Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Informações, opiniões, constrangimento e perversidades: é o futebol!

Antes de mais nada, convido a todos para prestigiar o nosso Democrata Jacaré que enfrenta neste domingo, às 10 horas, na Arena, o Guaxupé, na primeira partida da semifinal da terceira divisão mineira.

São dois bons times e o Democrata conta com jovens promessas do seu próprio time júnior e ainda ex-juniores do Atlético, Cruzeiro e América, de ótimo potencial.

 

Fim de semana onde o Fluminense pode botar a mão na Taça e o Palmeiras amargar novamente a segunda divisão.

 

Vi o ótimo comentarista Antero Grego do ESPN lamentar que o Atlético não segure o Bernard, comparando com a situação do Santos, que ano passado segurou o Neymar.

Em tese ele tem toda a razão, porém, a realidade é totalmente outra: o mercado publicitário de Minas está atrás de São Paulo Capital; São Paulo interior; Rio de Janeiro; Bahia; Rio Grande do Sul e creio que, até do Paraná.

Além do mais, Neymar é Neymar, e Bernard ainda mostrou tanta bola quanto e ele, apesar de que pode chegar lá!

 

Constrangedora a situação entre Celso Roth e Cruzeiro. Ele e a diretoria confirmam que não estarão juntos em 2013, mas o clube fala em “planejamento” e que já está contratando jogadores.

Só se contrata jogador sem ouvir um treinador quando se trata de uma estrela incontestável, dessas que todo mundo quer. E isso, nenhum clube brasileiro tem condição financeira para fazer na atualidade.

Ou seja, a próxima temporada já está começando com velhos erros.

 

Especulações em torno de possíveis saídas de Bryan e Rodriguinho do América; talvez para o Santos.

O Coelho não repetir os mesmos erros do passado, de deixar ir embora seus jogadores de maior potencial, sob pena de ficar eternamente nesta situação meia-bomba.

 

E o Diego Souza, hein!? Está passando o mesmo aperto no mundo árabe que vários outros jogadores já passaram.

Um príncipe qualquer cisma com alguma coisa em relação ao jogador ou à sua família, não deixa o clube pagar os seu salários; prende seu passaporte e passa a fazer todo tipo de pressão e ameaças.

Um jogador mineiro comeu o pão que o diabo amassou lá em um desses países. Um desses príncipes cismou de querer a mulher do craque, que obviamente não aceitou e a situação se complicou. Até o governo brasileiro teve de intervir para que o jogador voltasse ao Brasil sem ser molestado junto com a sua família.

Um risco que todo profissional que vai para aquelas bandas corre.

 

Três e-mail que recebi de três torcedores; um de cada grande da capital:

– O cruzeirense Marlon Difarmig, escreveu:

“… A última vez que lhe escrevi foi em maio, quando o Cruzeiro perdeu a vaga na final do Campeonato para o America. Nem chegamos a disputar a final e ficou até um certo alivio, pois poderia ser pior.

Não vou enumerar todas as besteiras que os gestores do Cruzeiro fizeram, pois todos já estão carecas de saber. Só tenho um pergunta, uma perguntinha só, lá vai:

– Se Celso Roth vai embora e Marcelo Oliveira esta chegando, porque não dispensá-lo?

Trabalho nesta empresa abaixo identificada há 10 anos. Se amanhã, meu patrão disser que a partir de Janeiro/13 não estarei mais aqui para trabalhar, qual motivo e motivação terei para cumprir minhas metas e meus objetivos? Para que tentar bater metas, vender mais, visitar clientes, emitir relatórios, se não vou estar aqui?

É a mesma coisa no Cruzeiro. Qual é a palavra de motivação que Celso Roth via utilizar no domingo?

Os jogadores sabem que ele não ficará, então pra quer escutar. Será com um boneco langue langue falando para quatro paredes. E se não marcarmos 3 pontos nos próximos 03 jogos, será que quando chegar o clássico dia 02/12 vamos ter a mamata de 2.011? Corremos sérios riscos de cairmos, pois o jogo mais “fraco”, se é que existe jogo fraco será contra o Bahia. Cruzeiro não ganha do Curitiba, nem do Fluminense e do Atlético então……affffff! Melhor não pensar.

