Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Contra o esvaziamento, um alerta importante para os futuros clássicos!

Muito bom texto do Leonardo Moura, no site Guerreiro dos Gramados, sobre o clássico de domingo.

Só discordo em um ponto: a vitória em situações como essas, normalmente impulsiona em todos os aspectos, e vale demais da conta, tanto para um quanto para o outro.

* “O “esvaziamento” de um Clássico

     

 Por Leonardo Moura – GDG

 

No próximo domingo, teremos mais um Cruzeiro x Atlético-MG, com mando de jogo alvinegro e torcida única. Nem com as duas torcidas os times seriam capazes de voltar aos bons tempos de outros Clássicos.

Amigos leitores, todos sabem que Cruzeiro x Atlético-MG vai muito além das quatro linhas. Assim, vou fugir um pouco do meu padrão e colocar minha visão do Clássico do próximo final de semana.

De um lado, um presidente muito falador, que contrata dezenas de jogadores para todas as posições, fica vendendo a imagem de “clube sem dívidas” mas, nos últimos anos, o time sempre fica na metade de baixo da tabela.

Do outro lado, existe um presidente também falador, já em clima de final de mandato, que vende os bons jogadores porque “precisa manter o clube” contrata um bando de reforços fracos, que nos últimos anos até ganhou alguns estaduais, mas não vence nenhum título de expressão.

De um lado, um time que prometia muito para a torcida pelas contratações realizadas, mas que está em péssima fase, derrotas em cima de derrotas e revivendo a ameaça de rebaixamento.

Do outro lado, um time que prometia muito pela manutenção da espinha dorsal do elenco, mas que está em má fase, alterna vitórias com derrotas e não sai do meio da tabela.

De um lado, um técnico que só conhece derrotas desde que foi contratado, tenta tirar leite de pedra para fazer o time jogar bem e buscar as vitórias que precisa.

Do outro lado, um técnico que começou com bons resultados, mas que já acumula derrotas e desconfiança de todos, por causa do fraco futebol mostrado.

De um lado, um elenco cheio de jogadores que não rendem em campo, mesmo com salários em dia e estrutura de trabalho.

Do outro lado, tirando algumas poucas exceções, também existe um elenco cheio de jogadores que não rendem um futebol de nível.

Todos sabem quais os times que se encaixam nas descrições acima. Basta ler com calma, porque nada do que está escrito é mentira ou invenção. Tudo é a mais pura realidade – infelizmente, para ambas as torcidas.

Para mim, será um dos piores Cruzeiro x Atlético-MG dos últimos anos. A motivação dos dois times, e das duas torcidas, honestamente, é muito pequena, é muito modesta, se comparada à grandiosidade do Clássico.

E se o Cruzeiro vencer? Tudo bem, são mais três pontos e uma segunda-feira cheia de piadas, mas isto não vai valer muita coisa, se este time não for Campeão e nem se classificar para Libertadores.

E se o Atlético-MG vencer? Também valem pontos e piadas, mas vai adiantar alguma coisa, se o time for rebaixado para Segunda Divisão?

E pensar que este jogo já reuniu grandes técnicos, grandes jogadores, as duas torcidas no mesmo estádio, grandes disputas de pontos e classificações – a pura essência da rivalidade.

Hoje, com este futebol nivelado por baixo, a rivalidade fica restrita apenas às torcidas – e para piorar, apenas uma vai ao campo.

Estão enfraquecendo Cruzeiro x Atlético-MG por todos os lados. É uma pena.

Abraços a todos.

* http://www.guerreirodosgramados.com.br/colunistas-cruzeiro/leonardo-moura/3973-o-qesvaziamentoq-de-um-classico


» Comentar

Comentários:
36
  • Alisson Sol disse:

    Audisio: o site da Veja não publicou isto. Um dos blogueiros da revista é que repetiu uma informação que tem como origem… o site do Atlético-MG (link). Estranhamente, segundo o site do Atlético-MG, a pesquisa teria sido feita pelo IBOPE e Datafolha sob encomenda da Globo (link).

    Mas, a realidade é um pouco diferente…

    No único lugar no site da Globo onde se fala de pesquisa sobre pay-per-view até agora, são divulgadas duas pesquisas diferentes, uma do Datafolha, e outra do Ibope (link). Nem vou comentar o resultado contraditório das pesquisas, mas o fato de que o que era “uma pesquisa” agora são duas, e nenhuma parece oficial da Globo.

