Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Atlético, Cruzeiro e América: nem tanto ao mar; nem tanto à terra!

Essa velha e surrada frase serve para definir a situação do Atlético no Brasileiro, e pelo que tenho visto a maioria dos atleticanos está enxergando dessa forma.

A bela campanha é conseqüência da manutenção da comissão técnica, mesmo com toda a turbulência do fim do ano passado; da aquisição pontual de bons jogadores para algumas posições, como Leandro Donizete para o meio, e Jô para o comando de ataque; de um craque especial, Ronaldinho Gaúcho, que foi um “negócio de ocasião”, e da resolução do crônico problema do gol. Para isso, primeiro foi contratado o treinador de goleiros do Grêmio, Chiquinho, que graças à sua amizade com o Victor, convenceu a ele que estava na hora de mudar de ares, e que a Cidade do Galo seria o ambiente ideal.

Com os recursos que a diretoria vinha dizendo que tinha para reforçar o time, essas aquisições foram feitas e Cuca está podendo trabalhar bem, jogo a jogo, o elenco e a estrutura que tem nas mãos.

Mesmo vencendo, como sábado, às vezes o time não faz grandes partidas, mas tem um elenco tão equilibrado que um erro é compensado por um grande acerto, e na média, a vitória sai.

Diferente de times que têm elencos comuns, como o próprio Atlético ano passado, quando jogava muito bem um tempo, ou 80 minutos, mas tomava um gol e perdia ou empatava porque não tinha forças para garantir o resultado positivo.

A diferença que Ronaldinho Gaúcho faz é clara e só não vê quem não quer enxergar. Não tem dado dribles ou arrancadas fulminantes como nos tempos do Barcelona, mas é só prestar atenção: o adversário destaca, no mínimo, dois jogadores para cuidarem dele, às vezes, três. Um no combate, um ou dois na sobra.

Quanto representa isso em um jogo, principalmente em competição acirradíssima como é o Brasileiro.

No Cruzeiro o que vejo é uma situação simples do futebol: a dificuldade de se montar um time durante a disputa do Campeonato. A começar pelo técnico e Celso Roth e os seus auxiliares diretos, passando pela maioria dos jogadores e até o diretor de futebol é novidade na Toca da Raposa para este Brasileiro.

O próprio Celso e a diretoria se surpreenderam com os ótimos resultados iniciais, pois era de se esperar mais tempo para que as vitórias convincentes começassem a chegar.

A defesa parou de tomar gols, o time voltou a vencer e chegou a liderar a competição. Mas novos jogadores continuaram chegando e os adversários mais pesados, como São Paulo, Inter e Grêmio idem. Além de serem da prateleira de cima, entraram em campo de olho no líder, que parecia ter voltado aos seus melhores momentos.

A falta de entrosamento e antigas deficiências se fizeram sentir e três derrotas consecutivas acenderam a luz amarela na Toca da Raposa. Nada de assustador, mas de atenção redobrada para nova correção de rumos.

O América está bem na busca do seu objetivo principal que é uma das quatro vagas da Série A 2013, mas a sua pretensão, mais que justa, é o título, neste ano do Centenário. Perdeu o Bruno Meneghel para o futebol chinês, mas não foi este o fator responsável pela derrota para o Goiás. O time não foi bem; o Goiás também é da prateleira de cima e jogar no Serra Dourada nunca é fácil.

Não pode vacilar é amanhã, em casa, contra o Guarantinguetá, que está lutando contra as últimas posições na tabela, e que virá babando por um início de recuperação no Independência.

Time cujo técnico é o Pintado, ex-capitão do Coelho, figura muito querida até hoje pelos americanos.


» Comentar

Comentários:
14
  • Bruno Silva disse:

    Realmento o Galo não jogou 100% nos últimos 2 jogos.

    Porém certa vez, vi o Sr. Alex Ferguson dizer em uma entrevista, que time bom, é aquele que mesmo as vezes jogando mal, consegue vencer.E é pura verdade. Basta ver o atual Corinthians, nem sempre jogou bem, mas foi de uma eficiência incrível na Libertadores-2012. Quando tinha chance, não perdoava. E mesmo torcendo contra, tivemos que reconhecer o mérito.

