Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cruzeiro em busca de explicações para a recaída incômoda

O Cruzeiro fez o seu pior jogo neste Campeonato, e nas entrevistas depois da derrota para o Grêmio nem jogadores nem o técnico Celso Roth conseguiram explicar o que causou tanta apatia. Houve jogos em que o time não jogou bem, mas a determinação de quem estava em campo levou a vitórias surpreendentes.

Nos três primeiros jogos a defesa passou a impressão que a peneira de 2011 e do Campeonato Mineiro era coisa do passado, mas os buracos voltaram a aparecer, e o treinador terá que rever o setor.

Descontrole

Interessante é que até os 25 minutos, mesmo perdendo de 1 a 0 o Cruzeiro dominava a partida e levava mais perigo ao gol gremista. Depois do segundo gol é que o descontrole foi absoluto e nem a injusta expulsão do zagueiro Werley, fez com que o time aproveitasse a vantagem de ter um jogador a mais em campo.

Virada

Sábado o que mais chamou a atenção na vitória do Atlético foi a capacidade de reação dos comandados do Cuca, depois de estar perdendo por 3 a 1. Foi como se o time tivesse acordado de um sono profundo, caindo na realidade de que estava perdendo para um time inferior tecnicamente, porém aguerrido e motivado por sua torcida.

Os gols da virada foram saindo naturalmente e caso houvesse mais cinco minutos além do tempo extra dado pelo árbitro, a goleada seria ampliada.

Empolgação

O atacante Guilherme estava particularmente feliz pela volta ao time depois de longa inatividade por contusão. Além da boa atuação marcou o gol da vitória e ao apito final do árbitro, demonstrava a felicidade de um garoto que estreia no time profissional.

Sentindo-se seguro e curado da contusão, agradeceu em especial, a todos os médicos, fisioterapeutas e massagista com os quais já trabalhou.

Nova estreia

A estreia do atacante Borges terá que ficar para o próximo jogo, contra a Portuguesa, pois a de ontem não valeu. Isolado entre os defensores gaúchos, não recebia bolas de nenhuma forma e seu estilo de jogo exige que cruzamentos sejam feitos na área.

Na única oportunidade que teve, obrigou o goleiro Marcelo a fazer uma ótima defesa, nos primeiros minutos da partida.

Triste é a situação do Ipatinga que perdeu em casa para o Grêmio Barueri e tomou a lanterna da sua mão.

Sob risco

Dentre todos os mineiros nas divisões nacionais brasileiras a situação mais delicada é a do Ipatinga, com salários atrasados e sem perspectivas de arrecadação na cidade, o que faz o presidente Itair Machado negociar a transferência do clube para Betim.

O Boa Esporte está na 13ª posição, porém com 12 pontos, junto a vários concorrentes. O Tupi está na penúltima posição na série C, porém a competição está apenas começando.

Tradição

Sábado tive a satisfação de comparecer ao Festival de Chope do tradicional Fluminense de Mocambeiro, e entendi o motivo da força e longevidade desse clube de 96 anos de existência. As famílias se unem em torno da instituição e promovem eventos o ano todo, o que mantém a união e injeta recursos para a manutenção do bom estádio e do time oito vezes campeão nos últimos 10 campeonatos da Liga de Matozinhos.

Uma das principais lideranças é o José do Patrocínio, que há 15 dias está reforçando a diretoria do Democrata de Sete Lagoas, que inicia amanhã os preparativos visando a 3ª divisão mineira.


» Comentar

Comentários:
40
  • Renata Maria Esteves Ribeiro disse:

    Boa noite, Chico Maia. Estou adorando a campanha do Galo, mas ainda estou com o pé atrás, principalmente depois do jogo de sábado… Mas, pelo menos estamos na frente por mais uma rodada, não é mesmo??? Queria saber o que você pensa sobre esse boato de que o Robinho está vindo para o Atlético. É sério isso?

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Paulo Henrique!
    Respondi (ou tentei responder), em atenção à sua atenção às minhas considerações, os questionamentos que me fez. Está no título “Enquanto isto a caixinha de maldades continua funcionando”.