    Vamos aguardar, pois em breve o “Campeonato do Gelo” das pesquisas de pay-per-view vai ser decidido…

  • Marcos 2011 disse:

    O resultado mais justo para o clássico de amanhã seria um empate. E empate de zero. Não é justo o Atlético ganhar com essa falta de comprometimento e vontade dos jogadores que compõem o elenco. Vai que o Atlético ganha e alguns torcedores mais exaltados, no calor do clássico, irão chamar o Galo de ‘seleção’, de ‘galo forte’, de time ‘da massa’, esquecendo-se da ruindade do seu time. Vai que o Cruzeiro, que é um time tão ruim quanto o rival, ganha e no calor do clássico, os cruzeirenses mais exaltados irão falar em ida à Libertadores de 2012 e voltarem com essa de ‘Barcelona sulamericano’, e que o time não é ruim, estava vivendo uma fase ruim.
    Dese a era dos pontos corridos do CB só houve apenas um empate entre os dois. E no primeiro clássico dos pontos corridos. Nos demais jogos houve 4 vitórias galistas e 9 vitórias azuladas. No caso de amanhã o empate estará de bom tamanho.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    E não é que o “poeta” voltou atrás e agora já disse que é candidato à reeleição ??

    Deus ouviu minhas preçes !!! rsrs

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" disse:

    Concordo contigo Emílio…

    Temos que agilizar logo esse encontro da galera do Blog…

    Antes do final do Campeonato…

    Senão, vai que o Atlético Mineiro cai pra SEGUNDONA, aí que não vamos ter esse encontro nunca… rsrs

    Quanto ao nosso colega Dudu GALOMAIO, ultimamente tá mais pra “moderador” do que pra “comentarista”… rsrs

  • Paulo Pereira da Silva disse:

    A Coletiva do Kalil foi realmente uma comédia. Enquanto ele Alexandre Kalil,continuar a preocupar e só falar de Cruzeiro,nosso Galo não anda,precisamos entrar no PRUMO.

  • Adalton disse:

    Penso o seguinte: – todo jogo vale três pontos no Brasileirão
    – torcida nem venda de pay-per-view não ganha jogo
    – a torcida do Atlético , principalmente a de BH e redondezas ,precisa analisar com maior frieza, pelo menos de vez em quando ,esses times fracos que são montados (Vejam que até hoje muitos lamentam as saídas de Tardelli e Obina ..são bons jogadores e não craques); é preciso pensar maior minha gente. Eu tb sou Atleticano, moro no interior, e aqui nós temos um senso crítico muito alto, e desde o começo do ano já duvidávamos de muitas das contratações atuais. Todo mundo sabe disso e o Galo precisa colocar isso em prática, senão nunca mais vai ganhar nada de expressão: todo time vencedor tem que ter união, maioria de jogadores novos, mesclados com alguns veteranos, jogarem mais em bloco, com maior aproximação um do outro; forte marcação no meio-de-campo, com proteção da zaga, laterais que saibam sair rápido para o jogo, com dois atacantes, um mais rápido e outro de área. E o time atual e os dos últimos anos não tiveram essa estrutura tática.

  • J.B.CRUZ disse:

    CRUZEIRO X ATLÉTICO, sempre será grande CLÁSSICO…Espera-se um grande jogo com placar elástico….4 x 1…..

  • Alisson Sol disse:

    Paulo: ninguém está divulgando a tal “pesquisa” simplesmente porque é mais uma ficção criada pelo site do Atlético-MG, que cita o Datafolha e a Rede Globo como “fontes”, mas nem o Datafolha e nem a Rede Globo divulgaram tal pesquisa. Como a credibilidade do site do Atlético-MG já está afetada por terem criado há alguns anos uma tal “pesquisa da USP” sobre torcidas que depois a USP negou que tivesse feito, apenas os “repetidores automáticos” de notícias estão repetindo esta informação.

