Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Abaixo o pessimismo e mau humor!

Está na hora de darmos um tempo no pessimismo e mau humor que tem imperado no futebol mineiro nos últimos tempos. De um ano para cá baixou uma “síndrome do cachorro vira-latas” (Ave Nelson Rodrigues!) nas maiores torcidas mineiras que dá medo.

Tudo bem que a imprensa tem boa dose de culpa nisso, mas na verdade, vivemos  uma via de mão dupla. Com o contato direto com o público, proporcionado pela facilidade de acesso aos vários meios de comunicação, redes sociais principalmente, as relações mudaram bastante entre os chamados “formadores de opinião” e os consumidores da notícia.

A via ficou com fluxo mais forte a favor dos milhares de leitores, ouvintes e telespectadores que não se intimidam e nem pensam duas vezes para escrever e manifestar a sua própria opinião, normalmente dando porrada no seu próprio time.

De repente, o Cruzeiro, vice-campeão brasileiro 2010, tornou-se o “pior dos piores”, e está brigando para “não cair”.

O Atlético, campeão invicto estadual, depois de 36 anos, vence pela primeira vez a Ponte Preta, em Campinas, um time que chegou às semifinais do Campeonato Paulista, atropelando candidatos ao título Brasileiro, mas parece que empatou ou perdeu.

Qualquer jogador contratado ou ventilado, “não vale nada”, e se o “clube tal” liberou é porque o sujeito tem algum problema.

Cuca “é burro” e deveria ter sido substituído por Levir Culpi; Celso Roth é “burro também”, além de “retranqueiro”.

Tinga, com 34 anos? Está velho, por isso o Inter o deixou sair! O uruguaio Fórlan? Se vier é porque “está bichado”, e seria uma “loucura” gastar a fortuna que estão falando!

Jô? É “cachaceiro”!

Ora, ora, senhores! Calma porque se não tivermos pensamento positivo e não fizermos força, não serão paulistas, cariocas ou gaúchos que farão por nós.

Cada Campeonato é uma história e a vida segue. Se Atlético e Cruzeiro quase foram rebaixados ano passado, não podemos, já nas primeiras rodadas, entrar nessa onda derrotista porque isso pega.

O Fluminense escapou por milagre em 2009 e foi campeão brasileiro em 2010.

A torcida do Corinthians tinha a mania de agredir jogadores depois de qualquer fracasso, mas aprendeu que aquilo só ajudava a fundar mais ainda o barco. Ano passado, com um time milionário (Ronaldo, Roberto Carlos e cia., foi eliminado da Libertadores antes da fase de grupos pela Tolima. Contrariando todas as previsões, a diretoria não demitiu o técnico Tite e ele conseguiu ser campeão brasileiro, e sem as estrelas, que se mandaram.

Está na moda dizer que time para ser campeão precisa ser “equilibrado”. Acredito nisso também. Se tiver pelo menos um craque ou quase craque, para fazer diferença, melhor ainda.

Não vejo Atlético e Cruzeiro tão inferiores aos seus concorrentes como a maioria dos que me escrevem veem. Têm deficiências sérias, como os demais também têm, e estão correndo atrás para minorar essas lacunas.

Dia desses estive com o Dario, o “Dadá – Peito de Aço”, que me contou detalhes do time campeão brasileiro de 1971, mas dá para resumir tudo numa frase: “era um time solidário, sem nenhum craque, mas de uma união fora de série”. E em esportes coletivos isso é o que conta: ambiente!

Não estou dizendo que temos times prontos para brigar na cabeça, mas torço que aconteça. Para isso, temos que ser otimistas e acreditar. Se merecem vaias, que sejam vaiados, depois do mau resultado consolidado. Até então, é preciso adotar o lema gaúcho: “desistir, nunca”.DUKE

A charge do genial Duke, hoje, no Super Notícia, expressa bem o que eu disse agora no blog. 

É a defesa mesmo! 

Ao ver o Chelsea campeão europeu, depois de retrancas memoráveis, “goleadas” de 1 x 0 ou “1 x 1” e vitória nos pênaltis, bem disse, o Luiz Neves, diretor do Dominó, o grande time da cidade de Bonfim: “o conceito de que a melhor defesa é o ataque foi pro beleléu! A melhor defesa é a defesa mesmo!”.


» Comentar

Comentários:
49
  • Johnny disse:

    Caro Flavio J

    Tomara que vc esteja certo, torço pra que aconteça, porém o Galo atualmente é zebra. Se rolar, o chopp é mais que bem vindo.

    sds

  • Caro Flavio J, bão ??

    Nervoso não sô !!

    Preocupado, isso sim !!! E muito por sinal… rsrs

    Abraços

  • Alexandre do Vale disse:

    Parabéns Chico, é bom ler textos como este e observar o quanto provocante foi. O pessoal saiu pro embate, li todos os comentários, inclusive dos idiotas-doentes de plantão. Aqueles que menosprezam e diminuem o que não tiveram competência de ao menos chegar á final do Campeonato Mineiro, quando ganham comemoram como se fosse a Champions League, quando ficam pelo caminho, chamam de campeonato rural. Que dó, que dó.
    Todos tem direito de escrever o que pensam, todos tem direito de discordar de quem quer que seja, baixar o nível das discussões ou partir pro lado pessoal NÃO. Quando não gosto ou não concordo com algum leitor ou de jornalista, simplesmente ignoro, inclusive tenho ignorado um monte por aqui. Abraço a todos…..

  • Flavio J disse:

    Jonny , no fim do ano vamos vem que tava certo , galo esse ano no minimo libertadores leva!!

    depois eu chamo vc p tomar um choop e comemorar junto …. não leve tão a serio o futebol , é somente uma válvula de escape para o dia a dia !!! se perder um dia no outro ganha !!!

