dar audiencia ao canal. aí rapidinho os patrocinadores exigirão a mudança dos horários e colocar em horários mais racionais. sem audiência e público as mudanças acontecem. colocam o jogo 22h e o torcedor continua indo, ai fica dificil reclamar. teve um ano que aceitaram o jogo entre atletico e flamengo em uma quarta feira a tarde. vamos mudar de canal e ficar sem ir ao estádio. só assim haverão mudanças. não comprar os materiais esportivos. várias retaliações que resolvem. o futebol profissional so sobrevive por causa do torcedor. eles tem que trabalhar para o torcedor. reclamações de todos contra as emissoras responsáveis. sem “chiar” não tem mudanças.

  • Olá Chico, na verdade, duvido que algo aconteça neste sentido, mas só de ter alguém com o poder de Ricardo Teixeira para levantar essa bola já é um bom começo! É lamentável termos que acompanhar jogos que acabam à meia-noite ou até mais (quando há prorrogação, pénalti etc). O torcedor… Esse fica completamente jogado às traças! Repito: não confio nesta idéia, mas só de levantá-la já é um bom começo! Abraços, Alison Pitangueira, Contagem (MG).

  • gui disse:

    Chico a mudança dos horários dos jogos eh um passo fundamental p a realização de um bom campeonato. Prova disso eh calcio q era até pouco tempo atrás o maior campeonato do mundo, mas foi superado pelo Premier Ligue.
    Hj os estádios ingleses têm sua capacidades esgotadas e os torcedores presentes em campo, deve se destacar q diferentemente do Calcio, os horários dos jogos do campeonato ingles são bem mais flexíveis e atrativos p torcedores e por conseqüência p patrocinadores o q gera uma valorização do produto. Se vc for comparar a transmissao do brasileirao verá ela mt se assemelha a ultrapassada formula de transmissão do Calcio e está a milhas de distância do Premier Ligue.
    Os italianos já enxergaram e viram q sua formula de transmissão deve ser mudada, agora nos brasileiros acho q continuaremos reféns desse absurdo monopólio q seguirá c transmissões dos jogos às 22hs, sendo q naum eh lá mt seguro circular pelas ruas nas madrugadas após os jogos as em grandes cidades como BH, RJ, SP e tb naum temos um transporte público tão bom qto desses países p nossos torcedores.
    Desta forma, jogos as 19hs seria uma boa p tds.
    Saudações Alvinegras!!