Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Faltou a jogada mágica

O advogado Gerardo Figueiredo Junior enviou a opinião dele sobre o jogo do Atlético contra o Grêmio:
“Caros,
O jogo acabou há cerca de cinco minutos e ainda assim continuo esperando uma jogada mágica do Ronaldinho ou um drible fabuloso do Bernard que possam mudar o placar…
Sejamos realistas, o Galo ainda tem chances reais de chegar ao título deste ano, e não digo isso apenas por dizer. Na soma dos turnos, o Galo tem quatro pontos e o grêmio apenas um.
Isso seria mais do que suficiente dentro de uma estratégia bem formulada. O único problema é que não estamos somando pontos contra adversários mais fracos, ao contrário do Fluminense.
“Ah, mas a arbitragem ajudou o Flu ontem e não marcou duas faltas sobre o Berola no segundo tempo hoje!”
Não custa lembrar que a arbitragem tirou dois pontos do Flu no primeiro turno, exatamente no jogo contra o Galo. Não foi a arbitragem que saiu de Recife derrotada para o Náutico, ou foi?
O árbitro errou no jogo de hoje, mas infelizmente o Berola está colhendo os frutos de uma fama indigesta: a de simular faltas. Ou alguém acha que os árbitros não entram em campo sabendo quem é quem?
Enfim, vencer o Grêmio em Porto Alegre foi fundamental naquele momento e o empate não seria ruim em Belo Horizonte, não fossem os tropeços do início deste turno.
Volto a dizer que o campeonato ainda está nas mãos do Galo, mas começa a escapar entre os dedos, não por conta dos jogos decisivos, mas em razão dos outros resultados.
A pergunta que vale o prêmio é “como voltar a jogar o futebol maravilhoso do primeiro turno”? Talvez isso não aconteça e o título venha assim mesmo.
Só que neste momento, times tidos como mais fracos são adversários tão importantes quanto Flu e Grêmio!
Quarta-feira teremos uma nova chance de vencer fora, contra um time de “menor expressão”.
Abraços a todos.”
Gerardo Figueiredo Junior

» Comentar

Comentários:
24
  • Não é comigo, mas se (sic) “… Também foi usado por pessoas de má índole”, isso quer dizer que TERCEIROS usaram o renome do Galo para proveito próprio, ou seja, a instituição CAM ficou endividada por erros (ou desonestidade?) de dirigentes, e não o contrário!
    – Quanto à “dever na praça”, ainda existem clubes que estão com a situação financeira definida e que sequer foram acionados na justiça do trabalho? Se sim nomine-os, por favor…

  • ivan junior disse:

    Um fato que ninguem pode negar em relação ao flame*da: até 1980 não passava de um grande time no estado do rio sem nenhuma expressão no resto do país. Graças a ufanistas como os irmaos rodrigues que achavam que o universo girava em torno do flaflu criou-se esta lenda de que o flam*rda (ao lado do flu) é grande. É por estas e outras é que sou Clube Atletico Mineiro que nunca precisou da cbf, canetadas politicas e outras sujeiras para ter uma história de tradição, paixão e vitória. Nossos títulos foram dignamente e honestamente conquistados dentro dos gramados e não com ajuda de juizes desonestos, dirigentes com conchavos nos bastidores e politicos bandidos e corruptos que conquistam títulos nacionais à base de canetadas.

  • Luiz Gustavo: Opinião é muito pessoal, meu amigo! Então o que dizer dos pobres times do interior carioca quando disputam o também falido campeonato estadual? Aqui em MG num passado não tão distante o Ipatinga foi campeão estadual, apesar das “tentativas frustadas” de darem tal título à concorrência naquela decisão … e os times “pequenos” do RJ? Vc se recorda quando um deles foi pelo menos campeão da inexpressiva “Taça Guanabara”, que não raras vezes é celebrada e comemorada até mais que o próprio campeonato estadual?

    – Quando me referi que torcedor flamenguista algum pode se pousar de santo, honesto e probo, quis dizer que nem sempre os campeonatos que a instituição Flamengo possui nem sempre foi conseguido sem “ajuda-extra”. Longe de mim se entenderem que menosprezei algum torcedor daquele clube; se alguém entendeu assim, peço que me desculpem, que a intenção não era essa. Não sou adepto da choradeira, mas aqui em MG nem só o Galo foi prejudicado em decisões – o próprio Cruzeiro também o foi (vide a decisão em 1974 contra o Vasco).

