Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Exemplos de moralidade do Joaquim Barbosa no STF precisam chegar ao futebol

* Dois fatos 

E dois comentários sobre os assuntos mais marcantes desta semana para nós, começando com o clássico Atlético x Cruzeiro, domingo. Imprevisível como sempre, mas pressão maior sobre os comandados do Cuca, que lutam pelo segundo lugar, jogam com a torcida toda a favor (que seja o último jogo da história nessa idiotice de torcida única) e enfrentam um Cruzeiro cuja grande motivação é terminar bem a campanha medíocre vencendo o maior rival. Quem perder passará o resto do ano sofrendo gozações.

Carlos Alberto Parreira, em nova função, e Scolari, de novo como treinador, foram boas aquisições da CBF. A ideia de colocar o Parreira como diretor técnico é muito boa. Essa fórmula funcionou em 1994, quando ele era o técnico e Zagallo o diretor. E o “velho lobo” quem enfrentava a imprensa, deixando o treinador trabalhar em paz. Qualquer treinador da seleção vai levar paulada de todo lado, até ganhar a Copa, ou não.

Muita gente se esqueceu de uma entrevista do José Maria Marin antes dos Jogos de Londres: “Se trouxer a medalha de ouro, Mano fica até a Copa”.

O presidente da CBF estava a fim de embolsar uma dessas.

 

Vergonha I

Os bons exemplos do Ministro Joaquim Barbosa no STF precisam chegar ao futebol. Os TJDs e o STJD, deveriam ser independentes, mas muitos interesses seguem paralelos e auditores e procuradores agem em sintonia com as diretorias das federações e CBF.

Mas para o STF interferir no setor a Constituição Federal precisa ser alterada, já que o artigo 217 dá autonomia a estes órgãos.

 

Vergonha II

É advogado integrante de tribunal que defende causas na justiça comum para a federação ou CBF; é filho de advogado, Juiz ou Desembargador cujo escritório tem algum interesse ligado a um clube ou às próprias entidades.

Como na política, pais nomeiam filhos ao invés de obedecer a critérios técnicos, que deveriam ser estabelecidos pelos clubes, que são a razão de ser do espetáculo. 

Revista

O Cel. Piccinini, presidente do Clube dos Oficiais da nossa PM, lança, sexta-feira, revista comemorativa dos 30 anos de atividades do grupo denominado “PAIA” (Peladeiros Amigos Incondicionais do Aníbal), formado por militares, ex-jogadores profissionais, músicos e profissionais de outras atividades, que se dedicam a jogos e bailes beneficentes e de congraçamento por todo o interior do Estado.

 

Memória

“História e Histórias do “PAIA”, de autoria do Cel. José Aníbal Fonseca, ex-assessor de imprensa do Atlético, relata histórias colecionadas ao longo dos jogos e das muitas viagens do grupo por Minas, representando a Polícia Militar. Dentre grandes craques, já vestiram (ou ainda vestem) a camisa da equipe: Nélinho, Piazza, Joãozinho, Reinaldo, Dario, Éder, Paulo Isidoro, Luizinho, Marques, Caçapa e muitos outros.

* Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã no jornal O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
10
  • maria inês steglich disse:

    – Dia 07 dezembro 2012, pedi como me comunicar com (na época Ministro) pois, já via sua transparência, moralidade e a prova está que nos dias de hoje, grande massa brasileira o apoia para a Presidência da República, estou feliz ! Só que não recebi resposta do STF . . . aguardo. Muito obrigada ! Abraço gaúcho. Fiquem com Deus.

  • maria ines steglich disse:

    – Moro em Porto Alegre – RS, me inf qual o site que entro, pois, admiro muito o Ministro Joaquim Barbosa mas, não localizo dentro da pasta do STF onde possa me comuicar com ele. Desde já, obrigada! ! ! Inês.

  • Ricardo Lemos disse:

    O Galo vai ter que pagar R$ 10.000,00 de multa porque o torcedor manifestou a sua opinião. Não houve violência, houve protesto pacífico.

    Se o Brasil fosse sério, a imprensa manifestaria sua indignação, faria matérias repudiando a decisão do super STJD e o Galo poderia recorrer ao STF.

