Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cruzeiro pode perder mais uma promessa para o futebol italiano

O conterrâneo Emilio Figueiredo comentou no blog e está revoltado:

“… o que mata a gente de raiva é isso… atacante da base, não vai ter nem a chance de mostrar seu futebol no profissional…

Eu duvido que o Léo, seja pior que W Paulista, Anselmo Ramon.. e outros que já passaram por aqui..

Acorda Cruzeiro!”

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2012/07/juventus-ita-faz-proposta-e-pode-levar-leo-bonatini-promessa-celeste.html

“Juventus-ITA faz proposta e pode
levar Léo Bonatini, promessa celeste”

Atacante, que defendeu a Seleção Sub-17, tem contrato perto do fim e não
deve continuar no Cruzeiro, que não se entende com pai, empresário dele

O Cruzeiro está muito perto de perder uma das maiores promessas da categoria de base. O Juventus, da Itália, apresentou uma proposta pelo atacante Léo Bonatini, de 18 anos, e o acerto deve ser realizado nos próximos dias. O contrato de Léo com o clube mineiro termina em menos de um ano, em março de 2013, e as negociações para renovação não tiveram sucesso.

O Cruzeiro confirmou a proposta do Juventus, mas não revelou valores. Léo já aceitou a proposta italiana e treina em separado na Toca da Raposa I há mais de uma semana. O vice-presidente de futebol e responsável pelas categorias de base do clube mineiro, Márcio Rodrigues, se mostrou pouco esperançoso com a permanência do jogador.

– Recebemos (a proposta), mas estamos negociando, porque o valor que o Juventus ofereceu não é o que queremos. Temos um e-mail com a proposta oficial. O Juventus já aumentou. Eles ofereceram 50% do que a gente pede. Mas eles têm um grande interesse no jogador. É provável que seja feito o negócio, porque o pai dele não quer que ele continue no Cruzeiro. A gente senta com ele e conversa sempre. Mas ele não tem interesse.

O clube celeste reclama de má vontade do pai e empresário do garoto para renovar com o time celeste. Eduardo Maia, pai de Léo, por sua vez, argumenta falta de valorização do clube pelo jogador, que defendeu a Seleção Brasileira Sub-17 no último mundial da categoria.

– O Cruzeiro sempre manifestou interesse, mas nunca apresentou uma proposta. Nós também nunca falamos em valores. Disseram que pedimos absurdo, mas eu nunca fiz uma pedida. O Cruzeiro só veio falar em valores agora com a proposta do Juventus. O Léo entendeu que é um desafio novo e vai ser uma oportunidade para ele.

A proposta do Cruzeiro para manter Léo na Toca da Raposa previa integrá-lo ao profissional.

– A gente ofereceu bom salário, aumentaríamos o salário dele cinco vezes, falamos que, renovando, ele iria direto para o profissional. Mas o pai dele nem proposta faz. O Léo está feliz, gosta do Cruzeiro. A dificuldade é o pai, que sempre disse que não renovaria. A gente valorizou o Léo. Nós queremos o Léo, as portas do Cruzeiro estão abertas. Não queremos vender o Léo por preço nenhum, falamos isso para o Juventus, queremos o Léo no profissional. Mas é difícil – disse Rodrigues.

O pai do jogador é dono de 50% dos direitos econômicos do atleta e está confiante no acerto com o exterior. Léo é bisneto de italianos e deve conseguir passaporte estrangeiro. No entanto, Eduardo garante que nunca dificultou a permanência da jovem promessa no clube mineiro.

– A gente sempre procurou parceria. Gostaria de deixar bem claro. Mas nunca foi apresentado um projeto de carreira, nem nada. Só agora, depois da proposta. Eu sempre deixei claro que queria que ele ficasse perto da minha casa.

