Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Do Paraguai, Minas e a Eurocopa

Aproveitei esta manhã de sábado para dar uma lida nos meus “favoritos” da internet.

Nos jornais brasileiros, muitos detalhes da derrubada do presidente do Paraguai, o ex-Bispo Fernando Lugo.

Não li em nenhum deles o que disse a TVE, da Espanha, captada no hotel onde me encontro: “o ex-Bispo, que nunca foi santo, depois de quase oito ano de governo, incomodou o maior latifundiário paraguaio, e por isso caiu.”.

Como diz o José Luiz Gontijo em seu imperdível twitter @joseluizgontijo: “Sorry”.

O perigo disso é que essas coisas começam e costumam não parar. Antigamente os poderosos usavam os militares e davam “quarteladas”. Agora, eles mesmos elegem os seus afilhados ou se candidatam e assumem o poder. Quando um afilhado reza fora da cartilha, passam o rodo no sujeito.

Ontem foi no Paraguai, amanhã poderá ser na Bolívia, Equador e por aí vai. Até bater às portas dos considerados mais estáveis do continente: Uruguai, Argentina, Chile e nós!

Do nosso futebol, sucesso ao Ronaldinho Gaúcho em sua estréia em Belo Horizonte, contra o Náutico; idem ao Cruzeiro de Celso Roth, contra o Vasco, e parabéns aos juniores do América por passar à próxima fase da Libertadores da categoria.

Transcrevo alguns textos e imagens originais de coisas boas que li e vi.

Confira:

– No Hoje em Dia, vi que na volta a Minas Gerais, encontrarei a gasolina 7,83% mais cara! Vixe!

———————————–

– O jornal Record, de Portugal, que aliás recomendo (http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/euro2012/default.aspx), traz uma informação interessante sobre a seleção da Alemanha, que se prepara visando vencer a Copa de 2014:

“Com a vitória desta sexta-feira diante da Grécia, a Alemanha estabeleceu um recorde histórico de vitórias consecutivas em jogos oficiais – 15 -, ultrapassando as marcas da Espanha e França (14). Nunca uma seleção europeia havia conseguido tal feito.

Excluindo todos os encontros particulares, a seleção germânica venceu todos os jogos desde a derrota com a Espanha, nas meias-finais do Mundial’2010 na África do Sul.

O início vitorioso da seleção alemã teve início em 10 de julho de 2010, com o Uruguai, no jogo de atribuição do 3.º lugar do Mundial’2010.

Depois, a Alemanha de Joachim Löw somou 10 vitórias na fase de qualificação para o Euro’2012, prova onde já somou 4 triunfos (3 na fase de grupos e 1 nos quartos-de-final).

Nas meias-finais, a Alemanha vai defrontar o vencedor da partida entra a Itália e Inglaterra. Conseguirá aumentar o número de vitórias consecutivas?”

———————————————

– No Diário do Aço, de Ipatinga, li com algum atraso, a coluna do Fernando Rocha, com ótimos dados e comentários sobre o futebol e esporte brasileiro:

“…Com a realização da Copa do Mundo aqui no Brasil em 2014, subiu também o volume de negócios envolvendo a contratação de  jogadores acima dos 30 anos de idade, na sua maioria realizados financeiramente, que agora fazem o caminho inverso atrás  do encerramento da carreira ao lado dos familiares, amigos, abrindo mão de salários mais altos.

No site “globo.com” foi divulgado um levantamento  interessante, mostrando a extensão desse fenômeno, podendo formar até uma seleção, que não deixaria nada a desejar, não fosse a falta de fôlego por causa da rodagem excessiva dos “velhinhos” jogadores.

