Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Goiás pode disputar Libertadores, mesmo rebaixado!

Goiás pode jogar Libertadores apesar da segunda divisão, diz Conmebol

por ESPN.com.br com Agência Reuters 

A Confederação Sul-Americana de Futebol não tem objeções para que o Goiás eventualmente dispute a Copa Libertadores, apesar de o time ter caído para a segunda divisão no Campeonato Brasileiro, afirmou um dirigente na quinta-feira.

O Goiás se classificou para a final da Copa Sul-Americana, e, se for campeão, se classifica de forma automática para a edição 2011 da Libertadores, o torneio de clubes mais antigo do continente.

O fato de o Goiás ter sido rebaixado gerou especulações sobre se a entidade que controla o futebol sul-americano o habilitaria para a Libertadores, mas o secretário-geral da Conmebol assegurou que a equipe brasileira não terá impedimentos.

“Há antecedentes de equipes que jogaram e não há nenhuma objeção em relação ao Goiás”, disse Eduardo Deluca à Reuters.

O Goiás eliminou o Palmeiras ao vencer o time paulista por 2 x 1 na quarta-feira e disputará a decisão da Sul-Americana contra o vencedor do confronto entre a Liga Deportiva Universitária (Equador) e o Independiente (Argentina).


» Comentar

Comentários:
15
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    É isso aí Audisio…

    Se está bom pra vc assim, quem sou eu pra ousar te fazer pensar o contrário… rsrs Continue extamente assim, por fvr !!! rsrs

    Atleticano sobrevive de piadinhas… rsrs

    Cruzeirense vive de títulos !!!! rsrs

    Abraços

  • audisio disse:

    Caro Clayton, não chegamos na sulamericana porque estavamos ocupados com a acupação do morro do cruzeiro!
    Obina neles!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    E aí Guilherme DF, td belê ??

    Liga com isso não meu nobre… rsrs

    Esteja certo que esses que questionaram como vc se referiu, são Atleticanos que tentam desqualificar a Libertadores de alguma forma, como se qualquer time pudesse ter acesso ou conquistá-la…

    É pq nunca a conquistaram… Por isso preferem desdenhar. Mas isso só pra inglês ver… Porque no fundo, são doidinhos pra ter pelo menos uma Taça da Libertadores… rsrs

    Quanto ao Goiás, está sim de Parabéns e se conquistar a Sulamericana e a consequente vaga na Libertadores, chegará por méritos, independente da via de acesso.

    E se vc for torcedor do Goiás, se algum Atleticano tentar desmerecer o feito do seu time, vc só pergunta até onde eles conseguiram chegar na Sulamericana… rsrs

    Abraços

  • Guilherme DF disse:

    Como já foi dito aqui, isso não chega a ser novidade. Lembremos que a Copa do Brasil é disputada por times das séries A, B, C e D, que em teoria, podem ser campeões e disputar a Libertadores. Não entendi o porque de alguém questionar a eventual participação do Goiás.

  • audisio disse:

    A coisa mais parecida com a antiga e extinta Taça Brasil é a atual Copa do Brasil. Como o próprio nome diz uma copa mata-mata, só que o grau de difilculdade para se ganhar a atual Copa do Brasil é bem maior por se tratar de um número maior de clubes disputantes e da regra dos gols na casa do adversário.
    Somente os campeões estaduais participavam do torneio, o que reduz o em muito o número dos disputantes e ainda assim os principais estados só entravam nas fases decisivas. Por exemplo o Cruzeiro não disputou a fase inicial de grupos jogando já a final do grupo centro com o Americano de Campos dos Goitazes para depois pegar o Gremio, Fluminesnse e terminar contra o Santos a Final. Oito jogos!

    Aos que defendem a transformação desta copa em “Campeonato Nacional de Clubes” seguem alguns fatos sobre o torneio.
    Acho justo acrescentarem mais uma Copa do Brasil aos que já ganharam a Taça Brasil, isto devido ao fato de serem torneios praticamente identicos em seu formato. O que nesta lógica colocaria o Atlético como primeiro campeão da Copa do Brasil sendo vencedor da Copa dos Campeões de 1936, primeiro torneio oficial da Federação Brasileira de Futebol, nem por isso, acho que o Galo deveria ser arvorar em ser bi campeão brasileiro!

