Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Situação do Independência é parecida com a da Arena do Jacaré em 2010

Tudo que está acontecendo hoje em relação ao estádio Independência, ocorreu quando a Arena do Jacaré estava para ser reinaugurada, em 2010.

A promessa era para fevereiro ou março, aí passou para “depois da Copa” e em 15 de julho houve o primeiro jogo.

Mas o estádio ainda estava em obras, os Bombeiros e Ministério Público determinaram a capacidade de público para menos de 10 mil pagantes, as condições de trabalho para a imprensa eram as piores possíveis, jogadores reclamavam do gramado e outros fatores que conspiravam para manter o torcedor longe de lá: distância de Belo Horizonte, estradas ruins e a ruindade dos nossos times, exceção ao América, que conseguiu voltar à Série A nacional em 2010.

E tome porrada daqui e dali, até que baixou aquele sentimento: se o estupro é inevitável, relaxa e goza!

Vamos ver como será o desfecho da nova novela do futebol e das autoridades mineiras.

O jornal O Tempo fez mais uma reportagem interessante sobre essas obras, hoje, pelo Felipe Ribeiro e Cândido Henrique Silva.

Pelo menos, essa falta de certeza quanto ao cronograma serviu para uma coisa: o governo do estado não vai jogar dinheiro fora com a seleção da CBF.

Trazê-la para uma reinauguração não somaria nada; pelo contrário, só subtrairia dos cofres públicos.

Confira: 

* “Independência. Estádio perdeu chance de ser inaugurado pela seleção por receio de não ficar pronto a tempo”

O medo de passar vergonha

CBF havia dado duas datas no mês de fevereiro para o time canarinho jogar no estádio do Horto

foto_26012012220209

A CBF havia disponibilizado os dias 22 e 29 de fevereiro para que a seleção brasileira estivesse em campo na inauguração do novo Independência. A Secopa, porém, ficou receosa de não conseguir entregar o estádio neste período, o que acabou sendo confirmado, na última quarta-feira, pelo secretário extraordinário da Copa, Sergio Barroso.
A informação, apurada por O TEMPO  com pessoas de forte influência no futebol mineiro e brasileiro, é que houve medo de receber um jogo de grande exposição nacional e mundial. Ainda que o estádio do Horto ficasse pronto antes das duas datas, haveria um sério risco no que diz respeito aos problemas que envolvem a parte operacional. 

Preocupação

Demora-se seis meses para operacionalização

No fim do ano passado, em entrevista exclusiva a O TEMPO, o secretário extraordinário da Copa, Sergio Barroso, falou sobre a necessidade de, pelo menos, seis meses para se operacionalizar um estádio.
O secretário, à época, referia-se ao Mineirão e fazia um alerta aos paulistas, que pretendem inaugurar o estádio Itaquerão em fevereiro de 2014, menos de seis meses antes do início do Mundial.
No entanto, esse conceito pode ter feito Barroso repensar sobre uma abertura pomposa do estádio Independência. Ainda mais depois de mais duas semanas de atrasos nas obras, segundo o secretário, por causa das chuvas de dezembro.
“Há algo que as pessoas não se preocupam, mas que me deixa preocupado. É que, depois que se entrega a chave do estádio, demoram seis meses mais para que esteja tudo pronto para o jogo”, comentou Barroso à reportagem em novembro de 2011.
“Quando alguém diz: ‘O meu estádio vai estar pronto em fevereiro de 2014’, é preciso pensar. Vai demorar mais seis meses para operacionalizá-lo. Vai ficar pronto em setembro. Eu não ouço muito isso. Operacionalizar um estádio é complexo. Esse assunto pode pegar no Brasil. No Mineirão, isso já está definido”, comentou.

Os testes

O que identificar e solucionar antes de grandes jogos

Ingressos
O Estatuto do Torcedor diz que todos os ingressos devem ser numerados e que cada presente deve ocupar o assento correspondente ao número do bilhete.

Acesso às cadeiras
É preciso um estudo antes de grandes jogos para definir quantas pessoas podem entrar em cada portão. No Independência, são seis.

Segurança
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros têm que inspecionar o estádio e liberar laudos para determinar a capacidade adequada das cadeiras.

Acesso ao estádio
a das cadeiras.
É preciso colocar em prática o novo plano de trânsito no entorno do Independência.

* http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=194165,OTE&IdCanal=3


» Comentar

Comentários:
3
  • Robson disse:

    Resumindo: Vai ficar muito pior que nossa Arena do Jacaré. Se os bombeiros realmente interditarem essa area, vai caber quase a mesma qtde de pessoas que na Arena e sem lugar para estacionar. Isso é uma beleza para 7L. Vamos continuar tendo jogos aqui por muito tempo……

  • Clayton Batista Coelho - "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista-BH" disse:

    Essa situação, é o retrato fiel dos “comandantes” do Futebol Mineiro atualmente…

    Depois, acham ruim que os times do Rio e São Paulo, ganham cada vez mais torcedores, espaço na mídia, melhores verbas, melhores patrocínios…

    Mas, quem trabalha em causa própria, jamais conseguirá atender a maioria.

  • J.B.CRUZ disse:

    O certo é que não temos mais mão-de-obra qualificada..Dinheiro tem, mas cérebros criativos ainda não foram usados…Teorias de mais,práticas de menos..Temos especialistas para tudo, mas o que eles fazem é explicar algo de maneira confusa de tal modo, que faz você pensar que a confusão foi sua…….