Eis então a Seleção Sub-33 do “globo.com”: Rogério Ceni (São Paulo) – 39 anos; Leonardo Moura (Flamengo) – 33; Índio (Inter) – 37; Gilberto Silva (Grêmio) – 35; Marcos Assunção (Palmeiras) – 35; Felipe (Vasco) – 34;Zé Roberto (Grêmio) – 37; Juninho Pernambucano (Vasco) – 37; Deco (Fluminense) – 34 anos; Emerson Sheik (Corinthians) – 33; Loco Abreu (Botafogo) – 35.

Foram relacionados ainda: Goleiros: Dida (Portuguesa) – 38 anos, Harlei (Goiás) – 40 anos, Magrão (Sport) – 35 e Fernando Prass (Vasco) – 33;  Laterais: Leo (Santos) – 36, Alessandro (Corinthians) – 33 e  Fábio Aurélio (Grêmio) –  33 em setembro; Zagueiros: Ronaldo Angelim (Barueri) – 36 anos; Volantes: Tinga (Cruzeiro) – 34, Guiñazú (Inter) – 33 e Túlio (Figueirense) – 36, Renato (Botafogo) – 33, Leandro Guerreiro (Cruzeiro) – 33; Meias: Paulo Baier (Atlético-PR) – 37, Kleberson (Flamengo) – 33, Fernandes (Figueirense) – 34, Renato Abreu (Flamengo) – 34, Danilo (Corinthians) – 33, Lincoln (Coritiba) – 33, Souza (Cruzeiro) – 33, Roger (ex-Cruzeiro) – 33, Tcheco (Coritiba) – 35, Ramon (Joiville) – 39, e Gilberto (América-MG) – 36; Atacantes: Marcelinho Paraíba (Barueri) – 37 anos, Araújo (Náutico) – 34, Iarley (Goiás) – 38, Junior (Bahia) – 36, Fábio Júnior (América-MG) – 34 e Liédson (Corinthians) – 34.

– O ipatinguense Mancini, 32 anos,  viu que não dava mais no Atlético e se mandou para o Bahia, a convite de Paulo Roberto Falcão. No Cruzeiro, o meia Roger, 34 anos, também jogou a toalha.  Na idade de ambos, jogar é fundamental, para não enferrujar de vez e se aposentar antes de dar mais um pouco de caldo. A Bahia faz bem a qualquer um, portanto, torço para que não seja  diferente com o Mancini. Quanto ao Roger, milionário, tendo uma Débora Secco em casa, deveria vestir o pijama e ficar quietinho. Sobre o Dudu Cearense é um mala sem alça, que não deveria ter vindo e vai embora tarde.

– E já que a coluna de hoje está falando dos “velhinhos”, então não posso deixar de registrar que o Botafogo continua acreditando na possibilidade de ainda ter o holandês Seedorf, 38 anos de idade, para a disputa deste Brasileirão.  Como a mulher do jogador, a brasileira Luviana, pressiona para que o casal fique por aqui, a expectativa pelo acerto é enorme. Sua empresária esteve recentemente no Rio assistindo um jogo do alvi-negro ao lado do presidente Maurício Assunção disse ter levado as melhores impressões do clube.  Vale esperar e conferir.

– Além de faturar uma boa grana do governo de Minas como “consultor” para assuntos relacionados à Copa do Mundo, o ex-técnico tetra-campeão mundial, Carlos Alberto Parreira, não pára de receber ofertas de trabalho.  Agora ele aceitou o convite para fazer parte do Grupo de Estudos Técnicos (TSG, da sigla em inglês), criado para acompanhar os jogos dos torneios de futebol — feminino e masculino — nas Olimpíadas de Londres. Parreira é o único brasileiro no grupo e fará um trabalho semelhante ao da Copa de 2002, que consiste em analisar todas as partidas de competições organizadas pela Fifa e elaborar um relatório técnico de cada uma delas, destacando tendências, pontos fortes e fracos, além de apontar os melhores jogadores de cada jogo. Uma nota sua pode rebaixar ou valorizar ainda mais o valor de mercado dos atletas analisados, daí a importância do seu trabalho.