    To feliz com o Galo , sou atleticano e gosto sempre de torcer …. o time mostrando raça basta !!!!

    Claytin … vc pode ficar preocupado mesmo ….. rsrsrs…. ja ta nervoso antes do campeonato começar direito…rsrs

    Esse ano p vcs sair da zona do rebaixamento vai ser a sina!!!
    …. vc que reclamou tanto dos perrelas vai implorar a volta dele

  • Raws disse:

    Dudu bom dia!
    Discordo em parte, pois na minha opnião o Elias foi melhor pelo fato de que o Nelson tirava 30 litros de leite da vaca porém depois chutava o balde, digo isso pelos desmanches dos times que ele montava, lembra do Sergio Araujo e logo para o Flamengo? E vários outros exemplos inclusive o time de 1971. No mais penso que muitos deram sua contribuíção, uns mais outros menos mas o problema maior do Galo e que até hoje nos causa sofrimento foi a subtração por muitos e que contou também com a omissão ou participação do conselho. Abraços.

  • Thiago disse:

    Eu estou assustado com as galináceas, elas andam se bicando credo em cruz isso ai é fome … de titulo só pode.

    Bem acho q o Chico tem razão agora esta iniciando o campeonato, vamos esperar 10 rodadas que é quando os técnicos dizem que vão ter seus times mais bem entrosados, ai se não tiver ganhado muita coisa eles vão reclamar do elenco, vão reclamar dos juizes, vão reclamar do cansaço e no final vão passar vergonha na torcida e continuarão ganhando seus 150,200 mil reais por mes até a diretoria mandar embora e pagar mais o restante do contrato porque rescindiu, ou seja, SE OS DIRIGENTES DOS TIMES MINEIROS CONTINUAREM COM ESSA ADMINISTRAÇÃO MEIA BOCA VÃO SEMPRE TER TIMES MEIA BOCA E CONTINUAREMOS A CHORAR E LAMENTAR MAIS UM ANO PERDIDO.
    SÓ P LEMBRAR: o time do fluminense não tem nem CT mais tem time, CRUZEIRO E ATLETICO TEM OS MELHORES CTS DO PAIS E NÃO TEM TIME. TÔ MENTINDO AQUI, SE TIVER ALGUEM ME CORRIGE.
    SE A TORCIDA NÃO VAIAR AGORA, E RECLAMAR E PROTESTAR AGORA, NO FINAL NÃO VAI ADIANTAR FAZER NADA DISSO.

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    DUDU, este time que cito abaixo, montado na era do Elias Kalil, que na verdade por não ter dinheiro em caixa, mandou o Barbatana subir com a base em 1977, também era um timaço e foi base para o time vice do brasileiro de 80, garfado pelo wright em 81 e hexa-campeão rural em 1982, época que os estaduais eram muito mais valorizados, até mesmo mais que o Brasileiro.
    João “Peru” Leite; Alves (Miranda), Osmar Guarnelli (Batista), Luizinho (Osmar Guarnelli – Luizinho – melhor dupla de zagueiros de área que até hoje vi no Galo) Jorge Valença; Toninho Cerezo, Paulo Isidoro, Chicão, Palhinha (o velho); Catatau, Reinaldo, Éder Aleixo, Renato Dramático.

  • Caro Johnny,

    Aqui é complicado meu brother…

    Se somos realistas, nos consideram pessimistas.
    Se somos otimistas, nos consideram lunáticos ! rsrs

    Mas gostei da sua observação. Uma coisa é a pessoa discordar do nosso comentário. Outra coisa, é a pessoa ter a necessidade de baixar o nível, apelar com palavrões ou ofensas pessoais, só pra tentar impor uma opinião contrária a nossa como verdade absoluta.

    Oxalá todos tivéssemos a mesma postura educada que vc tem !

    Abraços

  • Dudu GALOMAIO - BH disse:

    Vendo o comentário do Johnny aí em cima, me fez lembrar uma coisa.
    Comecei a acompanhar o Galo ainda molequinho, em 1986 (primeira vez que fui ao Mineirão) e tinha 7 anos de idade.
    O time do Galo era fortíssimo. Foi eliminado do Brasileirão nas semifinais pela surpresa do campeonato, o timaço do Guarani de Campinas, que tinha dentre outros o jovem talentoso Marco Antônio Boiadeiro, o ótimo zagueiro Ricardo Rocha, o matador Evair, o espetacular ponta esquerda João Paulo e o goleiraço Sérgio Neri, além do Catatau (ex-Galo).

    Pra vocês terem uma idéia ou relembrarem, o meio-de-campo do alvinegro neste meu primeiro ano de Mineirão era Elzo, Zenon e Éverthon, simplesmente 3 jogadores de seleção brasileira, além de Luizinho, Sérgio Araújo, Paulo Roberto Prestes e Renato Morungaba.
    Em 1987, time mais forte ainda. Campeão do 1º e 2º turno do brasileiro.
    Durante anos eu vi times fortes e competitivos do Galo. E isto na gestão do Nélson Campos.
    Muitos dizem do Elias Kalil. Como sou mais novo, o melhor presidente do Galo desde que o acompanho é o Nelson Campos (inclusive era o presidente em 1971).
    Eu só fui ver um time mais fraco do Galo em 1992, quando o presidente já era o Afonso Paulino.

    Quem dera voltar no tempo e ter um presidente que pensava grande, como pensava o Nélson Campos (que devia ter seus defeitos, claro, mas sabia montar times fortes e competitivos).

  • Johnny disse:

    Caro Flavio J.

    Primeiramente, vc como partipante de um fórum de opiniões, poderia aprender a respeitas opiniões diferentes, sem ofender ou diminuir o opositor de idéias. Segundo, vc nao me conhece, então nao haja como um babaca.

    Seu argumento é MEDIOCRE:

    “Kalil pode ser o que for mas ta suando sangue para tentar acertar … isso já basta ….muito fácil criticar quando ta fora ….”