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2012/07/juventus-ita-faz-proposta-e-pode-levar-leo-bonatini-promessa-celeste.html


» Comentar

Comentários:
12
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Tadinho do Emílio… ele gosta tanto do Cruzeiro que tudo pra ele é motivo de ilusão.
    Todo ano o time azul vem com pelo o menos 3 ou 4 grandes promessas da base e há muito tempo ninguém vinga. Neste caso Emílio, tanto faz se o atleta fica ou não, seu time não está mesmo a fim de aproveitar a base. Vide várias contratações de jogadores veteranos nos últimos meses…

  • J.B.CRUZ disse:

    Estamos em época de mercenarismo..Futebol passou de lazer e entretenimento para comércio…Quem dá mais…Então depois que apareceu a figura do empresário,,,,,,,,

  • Tão achando ruim por quê? O clube celeste já não é o que mais sabe vender atletas prá rechear os cofres? Realmente não se consegue agradar à todos ao mesmo tempo… impossível entender os “representantes”, nunca estão satisfeitos!

  • Wagner Ávila disse:

    O Alisson falou e disse. O problema todo são os empresários. Jogadores em começo de carreira, com 17, 18 anos já querem ganhar 80 mil por mês.
    Assim, não há clube que aguente. A diretoria deveria fazer como o Internacional que esconde os suas promessas da base, não deixando que participem da Copa São Paulo, Campeonato Brasileiro sub-20, etc. para não despertar a cobiça dos outros. Os jogadores vão se preparando quietinhos, dentro do clube para serem lançados no time assim como foi com o Leandro Damião. Ninguém conhecia, e de repente, lá estava ele, arrebentando no time titular…

    Wagner Ávila / Diamantina

  • Os “representantes” azuis estão preocupados com esse possível negócio? Não faz muito tempo os Cruzeirenses viviam batendo no peito e falando que o CEC é o clube que mais sabia negociar jogadores… essa não dá prá entender: nunca estão satisfeitos! Porque será?

  • Ricardo disse:

    Sobre atletas de base, acho que o Galo e a Seleção Brasileira perderam uma boa oportunidade. O Goiás vendeu o Rafael Tolói para o São Paulo.

    Seria uma boa o Galo ter dado o Renan Oliveira, que está emprestado ao Goiás, para ter este jogador. Nesta aí o Kalil dormiu no ponto.

    Explicando sobre a Seleção Brasileira (Olímpica), o Rafael não foi convocado. Ele era titular com o Ney Franco, também contratado estes dias pelo tricolor, nas seleções de base.

  • Frederico Dantas disse:

    Com a ascendência familiar que tem e com este sobrenome, mais italiano impossível (podia ter a ascendência mas não ter o sobrenome), será naturalizado em breve e, se for bom de verdade, vai logo estar defendendo a seleção deles.

  • Varela disse:

    Deveria haver um acordo contra a convocacao de jovens em final de contrato.

  • clauber disse:

    O ultimo que sair apague a luz. Realmente as coisas do lado fresco da lagoa nao estao bem, “perder” jogadores promessas está virando rotina e será que isso é incompetencia mesmo?

  • Alisson Sol disse:

    Eu sou grande defensor do uso de atletas da base. Mas é preciso lembrar duas coisas:
    1) Grande parte destes atletas lá estão por serem empresariados por diretores do clube, amigos e parentes dos diretores, e por aí vai. O atleta em si pode até ter boa vontade, mas falta qualidade.
    2) Muitos atletas hoje tem empresários capazes de transformar qualquer negociação em que os dois lados poderiam sair ganhando em uma negociação em que os dois lados saem perdendo. Quando é parente do jogador, sem qualquer formação gerencial, aí é melhor se livrar dos dois logo do que continuar insistindo. O laço de parentesco tira a objetividade da negociação, e todo “empresário” deste tipo acha que está negociando o Messi. E quando tem o “passaporte europeu”, fica difícil até conversar com o “empresário”. É só lembrar o caso do Kerlon “foquinha”, e ver no que deu.

    Sinceramente: a base do clube tinha de ser como uma “subsidiária”. Seu objetivo seria prover jogadores para o profissional, com a preferência para o clube, mas podendo também fornecer a qualquer outro interessado. Isto faria com que o clube prestasse mais atenção à base, e também que a base deixasse de agregar os filhos e parentes de amigos, focando-se realmente nos jogadores de maior potencial.

  • Emilio Figueiredo disse:

    A comparação nao vale, óbvio.. mas é por essas e outras que não vimos, nem veremos jogar no Cruzeiro.. Neymar, Lucas, dentre outros…