Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O América em discussão: apostar na base e começar 2013 já!

Publico na íntegra o e-mail do Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro, um dos americanos mais fiéis que conheço.

É hora de discutirmos o América porque o fim da atual temporada está chegando e 2013 precisa ser pensado já.

Deste texto do Marcus só discordo das críticas que faz à diretoria do Coelho no que se refere ao trabalho fora das quatro linhas, pois considero que os dirigentes estão conseguindo muito mais do que era de se esperar, em termos de recuperação financeira e do patrimônio do clube.

O América estava quase morto, literalmente, quando este grupo assumiu. Na segunda divisão mineira, fora das divisões nacionais, sem arrecadação, sem time e sem perspectivas.

Em termos de time, essa diretoria recolocou o América na briga pelo título mineiro e de volta à Série A nacional.

Caiu novamente, mas eu acreditava piamente que o time voltaria, na disputa da Série B deste ano. Aí sim, os erros cometidos levaram à queda de produção e o fim da esperança de retornar à Série A em 2013.

Demitir o Givanildo pode ter sido o grande erro, mas aí, dou a mão à palmatória. Na época, também achei a medida correta.

Para o futuro, o América deveria apostar nos seus próprios jogadores, atuais e ex-juniores, com alguns experientes em posições estratégicas.

É o que pensa também o Marcus Vinícius.

Confira: 

* “Caro Chico Maia,

Prometi a mim mesmo que deixaria de fazer críticas a diretoria americana e mesmo ao técnico Mauro Fernandes, mas como perdemos qualquer possibilidade de entrarmos no g4 da série B e também quase não corremos mais risco de cairmos para a série C, vou destacar alguns pontos ou mesmo erros que acompanham o América nos últimos anos.

Já escrevi que o modelo de futebol americano está errado.

O time nunca teve um padrão de jogo definido, fato esse que se deve a baixa qualidade dos técnicos que a nossa diretoria insiste em contratar, sempre os mesmos, variando de José Angelo, Flávio Lopes, Hélio dos Anjos, Mauro Fernandes e por último Givanildo que é um dos melhores dos citados.

Além disso, nunca tivemos um diretor de futebol que entenda do assunto.

Essa invenção de colocar o Jair Albano, um bandeirinha para comandar nosso depto de futebol é brincadeira. Será que foi um premio pelo fato dele ser filho do nosso maior craque?

Tudo que pedimos ha anos é que a diretoria fizesse um bom planejamento para o futebol, fato que mais uma vez se comprovou um erro já que estamos sem nenhuma possibilidade de chegarmos a série A faltando 9 partidas.

Temos um monte de presidentes e sinceramente, pela quantidade deveriamos ter muito, mas muitos mais resultados do que somente uma participação pequena no shopping, uma reforma no Ct lanna Drumond e uma participação pífia do estádio independência.

Há quanto tempo esperamos por melhores dias no América?

Se formos falar em contratações que não renderam nada para o futebol então não podemos esquecer dos “guerreiros americanos” citados a seguir:

O que falar de jogadores do padrão de Agenor, Vinicius Simom, Gabriel, Thiaguinho, Dirceu, Everton, Gilberto, Pimpão, Adeilson, Giovani, Everton Luis, Romão, Timbó, Rodrigo Hefner, Pará, Thiago Humberto, Marquinhos Paraná.

Por baixo 16 jogadores. Se imaginarmos que a média salarial desses jogadores está na faixa média de R$ 15.000,00.

Só de salário 240.000,00 que poderiam ser gastos em 5 jogadores na faixa de 50,000,00 e o aproveitamento de jogadores da base. Aposto que teriamos um elenco mais enxuto mas com uma qualidade muito maior.

Alias uma pergunta que ninguem explica. Porque os jogadores veteranos erram em todos os jogos e continuam como titulares e os jovens na primeira oportunidade que tem e que não despontam, são logo dispensados e nunca mais  tem oportunidade.

Poderiamos formar um time com Matheus, Patrick, Lula, Anderson e Bryan,China contratar volante, Rodriguimho, Contratar um meia, contratar mais 2 atacantes. poderiamos ainda com a dispensa desses pernas de pau contratar de 3 a 4 jogadores para compor o banco. Além disso poderiamos aproveitar o Alessandro que pode render com um bom técnico e até o Fábio Junior que é mal aproveitado no elenco.