    Claro que não considerei provocação em nenhum momento, porque os pontos de vista quanto ao assunto são, realmente, diversos e conflitantes.

  • ROGÉRIO, “O DESATUALIZADO”: Esqueci de completar meu raciocínio: o R49 pode ser considerado o batedor oficial de penaltis do eterno maior clube de futebol mineiro de todos os tempos (o CAM, é óbvio!), pois, possui mais experiência, afinal foi “só” o melhor jogador do planeta em duas oportunidades, além de ser campeão mundial pela seleção brasileira! Felicidades, de novo!

  • ROGÉRIO, “O DESATUALIZADO”: O temido R49 não pode ser considerado “artilheiro dos penaltis”, como assim o é o “Boca-Murcha”.

    – Além do mais, o que ele “só” fez foi trazer o mundo para o melhor CT do Brasil, a cidade do Galo. Respondido?

    – ET: O eterno deca-campeão Mineiro admira muito quando o Boca-Murcha bate penalti – vide o último encontro entre ambos no Mineiro 2012. Felicidades!

  • MARCOS 2012: Para devolver os manjadíssimos 6X1, teríamos que investir muito…

  • Marcos 2012 disse:

    Quanto ao Atlético, tomara que volte a ser campeão brasileiro, pois não vem faltanto técnica e qualidade ao time. A torcida atleticana já não aguenta mais esperar tanto. O sr. Kalil, mesmo com seu jeito estabanado, faz o máximo de esforço possível para ver o time carijó bem.

  • Marcos 2012 disse:

    Concordo em parte com o sr. Stefano: Montillo deve estar se remoendo, pois se ele estivesse no Corinthians ele estaria consagrado. Ele já teme terminar o ano rebaixado ao invés de campeão mundial.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Hahaha!!! Como dá pra rir dos legítimos comédias morrendo de dor-de-cotovelo pela situação atual.
    A toda hora demonstram sua ira e inveja contra o dentuço, querendo desmerecer suas boas atuações até agora.
    O cara, pega na bola apenas umas 6 vezes no jogo, é verdade, mas dessas 6, uma média de 2 ou 3 tem resultado em lances claros de gol.

    Pode continuar assim dentuço, desta maneira, está produzindo muito mais do que pseudo-craques e outros firulentos por aí… hehehe

    A inveja maaaaaaaaaataaaaaaaaa… hauhauhau

  • Klang disse:

    Hoje o ypiranga barro preto vai falar que estão contratando quem pra disfarçar a derrota? Riquelme de novo? Essa não cola mais. Ou é estádio de novo, pra variar?

  • Reinaldo disse:

    Quem é que descer a ladeira!!!!!!! Esse castigo e pouco……….Bica elas Galo

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O pior do Cruzeiro é o seguinte, para trazer esse asilo de ex-jogadores de nome em atividade, como não tinha dinheiro, assumiu contratos mais longos em troca de melhor salário, ou seja, vai bancar a aposentadoria de Tinga e Cia. Somado a tudo isso a má vontade de Montillo, totalmente desmotivado, porque poderia estar campeão da libertadores e disputando o mundial. E pior, Roth está montando um grupo do seu gosto, com 200 volantes e como não vai ficar muito tempo aqui, o próximo técnico vai ter que segurar a bomba com o que tem.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Quanto ao Atlético Mineiro…

    Éhhhh… Só muita cafifa mesmo viu… rs

    Porque o time deles tá acertadinho e com vontade.

    Ta legal é o clima de ôba-ôba, já ganhou, esse ano é nosso… rsrs Porque aí, ao final talvez tenhamos pelo menos o que zoar… rsrs

    Mas que o time deles tá com pinta de Campeão, isso tá viu…

    Cafifa !!!
    Cafifa !!!
    Cafifa !!!
    Cafifa !!!
    Cafifa !!! rsrs

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Ahhh… Fala sério…
    Cruzeiro buscando explicações ??

    Com a palavra, a Diretoria ! Que manteve no elenco jogadores que já deveriam ter sumido há muito tempo e ainda trouxe alguns que jamais deveriam ter vindo…

    Entrar em campo com Éwerton e Marcelo Oliveira, é entrar com menos dois !!! Jogadores ridículos !!!

