Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Homenagem ao ex-ponta Elter, do América e Atlético, que morreu dia 30

Com que prazer recebi este “comentário” do grande Marilton Borges, porém, com uma notícia triste, e pouco ou nada falada pela imprensa de Belo Horizonte. 

Fala da morte do Elter, ponta esquerda que foi do América, Atlético e vários outros clubes, que se tornou ídolo no Avaí, onde foi homenageado póstumamente.

Começou jogar no mesmo time onde começou o Roberto Batata, saudoso atacante do Cruzeiro, que também morreu precocemente.

Confira: 

“Eltinho foi embora hoje. Mas paquerando na Net, achei este blog e ainda fiquei sabendo que existe uma placa no Serra Dourada, em Goiás, homengeando-o como o autor do primeiro gol naquele estádio. Saudades!!!” 

Marilton Borges 

* “Blog Memória Avaiana

Um espaço de celebração de nossa avaianidade. 

Nascido em Belo Horizonte (MG), em 27/10/1952, Elter Geraldo Alves Coelho é um ponta-esquerda que iniciou no futebol no time amador do Bigan Esporte Clube, fundado em 1962 por Nagib Bahmed Júnior (Bigan é Nagib ao contrário).

Com futebol de campo e de salão, o Bigan utilizava uma camisa tricolor igual ao do Fluminense carioca e seus jovens atletas eram obrigados a cumprir uma série de exigências para continuar jogando: não fumar, não beber e tirar notas sempre acima de 6 na escola.

Foi do Bigan que saiu Roberto Batata (Cruzeiro) e foi de lá que o América (MG) foi buscar, em 1967, o ponta-esquerda Élter para fazer parte do seu time juvenil. Elter se tornou  um dos destaques do time campeão mineiro de 1971. Éder (ex-Atlético e ex-Grêmio) era seu reserva imediato.

Em 1973 teve o seu passe livre e foi jogar no Uberaba (MG), onde foi duas vezes campeão do interior mineiro. Seu futebol era comparado ao de Mário Sérgio por procurar sempre a linha de fundo e marcar os seus golzinhos.

Em 1976 voltou a destacar-se, sendo o terceiro colocado na Bola de Prata da Revista Placar. Chegou a fazer dupla de ataque com Cafuringa. Em 1979 disputou o campeonato paulista pelo  Grêmio Catanduvense.

Elter foi contratado pelo Avaí em 1980, sendo recepcionado por João Salum (por onde anda) e Chico Peixeiro. Foi considerado a primeira grande contratação daquele ano para a Taça de Prata, a estreia avaiana na segunda divisão do campeonato brasileiro.

Sua primeira partida com a camisa do Leão da Ilha foi em 24/02/1980, no Clássico contra o Figueirense na abertura da Taça de Prata.

O ex-ponta-esquerda faleceu em 30 de Setembro de 2012 de cirrose hepática e cãncer. Seu corpo foi sepultado no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte.

Ficha (in) completa do jogador:

1967-1972 – América-MG

1973-1974 – Uberaba-MG
? – Vila Nova-GO
? – Comercial-MG

1976 – Atlético-MG

1976 – Ceará-CE

1977 – Caldense-MG
1979 – Grêmio Catanduvense-SP

1980 – Avaí

1987 – Esportivo-MG

 * http://blogmemoriaavaiana.blogspot.com.br/2012/05/por-onde-anda-elter.html


» Comentar

Comentários:
12
  • Paulo César de Aguiar disse:

    Porque não fazem uma entrevista com o Sr Nagib Bahmed Júnior, que treinou e apresentou os saudosos e talentosos Roberto Batata e Elter Geraldo Alves Coelho para o futebol?
    Será que já esqueceram dele?

  • Paulo César de Aguiar disse:

    P.s. Bigan esporte clube,não bigan futebol clube como disse anteriormente.

  • Paulo César de Aguiar disse:

    conheço e trabalho para a pessoa que treinou os saudosos elter e roberto batata no inicio de suas carreiras. o nome deste treinador é nagib bahmed junior e o nome do time é bigan futebol clube. ressaltando que bigan é nagib ao contrário.

  • Antônio Catão Jr. disse:

    Chico,
    Cabe aqui lembrar do Falecimento no mês de Setembro do Dr. Amaury de Castro, grande jogador do Cruzeiro na década de 50, quando usava o salário que recebia para se manter na Faculdade de Medicina.
    Excelente Jogador o posteriormente Pediatra da mais alta competência, de quem tive o privilégio de ser paciente e amigo de convívio íntimo familiar.
    Saudações Alvinegras!

  • Chico, esse Elter tinha uma deficiência física na mãe esquerda e se no ano de 1980 ele Jogou no Democrata de Gov. Valadares?

  • audisio disse:

    Quando Abel Braga deu uma indireta no Cuca dizendo que não fala sobre outros times e que o segredo do Fluminense é se preocupar somente consigo mesmo, sinaliza um comportamento bipolar!
    Ao mesmo tempo em que diz que não fala dos outros times está mandando recado para o outro time! Provavelmente porque sabe que seu time não ganhou nada e está longe de comemorar alguma coisa, enquanto a torcida do Atlético já jogou a toalha, o próprio Abel sabe da fragilidade da sua situação.
    Jogos contra Botafogo, Grêmio, São Paulo, Atlético, Bahia não representam garantia de vitória de maneira nenhuma, muito pelo contrário, se for analisado o futebol apresentado.
    Sinal de insegurança e medo. Tenta colocar o Cuca e o Atlético no “devido lugar” para que não se atrevam a fazer algo de diferente! O Fluminense protagonizou feitos históricos no passado com o próprio Cuca mas também entregou a final de uma Liberdadoras para a LDU de Quito. Talvez com isso esteja querendo manter longe o passado de fracasso diante de sua própria torcida!

  • Vinicius Campos Ferreira disse:

    Olá Chico. Chico acabei de ler no Ig Esportes que o Cuca deu declarações sobre uma saída do Bernard do Galo no final do ano. Falando até em valores de propostas já recebidas. É Verdade que o Cuca deu estas declarações? Não dá pra acreditar que o técnico tenha dado este tipo de declaração neste momento do campeonato onde todos precisam estar focados mais do que nunca. Se nem o Kalil está falando sobre saída de ninguém, por que o Cuca está falando? Não dá pra acreditar nisto. Você poderia apurar por nós pois de vier de você tenho confiança.

    Grande abraço