Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A beleza do futuro Mineirão e futuro Independência

Com Belo Horizonte sem estádios por dois anos, Atlético, Cruzeiro e América estão se arrebentando técnica e financeiramente.

Na prática não têm mando de campo no Brasileiro, pois têm de viajar para jogar “em casa”. Também não têm endereço fixo.

Sete Lagoas é o mais utilizado, porém, jogam em Ipatinga, Uberlândia e até em Campo Grande-MT como fez o América contra o Internacional.

Faltou planejamento do governo e dos próprios clubes, que estão pagando caro, dentro e fora dos gramados.

Porém, vão sobreviver, e terão estádios ao nível dos melhores do mundo para jogar futuramente, em Belo Horizonte.

Vejam essas fotos exclusivas, distribuídas pelo governo de Minas à imprensa estrangeira, sábado, na Marina da Glória-Rio, no sorteio dos grupos das eliminatórias, da FIFA.

O IndependênciaEst. Independência - Perspectiva alta Tenda

Est. Independência - Perspectiva baixa

Est. Independência - Perspectiva Média Tenda

O novo Mineirão

Projeto Executivo Bruno Campo

MINEIRÃOFUTURO

MINEIRAOAEREO

MINEIRAOAEREO2

MINEIRAO2

MINEIRAOGERAL

Projeto Básico Gustavo Penna

MINEIINTERNONIVELBAIXO

A parte interna ficará desse jeito

MINEINTERNODOALTO

O hall principal

MINEIRINTERNOHALL

M


» Comentar

Comentários:
30
  • Rafael | RDPT03 disse:

    O primeiro estádio parece o estádio do Bessa (Boavista)

  • paulo leite disse:

    Só espero que todos torcedores tenham o máximo de conçiênçia quanto a preservação, limpeza e segurança e que todos poderemos ver todo o jogo bem sentadinhos nas cadeiras. Pq, tem pessoas da própria capital que ao início do jogo todos ficam em pé o tempo todo.

  • Luis Paulo disse:

    Penso que tanto Alexandre Campos quanto Eder Machado tem razao parcial em seus argumentos. Mas a situacao deve ser analisada no contexto e nao na logica. Se fosse na logica, o certo seria um projeto novo, um estadio novo e solucoes baseadas nestes. Assim poderia se desenvolver um conceito mais moderno da “experiencia” de um jogo de futebol. Ja olhando pelo lado do contexto, a solucao nao foi tao ruim assim. O projeto inicial previa os pilares do lado de fora do estadio pra que a visibilidade nao fosse afetada, o problema foi que a fachada do mineirao é tombada pelo patrimonio historico, como o orgao de controle de edificacoes tombadas no estado de MG parece ter mais influencia que no RJ (Haja visto o “estupro” historico que vem sendo feito na obra do maracana) o projeto teve que ser alterado pra que nao houvesse a descaracterizacao da fachada original. Nesse caso, com esse tipo de cobertura a solucao nao tem muita alternativa mesmo. No Maracana, por exemplo, a cobertura sera inteiramente refeita sem a necessidade dos pilares, mas o estadio ficara bastante descaracterizado em funcao do design novo.

  • Alexandre Campos disse:

    Sr. Éder, o estádio em 1965 recebia um público muito diferente que o dos anos 80 pra cá. Basicamente, o Mineirão foi uma cópia do Maracanã, construído uma década antes, com anel de arquibancadas superiores, anel de cadeiras inferiores e geral. Mesmíssimo esquema. Ou seja, nasceu defasado uma década. Uma perfeição para a época, em que as torcidas eram comportadíssimas e os parâmetros de projetos seguiam isso. Com o passar do tempo, mudou a maneira de se torcer, entrou o desgaste natural da estrutura e soluções erradas foram dadas em sequencia. Lembra dos pilares no anel inferior? Ficaram lá quantos anos?
    Estamos sim em 2011 e a solução dada para o Mineirão é muito melhor que a de Berlim, na Alemanha, que tem uma indústria de construção sem igual no mundo. Lá, o prejuízo para o público foi muito maior. Esta solução dada para o Mineirão, se concretizada de acordo com os desenhos, mostra que os referidos pilares se encontram perto dos últimos degraus, no alto da arquibancada. Prejuízo mínimo de visão (teoricamente). Só teremos certeza do que vai realmente acontecer quando (e se) tudo for feito. Em Berlim, os pilares estão no meio do campo de visão de metade do estádio. Lá, estádio de final de Copa e considerado 5 estrelas pela Fifa, a solução foi mais pobre que a nossa. É bom lembrar que ambos são estádios reformados, e não 0km.

  • Enio Eduardo disse:

    Sr. Éder Machado, quem sabe os projetistas não tiveram uma idéia genial?