    E olha que o juiz ainda tentou dar uma ajudinha, expulsando injustamente o Werley.

    A realidade é que, infelizmente teremos que nos dar por satisfeitos com a simples permanência na Série A ! Que pelas circunstâncias, já estará de bom tamanho…

  • Rogerio disse:

    Atleticano falando de artilheiro dos penaltys, estão falando do boca murcha que a gente sabe que é isso mesmo ou do maior idolo atual deles que nada faz em campo a nao ser gol de penalty?

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    E o complemento do comentário havia sido este:

    “”” Dudu GALOMAIO BH disse:
    18 de junho de 2012 às 23:09
    Acho que a sequência vindoura das próximas 6 rodadas pode determinar melhor o que os times mineiros vão fazer no campeonato. “””

  • Alisson Sol disse:

    Infelizmente a torcida do Cruzeiro passou um tempo seguindo outras torcidas na linha do “me engana que eu gosto”. Ao invés de ver o que estava ocorrendo no jogo, iludiu-se com resultados mentirosos que levaram o time à liderança do campeonato por puro acidente. Aí, quando o time “chamou a atenção”, deu no que deu…

    Difícil resolver isto agora, quando o time já está formado, e pronto para o “campeonato nacional sênior”. É torcer para Dezembro chegar e o time não estar, novamente, brigando contra rebaixamento. Aí os velhinhos irão embora, e vão deixar a base para resolver o problema que criaram…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Relembrando meu comentário de dias atrás:

    “”” Dudu GALOMAIO BH disse:
    18 de junho de 2012 às 23:07
    Sem querer desmerecer, enquanto o que tem 10 pontos enfrentou Ponte Preta em Campinas, o Corínthians, além de Palmeiras e São Paulo em São Paulo (a exceção foi o Bahia em casa), o que tem 11 pontos enfrentou Náutico, Figueirense, Atlético-GO, Sport e Botafogo desfalcado de 6 titulares.
    Não estou de gozação nem provocação. É apenas uma questão de que, ao se dispor a “avaliar” campanhas, há que se ter critério.

    Vamos aguarrrrdarrr!

    Saudações! “””

  • Paulo Ipatinga disse:

    Postei aqui logo após as trez vitórias, que o Cruzeiro não me enganava. Quando pegou times de primeira linha perdeu todos. Com este time, vai continuar ganhando apenas de times sobe cai, tipo Náutico, Figueirense, Atletico mineiro…
    04/12/11 Eterno…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Muito bom ver alguns cruzeirenses aqui, num gesto inédito de humildade, sinal dos tempos…

  • Ricardo disse:

    Acho que o placa celeste foi normal. Aliás, poderia ter sido até mais caso o juiz não tivesse expulsado injustamente o Werley na metade do primeiro tempo. O lance foi falta do Montillo para cima do zagueiro e o juiz erra daquele jeito.

    Só vi os melhores momentos. E o Cruzeiro teve inúmeras chances antes de levar o primeiro gol. Aí parece que o time desestabilizou. Apagão e mais um gol. Mesmo com um jogador a mais em campo, tomou outro gol.

    Já disse várias vezes que este time que está aí e com o Celso Roth joga para terminar entre os 10 primeiros caso a torcida ajude. Se a torcida ficar atrapalhando ou se o Roth for embora, podem preparar as camisas “vamos subir zerô”.

  • Cassiano disse:

    Bom dia a todos. Chico quanto aos comentarios da TV paga não é de hoje que isso acontece, portanto acho que temos que ser surdos…..

    Fiquei muito contente no gol do Bernard, o banco inteiro saiu de um lado e correu lá pro outro para abraçar o garoto, sinal de muita união entre o grupo……

    Cassiano– Louveira – SP

  • PAulo Araujo disse:

    O Pior é que nem com ajuda explícita do arbitro ( como já vem acontecendo há alguns anos) o cruzeiro conseguiu ganhar.
    Quando sempre vem com as desculpas de que “jogamos melhor e não ganhamos” como vinha acontecendo podem esperar coisas piores. Não sei onde esse ano que este time jogou pelo menos uma partida boa. Contratações erradas, jogadores fim de carreira e com contato longo. Se esse ano ta ruim, como ficara e 2013 com esse mesmo time e mais velho?
    To achando que teremos alegria em dobro esse ano.

