Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mais uma faceta do presidente da CBF, José Maria Marin!

Enquanto na Argentina generais na faixa até dos 80 anos de idade e outros torturadores do período da ditadura estão curtindo cadeia ou banco dos réus, no Brasil o sujeito curte aposentadoria tranquilo ou vira presidente da Confederação Brasileira de Futebol.

Menos mal que de vez em quando aparecem ativistas como estes para refrescarem a memória nacional.

Notícia do O Globo, de segunda-feira:

* “Em ato, grupo acusa presidente da CBF de ter delatado Herzog”

HERZOG

SÃO PAULO – O Levante Popular da Juventude realizou neste domingo, com movimentos sociais de esquerda, um escracho público diante do apartamento do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marín. Um grupo de cerca de 120 pessoas atravessou a Avenida Paulista, região central da capital paulista, entoando palavras de ordem até o condomínio de luxo do dirigente, na Zona Sul. Marín foi acusado pelos manifestantes de ser delator do jornalista Vladimir Herzog, o Vlado, assassinado em 1975 pela ditadura militar. Marín era, na época, deputado estadual pela Arena, que apoiava o regime.

Segundo os manifestantes, ele teria denunciado ao Comando de Caça aos Comunistas o trabalho crítico de Herzog à frente da TV Cultura. O dirigente também foi lembrado como vice-governador biônico de Paulo Maluf, a quem substituiu entre 1982 e 1983. Na ocasião, ele teria subido à tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo para defender a atuação do delegado Sérgio Paranhos Fleury, do Dops.

— Olha a cabeleira do Zezé. Será que ele é? Dedo-duro! — cantaram os manifestantes, que pediram que o dirigente os recebesse; segundo os seguranças do condomínio, Marín estava viajando.

— Marín, aguarde essa juventude nos sorteios da Copa, nos estádios. O dedo de Herzog estará apontado para você — discursou Aton Fon Filho, do Comitê Paulista Memória, Verdade e Justiça. 

MARIN

* http://oglobo.globo.com/pais/em-ato-grupo-acusa-presidente-da-cbf-de-ter-delatado-herzog-6701203#ixzz2CCAulbc1


» Comentar

Comentários:
10
  • Marcos 2012 disse:

    É inegável o fato de o Fluminense não ter ganho o campeonato brasileiro apenas por méritos próprios. O apito e decisões estranhas do stjd deram uma ajuda extra ao Flu. Mas o Galo também não se ajudou: no primeiro turno voou baixo, mas no segundo turno não venceu um jogo sequer fora de MG, a exemplo do Flu teve algum auxílio dos erros do apito, e ainda por cima, em jogos contra alguns dos piores times do Brasileirão o Atlético não foi capaz de vencer. Mas uma vez o Galo ‘cagou’ as calças de medo, como ocorria nos anos 80 e em 1999. E ainda quer botar a culpa no eixo RJ-SP!

  • Thomaz disse:

    Caro amigo Marcos Vitório, o atual campeonato brasileiro é disputado desde 1971 e que eu saiba Minas Gerais só venceu dois. A questão, meu amigo, não é competência ou incompetência, mas igualdade de condições. Aliás, o que não aconteceu quanto o Fluminense voltou para a primeira divisão. E digo mais: com competência ou sem competência, no sistema que aí está, se você deseja muitos títulos brasileiros, passe a torcer para um time do eixo Rio-São Paulo, pois no atual sistema de pontos corridos nem para Internacional e Grêmio vai sobrar muita coisa. Amigo, igualdade. Igualdade de condições. Um princípio das democracias. E há outro detalhe: a questão econômica que envolve o campeonato “brasileiro” de pontos corridos. Fora do eixo Rio-São Paulo, os demais clubes devem formar elencos muito superiores se quiserem ter a competência para superar os desmandos que você acha naturais. Isso custa muito. Entendeu como é complicado simplesmente taxar algum clube fora do eixo como incompetente. Será que já não é hora dos demais times se unirem?

  • Marcos Vitório disse:

    Sou atleticano, mas na verdade com ou sem cirurgia o Atlético foi incompetente. Não conseguiu vencer um jogo sequer fora de casa no segundo turno. Manobras pra times do eixo sempre vão existir e o Galo quando entrou nessa competição sabia disso. Um time com a vantagem que o Atlético tinha só perdeu pra ele mesmo. As sonolências que entrou contra adversários mais fracos como vimos contra o vasco, atlético goianiense, internacional, etc., as manobras para manter o guilherme no time para justificar o investimento mal feito. Isso sim tirou o título do Atlético. O atleticano precisa rever os seus conceitos e parar de ficar dando uma coitadinho. Encarar o que tem pela frente e vencer. O Bernard contra o vasco foi nítida a tirada de pé do menino. Precisamos de mais jogadores com o espirito do Pierre no elenco. Quanto à ditadura não comento mesmo porque os dois lados erraram nesta época, a esquerda também não tinha santo. Não adianta demonizar só um lado. Pois existem muitas meias verdades no que é dito por ai nessa história. Comunismo é tão bom que só existe até hoje em Cuba e na China.

  • Francisco Barbosa disse:

    FORA COPA 14

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Um bom exemplo sobre conduta do povo brasileiro.
    Poderemos ver, aqui neste post, cidadãos que defenderam com unhas e dentes a postura suja e corrupta da CBF em favorecimento ao Fluminense no atual Campeonato Brasileiro e que neste caso não irão poupar críticas ao atual presidente desta “corja”.

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Postei aqui anteriormente que o Dr. Marin, do Instituto Dante Pazzanese, nem tem mais comparecido às reuniões clínicas da Cardiologia, tamanha é a vergonha de ser irmão do Presidente da CBF.

  • Thomaz disse:

    Difícil discutir o passado no mundo do futebol. Este blog já defendeu o Fluminense como justo campeão. É fato. Fato também é que o Cavalieri foi convocado após o tricolor carioca sagrar-se campeão. Quando o campeonato estava fervendo e os adversários bombardeavam o Fluminense, lá estava o Cavalieri garantindo o empate ou a vitória por um gol e, por facetas e mais facetas desta vida, o Cavalieri não era convocado, ainda que fosse o melhor goleiro da competição. Teria a convocação do Cavalieri feito alguma diferença na pontuação do campeonato? O “teria” não joga, não é assim que se diz? Mas afinal, o que importa isso agora e outros detalhes cirúrgicos de como tornar-se campeão no campeonato brasileiro de pontos corridos? “Campeão” no futebol é a palavra final com a qual todos os meios são justificados”, não é verdade?

  • Silvio Torres disse:

    Aqui, para nossa vergonha absoluta, tivemos notório torturador assumindo presidência de clube e ameaçando o craque Reinaldo, que queria promover manifestação contra a administração calamitosa. E, recentemente, presidente mafioso que pedia cabeças de jornalistas que o contrariavam. “Ê Minas, ê Minas…”

  • MARCIO MATA disse:

    CHICO

    Bom dia !!

    Detalhe, a foto acima não está completa.

    Os militares na época dizeram que o jornalista havia cometido suicídio.
    Mas a corda está muito abaixo da altura dele.
    É impossivel alguém se matar inforcado naquelas circustâncias.
    Obviamente a ditadatura não dava explicações a ninguém.

    Te vejo no bar do Clayton hoje a noite.

    Até lá

    Marcio Mata.