Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Exemplos de alto nível de discussão

Um parêntese na sequência de troca de idéias sobre a arbitragem brasileira, para destacar o nível da maioria que acessa e participa desse blog.

Ontem o Dr. Lincoln Pinheiro Costa dirigiu palavras duras ao comentário do Harley Coqueiro, que foi muito elegante em sua contestação.

E vejam a reação do Dr. Lincoln, mais tarde, em seu twitter: 

“Lincolnpinheiro Lincoln Pinheiro

@chicomaiablog obrigado pelo debate; peço desculpas aos seus leitores por meu estilo combativo ter ofendido o autor da crônica.”

 ————————————

É muito bom lidar com gente de bom senso, que sabe dialogar e reconhecer quando se excede ou erra.

Um exemplo, principalmente, para os mais exaltados que pensam que o mundo se resume a Atlético e Cruzeiro, nesse bate-boca municipal, sim municipal, menor que provinciano, enquanto os concorrentes dos outros estados, sobretudo do Rio e SP, vão lambendo os títulos, deixando os demais, brigando por “vice”, vagas em Libertadores e outras migalhas. 

Dito isso, o Júlio César Ramos e o Marcos Barbosa também comentaram sobre as arbitragens brasileiras: 

“Bom dia Chico e a todos que o seguem nesta coluna !
Certissimo: o politicamente correto ”o Fluminense foi melhor e mereceu”, e a queda de produção do Galo no segundo turno foi a unica razão pra não ser campeão, é pra mim tambem, balela. Ja postei aqui: enquanto os absurdos que ocorreram na arbitragem favorecendo Fla e Flu neste campeonato forem tratados como ”erros”, ”equivocos”, não sairemos do lugar. Não é a primeira, nem quinta vez que isso ocorre e vai continuar ocorrendo. Os arbitros so não são punidos severa e exemplarmente pq a orientação vem de outros maiores interessados.

– Belo Horizonte – Julio César Ramos

————————————–

E o Marcos Barbosa emendou outros assuntos também:

“A arbitragem brasileira é muito tendenciosa e obedece ordens do grande escalão da cbf. Só os cegos não enxergam.
O Marcelo Oliveira vai reaproveitar o Pedro Ken, tem gente no blog que vai ter um AVC.
É de impressionar como esse povo da Fifa e da cbf estão gordos de tanto coquetel, comes e bebes e farras por onde vão. Jérome Valcke e Ronaldão que o digam.
Além de craque Neymar virou lobysta, levou o André, babou no Ronaldinho, Montillo e agora é a vez do Riquelme.
Robinho quer jogar no Rio, pra se juntar a outros baladeiros. Lembrei do ditado: nascemos do pó e ao pó retornaremos.
Kalil quer time forte, mas contratar promessas de Goiás e Ponte Preta tá meio esquisito. Falar nisso, Kalil, Hulk tá em litígio com o Zenit…
O Mineirão tá prestes a virar raposa branca, digo elefante branco… Se o Galo não dar um jeito…
Marin conversou com R 49 ao pé do ouvido. Já ví que a cbf é lugar de gente fofoqueiro mesmo! De traíra também!”

Marcos Barbosa

—————————————

O Mauricio Souza fez uma boa pergunta:

“Eu vou dar um pitaco:
Perguntem ao Marcio Resende de Freitas, onde ele ganhou mais dinheiro, se foi na arbitragem ou se foi como fiscal de rendas do município de Timóteo.
É elementar; todo mundo está no futebol para ganhar dinheiro, inclusive o arbitro.
E sabendo disso, a Globo, deita e rola, na hora de fazer o Campeão.
O cruzeiro só foi campeão em 2003, porque era o primeiro campeonato de pontos corridos e ele não deu chances para tramóias fora do campo, pois os caras ainda não estavam treinados para tal.
É só ver em 2010, quando tiraram do cruzeiro o titulo em SP contra o curintia.”


» Comentar

Comentários:
45
  • Andrey M Lage disse:

    CORREÇÃO:

    Sobre 1994, por favor Dudu GALOMAIO BH, se “informe” mais !

    Dudu GALOMAIO BH

    Sobre cinismo, Sendo eu Cruzeirense, eu seria cínico se ficasse chorando eternamente a perca do Brasileiro de 2010 por causa de erros de arbitragem , sabendo que

    Os Mundiais de 76 e 97, a Copa do Brasil de 98 , A mercosul de 98, a Recopa de 93 e 94, a Supercopa de 96 , a copa dos Campeões de 2002 , a libertadores de 2009 e o Brasileiro de 98 o Cruzeiro perdeu sem interferencia nenhuma da arbitragem, perdeu por incompetência !

  • Andrey M Lage disse:

    Dudu GALOMAIO BH

    Em nenhum momento eu disse que os clubes fora do eixo não são prejudicados !

    Falei que os erros não podem ser justificativas para a falta de titulos !

    dão ênfase demais naqueles que supostamente a arbitragem interferiu, e aqueles que perderam por incompetência propria jogam para debaixo do tapete!