    Taça Brasil foi uma competição de futebol disputada em sistema de copa entre 1959 e 1968 e reunia as equipes campeãs estaduais do Brasil. Foi criada pela CBD em 1959 para indicar os representantes brasileiros para a Copa Libertadores da América, que teve sua origem no Congresso da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) realizado no Rio de Janeiro em 1958. Embora a competição fosse organizada em caráter oficial pela sua antecessora CBD, até o presente momento a CBF não a reconhece historicamente como um torneio oficial, bem como o Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

    Participavam da Taça Brasil as equipes campeãs estaduais de todo o país, porém as equipes mais fortes disputavam apenas as fases finais. Em 1965 a Taça Guanabara foi criada e passou a definir o representante do então Estado da Guanabara (atual município do Rio de Janeiro). Até 1964 o representante da Guanabara era definido pelo Campeonato Carioca. Já o representante do Estado do Rio de Janeiro era definido pelo Campeonato Fluminense.

    Normalmente apenas 1 equipe de cada estado disputava a competição, porém as edições de 1961, 1964, 1965 e 1966 contaram com 2 representantes do futebol paulista, enquanto que em 1967 houve a participação de 2 equipes mineiras. Em 1968, último ano da competição, nenhuma equipe paulista disputou a copa.

    As edições de 1965 e 1968 não indicaram nenhuma equipe para a Copa Libertadores da América. No primeiro caso, pois o brasil entendia que a competição havia sido descaracterizada pela inclusão dos vice-campeoões nacionais. No segundo, devido a atrasos na realização da Taça Brasil daquele ano, que só terminou após o início da Libertadores. Assim o Brasil não participou da competição sul-americana em 1966 e 1969.

    Já a Copa dos Campeões teve as seguintes características:

    Copa dos Campeões (FBF) – 1937
    A Copa dos Campeões de 1937 foi a primeira competição nacional oficial do Brasil, equivalente a Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes de Pedrosa, organizada pela Federação Brasileira de Futebol (FBF), o Clube Atlético Mineiro conquistou o título de Campeão dos Campeões, que reuniu os vencedores estaduais de 1936 em Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo – lembrando que, à época, a cidade do Rio de Janeiro formava o Distrito Federal e era separada do restante do estado do Rio, cuja capital era Niterói, em situação análoga à atual entre Brasília e o estado de Goiás.

    Clubes participantes
    O Campeonato Brasileiro de 1937 foi disputado pelos clubes campeões estaduais de 1936. Os clubes que participaram do Campeonato foram o Atlético-MG, Campeão Mineiro, Fluminense-RJ, Campeão Carioca, Associação Portuguesa de Desportos, Campeão Paulista, Rio Branco-ES, Campeão do Espirito Santo, Alliança-RJ, Campeão Fluminense (lembrando que o Fluminense foi o Campeão do Estado da Guanabara) e o Campeão da Liga de Sports da Marinha. Os campeões de Minas, Rio e São Paulo já estavam assegurados na fase final do Campeonato. Os times da Liga de Sports da Marinha e o Alliança fizeram um jogo eliminatório na cidade de Campos – RJ, sendo o primeiro o vencedor do jogo. Depois, disputou mais uma eliminatória contra o Rio Branco. Este último venceu a partida e teve o direito de se juntar aos outros três campeões na fase final do III Campeonato Brasileiro da F.B.F. (o primeiro disputado por Clubes, já que os outros dois foram jogados pelas Seleções Estaduais.

    O regulamento previa uma fase preliminar em sistema de eliminatória entre os representantes do Estado do Rio – o Alliança F.C., o Campeão da Liga de Sports da Marinha e o Campeão do Espírito Santo, no caso, o Rio Branco. O primeiro jogo preliminar aconteceu entre a Liga de Sports da Marinha e o Alliança F.C., na cidade de Campos – RJ, jogo vencido pela Marinha. Este último seguiu para Vitória, onde enfrentou e perdeu para o Rio Branco, com o time capixaba se classificando para afase final, onde já estavam incluídos os representantes do Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais. A fase final era disputada em jogos de turno e returno, por pontos corridos, com cada vitoria valendo dois pontos.

    Na estréia, no Rio de Janeiro, no dia 13 de Janeiro, o Atlético sofreu uma goleada do Fluminense por 6 a 0. Na segunda rodada o Atlético, no Espírito Santo, empatou por 1 x 1 com o Rio Branco. Na última rodada do primeiro turno, no dia 24 de Janeiro, o Atlético venceu a Portuguesa por 5 a 0 em Belo Horizonte. Na rodada seguinte, ainda em Minas Gerais, o Atlético vingou-se da goleada sofrida para o Fluminense com uma vitória por 4 a 1. Depois venceu o Rio Branco em Lourdes por 5 x 1 e novamente a Portuguesa em São Paulo por 5 x 2.