    De boas intenções o inferno ta cheio. Se o Kalil trabalha muito, ele TRABALHA MT MAL. Tem 4 anos como presidente de um time, e não conseguiu montar NENHUM TIME VENCEDOR, nem ao menos COMPETITIVO.

    Mais uma pérola que vc soltou:
    “Melhor um kalil da vida do que um ziza não concorda ?”

    Por que nivelar por baixo? Eu quero é o Atletico vencedor de 71. Pra mim Kalil e Ziza são identicos, no que se refere a conquistas. Eu quero é um presidente no nível de Nelson Campos.

    Sobre seu último argumento:

    “acho que o caminho é esse … melhor errar tentando acertar do que ficar criticando e não acrescentando nada”

    Vc acha que o CAM chegou a esse fundo do poço, onde parte da torcida acha que ser melhor que o Ziza já está otimo por que? Por esse comportamento mediocre, acomodado, esse argumento ridiculo “melhor errar do que criticar” etc etc. O GALO se apequenou, e torcedores que se apequenaram com ele, tem culpa no cartorio. Mt mais os que criticam, cobram, e querem o Atletico MG grande, de outros tempos.

    Finalizando, se não gosta de mim, ou das minhas posições, não tente argumentar com acusações pessoais.

    Eu não quero e nao gosto do Atletico como está. Quase a dez anos na prateleira de baixo do futebol brasileiro, acumulando fracassos e vexames. Mas se vc gosta das coisas como estão, continue apoiando o filho fracassado do Sr. Elias Kalil.

  • Caro Chico,

    Respeito suas colocações, mas acho que há uma diferença em ser pessimista e realista. Vc mesmo em tópicos anteriores já falou sobre a “realidade” dos times mineiros e principalmente do Cruzeiro.

    Da minha parte, tento ser realista e quanto ao momento atual do Cruzeiro, com certeza estou pessimista sim !

    Otimismo só, não vai fazer o Marcos e o Diego Renan jogarem bola !
    Otimismo só, não vai fazer o Wellington Paulista virar goleador !
    Otimismo só, não vai fazer o Marcelo Oliveira deixar de ser cismado !
    Otimisto só, não vai fazer o Éwerton e o Charles jogarem bola !

    E, deixar de falar das verdades sobre a situação atual do Cruzeiro, só porque temos que valorizar as coisas de MG em detrimento ao famoso eixo Rio-Sampa, isso sim que seria um reconhecimento do complexo de vira-latas.

    Não é porque eu sou Cruzeirense, que eu tenho que ver e salientar só as coisas boas do Cruzeiro e encobrir as mazelas.

    A gente ser enganado por uma Diretoria e jogadores, é uma coisa. Agora, querer ser enganado por eles é completamente diferente.

    Como geralmente falo por aqui, torcedor é aquilo: “A mão que hoje afaga, amanhã apedreja” ! ( E vice-versa ).

    Eu realmente venho esperando já há um bom tempo algo de positivo pra poder destacar no Cruzeiro, mas tá difícil…

    Na minha modesta opinião, o Cruzeirense que estiver otimista com o time pra esse ano, com isso que está aí, tá mais pra lunático do que otimista. Ou então, fala uma coisa mas pensa outra. Lembrando que, esta é somente a “minha” opinião. É claro que existem outros torcedores que pensam diferente.

  • Paulo disse:

    Chico, permita-me registrar, pelo menos sobre o Atlético:

    – A torcida, historicamente apaixonada e “cega” pelo seu amor, finalmente está “acordando” e entendendo que seu papel também é não se contentar com pouco e ser mais ativa, mais crítica, mais combativa (no sentido crítico, e não-violento da palavra);

    – Sempre critiquei neste espaço a baixíssima autoestima do atleticano (obviamente não todos) que já aplaudiu num passado não tão distante um “Márcio Mexerica” como salvador da pátria. Finalmente a torcida começa a ser mais exigente;

    – Valdo, ex Galo e ex Cruzeiro disse (corretamente) uma vez algo mais ou menos assim: para ser ídolo no Cruzeiro, precisa-se fazer 10 partidas ótimas; para ser ídolo do Galo, basta não se fazer 10 partidas ruins;

    – O Atlético fatalmente (pela sua grandeza, pela sua torcida, pela sua força) sairá desta fase de não ganhar títulos de expressão nacional ou internacional. Mas o ATALHO passa por uma evolução de senso mais crítico do torcedor (que, como disse acima, finalmente esteja acontecendo);

    – Acho que precisamos “virar a página” sim, mas aquela história da última rodada do Brasileirão de 2011 foi muito mal-explicada. Percebo muita indignação no ar por causa daquilo (convenhamos: não é um tipo de pancada que se esquece rapidamente);

    – O grupo de jogadores ainda transmite a (parte do) torcedor atleticano aquela sensação de “deja vu”, quando, se cismarem, vão derrubar outro técnico;

    – O presidente não perde a empáfia, mas não tem sido “ecoado” pela torcida. Falou “demais” pós-titulo mineiro, mas foi (relativamente) pouco repercutido.

    Isto tudo para se dizer: o atleticano está cansado de ser (mal) tratado. Por jogadores mercenários, dirigentes lamentáveis, parte da mídia que minimiza lamas no clube, etc. etc.

    No lado azul, acho que a irritação deve-se ao fato de um clube tão bem estruturado há 4, 5 anos, de uma hora para outra, virar mais um “quebrado” (como assim?) na praça. Não se fala com todas as letras, pois teme-se processos por calúnia e difamação, mas desconfia-se que o patrimonio do clube tenha sido…bem… deixa pra lá.

    De repente, esta postura “realista” de ambas torcidas talvez os faça ter boas campanhas neste ano.

