Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

No clima de guerra criado para Fla x Galo, Ronaldinho está bem na enquete

Silvio Torres comentou: 

“Chico Maia, só eu que notei? O climão que foi armado antes do clássico mineiro, e que funcionou, quebrando a sequência mágica do galo, está sendo montado também para esta partica contra o mengo. E, como acontece em várias outras áreas do país, a grande mídia de Rio e tb de SP??!! está sendo usada num bombardeio anormal para acirrar os ânimos. E será que o galo vai cair de novo na esparrela? Tá tudo armado pro time já entrar pilhado, descontrolado, levando amarelos e uns dois vermelhinhos prá ajudar…” 

Aí liguei a TV e vi o André Rizek mostrando as manchetes dos jornais do Rio.

O mais calmo é o Globo que fala em “acerto de contas”; um outro lá, fala em “hora da vingança” e por aí vai.

E o Silvio tem razão: não são apenas os jornais do Rio. São Paulo também entrou no “climão”.

Se tudo se resumir ao gramado será ótimo, como disse o vocalista Nazi, que participava do programa Redação Sport. Ele alertou aos flamenguistas para segurarem a onda e ficar apenas nas provocações de boca e faixas, pois se jogarem um copo d’água no gramado ou aprontarem alguma com o ônibus do Galo, chegando ou saindo, a punição será pesada.

A bancada do programa citou os exemplos do Cruzeiro e Palmeiras que foram punidos neste campeonato com perdas de mando de campo.

Veja essa capa do caderno de esportes do O Globo, de hoje:

 “Rinha de galo e urubu” 

Rivalidade histórica e saída traumática de Ronaldinho anunciam acerto de contas na quarta-feira 

Flamengo tem reencontro marcado com Ronaldinho Gaúcho para quarta-feira, no Engenhão Pablo Jacob e Marcos Alves / Agência O Globo

flamengoxRonaldinho
RIO – Jogo adiado da 14ª rodada, o Flamengo x Atlético-MG de amanhã no Engenhão traz a oportunidade de um acerto de contas muito além da tabela que será, enfim, regularizada. Embora os times esperem pelo clássico desde 5 de agosto, as emoções estão represadas há mais tempo pela rivalidade histórica que virou questão de honra após Ronaldinho trocar o lugar de ídolo rubro-negro pelo de algoz nos campos esportivo e jurídico. Ao encontrar um belo horizonte na capital mineira, o craque mostrou que o problema do Flamengo não era ele. Na luta pelo título e por indenização milionária, Ronaldinho tem muito mais a ganhar do que o ex-clube, sob ameaça do rebaixamento.

— Vou fazer o Atlético voltar a ser campeão brasileiro — disse, em sua chegada.

Para confirmar a promessa é preciso passar pelo Flamengo. Depois da conquista do Brasileiro de 1971, três tentativas do Atlético-MG de recuperar a força nacional acabaram em derrotas para os cariocas. No segundo jogo da decisão de 1980, qualquer vitória dava o título ao Flamengo, mas foi para os mineiros que a chance se ofereceu quando o jogo do Maracanã estava empatado em 2 a 2. Palhinha entraria livre se o juiz José Assis de Aragão não parasse o lance por impedimento polêmico. Com Reinaldo expulso por reclamação, a revolta deu lugar a festa rubro-negra quando Nunes chutou entre João Leite e a trave para fazer o gol do primeiro título nacional do Flamengo.

Mineiros têm segurança reforçada

Na Libertadores do ano seguinte, os rivais decidiram vaga num jogo extra em Goiânia. Após início com muitas faltas, Zico conta que o juiz José Roberto Wright avisou aos capitães que a violência não mais seria tolerada. No lance seguinte, Reinaldo deu uma entrada dura em Zico e foi expulso. Com reclamações e cartões vermelhos em cascata, o Atlético-MG ficou sem o número mínimo de jogadores e o jogo acabou ainda no primeiro tempo, com a classificação do Flamengo.

No título rubro-negro da Copa União, em 1987, a bronca dos mineiros é com Renato Gaúcho e com o regulamento. Mesmo tendo ganho os dois turnos, o Atlético-MG teve que disputar vaga na final com o segundo do grupo. Após vencer por 1 a 0 no Rio, o Flamengo abriu 2 a 0 no Mineirão mas cedeu o empate. Quando o Atlético-MG pressionava, Renato arrancou do meio campo para driblar João Leite e repetir o placar de 1980.

Os dois times voltaram a brigar pelo título na reta final do Brasileiro 2009. Mais uma vez, o Flamengo foi campeão depois de despachar o Atlético-MG, com vitória por 3 a 1 no Mineirão e gol olímpico de Petkovic. Diante da longa ficha corrida, os mineiros têm enfim a chance de se libertarem da escrita.

— O momento é mais favorável para eles, mas temos todas as condições — disse Liédson, que marcou seu primeiro gol em sua volta ao Flamengo na vitória de domingo por 2 a 1 sobre o lanterna Atlético-GO. — Voltamos com a sensação de que é possível sair dessa situação e conseguir posições bem melhores.