    – Disse e reafirmo: não tem honestidade no futebol e nem sempre ganha o melhor, e qualquer campeonato brasileiro pode ser “direcionado” para o RJ-SP, que se consideram “outro país”! Se esse “outro país” existisse, seria até bom para o futebol, pois, os demais clubes poderiam organizar campeonatos sem os eternos protegidos!

    – Valeu o bate-papo, foi muito proveitoso! Abs e felicidades, sempre!

  • Paulo disse:

    Chico, tomara que a “pilha” sobre o jogo de amanhá fique somente sobre os torcedores do Galo, e não afete o grupo de jogadores. Constatação simples: exceto Galo e Flamengo, que ainda têm 39 pontos em disputa, os outros times disputam 36 (inclusive Flu e Grêmio) pontos.

    Gente, é muita coisa!!!!!!

    É pontuação para, hipoteticamente, dar o título ao Inter, por exemplo. Amanhã, teremos um jogo importantíssimo, pois uma vitória nos coloca no “pescoço” do Flu novamente. Um empate nos deixa a três pontos deles, que pegarão o Flamengo no domingo e o Botafogo na sequencia.

    Tem parte da mídia e da torcida dá uma dimensão muito maior ao jogo. O que me preocupa, num campeonato tão nivelado, tão “parelho”, é este pensamento “crisento” caso a vitória não venha. Afinal, é um clássico. Jogado na casa do adversário. Com uma atmosfera que tem tudo para ser pesada, por “n” fatores (rivalidade histórica dos clubes, saida conturbada do Gaúcho da Gávea, desespero do rebaixamento…).

    Xô depressão!!!!!

  • Também “Caro” Luiz: Todos sabem que sou Atleticano (ainda bem!), mas se quiser contestar minhas alegações, que me prove o contrário: que o Flamengo não foi “beneficiado” no que postei. Muito simples!

    – É público e notório as “ajudas” que esse teve nos confrontos pelo Brasileiro e Libertadores, basta rever no You Tube. Tente ser imparcial: faça uma pesquisa com torcedores (exceto do CAM e CRF), e veja o resultado: os imparciais darão a resposta, que com certeza contrariará sua ótica.

    – Repito só prá vc: Nada contra o clube, a instituição Flamengo, mas torcedor algum daquele clube jamais poderá pousar de santo, honesto, probo…

    – Seja pelo menos razoável: não misture as coisas, e não procure confundir minhas alegações, que todo Brasil sabe: nem só o Flamengo, mas os demais “grandes” cariocas e paulistas, especialmente o Corinthians, gozam de certas “regalias” da arbitragem e da CBF, pois, esses acreditam que “RJ e SP” formam outro país, meu caro…. querer tapar o sol com a peneira é impossível, e o pior cego é aquele que não quer enxergar.

    – Mas cada um tem sua opinião e sua ótica particular de visualizar determinada situação, que eu respeito, embora às vezes não concordo, pois, opinião é muito pessoal, meu caro!

    – Infelizmente nosso país é tradicionalmente corrupto, e isso se arrasta até nos esportes (qualquer que seja!), especialmente o futebol, onde entra rios de dinheiro e raras vezes tem fiscalização! Caráter e honestidade não são dons, são obrigações, e o que disse Nelson Rodrigues é a pura verdade (sic) “Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos…” Prá quem sabe ler…

    – Os clubes fora do eixo protegido deveriam se unir e exigir mais transparência e honestidade por parte daqueles que comandam o futebol, mas pedir união entre as federações estaduais e presidentes de clubes, a maioria se comportará como a lua, ou seja, se esconderão nos maus tempos…

    – Abs e felicidades, sempre! E valeu sua observação…

  • luiz disse:

    Caro Marcao.
    Vira o disco! Olha pra frente! Atletivano quando não tem argumento começa com mimimi da década de 80. Acho que esse tipo de torcedor deveria procurar um analista.

  • sergio disse:

    Meus amigos, resta saber até que ponto os que tomam as decisões estão realmente imbuídos em dar alegria para a torcida . Os atleticanos devem se mobilizar, chega de sermos feitos de bobos. Um abraço.

