Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Triste turno e a candidatura de Antônio Claret Nametala

 

* Triste turno

 

Com grandes clássicos estaduais o primeiro turno do Brasileiro termina domingo. Certamente o menos motivado será o nosso, em um estádio com torcida única, e com capacidade inferior a 20 mil pessoas.

Mas estes seriam os menores dos males, caso os dois times estivessem honrando as suas tradições no próprio Campeonato. Atlético e Cruzeiro, juntos, nunca foram tão mal na história da disputa; fora da lista dos 10 primeiros, e o Galo na zona do rebaixamento.

O Cruzeiro, atual vice-campeão, não percebeu que o time do ano passado não teria mais fôlego para brigar na cabeça em 2011. E ainda se desfez de jogadores importantes, como o lateral Jonhatan, o volante Henrique e agora o atacante Thiago Ribeiro e o zagueiro Gil.

O Atlético tinha ótimas perspectivas, com a manutenção do técnico Dorival Junior, que teoricamente começaria a atual temporada com um grupo montado, faltando poucas peças, que chegariam durante o Campeonato Mineiro, nos preparativos para o Brasileiro. Imaginava-se que na primeira rodada, todos soubéssemos a escalação do time titular com antecedência.

Foi exatamente o contrário, e o resultado é o que estamos assistindo.

 

Returno

 

A partir da segunda rodada os treinadores terão um pouco mais de tempo para trabalhar, já que os jogos serão apenas nos fins de semana. No Atlético, o preparador físico Carlinhos Neves terá tanto ou mais trabalho que o técnico Cuca, pois a condição física tem sido outro fator negativo do time até aqui.

O grupo é composto de bons jogadores, por isso, há esperanças de uma reação sustentável.

 

Foguete

 

O Cruzeiro aposta na recuperação do Keirrison, que foi um fenômeno às avessas: explodiu no Coritiba; contratado por uma fortuna pelo Barcelona, mas murchou, e não mostrou mais serviço em nenhum outro clube por onde passou. As razões, ninguém conhece. De repente, aquele futebol que o consagrou reaparece, para a alegria da torcida azul. Nossas montanhas fazem um bem danado.

 

Crescendo

 

Meu otimismo para o returno é extensivo ao América, que vem crescendo de produção. Mesmo na “Era” Mauro Fernandes, fez bons jogos, porém perdendo e empatando, o que provocou a queda do treinador e a lanterna do Campeonato.

Givanildo trouxe nova motivação, mudou a forma de o time jogar e mudou alguns jogadores de função.

Faltam agora as vitórias!

 

Candidatura

 

O ex-diretor de marketing do Cruzeiro, Antônio Claret Nametala tem recebido manifestações de apoio, até de onde não esperava, a uma possível candidatura à sucessão de Zezé Perrella.

Disse que está animado, mas que respeita muito o candidato já lançado, Gilvan de Pinho Tavares.

Não quer ser rotulado como candidato de oposição e sim, como uma alternativa para os conselheiros escolherem.

 

* Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã, no O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
21
  • Pois é… lá eles (as) são conhecidos (as) pelo próprio técnico como “cerejas”…

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Huuummm… Sei…

    Então o negócio lá é problema de “vaidade” e “meiguice”… rsrs

    Como diz o Emílio… “Os comédias”… rsrs

  • J.B.CRUZ: Vc falou, falou, falou e nada de responder minha pergunta! Tô esperando… Vc sabe a resposta? rsrsrsrsrs…

  • RPM disse:

    A candidatura do Clatet é um opção ao reinado dos Perrelas. Neutro, profissional. A massa cruzeirense merece esta opção, esta alternativa.

  • J.B.CRUZ disse:

    No CRUZEIRO não há inimigos, todos trabalham para o clube..Antônio Claret ou Gilson do Pinho Tavares, são duas células de um mesmo corpo..A quem quer que for entregue o cargo maior (presidente), estará bem entregue, os 2 são competentes para tal !!

  • ivan junior disse:

    O que tem no galo, digo, o que não tem (ou teve) foi administrações sérias e honestas. Se o trabalho do Elias Kalil tivesse tido sucessores á altura o clube hoje com certeza teria em sua histórias vários titulos brasileiros, libertadores e mundiais, mas infelizmente deixaram a coisa cair e, talvez daqui alguns anos o clube comece a se reerguer em materia de títulos importantes, desde que continue com uma boa administração.