Mais um ano de sofrimento e o pior, sem previsões de dias melhores.”

Marlon

————————————-

O atleticano Pedro, representante comercial:

“… Leio sempre a sua coluna no jornal O Tempo e admiro as suas colocações. Como não tenho o e-mail do Eduardo Maluf, gostaria que você fosse o meu porta voz, transmitindo-lhe as minhas sugestões para reformulação do time/2012.

Saída: acho que o Serginho já deu o que tinha de dar, o Atlético deve liberá-lo pois nas vezes que atuou, produziu muito pouco para a equipe, cometendo muitas faltas, consequentemente recebeu muitos cartões, muitos erros de passes, acho que deve dar espaço pra outro.

O Guilherme está totalmente fora de sintonia com o time, não tem garra, não tem motivação, não combate o adversário, acho que foi uma péssima contratação. O Leonardo (centro avante) também não tem o mesmo nível do time… O Neto Berola é outro jogador completamente instável, faz uma partida boa e fica 5 …6…8 partidas jogando mal, sem nada acrescentar. O Escudero também não se firmou na equipe, não passou de um reserva, acho que pouco acrescentou.

Entradas: Já que o Bernard está pra ver vendido, acho que o Renato Abreu do Flamengo encaixaria muito bem jogando em seu lugar, pela esquerda. Tem muito boa visão de jogo, bom nível de passe e chuta muito bem. O Atlético poderia tentar o retorno de 02 jogadores que já passaram pelo clube:

o Éder Luiz (Vasco), tem velocidade, chuta bem, cruza bem, acho que faria muito bem o trabalho que o Cuca pedia para o Danilinho. O outro é o Márcio Luiz (Palmeiras), é versátil, joga na lateral, de ala, no meio, tem muito fôlego para voltar e partir para o ataque, acho que seria muito mais útil que o Serginho, do que Felipe Souto etc… Acho que o Galo merece um centroavante melhor, no nível de um Fabiano, tipo o Liedson ou o David. Estão falando no Barcos do Palmeiras, poderia

ser também uma boa opção.

Se o Galo quer disputar a Libertadores pra valer, tem que ter um plantel de ótima qualidade, do contrário, ficará mais uma vez só na vontade de ser campeão, como está fazendo no Brasileiro.

Faltou um banco de reservas à altura dos titulares.”

Pedro

———————————-

O americano Rafael Camargo escreveu:

“A mídia, de modo geral, acredita que o fracasso do América na Série B foi devido à substituição do Givanildo ainda no meio do campeonato. Eu já acho que esse fracasso teve início ainda na série A, quando o Mauro Fernandes, que nunca deveria ter sido o técnico, foi substituído pelo Givanildo, um técnico típico de série B. Givanildo deixou o Coelho cair da série A para a série B e ainda assim, foi mantido, a Diretoria justificando que o time, sob seu comando, ganhou do Corínthians e goleou o Vasco, Botafogo e Fluminense. Por acaso, a rede Globo

aumentou a cota do América em razão dessas goleadas?

O técnico que vamos contratar agora já deveria ter sido contratado no início da série B, em 2012, Nesse ano que termina, alguns jogadores

caíram de produção, o Bruno Meneghele foi embora e o nosso fabuloso goleiro Neneca, em alguns jogos teve falhas típicas de goleiro  “dente de leite”, deixando apreensivo o restante da equipe, que possivelmente perdeu a concentração. Reconheço que depois que tudo acontece fica mais fácil apresentarmos nossos pontos de vista. Todavia, se usarmos

nossa intuição, substituindo a paixão  desenfreada, poderemos tomar melhores decisões. De qualquer maneira, quero parabenizar a atual diretoria pela decisão correta de estar contratando, com dois anos de

atraso, um técnico que tem o perfil de nosso glorioso América. Antes tarde do que nunca!”