A melhor forma de atingi-las, para Ronaldinho, foi sair do Rio. Cuca também se valorizou ao mudar de ares. Mesmo que tenha conquistado o título carioca de 2009, deixou na Gávea o estigma de um treinador supersticioso e com problemas de relacionamento. Após salvar o Fluminense do rebaixamento, Cuca viu renascer o respeito pela sua rara capacidade de armar times envolventes. O Atlético-MG é um deles, mesmo que não possa contar com Bernard, suspenso, e Júnior César, impedido por contrato de enfrentar o Flamengo. Numa rivalidade acirrada por questões pessoais e jurídicas, qualquer infração é sujeita a penalidades. Com escolta de 12 policiais no ônibus do Atlético, o dobro do contingente normal, jogo terá o mesmo aparato de segurança de um clássico regional.

— A polícia do Rio faz ótimo trabalho, o Atlético-MG não terá problema — disse o chefe da segurança do Flamengo, José Pinheiro, mais preocupado com os riscos que o jogo oferece aos rubro-negros. — Vaiar e xingar faz parte, mas a torcida não pode jogar nada em campo, se não a gente vai ter que jogar em Volta Redonda.

Ao contrário do desembarque após derrota para o Santos, ontem não havia qualquer tensão na chegada dos jogadores. A única ameaça à ordem pública veio do estacionamento do ônibus rubro-negro numa das curvas de acesso ao Santos Dumont. Em campo, o time não pode parar em local de risco. Machucado, Ibson deve dar lugar a Léo Moura no meio. Depois do Atlético-MG, o Fla-Flu de domingo é a chance de o rubro-negro se recuperar ou perder de vez a esperança.

Com tantas variáveis em jogo, Cléber Santana só pensa no que pode dar certo. Autor do primeiro gol logo em sua estreia, celebrou a alegria de ser rubro-negro ao aproveitar sua grande oportunidade onde só havia pessimismo. A cara nova do Flamengo não se espanta com a carga dramática do jogo e com o que pode haver entre Ronaldinho e a torcida:

— Faz parte. Temos que jogar com inteligência para dar alegria ao torcedor

Por ora, só há apreensão seja pelo momento rubro-negro ou pelo histórico de um clássico que impede os mineiros de voltar ao topo. Os torcedores dos dois lados já se cansaram de esperar pelo acerto de contas. Não dá mais para adiar.

—————————————————————————————————————–

E na “Enquete do dia”, do portal do O Globo, Ronaldinho está bem na fita:

* “Como será o reencontro entre Fla e Ronaldinho?”

  • Ronaldinho vai sentir a pressão da torcida do Fla, jogar mal e perder 41.0%
  • Ronaldinho vai dar show e calar o Engenhão 55.0%
  • Ronaldinho vai ganhar, mas sem jogar bem 4.0%

Total de votos: 1234

* http://oglobo.globo.com/esportes/rinha-de-galo-urubu-no-flamengo-atletico-mg-6185495


» Comentar

Comentários:
14
  • Clayton ( Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Vladimir Rocha,

    Também tenho que concordar contigo, em relação aos times que o Atlético Mineiro tinhas nas décadas de 70, 80 e 90.

    Abraços

  • ronald disse:

    E se o Galão quizer ser campeao tem que fazer gol, tem que ganhar, nem que seja de 1/2 meio a zero, é mais tres pontinhos, quanto ao Guilherme, dá ele pro ninho dos urubus, é lá que ele merece ficar, no Galo tem de ter raça, vontade e determinação.Quanto a impremsa do rio e são paulo, vão todos para a fossa pois não passam mesmo de ums merda fútil e inútil.

  • Júlio Cesar Rodrigues disse:

    Prezado Chico

    Parte da imprensa mineira fez uma “terra acabada” o empate do galo com Grêmio. É muito dificil, viu……ninguem cita o fato de que o grêmio, que além de ter uma boa equipe, fez uma minitemporada de 1 semana em atibaia se preparando somente para jogar contra o Galo. encarou este jogo como “final de copa do Mundo”

    Resultado perfeitamente normal, não vi, sinceramente, nada de anormal

    O Galo ganhou do grêmio no primeiro turno num jogo épico e durissimo como foi o de domingo. e ninguem fala nada

    e a partir deste resultado, boa parte de nossa (?) imprensa afirma que o galo TEM QUE GANHAR DO FLAMENGO, SENÃO, JÁ ERA TITULO.

    Puxa vida, é dureza escutar uma asneira dessa. Claro que se ganhar, ótimo. o empate também não será mau resultado. se perder, nada está definido, faltarão ainda 11 rodadas e um confronto direto contra o flu em BH

    claro, se ganhar da lusa no sábado, empataremos em pontos com o flu e jogamos a pressão para eles no domingo contra o fla……

    estou vendo os jogos do flu. não jogou nada contra atletico-go e nautico

    afirmo e reafirmo: o flu fará muita lambança nesta reta final e o ronaldinho trará o titulo ao galo…….o galo será novamente o campeão brasileiro em 2012…..

