Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Presidente da Sky diz que Fox Sports quer preço “salgado” para entrar em sua programação

Do caderno Mercado, da Folha de S. Paulo:

* “Presidente da Sky dispara contra Fox Sports e nova lei da TV paga”

Para Luiz Eduardo Baptista, Ancine quer exercer ‘controle soviético’ e inconstitucional sobre setor

Executivo afirma que resistência da operadora em incluir Fox Sports nos pacotes se deve a ‘preço salgado’

A deia era anunciar o Sky Online, novo serviço da operadora de TV por assinatura -uma espécie de videolocadora para os tempos de web, em que o cliente aluga e compra conteúdo pela internet.

Feito isso, o presidente da Sky, Luiz Eduardo Baptista, agarrou a oportunidade para disparar contra dois alvos.

A Ancine (Agência Nacional do Cinema) entrou na mira por regular a nova lei da TV paga, com pontos “inconstitucionais”, disse Baptista ontem à imprensa.

A partir de abril, o setor ganha novas normas. Uma das mais barulhentas prevê que os canais sejam obrigados a rechear o horário nobre com cotas de programação nacional e independente.

Para Baptista, o presidente da Ancine, Manoel Rangel, nada mais é do que “um ex-produtor independente com viés de controle parecido com o que tinha na URSS”.

Ele define Rangel como “o cara que não é Pelé e não joga em time nenhum” -inapto, pois, a comandar o jogo.

O objetivo declarado da nova lei é dar um empurrão na produção nacional. Baptista diz que a medida será ineficaz por se tratar de uma imposição -e de produtos nem sempre de qualidade. “A diferença entre remédio e veneno é a dose. A dose que Rangel quer é inaceitável.”

O bolso do assinante, continua ele, vai coçar com a obrigação de incluir mais canais brasileiros nos pacotes.

“Você acha que a conta não vai ser repassada para o consumidor? É óbvio que vai.”

A agência disse que aguardaria a publicação da reportagem para rebater as críticas.

Em recente entrevista à Folha, Rangel disse que a Sky tem “postura extrativista em relação ao mercado brasileiro”, preocupada com a “maximização de resultados econômicos”. A atitude, segundo ele, é coerente com a “tradição de ser um grupo americano de controle de mídia”.

Baptista também falou sobre a resistência da Sky em inserir a Fox Sports em seus pacotes. Para ele, a contenda se resume ao “preço salgado” que a Fox estaria cobrando.

Segundo Baptista, o valor é 20 vezes maior que aquele que as operadoras pagam pelo Speed. A Folha apurou que o preço da Fox Sports seria de R$ 1,50 por assinante (a Sky tem cerca de 13,5 milhões).

Um obstáculo à estratégia da Fox, que tenta convencer gigantes do setor a trocarem o Speed, outro esportivo do grupo, pelo novo canal.

Baptista compara a Fox Sports ao passageiro que chega atrasado ao aeroporto e demanda o lugar de quem comprou passagem há um ano.

De acordo com o canal, o preço “não é indicador de dificuldade na negociação com as operadoras” -prova disso seria o acordo já fechado com nove outras operadoras.

A Sky diz que os lados deverão chegar a um acordo. Um trunfo: a Fox Sports detém o direito da Taça Libertadores.


» Comentar

Comentários:
6
  • rair disse:

    espero que isso se resolva logo ,pois quem paga o pato somos nos os consumidores

  • Gilmar Osorio disse:

    Caro Sr. Luiz Eduardo Baptista, o senhor realmente acredita que está enganando alguém com essa estória de “Preço Salgado” ?
    A verdade é que o Senhor não tem voz nenhuma diante das decisões da “Poderosa Rede Globo”.
    E se eles mandaram o Senhor ficar caladinho no seu canto e não aceitar condição alguma da Fox para incluir o fox sports na grade de programação da Sky, é exatamente isso que o senhor vai fazer… afinal de contas o senhor não passa e uma peça decorativa nesse contexto.
    Como diz a expressão popular: Quanto mais você se agacha, mais aparece a bunda… E como o senhor vive agachado, a Globo faz o que quer com o que está à mostra.
    Não ter o Fox sports na grade da Sky ( pelo simples fato de que a Fox foi mais competente que a Globo nessa negociação ) é uma afronta e um desrespeito aos clientes da Sky.
    Um desrespeito tamanho que não me resta outra alternativa do que cancelar a minha assinatura, que atualmente está em 314 reais, e comprar uma Az América e passar a ter tudo de graça.
    Sr. “Presidente” da Sky, a organização que o senhor preside poderia alcançar expressivos resultados se tivesse homens de verdade no seu comando.
    Minha sugestão: PEÇA PRA SAIR!

  • mauricio disse:

    o projeto de lei proposta acima é o maior regresso da história da liberdade de expressão no brazil desde a ascenção da ditadura militar basicamente ela vai permitir que toda a programação seja controlada por alguem ligado ao governo ou seja o governo através da ancine irá controlar a programação da tv fechada.não a maior prova que o brasil esta fazendo o que fizeram na avenezuela e argentina uma facada na liberdade das pessoas de assistir o que quiserem,eu como brasileiro conciente não vou permitir que a liberdade morra para um orgão que devia preservar essa liberdade.isso é um projeto de carater AUTORITÁRIO E DITATORIAL e cada brasileiro(a) que gosta do livre arbitro e do direito de ver o que bem quiser peço que apoiem a liberdade como:falem com os amigos,escrevam artigos no jornal,falem nas radios e escrevam artigos nos sites da internet lembrem-se somos uma democracia que é o governo do povo e nenhum partido,politicos ou agências podem ser maior que a vontade das pessoas comuns.o que eles querem que vejamos big Brothers,novelas,domingões do faustão ou horas de iurd eles querem nos tornar ignorantes e controlavéis

  • Eu já assinei Sky porque não suportava mais assistir a TV Brasileira. Agora eles querem empurrar goela baixo esse lixo para nos que pagamos por uma Tv de assinatura que nem grande coisa eh?

    Desse jeito não da!

  • Vinícius disse:

    O penúltimo parágrafo diz tudo: “o preço “não é indicador de dificuldade na negociação com as operadoras” -prova disso seria o acordo já fechado com nove outras operadoras”. E o último é a prova cabal da dissimulação da Sky/Globo:”A Sky diz que os lados deverão chegar a um acordo. Um trunfo: a Fox Sports detém o direito da Taça Libertadores.”A Globo tem duas coisas que seguram sua audiência: Novela(que o povo ainda aceita) e Futebol, que ela tenta segurar de todas as formas. Inclusive chegou a apoiar a implosão do Clube dos 13. E como diz Andres Sanches:”A Globo é Gangster”

  • Emilio Figueiredo disse:

    por isso o Cruzeiro nao quiz participar da libertadores esse ano.. nao ia ter como os torcedores assistir, rsrs

    na tv a cabo tb nao esta passando…

    e ai vai ser so a dupla flamerda e curintians