  • Concordo que o Flamengo não é “pequeno”, mas àqueles que procuraram replicar o autor do texto, deveriam fazer uma análise em sua sã consciência e/ou procurarem um profissional da área para regredir ao tempo, precisamente nos anos 80, onde com certeza poderão verificar que àquele clube levou no mínimo 2 taças às custas de “auxílio”, “ajuda” e “conivência” da arbitragem da época!

    – Nada contra o clube, a instituição Flamengo, mas torcedor algum daquele clube jamais poderá pousar de santo, honesto, probo… Como diria Nelson Rodrigues (sic) “Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos…”

  • Wellington Cunha disse:

    Será que alguém achou que ganhar o campeonato brasileiro seria fácil ??? Gente o Galo tá na briga, o Fluminense também está tropeçando. O campeonato está aberto.

  • EDUARDO BH disse:

    concordo com o audisio. a formula do cuca tá manjada. precisa variar o esquema tático de jogo. tbém defendo a oportunidade ao paulo henrique, pois o leonardo é muito ruim. Erro de quem o contratou para substituir o andré. o felipe já passou da hora de entrar na equipe. Fora guilherdo !!!!!!!

  • Robson disse:

    Perfeito Audisio, sem nada a acrescentar a sua sugestão de esquema tático.

    Ao Gerardo Figueiredo Junior, concordo com aqueles que estão se mordendo por ele chamar o Flalido, time de “menor expressão”. Realmente este time tem uma expressão enorme dentro da cbfu…., pois sem ela não teria conquistado nem carioquinha!!

  • Respeito a opinião desse torcedor, mas não concordo que o Flu no 1º turno foi prrejudicado conra o Galo, pois, o juiz no exato momento em que está punindo com cartão amarelo um atleta alvinegro (salvo engano, o Pierre), um adversário bate a falta sem a prévia autorização da arbitragem, e isso, caro advogado, a regra não permite; o juiz não anulou o tento por impedimento de algum atleta carioca, mas sim por esse pequeno “detalhe” que passou despercebido pelo clube carioca.

    – Apenas cumpriu-se uma regra do futebol,,,

    – Ressalta-se, entretanto, que a arbitragem está muito mal e por questões de interpretações dasregras, acredito que a maioria dos clubes do atual campeonato, foram “beneficiados” e “prejudicados”; o que precisa é a CBF exigir mais imparcialidade de seus árbitros e auxiliares, mas enquantoa FIFA não autorizar a utilização de recursos tecnológisos que auxiliem a arbitragem, o que ainda vale é a máxima “que nem sempre vence o melhor”, e os árbitros inescrepulosos continuarão à vontade para “adminsitrar” um resultado que melhor favoreça uma das partes. Ainda faltam boa vonta de e honestidade, “só” esses detalhes!

    – No mais uma excelente semana à todos, independente da camisa que vestem!

  • Rodrigo Assis disse:

    fora guilherme

  • audisio disse:

    Éder era um excelente finalizador. Possuía um chute potente.
    Palhinha era artilheiro raro com faro de gol.
    Reinaldo, sem comentário…

    O Atlético de hoje se resume ao Ronaldinho Gaúcho colocando todo mundo na cara do Gol e nada!
    Está na hora do Cuca experimentar o Paulo Henrique! Neto Belora na ponta direita e Bernard na esquerda!
    Este esquema com Marcos Rocha e meia e Danilinho de lateral não faz mal a ninguém!

    Com os adversários estudando o Galo a marcação dificultou a chegada do ataque. Resultado disso é que está sobrando para o Leandro Donizette fazer a aproximação e arrematar de fora da área!
    Está errando passes demais e finalizando horrivelmente! Não é a sua característica principal. Neste caso acho que o Felipe Sotto mudaria o estilo de jogo do Galo organizando melhor o meio de campo com mais inteligência!