  • Márcio Luiz disse:

    E falando em pessimismo o repórter setorista do Galo há 42 anos, uma verdadeira “ave-de-mau-agouro” chamado Roberto Abras já está “escalando” o Corinthians para o confronto de domingo contra o GALO no “Caixotão Alvinegro”. A toda hora ele faz questão de dizer que o Corinthians VAI VAIR COM O TIME PRINCIPAL insinuando que o GALO não terá condições de enfrentá-lo.

    Uai, o cara é setorista do GALO e está “escalando” o time paulista??????

    Quero ver se nós dermos uma ferrada nos gambás no domingo, o que esse URUBU vai dizer. Provavelmente já vai procurar algum tabu NEGATIVO para o próximo jogo contra o Bahia. Cruzes.

  • MAURICO SERRANO: O campeonato mineiro deste ano conquistado de maneira invicta pelo eterno maior de MG, é o mesmo campeonato que o radicado celeste mutante “conseguiu” em 2011… e para seu deleite, os clubes finalistas são àqueles que melhores “administraram” para chegar à final, isso em condições normais de temperatura/pressão… Respondido? Felicidades…

  • – Ainda com relação aos diversos campeonatos, todos (eu disse TODOS, sem exceção!) são importantes para os clubes que foram campeões, pois, se não for assim “encarado”, perde-se a graça de tê-lo disputado entre várias agremiações: bastaria “dar o título” à qualquer um, por sorteio, sem a necessidade de disputá-lo. Ou alguém aí tem outra “fórmula” de um clube ser campeão, sem a necessidade de disputar algum campeonato?

  • O que pudemos observar são comentários constantes desmoralizando e “aplaudindo” a ineficácia do Campeonato Mineiro; bem lembrou um leitor que disse acima que em outros centros (RJ,SP e RS), um clube “grande” ficou de fora da decisão estadual; logo, entendo que nesses centros também se pratica um campeonato estadual do mesmo patamar que o nosso, porém, eles próprios sabem valorizar seu estadual não denegrindo sua imagem…
    – Quando o radicado mutante celeste levanta o caneco estadual, é tido como um campeonato importantíssimo, digno até de se fantasiarem com a dita “tríplice coroa”, e quando os demais ganham é “rural, não vale nada, nada acrescenta”, etc… Vá entender!
    – Esses que desvalorizam o campeonato mineiro deveriam sugerir à seu clube que esse participe de outro campeonato regional (paulista, gaúcho, carioca…).

  • Dale robertson disse:

    Bom dia,Chico Maia….
    Seria mesmo bom que mudassemos os nossos sentimentos de baixo astral e desconfiança em relação aos nosso times,mas,por mais que se tente acreditar,o que vem dos clubes, é o que não nos deixa acreditar.
    Falo por mim,e creio que muitos tambem estão na mesma situação que eu,ja faz muito tempo que só acompanho o futebol pela imprensa.Ja tomei chuva em arquibancada,encarei fila pra comprar ingresso,peguei onibus lotado,cerveja acima do preço e muito mais….e não vi o meu time ganhar nada,nem sequer se estabilizar numa fase boa tecnicamente,não vi o Galo ter uma sequencia convincente na parte de cima da tabela de, ou em torneios importantes.Como é que se faz pra acreditar no time numa situação assim?

  • Marcus Vinicius disse:

    Kalil, seja mais chato como a torcida!

    Lanço aqui a campanha:

    Sem dó sem piedade: Fábio no galo!

  • Marcus Vinicius disse:

    Bom post Flavio J;

    o que temos aqui são torcedores chatos! Queria ver se ao invés do fluminense tivesse disputado a 3ª divisão em 1999 fosse o cruzeiro. Será que a torcida daria força? Duvido! Melhor, força para ir para a 4ª divisão.

    E ainda há quem conteste o goleiro Fábio do Cruzeiro. Aonde o cruzeiro estaria agora se não houvesse Fábio no time desde a sua contratação? Tinham que fazer uma estátua para esse cara…

    Kalil, se dó e sem piedade! Pague a multa rescisória e contrate o Fábio e vamos ver como o cruzeiro se sai dessa!

  • Marcus Vinicius disse:

    Belo Post, Chico!

    Posso dizer que este pessimismo não é recente! Ele vem desencadeado por uma série de decepções e por que não dizer falta de sorte. Veja o Atlético, algumas tentativas de bons elencos com técnicos de primeira linha do futebol brasileiro, jogadores de destaque nos outros clubes e a coisa não engrena. Seria culpa do Kalil? Por mais que o leitor não goste dele, sendo este sensato, diria que ele é bom dirigente. Temos o hábito de medir a competência do time pela quantidade de títulos que ele levanta. Será que o time do galo de 71 é melhor que os times de 77, 80, 83, 85, 86 e 87? Quantas vezes vi e ouvi a torcida chamarem Telê, Levir e tantos outros de burro! Há pouco tempo atrás, Renan Ribeiro (grande revelação da base) era aclamado pela torcida a ser titular e este fora ignorado pelo Luxemburgo. Diego, então jovem goleiro, foi execrado no mineirão após um jogo contra o fortaleza e após o retorno a série A foi o melhor goleiro após Taffarel.

    O Alex, em 2003 retornou ao cruzeiro após muita insistência de Luxemburgo, sob pesada desconfiança da torcida e após a conquista do campeonato, passou a ser um dos maiores craques da história do clube.

    Posso ficar aqui listando infinitos exemplos e uma certeza fica: A paixão sem razão é cega, a razão sem paixão é inativa.

  • Flavio J disse:

    Jonny , como o metralha fala : “VAI PRO COLO DO CAPETA” …. cara pessimista chato do cacete …

    se o cara inventou o avião vc inventou o paraquedas …

    Jonny rabugento devia ser seu apelido

    Existem pessoas que estão trabalhando para melhorar o futebol mineiro , nada é falta de vontade ….

