Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Renato, ex-goleiro do Atlético, Cidadão de Uberlândia

O Luiz Carlos Alves enviou há quase um mês duas ótimas informações:

que o Renato, ex-goleiro do Galo nos anos 1970 receberia o título de Cidadão Honorário de Uberlândia;

a outra, que o próprio Renato disse a ele que está muito bem de saúde, pois circulou uma informação de que ele teria uma perna amputada. Nada a ver. Conversa fiada!

agora, li na coluna do Alberto Gomide, do Correio de Uberlândia, detalhes da homenagem prestada pela Câmara Municipal ao Renato, sexta-feira passada:

“Renato, cidadão uberlandense”

Alberto Gomide Jornalista 

O ex-goleiro Renato da Cunha Valle, que há vários anos mora em Uberlândia, hoje servidor público municipal, lotado no Ipremu, recebe hoje, às 19h, na Câmara Municipal, o título de Cidadão Honorário.

O homenageado nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de dezembro de 1944, onde começou sua carreira no futebol, na base do Flamengo no começo da década de 60. Chegou a ser emprestado ao Entrerriense, retornou ao Flamengo e chegou a disputar algumas partidas na equipe profissional. Logo depois, foi negociado com o Uberlândia Esporte Clube, onde se despontou no cenário nacional, e jogou também emprestado no Taubaté (SP).

Em 1970, foi vendido ao Atlético Mineiro, conquistando em 1971 o primeiro título do Campeonato Brasileiro com o Galo, na época dirigido por Telê Santana. No ano seguinte, ele foi comprado novamente pelo Flamengo, permanecendo no clube da Gávea até 1975. Em 73, Renato participou de uma excursão com a seleção brasileira e, no ano seguinte foi o primeiro reserva de Emerson Leão na Copa do Mundo da Alemanha. O segundo foi Valdir Peres. De 76 a 79, ele jogou pelo Fluminense.

Depois, Renato ainda atuou pelo Bahia e em 1982 deixou o país para atuar em equipe dos Emirados Árabes. Em 84, ainda nos Emirados, ele deixou de ser goleiro para se tornar treinador de goleiros. Antes, havia defendido também o gol do Bahia. Trabalhou no Vasco da Gama em 88 e 89, na seleção brasileira (com Sebastião Lazaroni) em 90, e na Arábia Saudita com Parreira. Além de servir a Seleção Brasileira em 74, na Copa da Alemanha, e de ser o primeiro campeão brasileiro com o Galo, em 71, Renato da Cunha Valle foi campeão carioca em 72 pelo Flamengo, em 75 e 76 pelo Fluminense e baiano em 81 e 82 pelo Bahia.

Uberlandense, Renato se considera desde quando aqui chegou. Deu volta ao mundo como profissional de futebol e retornou há vários anos à cidade onde, hoje, recebe a honraria que o oficializa cidadão uberlandense.

* http://www.correiodeuberlandia.com.br/resenha-esportiva/2011/07/29/renato-cidadao-uberlandense/

RENATO

Foto do site do Milton Neves


» Comentar

Comentários:
8