Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Clubes paulistas estão com dificuldades para renovar patrocínios

BMG não renovou com o São Paulo; Fiat só renovou com o Palmeiras até o Campeonato Paulista; Hypermarcas fez o mesmo com o Corinthians. Mesmo assim, grana deles é mais do que o dobro dos nossos.

Está na Folha de S. Paulo: 

* “Dinheiro contado”

Quatro dos principais clubes do país penam para fechar patrocínios máster de camisa para 2012, e perda pode chegar a R$ 115 milhões

Conseguir uma empresa que aceite pagar o valor pedido pelos clubes para estampar sua marca na camisa se tornou uma tarefa árdua.

Quatro dos principais times do Brasil passam por dificuldades para achar um investidor. Flamengo, Palmeiras e São Paulo começarão a disputar os campeonatos neste início do ano sem contrato de patrocínio firmado.

O Corinthians tem acordo com a Hypermarcas que terminará após o Paulista e teme não conseguir anunciante para o restante do ano.

A renda de patrocínio esperada pelos clubes juntos é de cerca de R$ 115 milhões no ano. Mas cada equipe tem peculiaridades que atravancam a chegada de investidores.

O Palmeiras poderá estrear no Estadual neste fim de semana usando a marca de sua ex-patrocinadora, a Fiat.

O clube tenta fazer um acordo com a montadora até o término do Paulista, a pedido da Adidas, sua fornecedora de material, que ainda possui muitas camisas estampando “Fiat” nas lojas.

A marca quer vender os uniformes para não perder investimento, e o clube aceitou retomar as negociações com a empresa, que havia rechaçado permanecer no time.

“Estamos conversando para fechar logo por um pouco mais de R$ 3 milhões”, diz o presidente Arnaldo Tirone.

Esse imbróglio, porém, impede que o Palmeiras encontre um novo anunciante. O clube quer receber pelo patrocínio máster da camisa cerca de R$ 20 milhões por temporada -a Fiat pagou R$ 26 milhões por um ano e meio.

O valor do patrocínio também é empecilho para o Flamengo. O clube passou quase 2011 inteiro sem patrocinador porque não encontrava quem aceitasse pagar sua pedida (R$ 30 milhões) e se vê na mesma situação agora.

Em 2011, só obteve patrocínio por meio da agência de Ronaldo, a 9ine. A Procter & Gamble pagou € 5,625 milhões por quatro meses.

A Traffic, parceira do clube no caso Ronaldinho e que tem direito a percentual sobre o patrocínio de camisa, não gostou da participação do ex-jogador no negócio e agora tenta arrumar um novo anunciante para o clube.

O São Paulo, após perder o patrocínio do BMG, que pagava R$ 25 milhões por ano, não tem esperança de conseguir um parceiro tão cedo.

“Estamos conversando com algumas empresas, mas acho que vai ficar para depois do Paulista”, afirma Julio Casares, vice-presidente de marketing do São Paulo.

O clube do Morumbi pretende fechar patrocínios pontuais durante esse período.

O fim do Paulista também é a data em que o Corinthians irá correr atrás de um novo parceiro. O contrato com a Hypermarcas, de R$ 40 milhões por ano, termina após o Estadual. O clube já recebeu a sinalização de que a empresa não deverá renovar seu contrato de patrocínio.

Desde o fim de 2011, o departamento de marketing do clube busca substituto para ocupar os lugares da Hypermarcas no uniforme do time. Até agora não conseguiu.

Uma das possibilidades estudadas pelo Corinthians é negociar o patrocínio nos uniformes junto com os naming rights do Itaquerão.


» Comentar

Comentários:
2
  • Aurélio disse:

    Eu sempre achei esses valores de patrocínios pagos aos times paulistas exorbitantes. Aposto que fizeram dívida com uma grana que ainda não possuem (patrocício de 2012). O Flamengo queria 30 milhoes, como se um clube desorganizado e avacalhado desse despertasse o interesse de alguma empresa em patrociná-lo.

  • Marcos 2012 disse:

    Dos campeonatos estaduais o campeonato paulista é o único que ainda está em alta. Esse campeonato é um resumo do campeonato brasileiro. Os QUATRO principais times de SP possuem juntos nada menos que 27 títulos nacionais, 7 títulos da Libertadores e juntos são hexacampeões mundiais. Isso sem contar que os times menores(Portuguesa, Guarani, Ponte Preta, São Caetano etc) também são bastante fortes.
    Quanto ao nosso campeonato mineiro, dos participantes quando muito tem apenas o Cruzeiro de time grande, já que o Atlético de hoje em dia virou time médio a exemplo do América. Os demais clubes estão no nível de Copa Itatiaia…