  • miro disse:

    Pess oal o problema do atletico e do kalil.para ser um lider a pessoa tem saber o Que faz e fala mesmo indo contra o que ele quer.onde Ja se viu presidente ir na imprensa e mandar bater nos jogadores?.no atletico Vai ser o primeiro club onde jogadores derruba presidente

  • O falastrão J.B.CRUZ disse acima, entre outras arrogâncias que lhe são mais que peculiares: “… américa e atlético realmente nos últimos 10 anos, está deixando muito a desejar no âmbito nacional,mas, o cruzeiro não!!!! “. – Então me responda, se é que tem argumentos prá isso: nas participações na Libertadores durante 04 anos consecutivos (Parabéns por isso, é óbvio!), quem foi desclassificado em casa pelo Boca e São Paulo (tradicionalíssimos!), Once Caldas (o todo-poderoso da Venezula!), além de perder em casa esse título mais que cobiçado pela maioria dos clubes brasileiros, depois de ter “dado um baile nos hermanos na casa deles”? Resposta: seu time, meu caro senhor alienado, falastrão, arrogante, sonhador, iludido…, e outros adjetivos que bem cabem à maioria celeste!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Não conheço a história do Antônio Claret Nametala, mas mesmo sem conhecer, prefiro que seja ele o novo Presidente do Cruzeiro, do que o Dr. Gilvan.

  • Renato Paiva disse:

    Assino embaixo do que disse o Klaillton. É por aí mesmo.

  • J.B.CRUZ disse:

    calma pessoal!! colocar cruzeiro,atlético e américa no mesmo balaio de ruindade dio futebol mineiro, acho precipitado..américa e atlético realmente nos últimos 10 anos, está deixando muito a desejar no âmbito nacional,mas, o cruzeiro não!!!! neste novo século, aqui em minas o único clube que tem conseguido manter o nome do estado no cenário nacional em evidência, claro que é o cruzeiro..nem tanto o américa,mas o galo tem servido de chacota nacional a vários anos, por causa de administrações falaciosas e catastróficas..não se pode culpar jogadores,técnicos e torcida pelo mau momento do galo, e sim o mau gerenciamento..o futebol, dos esportes, é o mais imprevisível,não adianta fazer previsões antecipadas para este ou aquele time..neste campeonato mesmo, se vê clubes modestos, como avai,atletico goiás,ceará,figuerense, se destacando,justamente por manter a estrutura dos times(mesmos jogadores)ao longo do campeonato,ganhando ou perdendo os jogos, mas não perdem o entrosamento!!!!!mas particularmente no galo, acho que tem força extranha interferindo!!!é negatividade demais, sô!!!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    * a sua porta

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Acho que se a realidade batesse a sua porte, Tristão (triste com o Cruzeiro no aumentativo… rsrs), sua frase seria esta:

    O Galo nunca me decepciona e o Cruzeiro há muito tempo só me decepciona.

    Abraço! rsrs

  • Tristão Santana disse:

    O Cruzeiro as vezes me decepciona, mas o galo nunca. Fica Kalil! Fica Cuca!

  • ricardo braga disse:

    Desculpa mas vou discordar de você! Não seremos o clássico mais desmotivado. Motivos existem de sobra para ser mais um jogo muito disputado. Quanto ao público, teremos 17.000 pessoas e no final de domingo você poderá se surpreender quando ver que não foi o menor público entre os clássicos. Pensando ainda mais positivamente, vejo um clube que luta incessantemente para ser grande também nas conquistas, como nunca fez, mas não tem dado certo. Mas isso não tem sido o bastante para fazer o Atlético desistir desse caminho, por isso acho e espero que um dia dê certo. Outro ponto positivo: no ano que vem teremos um estádio moderno e novo e em 2013 teremos outro muito mais moderno e novo. Quem sabe isso já não será motivo de crescimento para o futebol mineiro!!!