– PERGUNTAR NÃO OFENDE: Em tempo de “Rio + 20”, qual seria a reação dos campeões mundiais de vôlei, Giba, Marcelinho, Ricardinho, Maurício, entre outros, ao saberem que o Ipê plantado por eles na Praça do Banco do Brasil no centro de Ipatinga foi cortado, para não atrapalhar uma câmera de segurança?

———————–

– No portal O Tempo, li na coluna do Marco Antônio, da Avacoelhada, que o América avançou na Libertadores da América de juniores.

Veja o texto e a foto do “Coelhãozinho”, como dizem os americanos.

(Se falar Coelhinho o bicho pega):

“Com a derrota do Boca Juniors para o Cerro Porteño por 2 a 1, o América está classificado para as quartas de final da Copa Libertadores Sub-20

O Cerro está com sete pontos em três jogos e o Coelhãozinho quatro em dois jogos.

Patrick é o artilheiro com dois gols marcardos, Silas e Soares marcaram um.

O Coelhãozinho enfrenta o Sporting Cristal, pela terceira partida do Grupo C da Copa Libertadores Sub-20, às 22h30 em Lima no Peru. Sem previsão de transmissão na programação da Fox Sports.

Ausente: China está suspenso por ter recebido o segundo cartão amarelo.

Provável time:

Jordan, Bruno, Marquinhos, Anderson, Carlos Renato, Diego, Júnior Lemos, Taylor, Patrick, Silas, Assis.

Suplentes: Pedro, Jean Pierre, Marcelo, Soares, Renato, Vitor Garcia, Vitinho e Bené.

Técnico Milagres.

O jogo do Coelhãozinho pelas quartas de final da Copa Libertadores será no dia 26, às 19h45 ou 22h. O Coelhão jogará às 21h.

AFC

* Postado por Marco Antonio em 22/06/2012 – 22h15

————————————————

Sobre o UFC, fico com a opinião do Duke, hoje …

DUKE

… no Super Notícia


» Comentar

Comentários:
10
  • lauro disse:

    Chico em relação ao Paraguai o que na minha opinião que melhor definiu o caso foi o Carlos Viana que disse que uma pessoa quando é eleito presidente tem de trabalhar e se portar como estadista , governar para todos mas como no caso do Paraguai ele ficou na presidencia como sindicalista e lider de movimento social, e ele caiu por parece por causa disto, desrrespeitou ou virou a costas para os Ricos do Paraguai e os mesmo tiraram ele;
    No Brasil foi um bom exemplo que o Lula foi sim um estadista, com todos os defeitos este mérito ele teve e a Dilma esta dando continuidade

  • Vladimir disse:

    A frase do JB Cruz foi hilária, tão inocente quanto a charge do competente Duke!

  • – Se o povo brasileiro tivesse mais rigor e participação política, acredito que vários governos que em muito nos prejudicaram, sequer teriam assumido o poder; mas somos gente do bem, da tolerância e da conivência, com toda certeza!

    – Parabéns aos clubes mineiros (e até ao “radicado”!), pelas campanhas que estão desenvolvendo em suas séries! E que continuem assim, quem sabe é o início da recuperação de nosso futebol à nível brasileiro? (tomara que isso aconteça, e que perdure muitos e muitos anos).

    – O “Coelhãozinho” também está de parabéns… É o grande deca-campeão em sua sina de revelar jovens valores para o futebol! Avante, “Coelhãozinho”!

    – UFC? Muito obrigado, o mundo não precisa de você, pois, já está cheio de violência! E nossas “autoridades” ainda autorizam propaganda gratuita de violência em nosso estado, e ainda ousam pousar visando votos? No mínimo é uma palhaçada sem tamanho, sem necessidade… fútil, desnecessário, além de uma covardia exagerada! Colocar dois brutamontes num espaço mínimo e deixar se engalfinharem de forma animalesca até que um literalmente caia ou peça arrego? Apesar das regras, quando em luta um deles pode até morrer… e ainda fazem propaganda e chamam isso de esporte? Repito: o mundo não precisa de UFC/MMA, pois, já está cheio de violência! Abaixo a covardia!