    Agora, você está 3 dias atrasado. Assim que o Atlético-MG foi desclassificado da Sul-Americana, eu já citei que iam começam a espalhar mais esta “pesquisa” (link). Citei também que esta pesquisa não é a de “final de ano”, divulgada oficialmente via ESPN, SporTV, etc. (link). E, por fim, que encontrar quem já respondeu tal pesquisa avise-me: estou precisando de um trevo de quatro folhas…

  • miro disse:

    desaparecimento do Marcao de varginha: explicacao.o ano passado cm em todos anos e tal Que o atletico vai ganhar tudo.mas ao passar dos meses ele Cai na realidade.o ano passado antes da queda do luxa ou depois nao sei precisar Qdo ele disse que so voltava a momentary aqui Qdo o deu time voltasse a ganhar,cm isso nao aconteceu ele sumiu.esse ano com as contratacoes do Sr kalil ele apareceu de novo com as mesas conversas.o Galo Vai tudo etc e tal.nao tal de sumir de novo Marco?

  • audisio disse:

    O site da revista Veja publicou o resultado dos maiores vendedores de Futebol vendido em circuito fechado, ou seja “Paper View” no Brasil. Para surpresa até da própria revista o Atlético Mineiro se encontra com a quarta posição atrás somente de Flamengo, Corinthians e São Paulo e na frente do Palmeiras e do seu rival local, o Barcelona da Américas, Cruzeiro Esporte Clube.
    É impressionante a força deste clube. Isso apesar da péssima fase, de 40 anos sem títulos. Realmente a tradição centenária faz muita diferença. O maior ganhador de Títulos na Argentina é o Independiente com sete libertadores e vários títulos locais, porém, isso não o faz o maior clube da Argentina, pelo impacto social e de mídia que representam as lendas esportivas do Boca Junior e do agora rebaixado River Plate. Compreende-se agora porque os adversários secam tanto este Atlético das Minas.
    Se este clube com resultados pífios no terreno esportivo consegue se transformar neste tsunami de apelo popular, continuando a conquistar inexplicavelmente milhões de novos fãs e ser este fenômeno de comunicação e de mídia, imagine se começar a ganhar dentro dos gramados o que já está ganhando fora dele!

    Segue a lista da revista Veja desta semana dos maiores vendedores do Paper View.

    1º lugar – Flamengo – 16,28%
    2º lugar – Corinthians – 12,28%
    3º lugar – São Paulo – 8,36%
    4º lugar – Atlético Mineiro – 7,17%
    5º lugar – Palmeiras – 7,08%
    6º lugar – Cruzeiro – 6,66%
    7º lugar – Vasco – 6,43%
    8º lugar – Fluminense – 5,40%
    9º lugar – Grêmio – 5,21%
    10º lugar – Inter – 4,87%
    11º lugar – Botafogo – 4,19%
    12º lugar – Santos – 2,84%

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    ohh CM,
    vamo aproveitar esse calor ai.. agilizar a cervejada do blog..
    hehe..
    Né, Dudu mala sem alça e Clayton boleiro???
    abs!!!

  • Fernando Melo disse:

    Mais uma vez, discordo do Kalil, jogar no Ipatingão não foi uma estupidez. O problema são as contratações e a falta de disciplina administrativa. Tem que contratar jogador que tenha amor pela camisa, que trabalhe e produza. Tem que ter alguém pra disciplinar e cobrar dos atletas dentro e fora do campo. Não é só contratar e jogar no melhor CT, tem que fazer os caras jogarem. O Emanuel levantou a questão com muita propriedade ontem: O Dudu Cearense tá passeando em Vespasiano, é “murrinha” e não quer jogar no Galo.
    Não seria melhor ter reformado com o Tardelli, ao invés de contratar Patrick, Toró, Cambalhota etc. Borges e He man ficaram bom tempo sem clube. Éder Luis também teria sido uma boa. Gilberto Silva declarou vontade de retornar. Faltou umka boa conversa com o Diego Souza. Na série B tem muitos laterais. Teríamos que ter um goleiro mais experiente, o Neneca deu sopa. Falta um camisa 10 com bom chute e armação, tem clube que tem 2 ou 3, nós nenhum. Tem que ter mais visão na hora de contratar. Tem que pensar mais na instituição e na torcida, que enxerga esses problemas o tempo todo, mas ninguém ouve.

  • Antônio Márcio Guedes da Silva disse:

    Chico, na entrevista do Kalil ele afirmou em alto e bom som que:
    “Não faço nada para a torcida, só faço para mim e para MEU time” e estamos vendo o Sr, Ricardo Teixeira nos desmandos da CBF tratando a seleção como se fosse propriedade dele. O que o Alexandre Kalil afirmou não é da mesma qualidade de atitude arbitrária, prepotente e inaceitável que a do mandatário mor do futebol brasileiro e consequentemente digno de todo o repúdio?