Rafael Camargo 

—————————-

Agora, com a licença dos senhores, vou até a Savassi, onde o jornalista e escritor Eduardo Murta lança um novo livro, às 11 horas:

“Os Dez Mais do Atlético”, que conta a história dos maiores ídolos do clube: Mário de Castro, Guará, Kafunga, Ubaldo, Dario, Cerezo, Reinaldo, Luisinho, Éder e Marques.

São 176 páginas revelando as origens e trajetória destes atletas, incluindo fotos emblemáticas.

No Boi Lourdes-Savassi (Avenida Getúlio Vargas, 1238).

DUDU

A obra não trata unicamente do sucesso destes profissionais no gramado, mas de detalhes como a resistência da família de Mário de Castro em permitir que ele atuasse no futebol, de como Reinaldo deu os primeiros passos com a bola, da persistência de Dario até ser aceito como jogador.

Para fazer a seleção, o autor deu seus votos e reuniu mais nove convidados: Emanuel Carneiro e Roberto Abras, da Rádio Itatiaia; Chico Pinheiro, da Rede Globo; Milton Neves, da Rede Band; Arnaldo Viana, do Estado de Minas; Chico Maia, de O Tempo; Ricardo Galuppo, do Brasil Econômico; além dos músicos Wilson Sideral e Celso Adolfo.

Eduardo Murta é também autor dos livros de contos “Tantas Histórias. Pessoas Tantas” (2006) e “Minhas Condolências à Senhora Vera” (2010), da biografia “Minha Palavra” (2012) e de “Galo – Uma Paixão Centenária” (2007).

Um dos editores adjuntos de Esportes do Estado de Minas, tem passagens pelos jornais Diário de Minas, Hoje em Dia e Folha de S.Paulo, além da revista Veja. Na literatura, o autor prepara agora trabalhos na área infanto-juvenil.


» Comentar

Comentários:
15
  • audisio disse:

    Bernard não faz a diferença. Péssimo finalizador, perde quatro gols para fazer um. Não quero com isso dizer que se trata de um mau jogador, pelo contrário, faz lembrar aquele ponta antigo que tem muita facilidade ir à linha de fundo e colocar o centro avante na cara do gol. Muitos jogadores do passado tiveram esta característica, como o Dirceu que jogou no vasco e depois na seleção brasileira o mesmo pode-se dizer do Cafuringa, um antigo ponta direita de extrema habilidade que jogou no Fluminense, mas não conseguia marcar gol de jeito nenhum. Os grandes jogadores que realmente fizeram a diferença conseguiam concluir suas jogadas com perfeição, verdadeiros craques, como Eder Aleixo, por exemplo, que fazia o trabalho de ponta, meia armador e ainda por cima marcava muitos gol, outro exemplo de ponta artilheiro era o Mário Kempes, da Seleção argentina. Até mesmo o Marques, fazia vários gols.
    Bernard está bem vendido por 25 milhões de Euros. É só não gastarem o dinheiro trazendo outros “Andrés” e “Guilhermes”, “Cleisons” ou Ramom Menezes, aquele cabeça de alface que custou aos cofres R$ 5.000.000,00, produto da dupla Maluf-Kalil versão 2000.
    Venderam o Tardelli e trouxeram André e Guilherme, Danilinho e Escudero. No passado recente Magno Alves e Ricardo Bueno. Tá na hora de pararem de errar.
    Acertaram com Ronadinho, Leonardo Silva e Rever, Junior Cesar e Vitor, Pierre e Donizzete e tiveram sorte com Bernard.
    Também é importante se perguntar: O que Serginho está fazendo no elenco do Atlético? Marcos Rocha é realmente isso tudo ou seria mais uma boa moeda de troca? Vale a pena continuar com Richarlyson?
    O Ronaldinho deve ficar se quiser ficar, prestou bom serviço jogou com vontade e ajudou a equipe, todavia se criar muita frescura pode ir, sempre agradecendo o Atlético por ter tido uma temporada na qual conseguiu de novo o reconhecimento internacional. Não terá garantia nenhuma de repetir esta temporada em outro clube, onde as condições não serão as mesmas do Galo, a escolha é dele: Aproveitar o final de carreira para ganhar mais alguns milhões observando somente as condições financeiras das propostas ou desfrutar de um ambiente saudável ganhando um bom salário e ainda tendo a chance voltar à seleção sob o carinho da torcida que ele conquistou dentro de campo? Só ele poderá responder.

