Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A Itália surpreendente de sempre!

Foi o resultado mais surpreendente da Eurocopa até agora, mas bem característico das tradições das seleções italianas em quase toda disputa. Iniciam como quem não quer nada; uma briga interna aqui, outra ali; polêmicas com a imprensa deles; um empate na estreia com a Espanha; outro empate com a Croácia no segundo jogo; quase eliminada, mas classificada aos 42 minutos do segundo tempo, quando a Espanha ganhou de 1 x 0 da Croácia, fazendo valer os 2 x 0 que fez na Irlanda. 

Nas quartas de final, eliminou a Inglaterra nos pênaltis e ganhou maisforça. Hoje, atropelou a Alemanha, para quem nunca perdeu pela Eurocopa ou Copa do Mundo. Os alemães que vinham jogando o futebol mais convincente até agora.

A Espanha pode ser a próxima vítima, pois quando a Itália se une em busca de um objetivo, faz estragos históricos. O Brasil em 1982 sentiu este gosto, a própria Alemanha, eliminada por ela em sua própria Copa e tantos outros exemplos. 

A obediência tática e a determinação são as principais marcas da seleção comandada por Cesare Prandelli.

Com isso, garantiu-se na Copa das Confederações ano que vem, com grandes possibilidades de fazer de Belo Horizonte a sua casa. 

 

Mesmo com a globalização crescente e os recursos tecnológicos cada dia mais avançados a comunicação oficial ainda provoca contratempos.

O advogado mineiro Lucas Mendes Freitas Teixeira foi barrado no aeroporto de Barcelona, quando se dirigia o embarque para Varsóvia. O funcionário da imigração queria o visto em seu passaporte para entrar na Polônia.

Depois de uma hora de conversas e consultas, foi liberado a tempo de pegar o voo. 

 

Mesmo com todo o seu poderio e força de informação, as Organizações Globo mandaram os passaportes de seus funcionários escalados para cobrir a Eurocopa, para a embaixada da Ucrânia no Brasil, a fim de pegar o visto. A turma da Rede Globo, Sportv, Globo.com e jornal O Globo está com o carimbo do visto, que entretanto, também não é mais necessário para brasileiros que queiram passar até 90 dias no país. 

 

Quando fui de Kiev para Moscou, gelei quando o funcionário do check-in da Siberian Airlines, olhando para o meu passaporte, perguntou pelo visto para a Rússia. Diante da minha informação de que a exigência não existe mais, ele consultou a uma colega, depois a uma tela do computador e deu sequência ao procedimento para o embarque.

Interessante é que para alguns países da comunidade europeia a exigência de visto para a Rússia permanece.

 

A rede de TV ARD/ZDF, da Alemanha, ocupa o maior espaço no Internacional Broadcast – IBC, o centro de mídia de rádio e televisão da Eurocopa, sediado em Varsóvia. Em seguida vem a poderosa Al Jazeera, do Qatar, que montou uma estrutura gigante para essa cobertura, com profissionais contratados de vários países, entre técnicos, jornalistas e produtores. Do Brasil, têm estúdios neste IBC, a Globo, Band e ESPN.

 

Palco da final

ESTADIOKIEV

O Estádio Olímpico de Kiev fica bem no centro da capital da Ucrânia e tem a apenas 300 metros dos seus portões de acesso, estações de metrô que o atendem.

ESTADIOKIEV2

Em sua área também está o Museu do Dínamo, um dos clubes mais fortes e populares do país, que teve seu auge no período de existência da União Soviética.


» Comentar

Comentários:
6
  • Frederico Dantas disse:

    Uai, Chico. O resultado mais surpreendente da Eurocopa? Como você mesmo destacou no histórico, surpreendente mesmo seria a Alemanha ganhar da Itália já que nunca conseguiu fazê-lo e continuou sem conseguir.

    E este time da Itália nem está tão defensivo como de costume. No jogo contra a Inglaterra a quantidade de finalizações feitas pelos azuis foi umas das mais altas desta Euro. Não fez o gol, mas foi ofensiva o tempo todo, coisa que não cé sua característica.

    E acho que a Itália vai jantar a Espanha.

  • Paulo Henrique disse:

    Concordo com Emílio.

    Que futebolzinho chato da Espanha!!

    Bem-vinda a BH seleção italiana!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    A Itália é a seleção que mais sabe jogar por resultados no futebol mundial, é um grande time, essa tem camisa mesmo.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Eu nao diria surpreendente, diria que a Itália foi mais eficiente quando precisou… e olha que poderia ter sido goleada, nao fosse a displicencia de dos atacantes da azurra!!!

    A final moral seria Portugal x Italia, mas como a logica naop existe no futebol, bora torcer para a azurra, por que o futebol da Espanha já ta enchendo o saco pra falar a verdade!!!

  • Luiz disse:

    Se perguntar para alguém aí, você vai descobrir que este estádio e a linha de metrô foram construídos em parceria privada, custando menos que um estádio aqui no Brasil.
    Belo Horizonte, diga-se de passagem, perdeu a oportunidade de ter grandes obras de infra-estrutura como legado da Copa. Entubaram um BRT abrasileirado, enquanto eu sonhava em pegar um metrô na Savassi e descer no Mineirão para ver um jogo do Brasil na Copa. Nem metrô, nem aeroporto, nem anel rodoviário… Agradecemos ter saído o Mineirão, pois o Independência é de lascar (acesso ruim).
    Enquanto aqui na terra, o bicho tá pegando em fila de ingressos. Será que os estrangeiros entederão que em nosso país a lei das prioridades na maioria das vezes viram sacanagem com gente normal? Espertalhões usurpando o direito de quem chegou mais cedo, enfrentou fila ou paga caro para ter acesso.

  • J.B.CRUZ disse:

    Que “banho” de bola na ALEMANHA……Grande ITÁLIA, berço de grandes EPOPÉIAS da humanidade..Como dizia meu Avô querido: Povo trabalhador, “sangue quente” em defesa da Pátria….Que venha a ESPANHA…