    – Belo Horizonte – MG

  • Fernando Melo disse:

    O Kalil disse ontem que o Galo vai muito bem, melhor que antes. Ele ainda não aprendeu, se dentro de campo vai mal, tudo tá mal. “Tudo como dantes no quartel de abrantes”, dispensaram dois que não foi contratado. Tudo bem o Giovane Augusto teve muitas oportunidades e não foi bem, mas e os outros amebas, que vieram a peso de ouro? Porque jogadores veem pra cá e não jogam nada e em outros clubes arrebentam?

  • Paulo Pereira da Silva disse:

    Caiu um Toró em BH

    O Atlético-MG dispensou o lateral-direito Patric na semana passada. E, de acordo com o que falou o presidente Alexandre Kalil, na entrevista coletiva que concedeu na tarde de ontem, o ala foi apenas o primeiro de uma lista de “seis ou sete”. E são eles: o atacante Wendel; o meia Giovanni Augusto; o volante Toró e o lateral-esquerdo Guilherme Santos, além do meia Leleu e do lateral-direito Roger, que voltam para o time Juniores. Situação no Galo já ficou mais que incômoda.

    Que o Cruzeiro no domingo,seja o ponto de partida,para um novo GALO!!!!

  • julio campos disse:

    tudo conversa fiada, quem ganhar vai valorizar a vitoria, quem perder vai chorar, futebol é isso.

  • Marcos 2011 disse:

    O clássico de domingo seria muito melhor de se ver se não fosse a ruindade dos dois. Triste ver o Galo na zona de rebaixamento e o Cruzeiro pedindo para ir até lá também. A ganância por dinheiro e poder do sr. Perrella e a demagogia do sr. Kalil estão ajudando a piorar ainda mais as coisas.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    o gente o Kalil é um comedia mesmo..

    atelticanos, voces tem um titulo agora: maior receita que o Cruzeiro!!!

    pelo amor Deus, que cara comédia…

    uhasuhuhsuauhsuhauhsuhashahhsuahu

  • Paulo Pereira da Silva disse:

    quinta-feira, 25 de agosto de 2011
    Partida é, novamente, adiada
    A partida entre Contagem e Arsenal, que a princípio seria disputada no último domingo, foi adiada para a noite desta quarta-feira. O motivo foi que o gramado do Estádio Frimisa, em Santa Luzia, estava marcado para a prática do Futebol Americano.

    O jogo, que seria realizado na noite desta quarta-feira, foi novamente adiado porque o gramado do estádio estava, novamente, marcado para a prática do Futebol Americano. O árbitro Cleisson Veloso Pereira é radicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Mineira de Futebol (FMF). Segundo o site oficial da FMF, o departamento de futebol encaminhará a súmula do jogo para o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

    O grande destaque do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão é o União Luziense, que está no Grupo C, ao lado de Contagem, Democrata de Sete Lagoas, Betim e Arsenal. Nos três jogos disputados, a equipe venceu as três e é a única equipe com mais de uma partida e 100% de aproveitamento.

  • Paulo Pereira da Silva disse:

    O Osvaldo Faria pai do Bob Faria da TV Globo (que Deus o tenha em bom lugar) sempre dizia em seus comentários,se um cavalo ganhar uma corrida,é sorte,duas coincidência,se ganhar a terceira:pode apostar no cavalo,porque o cavalo é bom!!!!!!!

    Essa remarcação do jogo valido pela Segunda Divisão de Profissinais (segunda vez) entre Contagem x Arsenal,ficou parecendo CIRCO.

    Agora a FMF,publica em seu SITE o seguinte:

    O árbitro Cleisson Veloso Pereira decidiu adiar a partida entre Contagem x Arsenal, marcada para hoje (24), às 20h30m no Frimisa, devido às marcações inadequadas do campo.
    O Departamento de Futebol encaminhará a súmula do jogo para o Tribunal de Justiça Desportiva.

    Isso meus amigos é o fim picada….pior que nossos dirigentes,assinaram o ATESTADO DE BURRICE,dando moral pro PRESIDENTE da FMF,mais alguns anos MAMANDO!!