  • Marcelo disse:

    Pra mim uma coisa ficou clara. Achei que o Montillo era um craque, mas não passa de um bom jogador. Craque é aquele que mesmo marcado consegue de destacar. Vide Cristiano Ronaldo, Messi, Deco, Lucas, Neymar…

  • Emilio Figueiredo disse:

    Apatia foi pouco ao Cruzeiro. Diego Renan não dá mais, não entendo a insistência. Não é possível que não existam 2 laterais na categoria de base do Cruzeiro. O Montillo não está jogando nada e acho que já merece um banco de reservas pra ver se acorda. E também nao entendi a escalação do Marcelo no meio campo… é outro que joga todo errado, está com o corpo torto pra esquerda e tenta driblar para a direita.. parece que joga bebado…

    E outra. O ataque é Borges e um atacante rápido (Fabinho, Elber ou Wallison), o treinador nosso deve saber que W 9 e Borges são da mesma posição…

  • Alexandre (de Moçambique) disse:

    Maputo, segunda-feira 08:30 hs.

    Entro numa das infindáveis lojas de auto-peças existentes na cidade e procuro por um filtro de ar inexistente no país, para o meu conformismo. Mas na saída da loja, um atendente aparentando ser paquistanês me chama e pergunta, num sotaque bem carregado de um português sofrido: “Mr., por favor! Esta camisa é do “Mineiro”? Eu assistir último sábado… Ronaldinho… muito bom!! Parabéns!”. E olha que estamos 5 horas a frente do fuso horário brasileiro.

    Saio da loja num misto de alegria e indignação. Alegria por ver que minha segunda pele é reconhecida internacionalmente. Minha esposa já reclama que eu preciso ao menos tirar a camisa do Galo de vez em quando para lavar…

    Já a”indignação” é por conta do Kalil, que insiste em dizer que torcida pra ele só conta a de Belo Horizonte, que é a que paga ingressos e coisa e tal.

    Aqui em Moçambique mostro com orgulho as cores do CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, estampando um sorriso quase constante no rosto por essa fase espetacular do time. Mas também sou obrigado a expor a cor laranja do patrocinador… e sem que ninguém me pague nada por isso. Será que sou menos torcedor atleticano por não estar pagando ingresso na Arena Independência?

    Paciência, ninguém é pefeito. Afinal o “Urso Bravo”, como costuma dizer Flávio Anselmo, pode sim entrar para a história como um dos melhores presidentes do Galo. Talvez aquele que venha a nos dar um título mundial. Sonhar não custa nada!!… E se assim for, Kalil tá perdoado!

  • J.B.CRUZ disse:

    Para um time que está ainda em formação, deve-se dar um desconto ao técnico que ‘pegou’ o comando técnico em meio a temporada 2.012……. Paciência é o que a torcida precisa ter agora..As perspectivas são boas levando em consideração que estamos na nona rodada do campeonato..O CRUZEIRO de um modo geral, precisa de pequenos ajustes, pois as contratações são boas…CRUZEIRO SEMPRE !!

  • Fabrício Cruz disse:

    Detalhe interessante: o “bígamo” Kléber confirmou de vez a separação litigiosa com a Máfia, ao recusar receber a camisa de “Weltin Paulista” no final do jogo.Mas não era amor à primeira vista pela Raposa e Porco? Pois é, o mosqueteiro gaúcho é o mais novo mascote-amor do “roliço”,kkkk… como está gordo o “Gordiador”.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Esse filme eu já vi. Contratar os mais novos ex-jogadores foi uma maldição que já passou pelo Galo. Ricardinho, Júnior, Mancine e Dudu Cearense, só pra ficar em alguns recentes. É time pra não cair e, se tiver bons jovens, pode fazer boa campanha. Mas esses bons jovens não existem por lá. Gastam uma fortuna com categoria de base e só aproveitam Anselmo Ramon e Diego Renan. E a torcida, revoltada vira de costas na hora do pênalti… O conflito torcida x time está só começando, daqui a pouco vai ter jogador perseguido ofendendo a torcida, tipo Guilherme Santos (lateral esquerdo). Mas não se preocupem que o time de vocês não cai não.