    Kalil pode ser o que for mas ta suando sangue para tentar acertar … isso já basta ….

    muito fácil criticar quando ta fora ….

    os cruzeirenses criticaram tanto os perrelas que agora estão com Gilvan , tentando ate ser técnico de futebol … dando pitacos aonde não deve

    graças a Deus os perrelas foram embora do cruzeiro , os caras ganharam tudo …

    Melhor um kalil da vida do que um ziza não concorda ?

    acho que o caminho é esse … melhor errar tentando acertar do que ficar criticando e não acrescentando nada

  • mauricio Serrano disse:

    Outra coisa o mequinha foi campeão mineiro em 1925 em um campeonato que só tinha ele. Agora o 6a1o foi campeão invicto, disputando contra quem, me diga.

  • EDUARDO BH disse:

    Ser otimista é um bom começo, chega de “sindrome de vira-lata” ,Tudo bem !!!!!!
    Mas, caro Chico, “gato escaldado tem medo de agua fria”. Um pouco de prudencia cai bem quando se trata da direção do Galo. Não precisa relembrar fatos recentes, estão todos bem frescos na nossa memoria.Isto não é pessimismo, é realidade.
    SDS ATLETICANAS !!!!!

  • Alberto disse:

    Não é complexo de vira lata, é realidade Chico!
    O Galo não tem respeito nenhum, é encarado como um Náutico, ou Portuguesa no cenário nacional. Campeonato Mineiro é ridículo, pra não dizer coisa pior. Vamos acordar! Ou você acha que o Jô de fato é um grande jogador?

  • clauber disse:

    Esse pessoal que desvaloriza o campeonato mineiro ganho (de forma invicta) pelo CAM somente por não ter ganho dos cru cru, são meio sem noção pois se o mequinha tirou o citado anteriormente foi por competencia propria alias, ganhou o dois jogos e com louvor. O Galo não é mil maravilhas mas estamos trabalhando, com a chegada de mais tres reforços vamos ir muito bem no brasileirão.

    Ps: Acredito que o Diego forlan esta chegando para a cidade do Galo.

  • Bom dia Chico… Tudo bem meu caro?

    Todos os dias, acompanho seu blog. Parabéns pelo seu trabalho, que aliás sempre acompanhei, você sabe disso inclusive.
    Mais uma vez, concordo com suas palavras. O pessimismo está muito forte em MG. Se pensarmos nos últimos acontecimentos isso pode ter sentido, porém temos também que olhar para os lados e ver que no RS, a final não teve um dos grandes, em SP, também aconteceu a mesma coisa e no RJ, o “grande” Flamengo ficou quase 1 mês sem jogar partidas oficiais. Aqui, os times estão trabalhando firme para se reforçarem. Eu como Atleticano fanático que sou, fiquei e ainda estou muito chateado e até mesmo envergonhado pelo 6×1 do ano passado. Acho inclusive que será uma marca que nós, verdadeiros Atleticanos, carregaremos pelo resto de nossas vidas, porém, pelo exemplo citado acimapor você, Fluminense 2009-2010, temos que torcer positivamente para que os esforços executados pelos dirigentes mineiros, falando principalmente do Kalil, irão surtir o efeito desejado. Porém, acho que será um Brasileirão muito difícil para os times mineiros, visto que nossa preparação é muito deficitária. Afinal o Campeonato Mineiro teve um nível baixíssimo esse ano. Agora, nos resta torcer positivamente e muito!!!!
    Grande abraço e bom dia.
    Leo

  • Vinicius disse:

    Caro Chico.

    Como tantos outros sou um dos pessimistas com o Galo e concordo com a maioria dos demais. Até que me prove o contrário eu não vejo grandes expectativas neste time. Torço muito para que o Galo vá muito bem espero sinceramente. Agora querer ser otimista com a contratação de Jô um baladeiro punido pelo Inter por indisciplina, ser otimista com o futebol apresentado por Triguinho, Leo, Mancini, Danilinho e tantos outros que parece que só se preocupam com o salário nas contas bancárias, não dá. Não há como acreditar. Dá só uma olhada no valor da folha salarial do Galo. Outra o jogo contra a ponte preta me desculpa mas você acha que dá para ser otimista com aquele futebol? Um gol chorado no final do jogo onde o golero toma um gol de cabeça da meia lua? Se for este o futebol que o Atlético tem para o Brasileiro estamos mal.

  • audisio disse:

    Caro Chico,
    Muito bom comentário.
    Na segunda feira, depois do feito histórico do Atlético de vencer pela primeira vez a Ponte Preta em Campinas, coisa que nem o esquadrão dos anos 70 e 80 conseguiu a manchete da turma do bate bola dada pelo Emmanuel foi: “São Paulo ameaça levar Cuca!”.
    Qual seria o problema de colocá-la: “Galo arranca com três pontos no brasileirão, vencendo fora de casa e quebrando tabu, mas São Paulo cresce o olho no Cuca”
    Tem uma equipe de repórteres e jornalistas magoados, metidos a marrentos, ranzinzas e me parecem comentar mais com a paixão clubística do que com a razão.
    Antigamente, era comum percebermos os comentários mal intencionados e diminutivos provenientes da crônica carioca ou paulista. Os chamávamos de bairristas, indignávamos e defendíamos as equipes de Minas com unhas e dentes, não importando sua condição técnica. Elas nos representavam.
    Hoje os inimigos dos clubes não estão mais na crônica esportiva bairrista dos outros estados e sim na opinião carregada de rancor e muitas vezes dirigida por outros interesses contra o oponente, principalmente o Clube Atlético Mineiro.
    O Atlético vence um bom jogo! Crônica: “Valeu pelos três pontos porque o time está horrível, de dar pena. A torcida não deve se iludir com este elenco”.
    Vence a maioria dos jogos do Mineiro e o comentário: “Os adversários são fraquíssimos e não são parâmetros e que a torcida não se iluda com estes resultados”.
    Vence o Campeonato Mineiro invicto e o comentário: “O Campeonato Mineiro é muito fraco e que a torcida não deve comemorar pois não vale nada”!
    Vence o jogo de estreia contra a Ponte e o comentário: “Não se iluda a torcida do Atlético porque dos times da serie A Ponte Preta é o mais fraco”!
    Contrata-se o Jô e o comentário: “É cachaceiro”!
    Fala-se em Forlan e o comentário: “Um dinheirão e está velho”!
    Em outras palavras: Se ganhar o Mundial no futuro será a mesma coisa!
    A torcida do Galo não é idiota para seguir ouvindo tanta asneira e o ideal seria começarem a defender o clube porque a experiência nos ensinou que com a melhora do time e do clube as críticas tendem a aumentar e muito principalmente de rivais disfaçados de jornalistas.
    É só voltar alguns anos na memória e lembrar da Taça de Campeão Brasileiro penhorada, sede de Lourdes Penhorada, um oceano de dívidas trabalhistas minando qualquer recurso do clube, departamento jurídico perdendo até jogo de purrinha, Itaí Machado dando chapéu na contratação de Gerson Magrão. As principais contratações eram Mixirica e Catanha. Os técnicos eram Lori Sandro e Zetti. Nesta época as críticas não foram tão agudas como agora porque simplesmente o Galo não representava perigo algum para os rivais.
    Que a torcida não entre nessa pilha de jornalistas despeitados ou mal intencionados.

    Sobre o Chelsea “Vamos devagar o andor…” O Chelsea ganhou uma com sua retranca e a montanha de títulos ganhos pelo futebol arte do Barcelona? Não vale nada? Vamos esquecer tudo que o futebol do Barcelona ganhou porque numa das dezenas de decisões a retranca ganhou uma?
    Acho bom observar as coisas sempre com a ferramenta chamada estatística. Os ufanistas já levantam suas bandeiras e jogam no ar “verdades” assopradas e começam os Felipões e Celsos Roth darem suas risadas irônicas.
    Quando a retranca predominar completamente darei o braço a torcer, por enquanto Ataque 34 x 1 Retranca!

  • Leo Borges disse:

    Chico, o comentário abaixo eu publiquei na Facebook da Dimara:

    Atleticanos, vamos pensar o seguinte. Antes o Galo ficava brigando com outros clubes para trazer jogadores do Marília, Criciúma, Oeste, Asa de Arapiraca, sem falar outros. Nós estamos falando de um jogador que foi simplesmente O MELHOR jogador da Copa 2010 e outro detalhe, da INTER DE MILÃO. Demos tanta confiança a diretorias medíocres, porque não dar um voto de confiança a esta diretoria que pelo menos tá tentando fazer as coisas que a gente sempre quis, agora que estamos vivendo outros ares vamos “esculachar”? Outra coisa, quando a gente vai arrumar a nossa casa, primeiro temos que bagunçar tudo primeiro e varrer a casa sem vassora (Mineirão) e tendo que usar a mão (Estou falando pela quantidade de público que normalmente comparece) é muito difícil. Com o Independência agora, com um jogo a torcida paga o salário do Forlán, fora o desconto dos aluguéis que vão ser bem vindos. Então só tenho que dizer uma coisa Atleticanos, o Kalil ficou três anos tentando arrumar a casa sem o Mineirão e conseguiu (aparentemente) arrumar, agora que a casa tá ficando bonita nós vamos criticar? Vamos dar um voto de confiança, aí sim, se der errado, TEMOS QUE COBRAR. Obs: Vamos esquecer os 6 X 1, o jogo já passou, ficar lembrando desse jogo ajuda a enfraquecer o time, porque a nossa maior força é o APOIO AO TIME, sempre foi assim e é assim que vamos conseguir coisas melhores. NÃO é deixar de cobrar, mas 2011 já passou. O Galo hoje é outro e temos que apoiar.

  • Ricardo disse:

    Já tomou porrada de tudo quanto é lado por causa do tropeço do atual vice brasileiro, né?! kkkk… Bom, mas no próprio texto você se corrige e lembra que o Cruzeiro brigou foi para não cair.

    Quanto ao entusiasmo das torcidas, acho que estão é refletindo a realidade. Não poderíamos crer, por exemplo, que aquele time limitadíssimo do Cruzeiro e com jogadores agindo de muita má fé, poderia chegar a outro lugar que não a série B. Agora teremos que aguardar o resultados das contratações de técnico e jogadores para saber se as perspectivas mudaram.

    Sobre o Atlético, vejo que a torcida está aprendendo a cobrar. Quando ela ficava no oba-oba com o primeiro bom resultado, todo mundo relaxava e a “vaca ia pro brejo”! Acho que a postura é cautelosa e não pessimista. Esta é uma forma de motivação, achar normal um resultado positivo e querer que o próximo resultado confirme o nível em que está.

    Ganhamos um campeonato de forma invicta, mas sem adversários da prateleira de cima. Custamos para ganhar de um time limitado que entra no campeonato pensando apenas em se manter nele. Quero ver se o time consegue mesmo é vencer os grandes de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Termina o campeonato brigando pelo título que a gente vai reconhecer. Mas hoje podemos dizer apenas de um time que não fez mais que a obrigação.

  • LUIZ disse:

    Chico Bom dia!
    acompanho seu blog quase todos os dias, mas leio sempre aqueles que estão atrasados na mnha leitura, este ano vc disse desde a 1ª rodada q nossos timee aqui de minas estavam muito mal, não contrataram ninguem de peso, agora é que estam se reforçando, comentei um dia desses com um amigo na pelada de quarta q só vejo em melhores condiçoes os times que estão na libertadores, flu, vasco, corinthians, inter e santos, estes sim eu julgo serem fortes candidatos ao titulo do brasileiro de 2012, os outros estão por igual, se quiserem beliscar alguma coisa vão ter que brigar muito no começo aí sim na reta final poderá mostrar a que veio.
    um abraço e bom dia.