Basta investir num técnico decente, conhecedor do assunto e colocar esses jovens para jogar que tenho certeza que faremos um papel bem melhor em qualquer disputa.

Mais um ano perdido.

Vamos usar a mesma frase de sempre: “Voces vão ver o América no ano que vem” hahahah

Desistir de torcer para o América, jamais, mas frustação foi o que ficou no nosso centenário.

Onda verde foi um fracasso. Pena, era a oportunidade para aumentarmos nossa torcida, mas os dirigentes acham que  sonhos vão trazer americanos para o campo. O que faz uma torcida crescer  é um time competitivo, que jogue com garra e que nos faça ter orgulho de torcermos por uma instituição.

O jeito agora é torcer para que a diretoria tome uma atitude que a maioria da torcida espera, dispensa do Mauro Fernandes, contratação de um técnico decente e dispensa imediata desses jogadores que envergonharam a nossa instituição e vida nova.

Abraços

Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro”


» Comentar

Comentários:
8
  • o ruim de tudo é que a maioria dos torcedores são manipulados pela imprensa e vivem na ilusão o campeonato todo e a ficha só cai, quando a vaca foi pro brejo e não dá para ser feito mais nada…as críticas que a torcida faz AGORA era feita por alguns torcedores e a maioria não enxergava, desfazia, fazia piadas e tapavam os olhos e seguiam em frente apoiando os jogadores descompromissados que foram contratados e a cada momento, um jogador formado na base era afastado, tiveram o cúmulo de voltar o Lula para os juniores e escalar jogadores que todos vimos, não tem condições de jogarem no América. Na teoria somos uma torcida esclarecida, elitizada e na prática vemos o futebol assim como os outros torcedores..As críticas à quem deve ser criticado, aplausos à quem merecê-los.

  • Alessandro disse:

    Chico, até quando vamos comemorar a subida do Módulo 2 2008??? O América constrói seu futuro baseado no que fez no passado. Vai viver nisso até quando….

  • Marcus Vinicisu Bragaglia de Montenegro disse:

    No e-mail que enviei para o Chico Maia, acabei por esquecer alguns jogadores que já estão com o prazo de validade vencidos. São eles Leandro Ferreira, que acha que é craque, não consegue acertar um passe de 1 m e ainda consegue atrasar todo ataque do América com a suamoleza. Outro que pode procurar time para jogar é o volante Dudu. De que adianta raça se ela é usada de modo errado, acarretando sempre cartões amarelos e vermelhos em todos jogo.
    Como podemos notar se dispensarmos todos esses jogadores, dá pra contratar e fazer um time diferente.

  • Márcio Amorim disse:

    Opa!
    Corrigindo. Foram 21 pontos jogados fora e não 18.
    Bem pior do que parecia.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Givanildo 26 pontos X Mauro Fernandes/Milagres 14 pontos, recheados de vexames em casa.

    Fazer o quê? Acho que o Givanildo estava desmotivado depois de 1 ano longe dos familiares, já que não efetivou uma mudança deles para BH.

    Agora dá para perceber que foi um erro demiti-lo, que eu assinei embaixo, já que a coisa estava ficando arriscada.

    Quando da vinda do Mauro Fernandes, eu disse que não comentaria porque não era hora de tumultuar. Só que nesta eu acertei.

    Tinha certeza de que ele não acrescentaria nada. Sabia que afundaria o América e iria junto porque nem ele se demite e nem é demitido.

    Na Série A/2011, ficou 9 rodadas sem vencer (qual time grande se sujeita a isto?) e quando foi embora deixou o América atolado, sem volta.

    Agora, depois de a vaca ter ido para o brejo com Agenores, Tiaguinhos, Thiagos Humbertos, Geovanes, entre muitos, seria hora de colocar os meninos?

    Estamos em outubro e a última imagem é a que fica. Jogar a culpa neles que viram o campeonato todo das arquibancadas, já que nem no banco ficaram? Não é justo e é um risco.

    Foi o acesso perdido mais fácil dos últimos tempos, porque os pontos que ficaram para o risíveis Ipatinga, Bragantino e Barueri e aqueles de confronto direto em casa contra Vitória, Joinvile, ABC e São Caetano (18 no total) somariam hoje 58. Simples, não?

  • Reaja, América-MG… se faltar técnica, que seja na raça, na vontade, no brio!

