Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Taxistas e políticos

Portugal e República Tcheca devem fazer uma ótima abertura das quartas de final hoje. Como ontem a bola não rolou na Polônia e na Ucrânia lideranças políticas e cartolas da UEFA foram o principal assunto na mídia européia no que se refere à disputa. A chefe de governo da Alemanha, Ângela Merkel aceitou convite do colega polonês, Donald Tusk, e irá ao estádio de Gdansk, assistir Alemanha x Grécia, amanhã, pelas quartas de final. Ela já tinha aparecido na cidade para dar apoio moral ao técnico Joachim Low, dia 6, na fase de preparação.

Por outro lado, o governo britânico informou oficialmente que nenhum membro do governo irá a Kiev, domingo, ver a Inglaterra contra a Itália, em represália ao possível desrespeito aos direitos humanos na Ucrânia, praticado pelo atual governo.

O chefe da arbitragem da UEFA é ex-apitador italiano, Pierluigi Colina, aliás, muito bom de serviço com apito. Ele passou o dia justificando o erro do húngaro Victor Kassai, que anulou gol legítimo da Ucrânia contra a Inglaterra. Usou a máxima de sempre: “Errou sim; mas é um ser humano, passível de erros”. É mais pressão para que a FIFA autorize o uso da tecnologia para diminuir situações como essas.

Brasil

Por falar em política, finalmente o Brasil apareceu na mídia por aqui, durante a Eurocopa: os protestos dos grupos de defesa do ambiente durante a conferência Rio + 20.

Já o governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte mandaram representantes para ver de perto, durante cinco dias, a estrutura da Eurocopa. Vinícius Lott representa a Secopa, e Flávia Rohlfs, coordenadora do Comitê Executivo Municipal da Copa, pela PBH.

Acerto

Importante a presença de representantes oficiais mineiros, principalmente para que observem o que se refere aos nossos preparativos para as “Fan-Fest”, uma atração tão importante quanto os próprios jogos da Copa do Mundo. Milhares de pessoas viajam para curtir estes espaços e “se der” vão a pelo menos um jogo no estádio. Trata-se de uma mega estrutura, que envolve inclusive mudanças na legislação das cidades que promovem.

Impecáveis

Todas as “Fan-zone” montadas aqui, estão excelentes e mexem com  o dia a dia da população de todas as cidades que as executam.

Em Kiev, é na principal avenida do centro da cidade. Faz lembrar a Avenida Afonso Pena. Pensem na nossa principal artéria, fechada da rodoviária até a Praça ABC, por exemplo.

Nos dias de jogos, várias ruas paralelas e perpendiculares são fechadas também. E “deixem a abóbora alastrar”, como diria o saudoso Alair Rodrigues.

Péssimos

Caso andem de táxi na Ucrânia os representantes oficiais mineiros vão ficar horrorizados com a experiência: motoristas de chinelo, cintos de segurança que não funcionam, taxímetros adulterados e muita picaretagem da maioria absoluta dos casos. Além do mais esses “profissionais” só falam o idioma deles e não fazem a menor questão de buscar ajuda, pois faz parte da tática de trapacear e extorquir os clientes. Dizem por aqui, que pior, só na Rússia, onde verdadeiras máfias tomam conta do setor, em sintonia bandida com a polícia.

Atração à parte

FANZONE1

As cidades sedes da Copa podem ter vários espaços desses durante a competição, e espalhados por outras, mesmo que não sejam sedes também.

FANZONE2

A idéia é promover a “integração dos povos”, e obviamente gerar negócios exclusivos para os patrocinadores da FIFA. No caso atual, da UEFA.


» Comentar

Comentários:
4
  • J.B.CRUZ disse:

    O comportamento humano de um modo geral é igual no mundo inteiro..Erros e virtudes são inerentes em todas as nações…A diferênça entre o BRASIL e os outros países é que aqui raramente “pagam-se” os erros(IMPUNIDADE) e lá fora se “pegar” tá ferrado, vai preso mesmo…

  • EDUARDO BH disse:

    Não temos duvidas qto a importancia e beleza das fan-fest. No entanto, à apenas dois anos da Copa, os indices de violencia ainda são alarmantes nas cidades brasileiras. Pouco ou nada de eficaz foi feito para resolver este problema cronico no nosso cotidiano. Adoraria em nome da “integração dos povos “, participar com a minha familia destes eventos que sem sombra de dúvida são muito enriquecedores. Alguém aqui irá ou recomendará para visitantes esta festa? No atual panorama, vou assistir da janela da minha casa. Infelizmente.
    Saudações !!!!!

  • luiz disse:

    nunca tive uma opotunidade queria uma do minas para ser alguem na minha vida

    – belo horizonte

  • luiz disse:

    se voces mim der a opotunidade so liga para esse numero

    – belo horizonte