Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Governo só quer arrecadar e os bandidos que fiquem a vontade

Ligo na Globo para assistir o “Bom dia Minas” e vejo na tela o poeta, escritor e grande figura Wander Conceição, de Diamantina, com fisionomia assustada, quase desesperada.

Ora, ora, o Wander é gente do bem e quem o conhece sabe que o semblante feliz, de paz, é a sua principal característica.

No decorrer da reportagem a constatação que ele acabara de entrar para a trágica estatística das vítimas da violência galopante em Belo Horizonte.

Veio à capital resolver coisas, visitar amigos e parentes e sofreu um sequestro, desses equivocadamente chamados de “relâmpago”. Uma tortura dessas dura um século para a vítima, mas ironicamente foi batizada vulgarmente como “relâmpago”.

Menos mal que o Wander caiu nas mãos de bandidos menos cruéis, que o libertaram depois que confirmaram que ele falava a verdade, que não tinha dinheiro na conta bancária para que eles levassem.

Isso foi no Bairro Buritis, perto da região onde também resido em Beagá. A cada dia a violência se aproxima mais de nós, de nossos amigos, de nossos familiares e estes fatos servem apenas para as estatísticas, pois na prática não vemos nenhuma ação efetiva das autoridades para que o quadro mude.

Enquanto ações maiores e sustentáveis não são empreendidas, uma medida simples, imediata, poderia diminuir este faroeste no qual vivemos: blitz intensas, diárias, nas cidades e nas estradas visando apreender armas e drogas, pois sem elas, os bandidos não têm como nem porque agir facilmente como agem.

Mas as raras blitz que vemos visam apenas conferir se o cidadão pagou o IPVA, nessa fúria arrecadadora do governo, que precisa de muito dinheiro para gastar errado ou de forma suspeita.

Creio que foi no governo Itamar Franco que tivemos muitas blitz para desarmar a população. Os índices da criminalidade caíram de forma surpreendente.

Depois só aumentou.

Não sei porque a imprensa especializada no tema não cobra mais este tipo de ação. Só mobilizando a sociedade é que se poderá pressionar os políticos a se virarem. Eles só temem o voto, que pode lhes tirar o poder e as tetas.

O resto é perfumaria!


» Comentar

Comentários:
7
  • Frederico Dantas disse:

    Chico.

    E a quantidade de execuções em Sete Lagoas? Putz!

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Sinceramente, estou muito preocupado com a Polícia Militar de MG, outrora tão alardeada como a melhor do País…

  • EDUARDO BH disse:

    A minha solidariedade ao Wander Conceição. Só quem já passou por esta situação, sabe como bem disse o Chico, o seculo que dura esta tortura. Não passa, não acaba. Doi muito e causa uma revolta sem tamanho. Faz a gente desacreditar no futuro. Nos torna recluso e eternamente receioso de andar pelas ruas e praças de nossas cidades.O cotidiano fica pesado, um fardo dificil de carregar a cada dia que amanhece.
    Wander !
    contrariando tudo isso, o remedio é seguir adiante. Acreditar e sorrir para a vida. Viver intensamente com os amigos e familiares. Não deixar nada para depois. O Tempo é agora !
    Sds e boa recuperação.

  • Vinícius Ribeiro disse:

    Engraçado que sou Sete Lagoano e pensei: “Vou comentar o POST para falar de como anda violenta minha cidade”. Ai chego aqui e vejo dois conterrâneos descrevendo o que eu iria dizer.

    A segurançã da cidade de Sete Lagoas está mínima, assaltos, assasinatos e roubo de veículos são constantes! Ouvi falar em mais de 30 motocicletas roubadas em um mês.

    E como muito bem descrito pelo Chico, não vemos nenhuma ação efetiva para o aumento da segurança pública.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Sequestros desse tipo e assassinatos estão comuns demais em Minas Gerais. Será que as autoridades acham isso normal???

    Devem achar sim, por que aqui em Sete Lagoas, estão matando sem dó… e niguém faz nada…

  • Carlos da Mata disse:

    Chico,

    Esta onda de violência não é primazia de BH. Em nossa Sete Lagoas, que até pouco tempo era considerada uma cidade pacata, os níveis de violência estão assustadores.

    A cada instante estamos tendo notícias de pessoas assassinadas, como acontenceu com o empresário Toninho da Donana no dia 08/10. O mais grave é que a exatamente dois meses, no dia 08/08 ele já havia sofrido um atentado na Av. Vilas Lobos onde uma bala passou de raspão e outa acertando seu braço. Será considência? O que a Policia fez neste caso?

    Estive em Sete Lagoas nas eleções e fiquei assustado com o estado da cidade. Um descaso total por parte das autoridades. O Centro da cidade no sabado a noite, antes um cartão postal, era uma amontoado de Jovens consumindo bebidas alcoolicas indiscriminadamente, vendidas por ambulantes espalhados na orla da lagoa e sem nenhum tipo de fiscalização.

    Sete Lagoas que antes era um refugio de pessoas que queriam sair de BH para morar em uma cidade mais traquila, hoje não perde em nada para a Capital Mineira em termos de violência.

    Espero que o novo prefeito possa, juntamente com a Policita Militar e Civil possam tomar providências a respeito disso antes que a cidade vire uma terra de sem-lei.

  • thales rosa disse:

    A PM esta preocupada em gastar com a reforma do salao de festas do DI no bairro Prado, colocaram ar condicionado central, janelas blindadas, piso todo em porcelanato.. por baixo gastaram 5 milhoes. Os otimistas pensam: o salao vai gerar uma graninha para a policia quando alugarem para festas, formaturas e etc.. Os realistas pensam: ledo engano, a maioria dos usos é com festas promovidas por policiais pagam apenas um valor simbolico, eles tem prioridade na marcação como festas de aniversario, festas de 15 anos e etc. O salao vai gerar mais gastos do que receitas.
    Ai pergunto: se acabarem com a criminalidade o que será das policias (Civil e Militar)????