Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Imprensa x imprensa: Paulo Henrique Amorim paga por racismo contra Heraldo Pereira

Vai gastar um dinheiro bom, na indenização e mais ainda nas publicações pagas nos jornais.

Saiu na Folha de S. Paulo de ontem:

* “Jornalista faz publicação exigida em ação de repórter da TV Globo”

O jornalista Paulo Henrique Amorim publicou ontem, na Folha e no “Correio Braziliense”, anúncios de retratação referentes à ação que o repórter da TV Globo Heraldo Pereira moveu contra ele e na qual se diz vítima de injúria e racismo.

Em seu site “Conversa Afiada”, Amorim empregou expressões como “negro de alma branca” para falar do repórter. Em fevereiro, eles fecharam acordo para que Amorim pagasse R$ 30 mil a uma instituição e publicasse um anúncio em cada jornal.

Na ocasião, o texto publicado no “Correio” foi alterado e, na Folha, saiu um dia após o prazo, o que motivou um pedido de nova retratação.

Em agosto, a Justiça determinou as republicações e proibiu alterações no conteúdo do texto.

Rafael Klier da Silva Oliveira, advogado de Pereira, disse que a defesa estuda cobrar multa de R$ 100 mil pelo atraso na retratação, que deveria ter sido feita em outubro. O advogado de Amorim, Cesar Marcos Klouri, disse que aguarda julgamento de um recurso no Superior Tribunal de Justiça.

* http://app.folha.com/m/noticia/172716


» Comentar

Comentários:
7
  • Reinaldo disse:

    Depois falam que no Brasil não existe racismo!!!!!!!!! Quero ver agora que temos um Presidente do supremo negro, que veio de familia humilde, mas estudou, mostra sua competência como ministro, e mostrará como Presidente. Brasil mostra sua cara!!!!!!!

  • sílvio torres,a questão é a seguinte:heraldo pereira venceu por seus próprios méritos,não precisou de “ação afirmativa”!e pelo amor de deus!gramsci uma hora dessas!não sei se o senhor já notou mas o muro de berlim caiu lá se vão 23 anos!graças à deus!

  • Paulo Koller disse:

    Esse PHA não me passa qualquer legitimidade porque resolveu abrir sua “caixa preta” apos ter sido defenestrado da Globo (que, obviamente, não é santa). Me passa a imagem de mau perdedor.

    Aliás, fiquei decepcionado também com o tal Cosme Rímole e outro blogueiro do R7 (um tal “O Provocador”, que de provocador, não tinha nada – era mais um oportunista) por serem imparciais quando lhes era conveniente, porém parciais quando o assunto era IURD + Rede Record.

    Escrevi um post educadamente discordando da posição da Record no processo de negociação com os clubes sobre os direitos televisivos do Brasileirão. Critiquei o fato de a Record não ter sustentado o que havia proposto.

    Publicaram meu post? Até hoje pela manhã, não. Talvez o publiquem até a próxima olimpíada.

  • Paulo Ipatinga disse:

    Esse PHA tbm é bancado pela CAIXA. A Serviço dos PTralhas…
    04/12/11 Eterno…

  • Silvio Torres disse:

    Trecho de entrevista do professor Muniz Sodré. Me engana que eu gosto, justiça brasileira.

    “Mas então a imprensa acaba refletindo este país racista?

    Reflete por inteiro. Os jornais, para usar expressão de Gramsci (Antonio, cientista político italiano), são intelectuais coletivos das classes dirigentes. Refletem este desejo de que as coisas fiquem como estão, cada macaco no seu galho. Quais foram os lugares de resistência às ações afirmativas? A imprensa. Aqui no Rio, O Globo. E com dirigentes, Ali Kamel.”

  • Thomaz disse:

    Pena que o Heraldo seja um homem fino e ducado. Se fosse mais agressivo, deveria exigir mundos e fundos desse PHA, que faz retratações sempre inferiores às ofensas feitas, e que ainda se leve em conta que o cara tem um bom financiamento público naquele blog medonho chamado de “Conversa Afiada”. “Negro de alma branca” – além do racismo, pensem no que existe de desrespeito humano, grosseria, aberração com o conceito religioso de alma humana nessa expressão usada por PHA. Essa expressão é daquelas que nem virada do lado avesso com tudo quanto é recurso de retórica consegue ser justificada. E tá lá o banco público, o mesmo do PAC (Plano de Ajuda ao Corinthians) a financiar o PHA

  • Rodrigo AR disse:

    Não sei qual é pior. Se no final acabar saindo casamento seria justo: se merecem.