    Estou com os pés no chão, mas confiante que o Galo pode se manter estre os primeiros. E se mantendo entre os primeiros, há sem dúvida, a chance de ser campeão. O time é bom, sólido. Acho que pode ter chegado nossa hora, mas como disse, com os pés no chão.

  • Adolfo Soares disse:

    Amaury Alkimim, gostaria de parabenizar pelo seu comentario , poucas vezes vi alguem tao lucido e isento por aqui. sempre os torcedores colocam opinioes distorcidas e bairrista , puchando sempre para o seu lado.
    por isso gostaria de te cumprimentar pela sua isençao, concordo com tudo que vc disse , o atletico tem condiçao para o titulo. apesar disso nao garantir nada . desde 1999 que o galo nao tem uma chance como essa de ser campeao . porem agora com um grande diferencial , tem elenco para isso . precisa se manter la em cima e quando os candidatos ao titulo diaspontarem, ter como brigar com eles . por isso esse inicio tem que ser bem feito , para la na frente poder suportar a pressao dos futuros candidatos ao titulo( no momento destacaria o fluminense e o inter. os dois tem elencos fortes, se embalarem vai ser dureza) .
    ja o cruzeiro começou com um elenco fraco , troca de tecnico e contrataçao de reforços. mesmo que os jogadores que vierao sejam de melhor qualidade , eles veem em cima da hora , ate encaixar o campeonato ja esta no meio , dai vem as contusoes , o desgaste e ai o elenco nao tem peças de reposiçao.
    o celso roth tem condiçao de levar essa turma a uma posiçao honrrosa ( de 10 a 15) . se vier coisa melhor otimo . mas acho que o time tem que jogar como no inicio do campeonato , fechado , como time pequeno , beliscando um bom resultado aqui e outro ali . depois que o time se colocar em uma posiçao fora de risco de rebaixamento passa a arriscar por algo melhor.
    fico na torcida para o futebol mineiro e que possamos chegar em dezembro tendo grandes feitos para se comemorar !!!!!!!!!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O cruzeiro investiu em contratos longos, com salário menores, ou seja, vai aposentar uns 5 jogadores aqui, todos com mais de 32 anos. A tendência é piorar, porque velho quando machuca fica no estaleiro meses. Prevejo um ano terrível para o cruzeiro.
    O R49 além de maior visibilidade ao Galo, trouxe confiança ao grupo e no esporte de alto nível, confiança é tudo, basta observar os campeões de tênis. O Grupo é muito bom e se conhece, precisa aproveitar o primeiro turno, porque a maioria dos times candidatos às primeiras posições estão em formação. Ainda é cedo para dizer alguma coisa, mas esse começo está animador sim. No mínimo a classificação para a libertadores.

  • AmauryAlkimim disse:

    Chico,
    o fato de eu ser cruzeirense nunca me impediu de ver tudo o q o atlético mineiro tem de bom. Hoje ele tem omelhor time desde1999; os três setores (defesa, meio e ataque) estão bemservidos. É preciso apenas a dosagem da emoção e confiança. Já vi bons times comecarem bem e terminarem bem,assim como o contrário. Como o campeonato só começou de verdade na última rodada, após o fim da copa do brasil e libertadores, se o atlético mantiver a concentração e o empenho e os pés no chão pode conquistar o título ou libertadores. Já o meu Cruzeirão,Tipo Exportação, tá de dá dó (eu disse tá, pois o verbo estar é transitório e o ser é definitivo).Claro q se melhorar a zaga e os laterais, que estão horríveis, pode aspirar a posições mais decentes na competição. O mundo da bola não permite euforia desmedida e canto de vitória na véspera; os 6 x1 do ano passado é emblemático qto.a isso. O Cruzeiro deve jogar como time pequeno, respeitando a portuguesa e demais adversários, assim vai adquirindo conjunto e confiança. Um empate com a Lusa amanhã tá de bom tamanho, assim como outro contrao flamengo. Não é o ideal, mas antes lamber do q cuspir. O negócio e aguentar a euforia e gozação dos atleticanos (q eu acho prematura) e trabalhar.
    Amaury – Montes Claros

  • Ricardo disse:

    Sobre R49, pelo amor de Deus né gente?! É claro que ele não vai ter mais atuações de Barcelona. Aquele Ronaldinho ficou no passado.