  • Marcos 2012 disse:

    A derrota de hoje do Cruzeiro faz lembrar aquelas derrotas para Figueirense e Vasco em 2011 em pleno solo mineiro- foi a partir dessas derrotas que o Cruzeiro iniciou uma luta desesperadora para não cair pra segunda divisão.
    Roth ainda não cumpriu a promessa de arrumar a defesa celeste, que de tão ruim seria capaz de consagrar até atacantes do íbis e do Tabajara.

  • Rafael disse:

    Celso Roth começou a mostrar sua verdadeira cara… péssimo técnico! Não engana ninguém!
    E o Werley, péssimo jogador, nunca deveria ter jogado pelo Galo (Kalil foi gênio ao trazer o Victor e dar parte do Werley como parte do pagamento), ainda tentou ajudar os celestes mas nem assim o Roth deu jeito
    Com esse time, tem que jogar como time pequeno e limitado mesmo que é.

    Mas saindo o Roth, a coisa melhora, pois o time tem bons jogadores, Borges ainda vai marcar muitos gols

    KKKK o Fantastico agora homenageia o Marcelo Moreno com a musica “Moreno alto, bonito e sensual…” kkkkkkk

  • Adolfo Soares disse:

    que derrota retumbante do cruzeiro. foi praticamente humilhado em pleno independencia!
    nao adianta para jogar o brasileirao os times terao que ter qualidade . so mobilizaçao nao adianta ! a vontade nao supera a tecnica em todos os confrontos!
    vale resaltar que o galo venceu o gremio dentro do olimpico pq alem de vontade mostrou qualidade melhor que o gremio!
    o celso roth vai ter que fazer magica para levantar essa equipe. como jogar de igual para igual com um time que tem : gilberto silva , elano , ze roberto, kleber, marcelo moreno ???? combater com w paulista , tinga , leandro guerero, everton , diego renan, anselmo ramon, victorino?????
    nao estamos falando do brasileirao de 3 ou 4 anos atras , nivelado por baixo . os times estao com mais dinheiro , segurando seus jogadores e trazendo reforços experientes e interessantes do exterior.
    a verdade é cruel mas na minha opiniao o cruzeiro esta igual a historia da cigarra. desde que nao caiu por um milagre no ano passado , ficaram cantando os 6 a 1 , mas agora o inverno chegou e o cruzeiro esta na porta do formigueiro pedindo clemencia! nao se preparam bem para a disputa desse brasileiro . agora terao que lidar com a limitaçao do time e o lado emocional , que so nao sucumbiu ainda pq o time teve 2 resultados surpreendentes ( vitoria contra o botafogo e contra o vasco) . senao estariam com 8 pontos , com a moral la embaixo.
    falo isso nao em tom de provocaçao , perder para o gremio em casa seria normal, mas com um homem a mais ( expulsao injusta diga se de passagem) e sendo totalmente dominado é que foi preocupante!
    vamos ver os proximos capitulos e conferir se essa opiniao minha tem fundamento ou nao!

  • Márcio Luiz disse:

    Que coisa!

    Ao propor a tradicional troca de camisas ao final do jogo o W. Paulista recebeu do Kleber a camisa do Grêmiô* e uma sonora RECUSA do ex-atleta celeste em receber a humilhada camisa azul.

    E como é que ficam esses pobres coitados que ainda desfilam pelas ruas de BH com a tal “camisa 30” azul???

    Que situação.

    * após Bernard, a palavra Grêmio passou a levar “2 chapéus”.

  • marcelo disse:

    haha cruzeiro ta uma piada mesmo…
    o america ta virando o segundo time de minas

  • Paulo Henrique disse:

    A explicação é simples: o time é muito ruim.

    Ganhou de alguns times fracos no início, ganhou do Botafogo sem 6 titulares e ganhou do Vasco numa sorte danada.