    Um amigo que é profissional na area esportiva me disse outro dia que Paulo Schetino,foi o unico Delegado da história da Polícia,que nunca colocou um TRABUCO na mão,nunca mais nunca colocou o trabuco na cintura.

    É muito fraco esse Presidente da FMF e alguns de seus assessores.

    CRUZ CREDO.

    Marcaram o jogo duas vezes e o GRAMADO da Frimisa,continuou marcado para uso de FUTEBOL AMERICANO.

    O pior que no sabado ultimo ocorreu uma partida de Futebol da Segundona,com marcação para futebol americano.

    Quem quiser tirar dúvidas,é só acessar no site da FMF e ver os gols do jogo do Luziense.O GRAMADO ESTAVA MARCADO PARA FUTEBOL AMERICANO.

    http://www.fmfnet.com.br

  • Toninho Pires disse:

    Sobre o clássico: já faz algum tempo que alguém falou que o clássico é um “divisor de águas”. Se um time está mal, caindo pelas tabelas, basta vencer pra ganhar motivação e começar a arrancada.
    Simple assim.
    O Sr. Roberto Abras (Itatiaia) é mestre em pregar “essa verdade”.
    Gostaria de saber quando e quantas vezes isso aconteceu.
    Na minha opinião deveriam mudar o nome do jogo.
    Ao invés de SUPER CLÁSSICO, deveria se chamar ” CLÁSSICO MOISÉS, o divisor de águas”, ficaria melhor não?
    Proponho outra enquete: quantas vezes, nos últimos dez anos, o Roberto Abras usou a palavra ” REABILITAÇÃO” se referindo ao Atlético?

  • ricardo braga disse:

    Meu Deuz! Seguindo esse raciocínio os dois times nem precisam jogar mais nenhum jogo pois pode não valer nada se…motivação é o que não falta nesse jogo!! E no domingo comparem os publicos de outros clássicos e verão que os 17.000 do galo não será o menor público dos clássicos apesar do pequeno estádio fora de BH. Prefiro ser otimista e valorizar Minas, sem ser cego ou bobo. Até porque não vejo nenhum cronista do eixo “perder” tempo conosco. O Atlético apesar de tudo está organizado e muito diferente do passado, quem diz isso são os profissionais que passaram por lá ou que estão lá. O importante é que o Clube está tentando ano após ano, por isso acredito. Seria mais fácil desistir não é mesmo?

  • Com relação ao clássico que se aproxima, e considerando que o Cuca ainda não teve o gosto de uma vitória sequer comandando o maior de MG, domingo próximo é uma excelente oportunidade prá que ele possa comprovar as palavras do Kalil, quando de sua apresentação: “… se tem algúem que conhece o Galo, esse algúem é o Cuca, pois, quando esteve à frente do Cruzeiro ele estudou o Atlético, conhece tudo do Atletico…”. Se não fosse assim, o Cuca não teria aceito o convite de treinar o CAM, isso dentro da lógica!
    – Quem viver, verá…
    – Galo: prá frente e prá cima, sempre!

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    respeito…
    mas nao concordo…
    cruzeiro e atletico sempre foi e será um clássico de arrepiar. não por que somos mineiros, mas é com certeza o maior clássico do brasil…
    vale lembrar que no mineiro, foram 3 grandes clássicos, nesse de agora não será diferente!!!
    único pesar ainda fica por conta da torcida única. mas pelo fator segurança, ainda sim é a melhor opção…
    mas se na arena, cabem 20 mil e o clássico é de torcida única, no independencia, com capacidade para 25 mil, como será???
    clássico é classico, e as unhas váo se perdendo, os frios na barriga começam a partir do apito inicial. isso vale patra quem estará no campo e para quem assistir de casa!!!
    e que vença o maior de mg…
    zerooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    Mas se na Arena, cabem 20 mil e o clássico é de torcida única, no Independencia, com capacidade para 25 mil, como será???

    Clássico é classico, e as unhas váo se perdendo, os frios na barriga começam a partir do apito inicial. Isso vale patra quem estará no campo e para quem assistir de casa!!!

    E que vença o maior de MG…

    Zerooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  • bessas disse:

    Estou cansado dessa ladainha e ela vai continuar no Independência que tem capacidade só para 25 mil pessoas. A PM, MP, clubes e FMF passa recibo de incompetentes ao não dar segurança as duas torcidas. Para facilitar colocam torcida única em nome da segurança.