    O jogador de hoje é um jogador de qualidade técnica indiscutível, que chama a atenção de qualquer um. Se descuidar com ele, ele pode resolver. Agora, quem ficar esperando lances de 6 anos atrás, vai se decepcionar muito.

    A torcida do Galo parece que aprendeu. Está comemorando a situação de momento mas sem se descuidar. Continua com cobranças para que o time fique nesta posição ao final do campeonato.

    Já do lado azul, parece estar se repetindo uma situação comum no Galo nos últimos anos: troca constante de treinadores e inúmeras (e talvez desesperadas) contratações. Esta receita aumenta a instabilidade e os resultados tendem a não ser positivos.

    O Coelho, como eu disse antes do início da competição, tem total condição de brigar pelo título. Já tinha um bom time e se reforçou bem. Alertei que o Bruno Meneghel poderia ter sido contratado por Atlético ou Cruzeiro (muito melhor que Fabinho, por exemplo), mesmo que fosse para ficar no América até o final do ano. Mas deixaram escapar um jogador com potencial.

  • Adolfo Soares disse:

    pra mim o cuca tem a capacidade de fazer uma campanha boa o campeonato inteiro. vimos isso no ano passado, com um time muito mais limitado conseguiu no segundo turno manter um aproveitamento superior a 65%. logico que o galo ira perder jogos , como perdeu para o sao paulo e poderia ter perdido para o figueirense , mas o importante é manter a confiança e a rotina de vitorias e aproveitamento acima dos 60%.
    isso o cuca esta se mostrando capaz, junto com os jogadores tem obtido otimos resultados , principalmente fora de casa ( de 5 venceu 4 e perdeu 1). dentro de casa tambem estamos ganhando bem , apenas o empate do bahia atrapalhou os 100% de aproveitamento.
    estamos no rumo certo , basta manter a confiança e continuar apoiando o grupo de jogadores,que muita coisa boa esta por vir.

  • Maurício (BH) disse:

    Cuca mostrou que é um excelente técnico. Se a diretoria do Cruzeiro insistisse pra que ele ficasse e também mantendo o time da primeira fase da Libertadores, não precisaria de tanto sofrimento. Mas foi quase todo disfeito; se continuasse, as alegrias seriam maiores e agora poderia estar junto com o Atlético lá em cima na tabela. Melhor para o Galo, MG está bem representada!

  • Maurício (BH) disse:

    O Atlético mostrou o seu diferencial que faltava nos últimos anos: Raça e vontade. Ronaldinho está calando a imprensa nacional, está reencontrando seu futebol. O galo hoje é um time de grupo e bem entrosado, que tem um técnico que até aqui tem feito um ótimo trabalho com méritos. Quanto ao Cruzeiro, é bom que a diretoria repense o que anda fazendo, pois: Se o Wallyson não joga como no início de 2011 é porque o Mancini não colocava o cara pra jogar, assim também faz o Celso Roth. Mas ele é o menos culpado, pois trabalha com o time que tem. O Montillo se não joga como antes, é porque não tem ninguém à sua altura no elenco azul. Se o Victorino não vai bem na zaga é porque os volantes, que jogam em 3 não marcam (Vide o gol do Marcelo Moreno). Se continuar assim, vai ser difícil pra torcida!

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Quanto ao Cruzeiro, na minha opinião, o menos culpado é o Celso Roth. A culpa mesmo é da Diretoria e do Dr. Gilvan, que fizeram algumas contratações que em outros tempos, nem seriam cogitadas…

    E olha que a questão nem era falta de dinheiro não. Foi falta de competência mesmo. Com a quantidade de jogadores ( ? ) contratados, daria pra se contratar um número menor, porém de mais qualidade. Foi muito dinheiro jogado fora.

    Essas três derrotas consecutivas, serviram pra mostrar à Torcida, que esse ano é se contentar com a permanência na Série A mesmo.

    O time deve reagir. Pode voltar a conquistar boas vitórias. Mas sem ilusão quanto ao Título ou uma possível vaga na LIBERTADORES.

    Agora, isso é muito pouco pro Cruzeiro. A que ponto essa Diretoria está nos fazendo chegar… A ter que nos contentar única e tão somente em “participar” do Brasileirão, sem a mínima condição de conquistá-lo.

