Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Profecias e justificativas de setembro e outubro

Que outubro seja infinitamente melhor que setembro para o futebol mineiro, mas pelo menos para o América, já começou muito mal. Marcus Salum teve que se afastar temporariamente do futebol, para dar total assistência à esposa, que sofreu um acidente. Dr. Francisco Santiago é ótimo e acrescenta, mas o Salum fará falta demais, principalmente neste momento delicado do time.

 

Ave Alex! 

No Cruzeiro o mês começou tendo o meia Alex como principal assunto. Dispensado pelo Fernebahce, fala que voltará a um dos clubes onde se deu bem: Cruzeiro, Palmeiras ou Coritiba.

Volta ao futebol brasileiro com 36 anos de idade, mas sempre foi um atleta cuidadoso com a sua extra-campo, sem excessos.

Seja para onde for, trata-se de uma aquisição de risco. Pode arrebentar, assim como também frustrar as expectativas. Mas o risco seria menor em um desses três clubes, onde ele já tem ambiente e contaria com paciência maior da torcida.

Se tiver “bala na agulha” para enfrentar os dois concorrentes, o Cruzeiro deveria encarar.

 

Bola de cristal 

No Galo, o técnico Cuca disse que previa um setembro ruim, de baixa do time, considerada “normal” para ele. Não sei baseado em quê ele afirmou isso, mas agora acha que outubro será o mês da retomada das vitórias. Continuo sem entender a base tomada para essa previsão, mas fica a torcida para que esteja certo.

Explicações para momentos ruins são difíceis mesmo, até para os profetas do acontecido da imprensa. Agora é um tal de “eu falei”, “eu disse que isso ia acontecer”, e blábláblá…

 

Bairrismo exacerbado 

Muitos colegas preferem culpar as arbitragens pelos empates e derrotas dos nossos times, mas esse bairrismo ocorre em todos os estados. Prestem atenção nos comentaristas do Rio, São Paulo, Sul e Nordeste. A maioria absoluta senta o bambu nos apitadores, mesmo nos lances onde há dificuldade de definição até nas reprises da TV.

No Grêmio 1 x 1 Santos os companheiros gaúchos acharam justa a expulsão do Neymar; os paulistas disseram que o árbitro quis “aparecer” ao expulsá-lo.

 

Mais bairrismo 

Ano passado perguntei ao Carlos Alberto Parreira se ele sofria muito com o bairrismo da imprensa brasileira, e ele respondeu, na lata: “É o maior inferno para qualquer técnico da seleção; paulistas puxam para São Paulo; cariocas para o Rio; mineiros para Minas; sulistas para o Rio Grande e sempre foi e será assim”.

 

Sorte e azar 

Muita gente gosta também de recorrer à sorte e ao azar para justificar desempenhos. Uma nota no O Globo de segunda-feira dizia que o Fred deu “sorte” para marcar o gol da vitória sobre o Flamengo, que por sua vez deu “azar” ao ver o Bottinelli perder o pênalti, defendido pelo Diego Cavalieri.

Nada a ver. Não é à toa que Fred e Cavalieri pertencem a um seleto grupo de profissionais muitíssimo bem pagos. É a famosa relação “custo/benefício”.

 

Se Deus quiser… 

Esse tipo de argumento é o mesmo da maioria dos treinadores e jogadores: “se Deus quiser”; infelizmente “Deus não quis”; “Deus ajudou”…

Mas se esquecem que Deus está com todos, até com quem não acredita nele.


» Comentar

Comentários:
23
  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    hahahahahaha…

    Ué Dudu “mi…mi…mi…” GALOMAIO…

    Então o torcedor não pode comemorar o “momento” do seu time ?? rsrs

    Naquele momento, estávamos comemorando e vibrando sim. Óbvio !

    Mas não fomos nós que batizamos o time com aquele “título”.

    Já vcs, Atleticanos… rsrs Partiu de vcs mesmo a tal “Máquina 2012″…

    Depois, Cruzeirense que é soberbo e arrogante… rsrs

    Mas e aí… Já curtiu seu “momento” também ??

    Então, bem vindo novamente à sua realidade !!! kkkk

    Abraços

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Fala Clayton “gu-gu, dá-dá” “mulambo azul”… rsrs

    Eu sei que essa comparação sem sentido foi feita pelo técnico do Peñarol à época. Mas, vc como cruzeirense estava anetesiado com a campanha do seu time e imagina que os cruzeirenses não fizeram festa com isso.
    Pois fizeram e muita! Só acordaram depois que Renteria e Cia. os despacharam de volta pro mundo da realidade.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Caro Dudu “mi mi mi” GALOMAIO,

    Esse negócio de “Barcelona das Américas”, vc sabe muito bem que não partiu da Torcida Cruzeirense.

    Quem falou isso pela primeira vez, foi um técnico “estrangeiro” e quem mais explorou, foram os Atleticanos.

    Agora, a “Máquina 2012”, quem falou foi um Atleticano e quem difundiu também foram os próprios Atleticanos.