  • Reinaldo Schubert disse:

    Bom dia Chico,

    quanto ao Cruzeiro, nao posso falar, pois nosso torço para ele.

    Mas quanto ao Galo, sou um dos que voce citou como pessimista. E nao acho que tenho sindrome de vira lata. Na verdade, a frase de efeito é outra: “Cachorro mordido por cobra tem medo até de linguiça.”

    Nao é porque o Galo lutou para nao cair ano passado, e sim, porque luta para nao cair desde 2004, concretizando o fato em 2005. Porque vejo, Danilinho, Serginho, Richarlyson, Leo Silva e Triguinho andando em campo e errando passe de 3 metros. Vejo o Cuca deixando o Lima até fora do banco e este se mostrando o melhor beque do elenco.

    Chegando o Jô, o que ele poderá fazer? milagre? E o Forlan? quem vai tocar a bola pra ele se nao temos um camisa 10 digno?

    Ganhamos da Ponte, mas acho que os dois times mereciam perder um ponto cada, de tao ruim que foi o jogo. E o gol do Escudero foi mais um acidente que uma superação.

    Sim, estou pessimista, e até que me prove o contrario vou continuar.

    PS. Campeonato mineiro pra mim é igual nada. Se ao menos tivesse ganhado do Cruzeiro na final.

  • Cassiano disse:

    Atual vice campeão brasileiro????? Acho que vc se enganou em Chico. Não caiu sabe-se lá porque.

    Chico, estive no jogo do Galo contra a ponte no Moises, e a postura da torcida do GALO foi de apoio total, não pararam de gritar um minuto sequer, no meu modo de ver, a torcida do GALO vai cobrar sim, mas quando o time jogar sem vontade. Perder é normal, mas perder sem a vontade de brigar pelo resulstado, isso a torcida não vai aceitar mais…………
    Cassiano Tavares- Louveira -sp

  • Juliano Coelho disse:

    Ótimo comentário, parabens mais uma vez, Chico Maia

  • Alexandre (de Moçambique) disse:

    Meu caro Chico,
    até que enfim leio um texto digno de ser referenciado. Há muito tempo que essa história de pessimismo no futebol mineiro tem enchido o saco (desculpe o desabafo). Nosso campeonato é rural (obrigado Zezé Perrela, poderíamos ficar sem essa), nossos times estão quebrados, não temos jogadores de expressão, blá, blá, blá… Sou atleticano roxo, até o último fio de cabelo, mas temos de valorizar o nosso futebol como um todo. A fase do Cruzeiro não é das melhores, mas isso é pra ser zoado entre nós, mineiros. Só precisa lembrar que o cruzeiro foi vice-campeão brasileiro em 2010… no ano passado quase caiu. De qualquer maneira, precisamos sim valorizar não só nossos clubes da capital, mas também todo o futebol do interior, pela sua gloriosa história ao longo do útimo século!
    Quanto ao Galo, acredito sempre que “esse” será o ano! E em 2012 temos motivos sim para acreditar que os ventos estão mudando. Casa nova (com todo o respeito ao proprietário, mas uma vez alugado a casa é de quem mora), CT referenciado em todo o mundo, investimentos, categoria de base sendo valorizada, etc. Que o título do Nacional venha logo. E boa sorte também ao América na sua batalha para retornar à elite do futebol nacional. Ao Cruzeiro, bem… vá lá!…
    Abraços a todos!

  • MarceloSat disse:

    Oi Chico,
    Se não me falha a memória…. o Cruzeiro foi vice-campeão do brasileiro em 2010……. Pra termos esse “título” teríamos que ter chegado em segundo em 2011, o que não aconteceu – de bom naquele campeonato, só a última partida.
    No que tange a “complexo de vira lata”, parece que temos sim…. Se não acontece uma contratação absolutamente bombástica, parece que estamos mesmo é pegando refugo de outros lugares…… O que não é verdade. Só pra lembrar….. o Cruzeiro campeão brasileiro tinha o Alex, ainda em descredito, mas os demais nunca foram tidos como “cracaços” e, juntos, fizeram uma grande diferença…..
    De qualquer forma, contratar expoentes nunca foi fácil…….. Por outro lado, duvido que não existam verdadeiros “diamantes brutos” nas categorias de base tanto do Cruzeiro quando dos outros – interior ou não. Só que trabalha-los dá, digamos, trabalho e ainda requer antecipar-se aos olhos dos empresários, procuradores, parentes e outros, interessados em leva-los para Europa e arredores……. Acho que boa parte desses foguetes, hoje, molhados, que despontaram nessas “Taças São Paulo da vida” poderiam ter um destino melhor e talvez mais rentável se tivessem tido um acompanhamento adequado ( psicologos, nutricionistas, preparadores físicos e até tutores ). Lembra o cuidado que tiveram com o Ronaldo ( Fenomeno ) quando estava, ainda menino, na Toca da Raposa ?.
    É isso.
    Abraços

  • Rodrigo Santos Fernandes disse:

    Chico, Chico, tão iludido rsrs…. o Cruzeiro vai brigar pra não cair de novo, essa é a realidade e tem que ser aceita. Não consegue ganhar em casa do Atlético Goianiense… não chega na final do Estadual, não passa pelo América!!! Vai ganhar dos grandes? O elenco é péssimo sim, não tem dinheiro para contratar, e tampar o sol com a peneira significa somente coadunar com essa má administração herdada do perrela.