    E o pior é que, com a filosofia do Dr. Gilvan e da turma que o cerca, enquanto estiverem por lá não vai passar disso…

    Enquanto isso, o rival já fala até em Robinho… Mesmo que não venha, mas vejam a diferença de pensamento. A ousadia de quem realmente quer conquistar alguma coisa.

    O jeito é se contentar em não cair e muita cafifa pro rival não ser Campeão… rsrs

    As coisas realmente estão se invertendo aqui em MG viu… rsrs

  • marcelo disse:

    Chico,

    Esta vitória do Galo me fez relembrar um jogo do fluminense contra o cruzeiro no mineirão em 2009. O cruzeiro estava invicto a tempos e o Fluminense estava em último no campeonato. Depois deste dia o meu conceito com o Cuca tinha mudado, pra mim ele foi o responsável por aquela virada histórica ao substituir no intervalo 2 jogadores e alterar completamente o esquema tático do fluminense.

    Vendo o jogo do Galo deste sábado, o fato se confirmou. O Cuca é um técnico diferenciado, consegue ver promessas reais para contratação e possui a capacidade de fazer o time mudar durante uma partida. Para mim, hoje, poucos técnicos do Brasil conseguem fazer isso.

    Se será campeao ou será demitido antes do campeonato terminar, é cedo para dizer. O certo é que essa vitória de sábado teve a cara dele.
    Abs
    Marcelo

  • Marcos 2012 disse:

    Nenhum torcedor cruzeirense põe fé no seu time de coração. Se o atual Cruzeiro, com um setor defensivo lastimável, perde feio em casa para um adversário considerado ‘freguês’ e com jogador a mais, imagine de sair de BH para enfrentar times como Corinthians, Fluminense ou em BH mesmo contra o próprio Atlético. Aí tem de calcular eventuais goleadas…
    No caso do Cruzeiro, derrotas para times da parte de cima da tabela serão de praxe. O perigo reside nas derrrotas para rivais da parte de baixo da tabela.
    O Atlético vai fazendo o que pode para voltar a brilhar no Brasileirão. Por enquanto o Ronaldinho Gaúcho vai dando retorno ao clube. Caso continue com está volta a ser campeão nacional.

  • Chico,

    Quando vemos e ouvimos comentaristas do eixo Rio-São Paulo, na grande maioria das vezes o que se sente eh a desconfiança deles de ate onde o Galo pode chegar. E a explicação deles se baseia em uma possivel “falta de elenco” do Atletico para todo o Brasileirao. Ora, falta conhecimento, por este comentaristas, do elenco do Galo. O Cuca esta tendo o luxo de deixar jogadores como Guilherme, Serginho, Felipe Souto, Richardson no banco e ainda sem poder contar com Rever, André, Neto Berola só para citar.

    No jogo contra o Figueirense foi um exemplo que como Cuca tem opções no banco para mudar o esquema tático do time.

    Evidentemente que ainda eh cedo para comemorarmos. Uma vitoria contra o Inter na quarta eh fundamental para as pretensões do Galo, já que no sábado o time pega o Sport, que esta em plena ascensão, em Recife.

    Se o Galo obter bons resultados nestas duas próximas partidas, aí sim poderemos dizer que o time esta no caminho certo.

  • H.Almeida disse:

    Chico

    acho que o crôzeiro tá tendo o choque de realidade a partir da sexta rodada e
    disse a todos que a torcida azul não se daria bem o com Roth pois bastaria uma série de jogos do time jogando fechado ou feio e pediriam a cabeça dele (imagina perdendo) e acho que se perder pra Lusa ele não desembarca em BH.

    Quanto ao galo meu receio é de que o time e diretoria percam o foco com a badalação vide o ultimo jogo ano passado em que acharam que o campeonato tinha acabado e deram mole demais pro crôzeiro!

    no mais minha esperança é que o Galo chegue entre os quatro até a rodada 34, pq daí tudo pode acontecer e é outro campeonato!

    falar em título agora é cedo demais tem muita coisa pra acontecer ainda,mas é inegável que temos um time competitivo.

  • Paulo disse:

    Chico, estamos com praticamente 1/4 do campeonato já ocorrido, o Galo se mantém na lideança da competição, dá pinta de que disputará, pelo menos, uma vaga da Liberta e, diferententemente dos anos anteriores, sinto a torcida ainda “arredia”, “desconfiada”, mas principalmente com “os pés no chão” em relação ao futuro. Muito bom, mesmo.