  • ivan junior disse:

    Modestamente creio que uma vitoria sobre o flamer*a dará ao Galo forças para ser campeão este ano. Sem dúvida é o jogo mais dificil do ano para o time por todas as circunstancias que cercam este confronto.

  • audisio disse:

    Se estão criando este clima é porque estão morrendo de medo! Se estivessem, por exemplo, enfrentando hoje o Cruzeiro não haveria um quinto desta comoção.
    O Sport ganhou e colocou pressão na zona do rebaixamento e uma derrota poderá colocar o Flamengo definitivamente na berlinda.
    O adiamento não foi bom para o Atlético, confirmando-se as previsões de que o clube foi prejudicado, independente do resultado de hoje. A conjuntura do jogo mudou inteiramente. O Flamengo estava naquele momento completamente desmobilizado, desorganizado taticamente com o Dorival se ajeitando com poucas rodadas. Acho que um empate dará ao Atlético todas as condições de disputar o título visto que os jogos futuros do Fluminense são duríssimos, além de fazê-lo distanciar mais um ponto do Grêmio. A vitória volta a colocar definitivamente o Atlético na briga com grandes possibilidades de se sagrar campeão.

  • Vladimir Rocha disse:

    Cayton, sou GALO e concordo quase totalmente com seu comentário, o único senão é porque nos últimos anos não disputamos em cima, mas isso foi comum nos anos 70, 80 e 90. Sobre a “perseguição”, acho que ela existe devido aos fatos dos anos 80, contra o próprio flamengo, que naquela época tinha força mesmo.

    abs

  • Marcos-DF disse:

    Ouvi na Itatizero, Guilherme fica no banco. Com esta notícia, as chances de vitória do Galo aumentam. Pelo conjunto da obra, este jogadorzinho sem “sangue nos olhos”, deveria receber a camisa do inacreditável futebol clube. Os gols ridículos que este “zé tanajura” está errando estão fazendo falta ao Galo.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Lá vem a síndrome de perseguição de novo… rsrs

    Gente de Deus !!! A mídia, vive é disso mesmo. São como abutres.

    E isso não é só porque é contra o “Atlético Mineiro”, não. Se o Ronaldinho tivesse ido para o Palmeiras, o São Paulo, o Internacional, O Sport Recife ou qualquer outro time, a coisa seria explorada da mesma forma.

    Talvez o Atleticano tenha tido essa impressão, de “perseguição” ao Atlético Mineiro, por não estar muito acostumado a disputar lá em cima, com jogos decisivos…

    Por isso que, o time que quer ser Campeão tem que entender que tem de ganhar de tudo e de todos ! Agora, essa comodidade de “coitadinho” só tem a prejudicar o próprio grupo e consequentemente a própria Torcida.

  • Bruno Silva disse:

    Prezados colegas,

    Bom, nós atleticanos temos sim que aceitar que o time caiu de rendimento, e não tem conseguido converter em gols o domínio dentro de campo.

    Não podemos nos iludir, se não vencermos amanhã, tirar a liderança do Fluminense vai ser improvável, pois este, mesmo jogando mal vem conseguindo os resultados, ao contrário do Galo.

    Qto a “rivalidade” com o Flamengo, é íncrivel como o Galo conseguiu perder títulos inacreditáveis em sua história, como este de 1987, onde o time ganhou os dois turnos, e estava invicto até a semifinal, e simplesmente amarelou. Isto mesmo, porque não vejo outra explicação. Tenho esperança que em 2012 esta história mude, e que nosso amado clube consiga enfim, voltar a ser campeão.

  • geovany disse:

    Contra tudo e contra quase todos, vai pra cima galão, que futebol a gente tem mais que os flalidos.

  • Rodrigo Assis disse:

    Deus abençõe que o Atlético vença a partida, e quebre esse paradigma de ser derrotado pelos mulambos em horas decisivas

  • Marcus Vinicius disse:

    Este jogo PODE ser o divisor de águas. Chegou a hora do Galo mostrar para que veio neste campeonato e arrancar de vez para o titulo. Galo 3×0. Bica Bicudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Juliano Oliveira disse:

    Eu estava aqui lendo notícias na imprensa nacional e pensando exatamente isto: foi criado um clima de guerra e, para o Galo, entrar nesta guerra de nervos é péssimo!

    Que Cuca saiba conscientizar seu comandados que o mais importante agora é jogar futebol.

    E que a polícia do RJ saiba coibir atos de vandalismo. Estão esperando 2.000 atleticanos no estádio. Imagina o que não vai acontecer se o esquema de polícia não estiver muito bem armado…

    Saudações!

  • J.B.CRUZ disse:

    É o tipo de jogo que pode acontecer de TUDO ou,,,,NADA….mas, dá MENGO !!!! 3 X 1..