  • Marcio disse:

    Realmente comparar Bernard com Neymar é um absurdo. Ele não faz a diferença.

  • Marcelo disse:

    Chico, pra quem fica babando ovo de jogador, o Ronaldinho em outras palavras disse q prefere jogar por um time q tenha a vaga pra libertadores direta do q jogar a pre-libertadores pelo Galo. Eu não vou ficar me humilhando. O Galo é muito maior q ele q não esta fazendo favor nenhum, esta sendo muito bem pago pra jogar aqui.

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2012/11/11/noticia_atletico_mg,234240/ronaldinho-gaucho-ve-permanencia-no-galo-ligada-a-disputa-da-copa-libertadores.shtml#.UKAcQLEzyQk.twitter

  • ROGERIO CAMILO DA SILVA disse:

    chico,eu não sei quem acha este serginho bom de bola.preste atenção:enquanto ele e o guilherme estiverem no galo eu nunca mais vou ao campo.isto eu juro!
    – belo horizonte

  • Maurício disse:

    O Atlético está de parabéns pelo ano de 2012. A diretoria fez um belo trabalho montando um time forte para o BR’ desse ano. Pena que não venha o título; a arbitragem errou, mas o Galo só não será campeão por tropeçar nos seus próprios erros. O Cruzeiro se não pensar direito em 2013, o sofrimento será o mesmo. Melhor o Gilvan ser mais discreto ao dar entrevistas e pensar grande para que o time azul volte a brigar por títulos, como antes. Cruzeiro errou demais ao montar o elenco, passou um time limitado ao Celso Roth, que conseguiu manter o time na série A. Mas está saindo por não se entender com a diretoria e escalar mal em alguns jogos; sem falar na falta de descrição de ambas as partes. O América todos se perguntam o motivo dessa queda brusca de rendimento, sendo que todos tinham a esperança de ver o Coelho na série A. Perdeu inúmeras partidas em casa; o fato de não ter torcida suficiente ajudou na caída do time. A saída de Bruno Meneguel para a China foi um dos erros na diretoria, pois estava bem e marcando gols.

  • Raws disse:

    Chico e amigos, bom dia!
    Hoje é que eu pude ver o vídeo da torcida do Palmeiras em Araraquara agredindo os policiais, confesso que as cenas me causaram um sentimento muito ruim, essas “bestas humanas”, que se dizem torcedores, que se acham machos(porque estão em quadrilha), para agredir mulheres. Que não tiveram e não tem a devida educação e que não recebem punição. Gente, que país é esse? As imagens rodam o mundo todo e mostram o que acontece no país sede da próxima copa, o pior, é que no youtube está cheio de vídeos semelhantes, com várias torcidas diferentes ou repetidas e em épocas distintas. A escalada da violência está aí para todos os brasileiros verem ou sentirem, seja no futebol, seja nas ruas, seja nos comercios, seja nas nossas casas, para piorar o caos, ainda somos vítimas dessa corja que deveria nos governar, que deveria nos educar, que deveria nos repreender e nos punir. Eu como pai, só posso rezar e projetar um futuro melhor para meu filho, infelizmente longe de sua terra natal, antes que ele seja vítima dessa terra mortal.

  • Marcos Almeida disse:

    O rebaixadíssimo Atlético goianiense venceu o Santos de Neymar.
    Isso é para o Cruzeiro se envergonhar!