  • José Dias disse:

    Chico,

    Dos times mineiros, o que acredito ter alguma melhoria é o América, pois não tem um grande desequilíbrio no elenco. Não tem jogadores excepcionais, mas não perdeu seus melhores jogadores, nem é tão carente em algumas posições como os outros times. Se o treinador acertar a mão, pode conseguir sair do rebaixamento.

    Entendo que o Claret seria uma nova opção para o Cruzeiro. Quem sabe um profissional envolvido no futebol não traga novas opções ao time, principalmente na parte de novas receitas e relacionamento com o torcedor.

  • Paulo Pereira da Silva disse:

    essa candidatura de antônio claret nametala ,só tem um cheiro:::aliança para tirar proveito no futuro,é claro e obvio que ele não será candidato nunca,é só uma balão de ensaio,para compor no futuro próximo!!!
    tá doidin pra armar com o gilvan,zeze,com o zé maria que é um ratinho e talvez até com o marcio atacado que é milionario e será o vice de gilvan de pinho.
    menos,menos e menos sr.antônio claret nametala,baixe a bolinha que tá bem murchinha.

  • bessas disse:

    Além do péssimo elenco dos dois times tem alguns pontos que precisão ser considerados, aliás já abortdados pelos colegas aqui mesmo.

    1º O assunto vencido da falta de estádio em BH. Não que os torcedores do interior não sejam apaixonados, mas o jeito de torcer da capital é diferente, vivenciam o dia a dia dos clubes.

    2º mesmo com o time capengando no campeonato Brasileiro de 2003 pra cá, excessão 2009, ainda assim a média de público pagnte do atlético está em torno de 25 mil por jogo no mineirão.

    3ºEm relação ao Atlético(time intinerante cada jogo num lugar)perdeu completamente a identidade com a torcida. Ninguem respeita mais, Todo time vem aqui em MG e encara de igual pra igual.A Arbitragem então nem se fala.

    4º A prova cabal do que estou falando é que apartir de 2012, com o Independência e apresença da torcida Cruzeiro e Atlético farão campanhas muito melhores.

    5º O atlético tem que parar de torrar dinheiro com medalhões que não dão retorno.Se é pra ver essa palhaçada que estamos vendo, aproveitem jogadores que queiram vencer na vida, da base, com custos uito menores.

    É obvio que não quero tampar o sol com a peneira, escondendo a incompetencia dos nossos dirigentes e a mediocridade do nosso time, mas são fatores que devem ser levados em conta.

  • Klaillton Saraiva disse:

    Já que o Anzhi contratou o Etoo, o Kalil poderia consertar a burrada que fez, repatriando o Diego Tardelli. Naquela época, era só dar um “cala boca” Tardelli teria ficado. Bem mais lucro do que gastar com um monte de gente sem retorno.
    O Atlético precisa de um diretor tipo bombeiro, apagador de incêndio. Não houve ninguém pra aparar as “arestas” entre Dorival Júnior e Ricardinho, Dorival Júnior e Diego Souza. Esses caras brigam, colocam suas vaidades acima do bem estar do clube, hoje todos sairam e o Galo no rebaixamento. Tá faltando liderança dentro e fora do time.

  • Marcos - DF disse:

    Já não tenho mais quinze anos, o período de ilusão já passou.
    Minhas desculpas, mas achar que o time do Galo tem bons jogadores é ilusão. A começar pelo goleiros, são fraquíssimos, e os laterais, existem?
    O grupo não tem nenhum jogador diferenciado e, para piorar a situação, um bando deles acha que é craque, ou seja, estão iludidos com eles mesmos.
    Serginho, Dudu, Daniel, André, Berola, Toró, Réver e, principalmente o patético Guilherme, são arremedos de craque, não vingaram. Temos ainda os jogadores com prazo de validade vencida, os Caios, Magnos, Ricks, Leandros e os Mancinis(queria poupá-lo pelo passado), que já estão decadentes.
    O que sobra? Somente a esperança dos torcedores…

  • Vou mais além: se for prá esse time, aliás, “amontoado” de jogadores entrarem em campo e não serem profissionais com vergonha na cara, o CAM poderia muito bem fechar seu departamento de futebol profissional e ficar somente com as categorias de base por alguns anos até zerarem a dívida do clube, e participaria de todas divisões até chegar novamente ao profissional… do jeito que está não pode ficar! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA…