Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Só agora os deputados despertaram para o transporte até o Independência

Muito interessante este release enviado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Porém, só uma curiosidade: faltando poucos meses para a reinauguração do Independência, só agora vão discutir a questão viária até lá?

Confira:

* “Assembleia pretende discutir acesso ao estádio Independência” A poucos meses da reinauguração do estádio Raimundo Sampaio, mais conhecido como Independência, no bairro Horto, em Belo Horizonte, as atenções agora se voltam para a questão do acesso ao local. Com capacidade ampliada de 10 mil para 25 mil torcedores, o estádio terá apenas 422 vagas de estacionamento. Em visita ao estádio nesta segunda-feira (21/11/11), deputados da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais falaram da possibilidade de realizar uma audiência pública para discutir o assunto com a BHTrans, empresa que gerencia o trânsito na Capital.

SIGA O CHICO MAIA NO TWITTER E NO FACEBOOK:

http://www.twitter.com/chicomaiablog

http://www.facebook.com/pages/Chico-Maia/158667527560111


» Comentar

Comentários:
11
  • Guilherme disse:

    Eu espero que todos os problemas relatados sejam resolvidos até a inauguração do estádio. Já eu não vou ter esse problema rsrsrs moro do lado =D um passo já tô em um dos mais modernos estádios do mundo!

  • Marcos disse:

    É por essas e outras que Minas só regride ao invés de progredir…

  • pedro bozzolla disse:

    Sugestão para o pessoal da BH Trans: peçam demissão! BH não suporta mais vocês e suas “medidas paliativas”. Sou belohorizontino e atleticano e me dou o direito de sentar o sarrafo, um amigo meu (também belohorizontino) cruzeirense sempre fala comigo: aqui em BH o lema é “devagar, porém mal feito”. Não sei se os internautas se lembram, mas quando começaram com o papinho do Independência, as “otoridades” diziam que haveria um estacionamento embaixo do campo… cadê o estacionamento subterrâneo? Cadê a linha de metrô que chegaria até o Mineirão para a Copa? Cadê os corredores de BRT que seriam 8 ou 9 e que agora viraram 2… nós merecemos os políticos que temos. Só para lembrar: o nosso prefeito, fomos nós que elegemos; nossos deputados, fomos nós que elegemos; nosso governador, fomos nós que elegemos; nossos senadores, fomos nós que elegemos; nossos vereadores, fomos nós que elegemos. O resultado de anos e anos de péssimos políticos é esse engôdo que somos obrigados a engolir.

  • bessas disse:

    Sugestãopara BHTRANS
    Ônibus exclusivos saindo do centro (Praça 7) até a Silviano Brandão( com desembarque rápido no Chef Túlio). Os ônibus além de serem baratos (R$1,00)faria o percurso direto em 15 minutos, voltando imediatamente para nova viagem.Dessa forma 35 ônibus seriam mais do que suficiente. Com este tempo de viagem e o preço desencorajaria as pessoas de usarem seus carros até o estádio. Além desta iniciativa juntamente com o metrô resolveria o problema.

    Infelizmente por causa de uma meia duzia a PM teria que fazer a escolta destes ônibus para evitar brigas,depredações, roubos etc.

  • Renato Paiva disse:

    Sr. Pedro,
    Só estou fazendo constatações. Nada contra o Independência. Muito pelo contrário. Morava na Floresta e fui a vários jogos lá a pé. Adorava ir aos jogos!
    Espero, sinceramente, que estes problemas sejam solucionados para que este investimento todo do Estado não sirva apenas ao América. Isso seria um grande desperdício do dinheiro público. Era melhor manter o Independência como antes, pois atendia perfeitamente à torcida do Coelho.
    Pelo que sei, o Estado está enfiando esta grana toda lá no Independência para atender ao CAM e ao CEC. O América já era muito bem atendido.
    Abs.

  • clauber disse:

    Realmente essa é de doer. Tem hora que prefiro pensar que os caras são de uma inteligencia ultra acima da média e eu pobre mortal sou extremamente burro. Depois falam em projetos. E pensar que o projeto inicial foi orçado em 50.000.000,00 e já beira os 130.000.000,00. Alias esse questionamento sobre o transito eu poderia te lo previsto porque no projeto original faltou orçar o alambrado e a grama do campo. ÊH Brasil……

  • pedro disse:

    sr. renato,
    caso os torcedores da duplinha sintam saudades de sete lagoas, que seus times voltem para lá.