    Veja bem, eu morava em Portugal em 2004, quando da Eurocopa 2004. Portugal, nos anos que precederam a Euro 2004, virou um canteiro de obras e novos Estádio foram edificados. O Estádio do Dragão (Porto) foi construído em substituição ao Estádio das Antas, um novo Estádio da Luz foi edificado, substituindo o antigo em Lisboa. Agora o mais interessante foi a edificação do Estádio do Sporting Lisboa. Foi construído o Estádio Alvalade XXI, substituindo o antigo Estádio José Alvalade. Quando este Estádio ficou pronto e testado, observaram os diletos Portugueses que haviam cerca de 300 pontos cegos em seu interior, cuja visão estava totalmente comprometida e que não se via o campo.

    Sabe qual foi a solução que tiveram? E olhe que não é piada de Português.

    Doaram os 300 lugares à Associação de Cegos de Lisboa.

    Fica aí a idéia para os futuros pontos cegos do novo Mineirão. Doá-los ao Instituto São Rafael.

    O que você acha Sr. Éder?

  • Tiago disse:

    Eder Machado, concordo com suas 2 observações, tanto em relação ao independência quanto em relação ao Mineirão.
    Vc disse tudo: a parte aberta do independência é um picadeiro? eles acham que enganam quem com aquelas “lonas”? E a reforma, que deveria ficar pronta no começo de 2010, se arrasta.
    Nem precisamos dizer quem são os palhaços desse picadeiro.

  • Eder Machado disse:

    E o Estádio Olímpico sediou a Olimpíada de 1936. Estamos em 2011, Sr. Alexandre. O mineirão em 1965 era perfeito. Em 2011 criaram pilastras??? Duro no Brasil, tem mto cara bobo.

  • Eder Machado disse:

    Sr. Alexandre, vá para a Alemanha então ver jogo atrás de pilastra.

  • Alexandre Campos disse:

    Sr. Eder Machado, o estádio Olímpico de Berlin, palco da final da Copa do Mundo de 2006 tem pilares de sustentação da cobertura quase no meio das arquibancadas. Tá cheio de europeu lá todo dia achando lindo. http://www.worldstadiums.com/stadium_pictures/europe/germany/berlin/berlin_olympiastadion.shtml

  • ivan junior disse:

    Comentário pertinente do Thales. Particularmente eu penso que o independencia nao precisaria ter sido reformado agora, já que este estadio nao receberá nenhum jogo da copa. Com isto, CAM e Cruzeiro estão sem uma arena adequada para receber seus jogos. Não vejo, na minha opinião, necessidade do independencia ter sido reformado. Ele poderia estar sendo usado agora para os jogos que estão sendo mandados para 7 Lagoas. Mas já que nossos politicos tiveram este “interesse” em reformar os dois estádios (vide dinheiro publico em bolsos particulares) é torcer para ficarem prontos a tempo.

  • Márcio Luiz disse:

    Moro na região e passo em frente à obra do Independência todos os dias.
    Ficar pronto em dezembro/11 que já virou fevereiro/12 ???
    DUVI-DÊ-O-DÓ.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Emílio, ao invés de me copiar (vivo pedindo pra vc se mancar, seu mala sem alça azul,,,rs) vc deu uma olhada no vídeo???
    Não???
    Vai lá… veja a “china azul” comemorando os gols do Galo.
    Mas enquanto disser que “meu papo” não tá bom, é porque tá afetando né?
    Dá pra desmentir esse vídeo aí??? Hein??? rsrsrs

    Abraço!

  • Emilio Melo Figueiredo disse:

    Dudu..
    Seu papo eh dos piores.. haha..
    Te enxerga meu filho!!!

  • José Dias disse:

    Chico, a falta de estádio não é culpa do Governo. São dos clubes. Se não tem casa, não reclame quando não tem como alugar uma perto do seu trabalho. Acho muito injusto fazer os clubes de coitados nesta história. Nosso dirigentes são incompetentes. Não aceitaram receber menos da TV (Sou Cruzeiro, mas quem tinha postura correta). Daqui a pouco o Perrela virá com aquele papinho que é difícil concorrer com clubes do eixo. Mas aceitou ganhar menos, sem brigar. Dirigentes incompetentes sempre tem desculpas. Solução, não.

    Abs.

  • luis disse:

    Pois é….
    Só o projeto arquitetônico ( ai não entram projetos elétrico, hidráulico, lógica, cálculo estrutural e complementares)…..eu disse “só” o projeto arquitetônico custou a bagatela de 17,9 milhoes de reais.(informação de O Globo)
    O Mineirão é um bem público e, portanto, deveria ser feito um concurso público para escolha do projeto, ou na pior das hipóteses uma licitação para definição de quem o faria. No serviço público, teoricamente, só é convidado para executar qualquer serviço alguem que detém unicamente a informação do objeto, e que se chama “notório saber”, o que não é o caso de projeto aquitetônico. Bem, mas aqui infelizmente tudo é permitido.
    Faltou ética e honestidade na contratação desse serviço.
    Lamentavelmente nem o Sindicato dos Arquitetos, nem o CREA,nem o Instituto dos Arquitetos do Brasil agiram com o vigor necessário na defesa dessa questão.
    Abraço a todos

    Luis

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Nessa discussão sobre torcidas, vale a pena ver o vídeo abaixo. Torcida do Cruzeiro comemorando os gols do Galo. E nem adianta argumentar, pois o que estava em jogo era o nem um pouco importante “Super Campeonato Mineiro” de 2002.
    Todo mundo já sabe dessa paixão enrustida dos azuis pelo Galo… rsrs

    http://www.youtube.com/watch?v=lDFPEGpeqFc

  • Eder Machado disse:

    Quanto ao Mineirão, reparem nos desenhos que haverá pilastras de sustentação da nova marquise que tirarão a visão de quem se sentar atrás delas. E ninguém nunca questionou isso, mesmo o desenho sendo claro ao mostrar tal barbaridade!!!!