  • audisio disse:

    Cruzeiro 3 x 1 Vasco da Gama
    Tirada alá J. B. CRUZ
    Pintou o campeão… e o Barcelona das Américas voltou!

  • audisio disse:

    Atlético 5 x 1 Náutico
    Acabei de voltar do estádio Independência. Bela partida do Atlético. Com destaques para Bernard e Danilinho e Rafael Marques. Cada dia que passa me convenço mais que o Ronaldinho Gaúcho é melhor do que o Mancini. Pra mim, nem precisa jogar aquilo tudo do Barcelona, pode continuar do jeito que tá que tá bom demais! Comandou o time como um maestro, incentivou os jovens, orientou os companheiros e ainda sentiu o calor humano da torcida do Atlético. Até o Serginho teve seus 15 segundos de Ronaldinho num chapéu espetacular e depois voltou a ser o Serginho na hora de concluir.
    Duas conclusões ficaram evidentes:
    1) Se quiser se campeão, a diretoria tem que contratar um goleiro que faça o que o Ronaldinho está fazendo para o Bernard e o Danilinho. Inspira-los mais confiança. O Giovane está naquela corda fina e bamba o que transmite insegurança para toda a equipe.
    2) Tá na hora do Richarlyson comer banco. O melhor jogador em campo em minha opinião foi o técnico Cuca, porque substituiu Richarlyson na hora certa, percebendo que um desastre estava se formando com sua continuidade dentro de campo.

  • Paulo Henrique disse:

    Com certeza lá no Paraguai deve ter uma espécie de “Revista Mira” para apoiar o poderoso latifundiário.

    Sobre UFC, simplesmente ignoro. Chega a ser nojenta a insistência de parte da mídia em tornar “isto” popular.

    Chico, descubra aí prá gente: se a Espanha (campeã atual da Copa do Mundo) ganhar a Eurocopa, quem ficará com a vaga europeia na Copa das Confederações? Holanda vice da Copa do Mundo? Ou a eventual vice-campeã da Eurocopa?

  • J.B.CRUZ disse:

    Partidos de esquerdas(socialistas), nunca deram resultado para o POVÃO em lugar nenhum…Quanto ao U.F.C., ignoro !!!!

  • audisio disse:

    É isso aí Duke!

  • Raws disse:

    Chico bom dia!
    Com relação a derrubada do presidente do Paraguai, me faz lembrar daquele sujeito lá de Alagoas que foi deposto de onde nunca deveria ter chegado, porém na minha opnião eternizando uma mentira histórica, de que o povo brasileiro conseguiu seu impecheament nas figuras de “caras pintadas”. Quem tirou Color do poder foi Color mesmo, pois centralizador que era não fez as costuras políticas necessárias, não dividindo o bolo com certos poderosos e estes usaram conforme sua vontade o povo brasileiro. Mesmo assim penso que o movimento foi admirável e histórico porém sem os interesses dos poderosos não conseguiria seu intúito. Todos nós, gente do bem, gente trabalhadora
    temos hoje as “caras pintadas”, porém com aquele famoso nariz redondo e vermelho.Abraços.

  • Idalino Candido da Silva disse:

    Caro Chico,
    sou leitor assiduo da sua coluna.
    Que tal uma sugestão para a coluna do Duke?
    Nos meus tempos de Pará de Minas tinha um ditado nas fazendas que praga de urubu não mata cavalo gordo. Agora todos, menos a torcida do galo estão agourando o R49. Que tal atualizar o ditado:
    “Praga de urubu não mata galo gordo”.
    Abraços,
    Idalino

    – Mineiros Go