  • Paulo Torres disse:

    Chico, concordo com o que você diz em relação à diretoria do América, que recuperou as finanças, a imagem e a auto-estima do clube, mas o grupo atual assumiu o Coelhão já de volta ao Módulo 1 estadual. Quem resgatou o América do inferno do Módulo 2 foi ainda o presidente Antônio Baltazar (que o havia colocado lá, em primeiro lugar), e montando a base do grupo que conquistaria os acessos à Série B em 2009 e à Série A em 2010.

  • EM CASO DE DÚVIDA…

    @ELISMARSANTOS

    A regra é clara, simples, básica: em caso de dúvida, beneficie-se ao Fluminense! Perece claro que seja esta a principal regra válida no Campeonato Brasileiro de 2012. Não que seja a primeira vez que isso aconteça, vide os campeonatos anteriores, em que o Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Atlético do Paraná, enfim, times de fora do eixo Rio – São Paulo, foram claramente prejudicados pela arbitragem. Não que estes sejam corruptos, mas, a grande verdade é que falta profissionalismo ao nosso futebol, falta seriedade aos nossos cartolas, falta escrúpulo à CBF.
    É inegável a qualidade técnica do Fluminense, que possui uma defesa bem armada e um atacante decisivo, o Fred. Mas, na tarde de ontem, o que aconteceu foi vergonhoso: uma expulsão contra a Ponte e, logo em seguida, um pênalti a favor do Flu e, logo depois, uma falta contra o Flu sendo invertida e gol dos cariocas. Não que seja um roubo, mas, convenhamos, é no mínimo estranho que tantas coincidências, tantos erros, aconteçam de forma tão constante.
    No que tange ao futebol limpo e aos três grandes de Minas, esta não foi uma grande rodada. Haja vista que, na Série B, o Coelhão perdeu mais uma e, como afirmou o amigo @Wagner_Jeronimo, jogou a última pá de cal na esperança de acesso à Série A. À propósito, contrariando o amigo, não acho que o problema seja o Mauro Fernandes. A verdade é que ele recebeu um time sem liderança, pois o que se nota é a existência da experiência, com jogadores rodados como Fábio Júnior, Alessandro, Neneca, entre outros, mas sem aquele indivíduo que oriente o time dentro das quatro linhas e leve-os rumo às vitórias. A base do time é boa, basta que contratações pontuais sejam realizadas, entre elas a de um verdadeiro líder dentro de campo.
    O Atlético não fez um bom jogo contra o Sport, time que luta contra o rebaixamento. O time pernambucano começou na frente, com um gol de Hugo, numa falha grotesca da defesa, que o deixou solitário dentro da área. O galo conseguiu empatar e virar, com dois gols de Leonardo; mas perdeu muitos gols contra um time tecnicamente bastante inferior. As chances de título, contrariando o amigo @Renatocheloni, existe, mas é pouco provável que o time alvinegro venha ser bicampeão em 2012. Não obstante, para que isto aconteça basta que o time vença a sua partida e torça para que os cariocas percam para o Grêmio, próximo adversário; daí seriam seis pontos de diferença que podem ser diminuídos para três no próximo final de semana, quando mineiros e cariocas se enfrentam. Enquanto há vida, ainda há esperança!
    O Cruzeiro comemorou um empate contra o conturbado Flamengo, no Engenhão. É inegável que o time celeste tenha melhorado, mas ainda se encontra bem longe do que a torcida espera de uma agremiação acostumada a tantas vitórias. O próximo desafio será contra o Corinthians, em Varginha; certamente, um jogo bem mais complicado do que os cariocas, afinal, apesar de apenas estarem cumprindo tabela e se preparando para a disputa do mundial no final do ano, no Japão, tecnicamente, os paulistas são bem melhores do que o Urubu. Assim, o próximo jogo será uma bela ocasião para ver se o time azul celeste realmente vem melhorando, afinal, Flamengo e Portuguesa não podem servir de parâmetro para nada. Reafirmo a minha velha opinião de que a Raposa não cai nem sobe, ficará entre a oitava e décima posições, um lugar que não lhe é comum e, espero como bom mineiro, não lhe seja uma constante, afinal, o futebol mineiro merece que os três grandes estejam na cabeça de todos os melhores campeonatos e, principalmente, sem a interferência de juízes despreparados ou mal intencionados. Tenho dito!