  • lauro disse:

    Chico este pessimismo não é so no futebol não, o Aécio foi mudar o aeroporto da pampulha para Confins parece que o mundo iria acabar,o mesmo para duplicação da av antonio carlos, revitalízação da savassi e agora vindo trabalhar ouvindo o jornal da itatiaia passou uma reportagem de uma maquina de recapiamento de asfalto que perdeu o freio e entrou em uma casa e a reportagem foi entrevistar um visinho que disse que suas ruas não precisam de asfalto novo, isto é, se o asfalto é velho reclama se é novo reclama, é mau de nos mineiros so reclamar, e nossa mídia so fazer a abordagem do lado pessimista, acho que é porque da mais audiencia. Acho que esta postura de nos Mineiros fez com que Minas Gerais perdesse seu lugar de destaque no esporte, economia, política, etc……

  • lauro disse:

    Chico ouço nossos comentaristas esportivos dizendo que temos de aprender futebol com a europa, o Chelsea foi campeão com um futebol horroroso, temos de aprender mesmo com os europeus ou como você disse em seu comentário que o importante é jogar o futebol brasileiro para baixo?

  • Marcos DF disse:

    Uma pena chico. Otimismo e ignorancia andam juntos.

  • Alisson Sol disse:

    É Chico: você está otimista mesmo! Em trechos como “De repente, o Cruzeiro, atual vice-campeão brasileiro, tornou-se o “pior dos piores”, e está brigando para “não cair”.” dá para ver que você realmente está otimista!

    O Cruzeiro foi vice-campeão em 2010, mas atualmente é o “último dos que ficaram” (na primeira divisão). Se Pelé, que foi Pelé, decidiu se “retirar do futebol sério” aos 32 anos (indo ganhar dinheiro no Cosmos), quem é Tinga para ficar enrolando aos 34 anos?! Fosse um “Drogba”, vá lá. Mas mesmo Drogba, também aos 34 anos, está indo para a China ganhar dinheiro, ao invés de ficar enrolando no Chelsea. Eu até gostaria de acreditar que Tinga possa fazer alguma diferença. Mas preciso tomar mais deste “chá de otimismo”.

    Por fim, como já citei anteriormente: quem quiser imitar o futebol do Chelsea vai se dar muito mal. Aquele é o futebol do Chelsea, há anos, sem interrupção. Exige um vigor físico enorme, e o corpo do jogador brasileiro não aguenta tanta festa depois dos jogos. Ficassem só no futebol, até dava.

  • Marteus disse:

    E por textos como este que volto todos os dias, valeu mesmo Grande Chico Maia,Ja fiz um comentario como este no dia do titulo invicto,acho que com mais uns 2 reforcos e apoio da torcida o GAlo vai longe, quanto as marias tem que continuar vaiando mesmo o time delas , ta muito ruim e a tendencia e piorar, maria que e maria, celeste , … etc vaia o time .

  • sergio disse:

    Grande verdade que o grande vencedor nessa historia é o Internacional, que se livrou de dois jogadores que nao iria aproveitar e repassou pros mineiros, e ainda ganhou um troco…

  • Vaner Leandro de Souza disse:

    Meu caro Chico,se a cobrança que o Atlético vem sofrendo da torcida nos dias de hoje,tivesse começado na década de 90,poderíamos ter conquistas de maior expressão,vejo de forma positiva,chega de bater palmas para vitórias mentirosas,títulos só vem com cobranças.

  • Johnny disse:

    Só mais um motivo pra ser pessimista.

    Jô, recém contratado do CAM, é jogador do Kia Joorabchian. Kalil esta fazendo negocio com testa de ferro de mafioso. Lamentavel.

  • Rodrigo AR disse:

    Concordo plenamente. E voce colocou de forma clara. Muito bom!

  • Johnny disse:

    Cruzeiro atual vice brasileiro? Cruzeiro só nao caiu pq… enfim.

    Sejamos realistas. O Galo ganhou campeonato mineiro. Em MG temos 3 times, e algum deles sempre vai ganhar, isso não é parametro de comparação.

    Qd tivemos um campeonato de nivel razoavel (a Copa do Brasil nao passa de razoavel, os principais times do Brasil nao a disputam) os times mineiros foram ridiculos.

    O Atletico nao jogou bem em 3 jogos consecutivos, e mesmo ganhando não vem convencendo. O Cruzeiro nem se fala.

    Na minha opinião, a torcida acordou, e não cai mais em oba oba de imprensa ( que quer vender seu produto) e das diretorias dos clubes. O futebol mineiro ta por baixo, mas muito por baixo de RJ, SP e RS. Eu pessoalmente nunca vi os 2 grandes tao ruins ao mesmo tempo.

    O Cruzeirense tem até o direito de ser um pouco otimista, mas o Atleticano não. São 10 anos de fracassos retumbantes, com as mesmas pessoas mandando no clube, gerindo de forma incompetente e fracassada o futebol, criando dividas impagaveis e sendo motivo de vergonha e tristeza pra imensa torcida alvi negra.

    Me reservo ao direito, sendo Atleticano, de não acreditar que esse time dará certo, enquanto for comando por Kalil e cia. O que nao quer dizer que não torcerei para que as coisas melhorem.

    O discurso é o mesmo, desde 2009, as desculpas as mesmas, os erros os mesmos, e os resultados sempre desastrosos.

  • J.B.CRUZ disse:

    Esse negócio de dizer que os times mineiros são inferiores aos times de outras praças, comigo não funciona..Sai prá lá complexo de vira-latas…Se a turma do galo acha o time dêles ruim; até que ao longo dos últimos vinte anos o clube anda uma baba danada, mas, mesmo assim os clubes de outros estados não ficam muito na frente,não…Já o CRUZEIRO continua naquele batidão, sempre um título por ano, nos últmos 20 anos…Grande chance do TRI-BRASILEIRO…CRUZEIRO SEMPRE !!!