  • Fernando Melo disse:

    Más arbitragens, péssimas apresentações, crises da mídia, pressão da torcida.
    Certa vez a torcida do Galo boicotou as vitórias reapareceram, quem sabe não era hora de dar um gelo e não comparecer ao estádio. Se pressão é uma das desculpas dos atletas, que reajam.

  • Francisco Barbosa disse:

    O que esperar do futebol de um Estado em que um jogo oficial da FMF (Contagem x Arsenal) nao ser realizado pelo motivo da marcação do campo de jogo.

  • audisio disse:

    Discordo. se o Barcelona das Américas estive lá em cima diria que seria isso e aquilo. Valem os mesmos tres pontos e se o Cruzeiro é assim tão superior veremos no Domingo!

  • Daniel disse:

    Muito bom texto que relata a realidade atual das duas equipes e mostra futuros um pouco nebulosos para ambas mas como sou otimista sempre penso em quem vence o classico da uma quinada para frente no campeonato e entra com força o segundo turno e que acontece o contrario com quem perde vamos aguardar apesar dos pesares é o maior classico de estado e tem muita história

  • Paulo Koller disse:

    Chico, nesta palhaçada que virou (ou voltou a ser?) o futebol mineiro, só se salvam os torcedores. Viu o link da coluna do Lauro Jardim, sobre venda de pay-per-view?

    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/futebol/mineiros-entre-os-primeiros-no-pay-per-view/

    Aliás, qual seria a audiência dos mineiros se, por exemplo, o Galo não estivesse nesta posição desonrosa em 5 dos 7 últimos campeonatos de pontos corridos (não conto o ano do rebaixamento)? Ou se, de uma hora para outra, passasse a ser vencedor como o Inter, que, há 7 anos, só ganhava título gaúcho?

    Ou se o Cruzeiro tivesse mantido a eficácia de 2003? Ou vencido o Brasileirão do ano passado e a Libertadores de 2009?

    Há algum tempo, uso este seu espaço para defender a tese de potencialidade dos nossos clubes. Morro de “inveja” de cidades como Porto Alegre e Milão, que náo têm os times com as maiores torcidas dos respectivos países (obviamente, cada cidade com sua realidade social e econômica – na Itália, a maior torcida é da Juventus de Turim, apesar da força econômica de Milão), mas se impõem (como tem que ser) como grandes centros de futebol.

    O que chateia? É que BH teria todo o potencial de se transformar em um pólo de excelência e competitividade futebolística. E a dupla RapoGalo ignorando esquemas, árbitros mal-intencionados, mídias bairristas, sendo referência internacional em termos de futebol. Lamentável.

  • Alisson Sol disse:

    O Leonardo Moura tem o direito à opinião dele. Mas comete um erro na sentença “Basta ler com calma, porque nada do que está escrito é mentira ou invenção“.

    Focando na análise que ele faz do Cruzeiro, ele tem a opinião de que era “um time que prometia muito pela manutenção da espinha dorsal do elenco“. Prometia para alguns que, e aí tenho de concordar com o Dudu Galomaio, são “iludidos” por resultados em jogos que não valem nada, contra times “idem”. Em Dezembro do ano passado eu já havia escrito aqui que 2011 seria um ano difícil para o torcedor do Cruzeiro, em um comentário que pode ser resumido em 3 sentenças (link):
    – Cuca não era técnico para Libertadores;
    – A diretoria do Cruzeiro parecia perdida.
    – Era preciso utilizar jogadores das categorias de base.

    Evidentemente, está provado que eu não tenho influência alguma no Cruzeiro, pois mantiveram o treinador, a diretoria continua perdida, e o time seria bom, para um “Campeonato Sênior”.

    Ironicamente, o post do Chico em Dezembro/2010 era sobre “profetas e profecias”. Agora, em Agosto/2011, estamos vendo muita gente em blogs e comentários começar a profetizar como vai ser o ano dos clubes. Deviam ser mais precavidos e esperar o próximo Dezembro, pois aí podem fazer “previsões certeiras”.

  • Paulo disse:

    Porqye será que até agora ninguém da imprensa mineira não divulgou a matéria abaixo?
    Se fosse o timeco falido já estariam publicando diariamente,ex: maior torcida, 4ºelhor do mundo, etc…
    Mas como é o Galo e a massa???

    FORÇA DA MASSA

    Apesar de apenas brigar contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro pelo segundo ano consecutivo, o Atlético-MG continua tendo o apoio de sua torcida, seja no estádio ou em seja casa. De acordo com pesquisa feita pelos institutos Datafolha e Ibope, o time mineiro é o quarto que mais vende pay-per-view no Brasil.

    A informação foi divulgada no site oficial do Atlético-MG.

    Veja a classificação e a tabela de jogos do Brasileirão

    Segundo a pesquisa, somente Flamengo, Corinthians e São Paulo, reconhecidamente as três maiores torcidas do país, vendem mais pacotes de transmissão do Campeonato Brasileiro do que o Atlético-MG. O levantamento aponta a equipe alvinegra responsável pela venda de 7,17% dos pacotes. No valor pago para a transmissão do Brasileirão, um valor é destinado à venda do Pay-Per-View e nas temporadas 2011 e 2012 o clube mineiro vai receber o quarto maior valor no quesito.

    Siga o Twitter do iG Atlético-MG e receba notícias do time em tempo real

    E não é apenas de casa que o torcedor atleticano tem acompanhado os jogos de sua equipe. Se o Atlético-MG não aparece entre os times com melhores médias de público, por conta da reforma do Mineirão, a equipe alvinegra tem uma taxa de ocupação próxima dos 80%. Em nove partidas como mandante, o Atlético-MG vendeu mais de 120 mil entradas das 150 mil que foram colocadas à venda.

    Veja os cinco times que mais vendem pay-per-view, em porcentagem de participação:

    Flamengo – 16,28%
    Corinthians – 12,28%
    São Paulo – 8,36%
    Atlético-MG – 7,17 %
    Palmeiras – 7,08%

    Fonte:

    http://esporte.ig.com.br/futebol/apesar+da+fraca+campanha+atleticomg+continua+muito+prestigiado/n1597172328266.html

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Excelente texto este do Leonardo Moura !

    Ótica de quem vê o futebol como ele é de fato, como ele está. E não, como a gente gostaria que fosse, ou por uma ótica embrigada pela paixão.

    Parabéns ao Leonardo Moura, por tão bem expressar a realidade atual medíocre do futebol mineiro !

  • Prietto disse:

    Pois é!

    Enquanto isso, todos aguardam a entrevista do Kali que, finalmente, resolveu por a cara na janela. Só espero que não seja para mais uma sessão de bravatas, como lhe é peculiar. Queremos solução (e não “soluções” burlescas e fantasiosas) para a situação do time no campeonato.
    É triste constatar que o técnico Cuca, por exemplo, nesse ano não venceu sequer uma partida pelo brasileiro: nem pelos azuis, nem pelo Galo.
    É triste constatar, por exemplo, que três técnicos já dirigiram o time e não houve acerto com nenhum deles. Todavia, a diretoria vai repetindo a mesma fórmula equivocada, cometendo o mesmo erro, mas esperando que os resultados sejam diferentes.
    Ao que parece, todos devemos estar errados: torcedores, técnicos, comentaristas etc.- e a diretoria está certíssima em prosseguir com suas fórmulas mágicas para contratação e manutenção do elenco.
    Onde isso pode chegar? Temos um destino certo: segundona!
    Ir ao estádio ano que vem gritar “vamo subir Galo”!?: me incluam fora desta!!!

    Saudações!

  • Leandro Alves disse:

    Quanto tempo em Chico! sempre tenho passado por aqui mas não estava comentando, porque gostava mais quando os poust não eram tão moderados e podiamos debater com mais rapidez os poust colocados, por exemplo agóra vc coloca o poust e os comentários demoram 3a 4 horas para serem colocados, sei que não é culpa sua mas bons tempos aqueles.

  • Aldemário Ferreira Filho disse:

    Muito bom o texto. E para comprovar como o futebol mineiro está decadente, o Internacional sagrou-se bi campeão da recopa sul americana. Mais um título para a galeria colorada que já ganhou todos os campeonatos e torneios possíveis e imagináveis. O Rio Grande do Sul dá uma surra em Minas no futebol.
    Enquanto isso vivemos no picadeiro do circo armado pelos Perrelas, Kallil e FMF. Triste o futebol em Minas.