    Eu, continuo muito preocupado com a possível conquista do Título pelo Atlético Mineiro. Só vou respirar “aliviado” mesmo e poder tirar um sarrinho, quando e se, estiver matematicamente comprovado que o seu time já não tem mais chance… rs

    Abraços

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Esses “profetas” que aparecem por todo lado (aqui no blog tem aos montes) são um pé no saco mesmo.
    Uma coisa é a pessoa mudar de opinião pelos fatos, por convencimento. Outra totalmente diferente é o cidadão cada hora dizer uma coisa… aí é pedir pra ser sumariamente ignorado.

    Me lembro quando eu disse que o cruzeiro (até então Barcelona das Américas na visão dos lunáticos) iria decepcionar, quando estava goleando os Guaranis do Paraguai da vida na Libertadores 2011, assim que enfrentasse um adversário melhorzinho. Fui bombardeado por alguns iludidos azuis aqui quando afirmei isso. Pois bem, logo a derrocada azul se confirmou. Mas caso o time azul calasse minha boca e arrebentasse todo mundo até o final, eu teria simplesmente que admitir que estava errado e pronto. Sem mais delongas.
    Já com relação ao Galo, alguns cantaram a queda do Galo desde a primeira rodada, sofrendo um turno inteiro com o time sendo a sensação do campeonato. Isto posto, mudaram o discurso e começaram com um discurso de “falsa humildade”. Agora, com o distanciamento do Fluminense, já começaram a dizer que “já sabiam e que tinham profetizado”. É dureza viu?

  • J.B.CRUZ disse:

    Com a possível volta do ALEX-TALENTO, fica a esperança de nova retomada de glórias pré-copa..ALEX é um daqueles jogadôres coroados (sorte) que não precisa jogar nada, basta ficar no meio campo, ditando ordens e assustando os adversário com os belos lançamentos…

  • Frederico Dantas disse:

    Quanto ao Atlético, é óbvio que o título não está perdido e o campeonato não acabou.
    Só falta o time entender isso também.

  • Frederico Dantas disse:

    Disseram que o gol do Fred foi sorte?
    Aquilo é sorte?
    Aquilo é categoria.
    Outro meia-boca mandaria a bola na arquibancada ou furaria.

  • Rodrigo Assis disse:

    Chega pessimistas, ô povo medroso e que não confia, o único erro do Cuca tem sido insistir com Guilherme, o fraco.

    Fora isso sigam meu exemplo, comprem ingresso pra sábado e vamos empurrar o time, o título ainda ta ao alcance das mãos

  • Marcos Vitório disse:

    O pessoal fica aqui dizendo que o Flumiunense vai enfrentar o Botafogo, o Vasco e só que Galo também vai e fora de casa. Além do Inter em Porto Alegre. então vamos preocupar com Galo e torcer para que tudo dê certo e pelos tropeços do Fluminense e do Grêmio. Tá todo mundo embarcando nas teorias do Cuca.

  • Reinaldo disse:

    Quando um clube começar a punir, jogadores que prendem gols claros, essa maldição irá acabar.

  • Marcos Vitório disse:

    Eu acho que o Cuca deveria se preocupar com um jogo de cada vez. Fica inventando teoria e desmotiva sua equipe com esse papo de que é normal a queda de rendimento, mês de setembro, outubro, ou seja, cria um clima de acomodação natural. Como na verdade deveria incendiar sua equipe o tempo todo, motivá-la ao máximo. O time do Atletico entra em campo e fica agora vendo o adversário jogar, não tem mais aquela pegada. Não vi o Abel Braga dando esse tipo de declaração e o seu time só vem colhendo resultados positivos. É normal que a equipe tenha um tropeço ou outro como no caso do Fluminense, mas isso é tentando fazer o melhor e não como planejamento. Agora terá que contar com os super poderes de seu plantel para colocar o time no eixo novamente. O título ficou complicado, mas vamos aguardar.

  • Raws disse:

    Audisio, bom dia!
    Concordo plenamente e recorro ao que venho falando a muito, se o título não vier, valeu pelas muitas alegrias no decorrer.
    Agora, se ficar entre os quatro é fracasso, o que dizer dos demais?

  • audisio disse:

    Onze Jogos são trinta e três pontos disputados.
    A diferença de seis pontos atuais se fosse num campeonato mineiro já decretaria o campeonato, porém, em se tratando de campeonato brasileiro, tendo o Fluminense pela frente adversários como o próprio Atlético no Independência, onde convenhamos que a chance de vitória do Atlético é muito boa. O Flor tem ainda o Botafogo lutando pelo G4, São Paulo lutando pelo G4, Palmeiras no Pacaembu lutando para sair da zona, Bahia em Salvador defendendo a liderança do returno com uma equipe liderado pelo excelente Jorginho isso sem mencionar o Sport em Recife e o Vasco em lutando pelo g4 num clássico regional, sem ainda contar com a Ponte Preta que sempre costuma aprontar, acho muito cedo determinar 75% de chances para o Fluminense.
    Cuca se mostrou no passado mais forte do que as probabilidades.
    É muito cedo para jogar a toalha! É muito cedo para os cruzeirenses comemorarem aliviados o “fracasso” do Galo.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Tenho muito medo de gente supersticiosa. Se ele dissesse que a comissão técnica previa essa queda com base num estudo, preparado pelos fisiologistas e preparadores físicos eu acreditaria, agora com base em pressentimentos?
    Alex não vai para o cruzeiro. Ele vai pro Santos que tem mais bala na agulha, time formado, com a estrela do futebol brasileiro do momento, vai disputar uma libertadores e a possibilidade de formar uma grande dupla com Neymar. Vai ser mais uma frustração da torcida do cruzeiro. Ontem vi uma série de boatos, tudo para resguaradar o Gilvan, que no final vai com a mesma desculpa “É um jogador fora das possibilidade atuais do clube” isso dito gaguejando.

  • Paulo Henrique disse:

    Conversa fiada do Cuca.

    A explicação é: o Atlético que encantava no primeiro turno se tornou previsível. E ele não tem repertório para mudar. Murro em ponta de faca. É só bola aérea e esperança de que R49 faça alguma mágica sozinho.

    Está mexendo mal demais. Dando mil chances ao Miss Bumbum Guimaria, mas quase não dando chance a talentos como Felipe Soutto.

    R49 disse no intervalo do jogo contra a Lusa: “estamos fazendo o que o treinador mandou”. Mal sinal!! Os jogadores já podem ter sacado a limitação e estarem insatisfeitos.

    Em homenagem ao padrão tático de Cuca, dedico a música “Samba de uma nota só”, do mestre Tom Jobim.

  • Henrique Ipatinga disse:

    Não há dúvidas que o Cuca faz um excelente trabalho no Galo.
    Basta ver que nessa mesma rodada em 2011, estávamos com 26 pontos na zona de rebaixamento.
    Estamos com o time em 2º lugar, é certo que demos algumas vaciladas em alguns jogos, principalmente contra a Ponte Preta em casa, onde vencíamos o jogo e cedemos o empata.
    Entretanto, temos que acreditar, e caso o título não chegue esse ano, é inegável que esse ano foi produtivo.
    Montamos uma boa base e estamos muito perto de conseguir uma vaga na Libertadores. É colocar a cabeça para funcionar e buscar contratações de qualidade para as posições que estamos deficientes.
    No primeiro turno, Danilinho, Guilherme e Escudeiro estavam jogando muito, e agora caíram demais de produção.
    É nítido que não podemos contar com esses jogadores para o ano que vem.

  • Junior Gam disse:

    Cuca prevendo que setembro seria um mes ruim para Atletico, e eu tenho certeza que outubro será ainda pior, pois o time não tá jogando mais nada.
    Faça-me o favor!

  • Bruno Silva disse:

    Bom, quando no primeiro turno, grande parte da mídia nacional, “duvidava” da capacidade do Cuca conduzir o Galo até o final brigando pelo título, e se o R49 conseguiria se manter bem até o fim, todos nós achavámos perseguição, falta de respeito e por aí vai…

    Pois bem, o Cuca não tem conseguido armar o time bem, que vem jogando estranhamente desmotivado e a base de chutões, com o Ronaldinho na maioria das vezes apagado em campo. Será que todo o Brasil estava certo e se nós atleticanos, estavámos “cegos” ou empolgados demais?

    Vamos aguardar os próximos jogos e atitude do time daqui para frente. Agora, pelo amor de Deus, uma vaga na Libertadores sem sustos é obrigação!!!!

  • Clayton ( Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Chico,

    Estou tentando postar um link do Blog do Cosme Rímoli, onde ele comenta sobre o Cuca, como astrólogo, vidente ou técnico de futebol, mas não estou conseguindo… Tentei lá do escritório e não deu. Agora estou em outro pc e continua não aceitando o comentário.

    Seria por que contém o link ??

    Abraços

  • Clayton ( Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Bom, na minha opinião, por mais é claro que o Alex não seja mais aquele Alex de 2003, pensando bem, eu gostaria sim de vê-lo no Cruzeiro novamente. Apesar de que, que essa possibilidade é mais do que remota. Ele deve acertar mesmo com o Palmeiras ou com o Grêmio.

    Porque, mesmo com 35 pra 36 anos, com um pé nas costas, ainda assim ele é melhor do que qualquer outro que existe no plantel atual do Cruzeiro.

    Só não vou me iludir quanto a essa possibilidade, porque se depender desse Presidente paspalhão e molenga que nós temos, aí que ele não retorna mesmo.

  • “Bola de cristal”? É pura incompetência, “somente” isso…

  • Paulo Ipatinga disse:

    Acho fria investir no Alex, já pensou ? Tinga,Souza,Borges,Ceara… INSS DETECTED.
    04/12/11 Eterno…