    Assim o Atlético sagrou-se o primeiro Campeão Brasileiro de Clubes ou Campeão dos Campeões, título que seria, mais tarde, eternizado no hino do clube.

    Portanto com os mesmos direitos com os quais o Cruzeiro reenvindica forçando a barra o bi campeonato brasileiro o Atlético poderia, nesta lógica da forçação de barra, reinvindicar o título de bi-campeão brasileiro.

    Como o Kalil disse: Isso tudo é uma grande bobagem!

  • J.B.CRUZ disse:

    O gente, até o galo que caiu para segundona, também já disputou umas 3 libertadôres..

  • mauricio souza disse:

    Só sei que na antiga copa comenboll, que o Galo ganhou duas vezez, não tinha time de 2ª divisão. Já, a libertadores!!!!

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Por falar em Libertadores, eu passei uma informação que achava ser a correta, não era. O 3° colocado no Brasileirão 2010, entra na Pré-Libertadores e não diretamente na fase de grupos…

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    O Cruzeiro nunca teve esse probelma, pois jamais frequentou a SEGUNDA DIVISÃO DO BRASILEIRO!!!

    Saudações celestes!!!

  • Francisco Barbosa disse:

    O Uberlãndia como caiu p/ segunda divisão estadual portanto em 2011 não terá direito sequer a disputar a quarta divisão nacional e o Uberaba fazem a final da taça MG que vale vaga na Copa do Brasil 2011, sendo campeão disputa a Libertadores 2012. Na prática impossível, mas na matemática………..

  • Paulo Koller disse:

    Basilio, é muito simples a situação do Goiás: caiu porque não pagou em dia os salários. Deixou atrasar, jogador faz corpo-mole mesmo. Quem não se lembra do Rodrigo Fabri liderando “grevinha” em 2005 nas rodadas derradeiras da queda do Galo?

    Quer rebaixar um time grande (os pequenos caem pela propria falta de estrutura)? Deixe de pagar 2 meses de salário, ou, pior: pague-o (normalmente representa a MENOR fatia do bolo) e não corra risco de perder os direitos sobre o jogador na justiça, mas DEIXE DE PAGAR o famoso direito de imagem (a MAIOR fatia do bolo). Em dois tempos, seu time está irremediavelmente rebaixado.

  • Newton disse:

    O Sport de Recife tambem já disputou a Libertadores,o Paulista já foi até campeão da famosa Copa do Brasil….

  • Dudú GALOMAIO disse:

    O Santo André já disputou Libertadores mesmo estando ma segundona. Se não me engano o Paulista de Jundiaí-SP tb…

  • J.B.CRUZ disse:

    É bom avisar o Felipão que tem jogo domingo..È contra o Fluminense..Parabéns, Goiás!! Ainda se nota algum respeito e honradez no futebol..

  • Basílio disse:

    Olá amigos, fiquei sem poder pitacar no blog do Chico, já que sempre que deixo meu sítio e venho a cidade, gosto de navegar por este imperdível espaço. É que o computador do meu genro deu “pau” e só agora foi adquirido outra máquina.
    O futebol tá muito esquisito, vejam bem, quem não acompanha o campeonato e viu o Goiás jogar contra o Fluminense e o Palmeiras, jamais diria que ele está rebaixado.
    Outro fato a estranhar é que os clubes que estão nas 1ªs posições não são tão superiores assim, pois quase todos eles perderam jogos para a turma de baixo.
    Chico, espero que o Kalil, juntamente com o Dorival escolham melhor as contratações do Galo para 2011, pois os times que levaram atletas daquí estão por baixo. Márcio Araújo falhou num dos gols do Goiás e não foi tão bem na temporada assim como o Palmeiras. O Feltri e o zagueirão que foram para o Atlético GO estão próximo ao Z4, assim como Carlos Alberto e Jonilson já estão rebaixados. Evandro e R. Oliveira foram para o Vitória e este último até já voltou. Corrêa está no Flamengo jogando “pedra”, sem contar os que foram para o Sport.
    Precisamos de jogadores operários ou os chamados guerreiros para se juntar a alguns de renomes. Todo clube tem que ter volantes pegadores e que saibam distribuir bem a bola e chegar ao ataque. Os laterais tem que no mínimo saber cruzar uma bola. Futebol moderno é muito corrido e precisa de jogadores jovens para se juntar a poucos mais rodados.