    Os europeus devem morrer de rir quando percebem isso. E eles percebem isso de cara. É um erro que nem engenheiro e arquiteto iniciante jamais sonha cometer nem na Albânia.

    Mas aqui é Brasil e até salas da Faculdade de Direito da UFMG têm pilastras dentro delas atrapalhando a visão de alunos.

    Pobre Minas…

  • Eder Machado disse:

    O que são estas lonas atrás do gol no Independência???? Um Circo???????

    Uma vergonha! No desenho original esta parte teria um belo hall de entrada e camarotes.

    Incompetentes!!!!! Terminarão a obra e o Independência ficará como antes, com um picadeiro atrás do gol.

    Até quando os mineiros vão aguentar tanta propaganda enganosa????

  • Klaillton Saraiva disse:

    Thales Rosa, seus comentários são pertinentes, mas essa educação aí vem de berço.

  • J.B.CRUZ disse:

    Virtualmente está muito bonito, agora vamos ás obras…
    CARO WALTER J. PEREIRA – MONTES CLAROS – MG.
    Atlético paraguaio são todos 200 espalhados pelo mundo inteiro..O único original é o CLUB ATLÉTICO DE MADRID….

  • Thales Rosa disse:

    Acabei de ir ao site novomineirao.mg.gov.br e no passeio virtual pela esplanada me pareceu que as bilheterias serão de vidro… Onde o cara que projetou isto pensa que vive?? Na Europa?? Uma bilheteria de vidro no Brasil nao sobrevive nem a copa, o povo sempre se amontoa para comprar ingressos na ultima hora vao quebrar estes vidros rapidinho. Sem falar nos marginais que quebram tudo que tem pela frente…

    Acho que este novo mineirão tem dois caminhos:
    1 – vai ficar tao bonito que o povo nao vai poder usar para nao estragar.

    2 – depois de poucos jogos ja vai virar um lixo urbano, pixado e quebrado como era antes….

  • Maria Alice disse:

    Visualizei os dois estádios pixados e a imprensa divulgando que nos temos uma delegacia só para caçar pixadores.

  • Emilio Melo Figueiredo disse:

    Prefiro o antigo..
    Mas estaremos presentes em todos os jogos do Cruzeirão!!!

  • Magno Sam disse:

    Concordo plenamente com o comentário de Thales Rosa. Enquanto não houver investimento pesado na educação, pode-se construir maravilhas nesse país que tudo virará lixo urbano.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    E o futebol que será apresentado pelos times mineiros nessas novas arenas… Será de primeira também ?? Será uma “beleza” também ??

    Vamos aguardar…

  • Francisco Barbosa disse:

    Thales Rosa,
    muito bem lembrado, e queria acrescentar : trombadinhas, trombadões, cambistas, tropa de choque e “torcedores organizados”.

  • Thales Rosa disse:

    Chico desculpe, mas nao me deslumbro com a beleza deste projeto, ainda mais no nosso pais onde tudo é feito pelas metades…

    Fico imaginando, se ficar tao belo quanto nas fotos, onde vao ficar os ambulantes com suas barraquinhas? Na foto 4 do mineirão onde mostra as escadarias ja vejo pessoas bêbadas deitadas, o fedor de urina na passarela, sujeira por todo o lado neste piso branco…

    Enquanto o pais nao colocar educação como prioridade vamos viver nesta “civilização” atrasada…

  • Marco disse:

    Chico,
    Ótima matéria, apenas uma correção: Campo Grande é no Mato Grosso do Sul (MS) e não no Mato Grosso (MT), como foi veiculado.
    Abraço.

  • Fabrício Melo disse:

    A torcida faxtítulo tem que comparecer uai, que negócio é esse de que os flamenguistas estão esgotando os bilhetes? O zeze cansou de pagar pesquisas, como a do Flamengo sendo a 2ª de Minas, agora ficou visível…

  • Tenho lá minhas dúvidas se as cadeiras de teatro sobreviverão às nossas educadíssimas torcidas! Será que vai ser assim mesmo????

    Outro detalhe, na quarta e quinta foto do Mineirão…Colocaram os torcedores bem separadinhos, no máximo 5. Como é pra propaganda, mais que isso seria arrastão pros estrangeiros…e não pegaria bem! (rs)

    Se América não abrir os olhos vai tem um estádio imponente e um time na segunda divisão no ano da inauguração. Abraço! Dá lhe zeroooo!!