  • audisio disse:

    De quem foi a ideia de trazer este Leonardo? Não joga no Democrata de Sete Lagoas! Será que tem gente interessada em faturar em cima de uma valorização forçada?
    Cuca mexeu mal. Deveria ter retirado o jogador Leonardo e colocado o Berola deslocando o Guilherme para o meio. Ganhamos do Inter assim!
    Berola está fora de jogo, mas ainda fez o suficiente para o Galo e ser roubado descaradamente nas duas faltas que sofreu!
    Não acho que ganha do Flamengo que está começando a encontrar um futebol melhor.
    O lance do Guilherme esfriou a expectativa do Galo em relação ao jogo! Foi uma verdadeira ducha de água fria! Um lance daquele poderia alterar todo o panorama do jogo! A minha dúvida é se o problema é do Guilherme, que como todos os outros não sabem concluir para o Gol ou se é uma questão do jogador não ter se adaptado ao Atlético! O clima está começando a ficar pesado entre ele e a torcida desde a sua omissão nos lances contra o Cruzeiro e Ponte Preta.

  • Edson Morais disse:

    Time de “menor expressão”? Quem escreveu isto só pode ter bebido todas. O sujeito tá na fila desde 71 e chama um adversário 6 vezes campeão de time de “menor expressão”. Caramba, que lorota!

  • sergio disse:

    O presidente Kalil precisa entender que a torcida quer título e não CT bonito. Um clube que não tem tradição vencedora como São Paulo ou Flamengo precisa ser 200 % melhor que os outros se quer almejar algo. Quando esse título vier talvez ocorra o que aconteceu com o Corinthians pós-77.
    Eu já disse, falta ao Atlético um finalizador. O Jô não é esse cara. Seria talvez o Obina ou o Tardelli. Ao terminar esse campeonato a diretoria precisa urgente negociar o Guilherme, que não se explicou, O Jô que não se sabe se ficará com a postura profissional que tem hoje, O Réver que já deu o que tinha de dar e até mesmo o Bernard, para não cometer o mesmo erro que foi cometido com o Guilherme na administração Nélio Brant.
    Quanto ao Ronaldinho, muito dinheiro gasto para resultados pouco práticos até agora.
    Um abraço.

  • Paulo Henrique disse:

    O Galo tem muita chance de erguer o caneco.

    Desde que arrume seu ataque, que piorou demais.

  • Paulo Henrique disse:

    Com todo respeito Geraldo, dá preguiça até hoje ver gente dizer que o Galo foi beneficiado contra o Flu no primeiro turno.

    Fred estava impedido? Não.

    A jogada era legal? Também não. Pois Deco bateu a falta com o juiz dando cartão ao Pierre.

    O gol foi ilegal? FOI!!!

    O juiz errou no momento, mas acertou ao anular o gol.

    Se começou ilegal, e terminou legal, é ilegal e pronto!!!!

  • Marcus Vinicius disse:

    Boa análise! Concordo com o Gerardo Figueredo!

    Contudo, temos que parar de lamentar e focar nos próximos desafios. O Galo continua na briga, mas tem que preparar para dar o bote na hora certa. Paciência é a palavra chave desse momento. Os jogos mais difíceis do fluminense ainda estão por chegar e o Galo tem que focar apenas em seu jogo.

    Jô deve retornar nas próximas rodadas e a bola estará mais presente no ataque seja fazer a função de pivô ou ataque se tornar mais incisivo. Mas independente da presença ou não do Jô, precisamos variar nossas jogadas e sair da previsibilidade.

    Força Galo!

  • luiz disse:

    Car Geraldo.

    Time de menor expressão na quarta? Dê uma olhadinha nos curriculos. Vc perdeu seu equilíbrio emocional. Ou nunca teve.

  • sergio disse:

    Parece que o Jaeci Carvalho errou quando afirmou que o Atlético seria campeão brasileiro deste ano. Infelizmente mais um ano na fila de espera. Haja cabeça de burro… Porém é bom, desta forma vemos o quanto é bobagem ficar com idolatria. Um abraço.

  • David Galo Metal disse:

    Olha to mto triste mesmo, vou ver o galo mais uma vez, deixar um titulo escapar da suas mãos, até quando?….esse campeonato vai chegar ao fim, e vamo ficar falando, se tivesse o tardelli seriamos campeões, pq esse time atual do galo, perde gol demais.

  • tom vital disse:

    É preciso acreditar…Vamos chegar lá…Basta dar uma olhada na tabela ,ainda temos chance de erguer o caneco!