  • Paulo disse:

    Cerezo, Luisinho e Dario??? Não é possível . Quem votou nesses….só seer amigos deles. A maior parte da massa nunca esquecerá das atitudes do cerezo e Luisinho que juraram amorees pel,o galo dizendo que quando voltarem da Europa jogariam no galo. cerzo fez leilão foi para o São paulo. dois anos depois veio p/ Minas almoçou com o minhoca e jantou com o masci e acertando um contrato com o nosso rival. Luisinho idem!
    Dario. Só fala que é atleticano quando estáem Minas. Num jogo beneficente em São Paulo ele jogou pelo time master do Corinthians contra uma seleção local. Fez gol. Após o jog deu entrevista dizendo que o gol feito com a camisa do timão teve mais peso do que os gols feitopelo Galo. Isso não é para o atleticano perdoar jamais.
    Vale lembrar que na bancada democrática está sempre a favor dos representantes dos nossos rivais em detrimento do Maiord e Minas. sem contar na boiologem . O velho trata jornalista de delicia e o Alex de gostoso.Isso é uma vergonha para nação atleticana!

  • Marcos Almeida disse:

    O Tupi caiu da série C para a D, mas já encontrou seu substituto: o Ipatinga.
    Com a derrota de 2×0 para o Paraná o tigre do Vale do Aço assume a vaga na terceirona no lugar do galo de JF.
    Tirando o bom time do Atlético, o futebol mineiro segue na vala da mediocridade.

  • J.B.CRUZ disse:

    esse caso do celso roth x cruzeiro, se parece com o funcionário que é dispensado pela empresa e está cumprindo aviso prévio., responsbilidade.zero!!
    ————————————————————————————–comparar neymar com bernard; fala sério!! é brincadeira, né ??
    ————————————————————————————–
    o américa sempre teve espírito de grande time, mas, comportamento de time pequeno.
    ————————————————————————————–
    quanto aos 10 mais do galo, tio giggio lá da querida itália, manda dizer que falta um na lista para completar 10, porque o “velho kafa” olavo leite “kafunga” bastos, é ……..hors concours !!!
    ———————————————————————————–
    o campeonato brasileiro de 2.012 terá seu campeão no próximo domingo……..fluminense futebol clube….o flusão pó-de-arroz..
    ———————————————————————————–
    bom divertimento !!!

  • Carlos da Mata disse:

    Chico,

    Se mercado publicitário de Minas não consegue ser melhor do que os do Sul e o Baiano, ai podemos “fechar a conta e passar a regua!” porque ai já é demais.

    Já disse isso aqui outras vezes, sou contra a venda do Bernard neste momento. O Galo tem que pensar grande, como o Santos fez em 2011 e o Corinthians em 2012 mantendo seus principais jogadores. Tem que ver o que vale mais, os 20 milhões de Euros do Bernard ou um Titulo da Libertadores e a disputa do Mundial.

  • Rafael disse:

    Pedro,

    Concordo com você sobre a volta do Éder Luís… mas pedir a volta do Márcio Araújo é demais, não dá, jogadorzinho de terceira, sem personalidade, sem vibração.
    E Renato Abreu já deu cacho, está só enganando.

    Estão falando no Ricardo Goulart do Goiás no Cruzeiro. Esse sim seria um bom reforço para o Galo.

    O Galo pode dispensar Renan Ribeiro, Richarlyson, Guilherme, Escudero (não sabe chutar!), Serginho

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    concordo com o marlon.
    estamos sem previsões de dias melhores.
    aliás, as previsões e perspectivas para o cruzeiro, são as piores possíveis !
    esse dr. gilvan, além de não ter jeito pra coisa, está mais perdido do que cego em tiroteio.
    se o cruzeiro não cair esse ano ainda, a continuar com essa diretoria e essa filosofia, do ano que vem não escapa. vai cair mesmo. merecidamente !!!
    clube nenhum erra tanto e fica impune.
    dr. gilvan, nos dê pelo menos uma alegria nesse seu mandato, renuncie já !!!

  • Junior disse:

    Comparar Bernad com Neimar não dá né Chico, O Neimar, alem dos titulos que ja deu para o Santos, sabe marcar gols agora o Bernad não sabe, é um péssimo finalizador. O Atletico tem que fazer dinheiro com ele o mais rapido possivel. Esta é minha opinião.

  • Ramon disse:

    Em quais jogadores você votou Chico?