    Gremio , Inter , Cruzeiro e Atletico Mg ja foram eliminados e perderam sim competições por causa de arbitragem , mas ja perderam muito mais competições por causa de incompetência

    2009 Era para ser o ano do Futebol Mineiro, com o Cruzeiro campeão da Libertadores e o Atletico Mg campeão Brasileiro , mas por incompetência dos dois, minas ficou sem titulo de expressão !

    Sobre 1994, por favor Dudu GALOMAIO BH, se enforme mais !

    Não houve nenhuma maracutaia , e sim um regulamento ridiculo!

    Do mesmo modo que o campeão naquela epoca não era quem fazia mais ponto, o rebaixado não era quem fazia menos!

    o regulamento rebaixa naquela ocasião, quem tinha o pior rendimento na repescagem!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Já tentaram neste espaço, do alto de sua soberba mudar o sentido da palavra “arrogância”.
    Agora, em uma nova faceta, querem arrumar um novo ou diferente sentido para o “cinismo”, com pesquisas de Google/Wikpédia.

    Acham, não sei se inocentemente ou CINICAMENTE mesmo que o dicionário é imutável e que é propriedade particular sua.

    Continuo com minha opinião: SÃO CÍNICOS, quando por uma rivalidade besta fingem não ver os fatos e usam artifícios frágeis para esconder sua obssessão pelo rival, que o impede de agir com bom senso.

    Aos desinformados, o Cruzeiro Esporte Clube está tão familiarizado com perigo de rebaixamento quanto o seu rival alvinegro, AO LONGO DO CAMPEONATO BRASILEIRO que começou em 1971 (e não na última década). O diferencial é que o Atlético-MG já caiu e seu rival não, graças ao estranho jogo de dezembro/2011 e a maracutaia que rebaixou o Remo-PA e deixou o cruzeiro na série A, em 1994, mesmo com menos pontos que o clube paraense.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Andrey e outros colegas azuis, tentem não tão fanáticos pelo o menos por alguns minutos. Garanto que não lhes custará nada.
    EU NÃO ACHO QUE SOMENTE O GALO É PREJUDICADO PELA ARBITRAGEM.
    Eu acho que qualquer time de fora odo eixo maldito É SEMPRE PREJUDICADO.
    Se preferem suas piadinhas descartáveis, do tipo choradeira , mi mi mi… pra não admitir a roubalheira deste ano, isso é problema de cada um de vocês.

    Eu acho que Atlético (disparado o primeiro), Cruzeiro , Inter e Grêmio (principalmente estes 4) tem muita coisa a reclamar da suja, corrupta, desonesta e malfadada CBF.

    Se vocÊs preferem fazer o papel de cordeirinhos e aceitar tudo o que aprontam esses calhordas que comandam o futebol apenas pela rivalidade a todo custo, não posso fazer nada.

    Do tipo: eu sei que foram roubados, mas não posso concordar porque sou cruzeirense fanático… por isso falo que não e pronto!

  • Para a maioria mineira, os celestes ÁS VEZES são cínicos…

    – Arrogantes, vaidosos, orgulhosos, avarentos, com mania de grandeza, egocêntricos, lunáticos ( e outros que esqueci no momento) são adjetivos e marcas indeléveis dos celestes, e isso é púbico e notório, com direito à registro em cartório!

  • Alisson Sol disse:

    Assino embaixo do que o Stefano escreveu.

    Agora, Andrey, CINISMO é “uma corrente filosófica fundada por um discípulo de Sócrates, chamado Antístenes, e cujo maior nome foi Diógenes de Sínope, por volta de 400 a.C., que pregava essencialmente o desapego aos bens materiais e externos. O termo passou à posteridade como caraterização pejorativa de pessoas sem pudor, indiferentes ao sofrimento alheio“. Mais uma vez, nossos colegas atleticanos demonstram uma enorme “sofrimento”: a falta de um dicionário!

    Qual é o “sofrimento” do Atlético-MG em relação à arbitragem? O time é líder absoluto do “estacionamento na zona do rebaixamento” (link), com 88 rodadas em 9 campeonatos de pontos corridos. Para efeito de comparação, em 10 campeonatos o Cruzeiro passou 8 (isto mesmo, oito) rodadas na zona do rebaixamento. A culpa é da arbitragem?

    Agora, cinismo em relação ao sofrimento pela falta de títulos, os torcedores de outros clubes tem de ser mesmo.

  • Thomaz disse:

    Aqui em Minas a coisa continua engraçada. O clube que não tinha nada agora é acusado de ter tudo. E os torcedores do clube que tinha tudo reclamam do clube que não tinha nada? Que confusão!

  • Andrey M Lage disse:

    O que eu mais acho engraçado no Atleticano e que eles desconfiam de tudo !

    Se tomaram de seis e pq foi comprado !

    Se perderam o campeonato, e pq teve um esquema contra o Atletico Mg ou afavor do Fluminense !

    So que a desconfiança so serve para os outros, para eles nunca!