  • Daniel Lanza disse:

    Esta deveria ter sido a maior preocupação deste o início do projeto.

    Na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, que tem capacidade para 20 mil torcedores, o estacionamento do estádio tem capacidade para mais de 1000 veículos e ainda existem outros estacionamentos particulares. O acesso é fácil, próximo a duas rodovias que ligam Sete Lagoas a BH. Ainda assim existem problemas.

    O Independência tem capacidade para 25mil torcedores, 5 mil a mais que a Arena, e apenas 422 vagas. As vias de acesso são estreitas.

    BH tem que se preocupar em disponibilizar e incentivar o uso de ônibus e metrô. O problema que já sabemos como ficam os ônibus em dia de jogos em BH. Ônibus lotados, assaltos e brigas dentro dos veículos, torcedores “surfando”, acionando janelas de emergência e PM parando ônibus por questão de segurança…

    Será que o transporte público continuará péssimo como na época do Mineirão? Espero que não.

  • Renato Paiva disse:

    Como já falei aqui antes, o negócio é ir à pé subindo aquelas “ladeirinhas” depois de encostar o carro na Silviano Brandão. Torcer para achar vaga lá e tomar cuidado para não esfolar o queixo nas vias de acesso devido à sua inclinação.
    Lembro a todos que sempre criticaram a Arena que sua capacidade é de 20 mil pessoas e no seu entorno há, pelo menos, 3 mil vagas de estacionamento, sendo 1.100 do estacionamento oficial (apesar de o site da ADEMG falar em apenas 600) e outras 1.900 em terrenos vizinhos. Além disso, a principal via de acesso é uma avenida bem larga, em pista dupla, que contorna toda a cidade (uma espécie de anel rodoviário de BH).
    Por outro lado, o Independência tem 25 mil lugares, 442 vagas de estacionamento no total (já que não existem terrenos vagos nos arredores) e vias bem estreitas de acesso. A vantagem, como bem disse o Aldemário, é que o metrô chega relativamente perto.
    Em resumo: muita gente vai sentir saudades da Arena, mesmo enfrentando 60 km de BR040.
    De qualquer forma, penso que a realização dos jogos em Sete Lagoas foi muito positiva para divulgar a cidade. Tenho a certeza de que teremos sempre a visita de vários torcedores que não conheciam a cidade e passaram a ser seus frequentadores. Não é qualquer cidade do interior do Brasil que recebe cerca de 20.000 turistas (em jogos de CRU, CAM e AME) por semana. Abraços a todos!

  • Aldemário Filho disse:

    Dá pra ir de metrô (trem de superfície metropolitano) até bem próximo do independência, anda-se pouco, já fiz isso algumas vezes e não chega a ser desgastante.

  • Alisson Sol disse:

    É exatamente isto que, quando se conta no exterior, ninguém acredita, e a gente fica com cara de mentiroso. Vá lá que no exterior os estádios também muitas vezes não tenham estacionamento. Mas a diferença é que isto é intencional, por vários motivos:
    – Evitar a “confusão na vizinhança”, antes, durante, e depois de eventos;
    – Gerar uma área de escape ao redor do estádio onde exista espaço livre para circulação dos veículos de emergência (algo difícil, principalmente em cidades velhas de Europa, se as ruas estiverem entupidas de carros);
    – Escoar as pessoas rapidamente depois do evento.

    Para atingir o objetivo de escoar as pessoas rapidamente, os metrôs depois de eventos são geralmente gratuitos, com as roletas abertas para se evitar qualquer “gargalo”. Próximo às estações de metrô ao longo da linha de acesso ao estádio há estacionamentos, que os usuários podem usar gratuitamente caso usem o metrô para ir ao evento. Em alguns casos, isto ocorre também em estações de ônibus. E, finalmente, há uma estação do metrô ao lado do estádio.

    Tudo coisas que, evidentemente, dava para se ter pensando ANTES de se reformar o Independência. E agora? Vão fazer exatamente o que?