    Aí o Ministro e Doutor Joaquim Barbosa (este sim é doutor. Título em Direito Público, pela Universidade de Paris-II – Panthéon-Assas) resolveria o caso em 3 segundos: mandaria prender quem disse que é proibido ao cidadão manifestar pacificamente a sua indignação com relação a qualquer que seja o assunto. E ainda sem direito a cela especial para os filhinhos de papai.

  • Para alguns da minoria azul, o confronto Galo X Marias iniciou-se com a era pós-Mineirão…

    -Tem caboclo aí que ao fazer uso constante de laxante sua cabeça murcha, pois, só tem mer… dentro, ao lugar do cérebro!

  • Píndaro disse:

    Estádio cheio pra ver o São Paulo e olhe que a competição não vale nada.
    Ao fim do jogo o Lucas declarou: quebro a perna por este título. Já pensou se valesse alguma coisa.
    Mas se o São Paulo perder lá vem o torcedor tricolor: não tem problema, este título não vale nada.
    Quando ouço isso penso: o brasileiro, por sua formação étnica, é mesmo um sujeito volúvel. Emite suas opiniões conforme o momento e o interesse.
    Mas depois daquela tatuagem nas costas do Macarrão e o cara entrega o Bruno penso o seguinte: brasileiro pensa uma coisa, fala outra e executa uma terceira opção.
    Hipocrisia maior é o brasileiro que não sabia que o Felipão seria o técnico da seleção pra copa 2014. Que o Mano é o mais novo Flanelinha da praça. Que o Luxemburgo dava entrevistas dizendo não pensar em seleção. Que o Andrés Sanches se arrependeu de entregar o cargo, pois a boquinha é boa demais da conta.
    Faltava surgir no Brasil o Joaquim Barbosa. Esse é o cara!
    E olhe que ele apenas cumpriu o seu dever, pois tava tudo escancarado.
    Mas num país onde faz-se de tudo e não é preso, realmente, Joaquim, dá uma olhadinha pro lado da CBF!

  • O STF poderia intervir na CBF e nas demais federações estaduais de futebol… acontecendo isso, com certeza muita coisa iria mudar em prol do torcedor, e alguns ficariam, desculpe o termo, com o c… na mão, pois, acabaria a proteção velada ao eixo RJ-SP!

    – No STF a CBF, Globo, Comissão de arbitragem STJD e os “Sweiter’s” da vida não possuem quaisquer influências!

  • Martens disse:

    Exemplo de moralidade deveria comecar com a torcida do GALO, deixar de comentar sobre contratacoes de tecnico dos maiores adversarios do GALO que sao cbf e o time das neymarzets.

  • leonardo carvalho palma disse:

    Prezado Chico Maia,
    O marketing é tudo mesmo!!!
    Aqui em São Paulo a imprensa paulista está toda alvoroçada com a sulamericana a qual é uma versão piorada da Conmebol (os classificados para a Conmebol na época seriam hoje os classificados para a libertadores com a exceção do vice da copa do brasil). Entretanto, esta mesma imprensa diz que o Galo está há 41 anos sem ganhar nada. Vai entender???

    – ribeirao preto

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Chico, vou discordar de você quando diz que quem perder terminará o ano sofrendo gozações.
    Seja qual for o resultado, os cruzeirenses tentarão gozar os atleticanos, pois permanecem já há alguns anos em estado de alienação mental onde não conseguem admitir nada de ruim em relação ao seu clube e nada de positivo em relação ao rival. Raríssimos são os cruzeirenses que na atualidade conseguem se imunizar ante a soberba e arrogância e perceber o momento de se silenciar.
    Aqui mesmo no blog há um turma grande que ignora o mundo real e pensa que ocorra o que ocorrer, eles é que estão “por cima da carne seca”.

    Melhor pra nós, que estamos vendo o que ocorre atualmente e que ganhamos com essa ilusão azul que parece infindável… rsrs

  • Jacinto Ribeiro disse:

    Exemplos do Barbosa? O cara é péssimo advogado. Aliás, mostra com clareza o lixo que são nossos cursos de direito no Brasil.