    Quando começou pegar times melhores, a realidade apareceu.

  • J.B.CRUZ (Credo!): Será que com mais essa “cipoada” os Celestrinos baixarão a bola e deixarão a eterna arrogância de lado? É esperar prá ver…

    – Particularmente falando, é óbvio que essa característica tão tradicional no lado sujo da lagoa jamais será abandonada!

    – Para ilustrar, os atletas que humilharam o time celeste comemoraram afoitos os tentos que marcaram! E ambos foram extremamente idolatrados quando jogavam nessas bandas. Também foi muito bom assistir a torcida azul não comemorar o gol marcado pelo “Boca-Murcha”, o grande artilheiro dos penaltis…

  • Wagner Ávila disse:

    O problema maior do Cruzeiro são as laterais. O Diego Renan não pode ser titular absoluto, mas na reserva quebra o galho. Na lateral esquerda a situação é pior. Não temos um lateral de ofício, apenas improvisações. Acho que o GPT deveria pensar melhor e trazer o Emiliano Papa, que é muito melhor que todos que estão aí. O meio-campo precisa ser mais marcador, para não deixar a defesa exposta. Por que o Roth não testa o Lucas Silva e o Diego Arias? Por que só esses dois não tem oportunidades?
    Acho que nem Freud explica…

    Wagner Ávila / Diamantina

  • Marcos 2012 disse:

    Os cruzeirenses já começam a ficar apreensivos.
    Caso o Cruzeiro continue como está o Atlético devolve, com juros, os 6×1.

  • Marcos 2012 disse:

    Já foi o tempo em que o Grêmio era freguês do Cruzeiro. Hoje o Cruzeiro é que é freguês do Grêmio, do mesmo jeito que é freguês do São Paulo, do Fluminense, do Atlético paranaense…
    E pensar que os três gols gremistas foram de ex-jogadores cruzeirenses e ainda por cima o adversário dos celestes estava com 10- o ex-atleticano Werley foi pra rua ainda no primeiro tempo.
    E pensar que já cheguei a elogiar esse time atual do Cruzeiro, será que me equivoquei? A idade dos jogadores cruzeirenses já está pesando? O Celso Roth já perdeu o gás?

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Achei uma derrota normal do cruzeiro…
    O Montillo parou de jogar mesmo, o que me obriga a concordar com alguns aqui, que dizem se tratar de um jogador comum. Que essa má fase do cruzeiro seja eterna, são meus votos.

  • Bruno Valle disse:

    Chico,
    boa noite. envio abaixo e-mail enviado por mim à SECOPA e Paulo Azeredo. No seu blog não é possível enviar arquivos, então disponibilizei no meu twitter: @bruno27valle

    Paulo,
    boa noite.
    em anexo envio uma foto que tirei no Independência hoje , no jogo Cruzeiro e Grêmio.
    Sobre aquela luta de fazer o pessoal não ficar nas escadas, de se dirigir ao seu lugar e
    a BWA insiste em dizer que não poder fazer nada. Pode, mas não quer.
    Nessa foto, repare no centro. Tem um rapaz de colete laranja, funcionário do estádio,
    e “assistente do torcedor”, como diz o colete.
    Ele passou o jogo todo ali, em pé na escada, ao lado de vários outros torcedores,
    assistindo ao jogo. No dia que acontecer uma tragédia, e a BWA se dizer isenta de responsabilidade
    está aí a prova. VÁRIOS, eu repito, VÁRIOS outros “assistentes” estavam na mesma posição,
    assistindo ao jogo nas escadas, ao lado de torcedores. Essa situação compromete a circulação,
    a segurança e a visibilidade.
    Repare, aquele grupo de pessoas na escada gera pontos cegos muito piores do que as grades.
    Note como se destacam acima dos demais. Sai muito, muito mais barato colocar policiais ou monitores
    para impedir que pessoas se concentrem em certos pontos do estádio do que a tal troca
    do guarda-corpo que não vai a lugar algum.
    este e-mail segue em cópia para a SECOPA-MG.
    abraços,
    Bruno Valle

    – Belo Horizonte