Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Diogo Nogueira em Sete Lagoas sábado

O nosso jornal SETE DIAS promove todos os anos o Festival Sabor de Bar, que envolve os melhores bares da cidade.

No próximo sábado teremos o encerramento, com o encontro de todos, no espaço de eventos do UNIFEMM, na entrada da cidade.

Com várias atrações musicais da melhor qualidade, tendo como ponto alto o sambista Diogo Nogueira, da prateleira de cima do samba brasileiro da atualidade.

Ele concedeu entrevista do Júlio Assis, do SETE DIAS, sobre este show em Sete Lagoas:

DIOGO2

“O sambista Diogo Nogueira é a grande atração do encerramento do festival gastronômico Sabor de Bar, neste sábado no estacionamento do Centro Universitário Unifemm. Na entrevista abaixo ao Jornal SETE DIAS, realizador do evento, Diogo antecipa o que vai apresentar no show, fala de sua carreira ascendente no cenário da música brasileira, de seu trabalho como apresentador do programa de televisão “Samba na Gamboa” e do trabalho de divulgação da obra de seu pai, João Nogueira.

A festa do Sabor de Bar terá os portões abertos às 17h e além de Diogo se apresentam os grupos Nós Três (samba), No Label (pop-rock) e a sambista Josi Lopes.

Os ingressos estão à venda em Sete Lagoas nas lojas Drogaria Araújo (centro e shopping) e em Belo Horizonte na Nenety Eventos (shopping 5ª Avenida).

Mais informações no site www.sabordebar.com.br

Confira a entrevista de Diogo Nogueira:

SETE DIAS – Parece que você está no clima do projeto sambabook que reúne a obra de seu pai, o João Nogueira. Você fez show recente no Rio com o repertório desse sambabook. Esse será o clima do show em Sete Lagoas ou mescla isso ao repertório ainda de divulgação do DVD “Sou Eu Ao Vivo”?

DIOGO NOGUEIRA – Vamos apresentar músicas do CD e DVD, “Sou Eu”, sucessos da minha carreira, clássicos do samba e algumas músicas que estão no meu novo DVD, “Diogo Nogueira Ao vivo em Cuba”, que trazem um tempero de salsa. Mas, como não poderia deixar de ser, vamos ter um pouco de João Nogueira, Martinho da Vila, Beth Carvalho e diversos grandes mestres do nosso samba.

SD – Você tem feito muitos shows em Minas e especialmente em Belo Horizonte. Na sua opinião há uma empatia do público mineiro com o seu trabalho? Você sente isso no palco aqui em Minas?

DIOGO – Adoro me apresentar para o público mineiro. Sempre fui muito bem recebido em Minas e também em Belo Horizonte. Para retribuir o carinho que recebo, procuro sempre fazer um show especial.

SD- Tem se falado muito no interesse do público mais jovem pelo samba, isso pode estar sendo estimulado também pelo trabalho de artistas de uma geração mais nova que se dedica ao gênero, como você, Mart´nália, Dudu Nobre, Teresa Cristina e outros?

DIOGO – Acho que o samba vive um bom momento. A renovação do ritmo está ajudando a manter o interesse dos jovens, que vêm lotando plateias em shows por todo o Brasil, além de artistas novos, que vem renovando o ritmo. Mas o que me deixa mais feliz é ver que as “Velhas Guardas” estão sendo respeitadas e tratadas como os grandes guardiões do samba. 

SD – Até que ponto sua atuação como apresentador do programa de TV “Samba no Gamboa” veio somar para a afirmação de seu trabalho musical tendo em vista o permanente contato com grandes artistas do gênero que abre novas possibilidades de parcerias?

DIOGO – Ser apresentador do “Samba na Gamboa” tem sido um grande aprendizado, que também vem me ajudando muito nos palcos, desde a primeira temporada, quando tudo era novidade, até os dias de hoje, na busca por novos formatos, novidades. Além disso, tenho tido a oportunidade de cantar e conversar com grandes nomes do samba brasileiro. E isso é um privilégio! Já fizemos mais de 150 entrevistas e pude conversar com grandes nomes da nossa música, como Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Jorge Aragão, João Bosco, Jorge Ben Jor, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, dentre outros. O programa é exibido pela TV Brasil toda 3ª feira, sempre às 23 horas.

SD- Com essa grande herança que tem por ser filho de João Nogueira, como é pra você exercer ao mesmo tempo um papel de ser um continuador da divulgação da obra de seu pai e por outro lado apresentar seu próprio trabalho como sambista?

DIOGO – Meu pai é uma grande influência na minha vida e na minha carreira. Tanto que estamos lançando o “Sambabook João Nogueira”, que é uma homenagem ao grande poeta, cantor e pai maravilhoso que foi João Nogueira. O projeto conta com a obra dele, interpretada por grandes nomes da nossa música, que traz CDs, DVD e um livro de partituras. Estamos também planejando o lançamento da biografia dele e de um filme documentário sobre sua vida e obra. Sobre o meu trabalho, venho fazendo tudo da melhor forma possível, com sinceridade e honestidade. Sinto que estou, cada vez mais, conquistando o meu próprio espaço. Quero consolidar cada vez mais o meu nome, o meu trabalho no Brasil e também ter o reconhecimento em outros países.

SD- De modo geral seu repertório tem uma abrangência ampla, de sambistas da velha guarda, passando por nomes da MPB como Chico Buarque e Ivan Lins, e chegando a compositores contemporâneos. Como se dão essas escolhas?

DIOGO – Canto músicas que eu gosto e esse é o meu principal critério. Tenho tido a oportunidade de regravar grandes clássicos da música brasileira, sucessos dos anos 70 e 80, que chegam para as novas gerações como uma novidade. Além disso, estou sempre atento aos novos compositores e sempre que eu tenho alguma nova canção, composta por mim e meus parceiros, também gravo nos meus trabalhos.

SD – O fato de ser um artista cada vez mais requisitado no samba, afeta a sua produção como compositor e te leva a se dedicar mais ao trabalho de intérprete?

DIOGO – Tenho um prazer especial em compor e faço isso de maneira natural, sem forçar barra. Gosto de registrar as melodias e ideias que tenho para depois ir desenvolvendo. Não tenho exatamente uma rotina para compor. 

SD – O que o público de Sete Lagoas e região que ainda não assistiu a uma apresentação sua ao vivo pode esperar do seu show?

DIOGO – Essa vai ser a primeira vez que me apresento em Sete Lagoas. Sei que o público gosta de samba e estou muito animado. Estamos preparando tudo com muito carinho. Vamos levar o mesmo show que temos rodado por todo o Brasil, com músicas dos meus CDs, canções de minha autoria, clássicos do samba e algumas novidades. Espero todo mundo lá.

http://www.sabordebar.com.br/


» Comentar

Comentários:
3