    O enriquecimento que o Atletico Mg teve em 3 anos, se uma fonte de renda explicavel, eles acham a coisa mais nornal do mundo!

    Segundo o Kalil, bastou o Atletico mg fazer algumas economias , para sobrar dinheiro para fazer grandes contratações como Ricardinho. Diego Souza, Rever, Andre, Vitor, Guilherme e outros !

    O inter para fazer contratações do mesmo nivel, precisa ter mais de 100 mil socios

    O Corintians para fazer contratações do mesmo nivel, tem contratos de tv, marca esportiva e patrocinios Milionários

    O São Paulo para fazer contratações do mesmo nivel, Precisa explorar bem seu estadio e sempre negociar suas promessas para a europa !

    O Fluminense para fazer contratações do mesmo nivel, precisa ter uma parceria para bancar tudo !

    Mas o Clube atletico mineiro, ate o meio desse ano, jogando fora de bh, sem parceria, sem estadio, sem socios, sem fazer grande vendas para euroupa , conseguiu o mesmo so economizando !

    E ai a torcida que desconfia de tudo, achou a coisa mais normal do mundo !

    E ai nos Cruzeirenses que somos Cínicos

  • Andrey M Lage disse:

    Raws

    Sim , so que alguma vez vc viu algo parecido? Ja viu um juiz fazer o mesmo ? quantos e quantos penaltis foram mandados para fora ou na trave com o goleiro se adiantando ?

    Tem goleiro que se adianta, pega o penalti , e o juiz não manda voltar !

    Vai mandar voltar um que bate na trave?

  • Zé Carlos disse:

    Aproveitei o link pra ir ver a coluna desse jaeci e cheguei auma só conclusão: NÃO vou comprar o tal livro que ele pretende publicar.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Agora esse negócio de culpar a arbitragem por tudo é porque tem repórter que não põe o dedo na ferida, ou não entende nada de futebol, é covarde ou conivente, porque a pergunta certa acaba com qualquer desculpa esfarrapada.

  • Raws disse:

    Johnny, bom dia!
    Se não me engano, o Milton Neves contou uma história de intermediação na época a pedido do Ricardo Teixeira, então pelo que se nota o Felipão tem mais padrinhos do que torcedores. Agora falar desse Jaeci, para mim é dar crédito a quem não merece, digo isso profissionalmente.

  • Raws disse:

    Andrey, Bom dia!
    Posso até estar enganado, porém para ficar caracterizada a infração, não necessariamente o goleiro tem de fazer a defesa, só o simples ato de se adiantar é passível de penalização. Um exemplo que assim caracteriza e é semelhante, é o caso de invasão na hora da cobrança, mesmo que a bola vá para fora, o arbitro pode mandar repetir.

  • Marcelo disse:

    Torcedores são todos iguais. Quando seu time perde o chororô é valido, quando o adversário perde é mi mi. Quando seu time é vice, vale, acontecendo com o outro é sem importância.
    O fato é que, enquanto uns se vangloriam de um jogo comprado por 6 x 1, o Galo ganhou 6 milhões este ano, fora o marketing. A inveja mata!Chora mariasssss!

  • Raws disse:

    Eu até escrevi que não falaria mais deste assunto chato, porém a discordância me obriga, todos concordam que o Galo caiu demais no segundo turno, agora quando entramos no campo do “se”, aí é complicado. Se o Galo tivesse jogado como no primeiro turno ele atropelaria os erros de arbitragem, isso até criança de 06 anos afirmaria, mas e a justiça? É muita injustiça, que não permite no Brasil um time oscilar, é muita injustiça em um campeonato tão difícil, um time para ser campeão ter de ser duas vezes melhor do que o concorrente.
    O Fluminense desacelerou. Aí não! Quando o Galo começou a perder gordura, o time carioca ganhou pontos absurdos, pontos esses que no mínimo levariam a disputa acirrada até o final, depois que foi campeão sim, desligou o motor, mas também…
    Concordo com o Dudu, não reconhecer os erros de arbitragem é pura questão de rivalidade.

  • Thomaz disse:

    Essa conversa de competência aqui em Minas é muito engraçada. Gostaria de saber quem é o “competente” do brasileirão, pois são dois títulos em 42 anos. Onde está o “competente” que a tudo supera, da arbitragem ao Lex Luthor?

  • Mário Cesar disse:

    Prezado Chico Maia.

    Infelizmente o futebol já canalizou o apreço único em ganhar dinheiro por quem está envolvido.

    O que Atlético e Cruzeiro passam a nível nacional, o América a muito tempo passa em nível regional.

    É a lei do mais forte comercialmente.

    O América Chico, contra Atlético e Cruzeiro, como se não bastasse a disparidade em nível orçamentário, tem de passar com as pipocadas dos árbitros.

    Chico, chega a ser tão explícito aqui em MG e a grande parte da imprensa mineira não fala nada porque reforça os seus interesses, afiinal, se Atlético ou Cruzeiro não vencer o estadual, para o cenário nacional, MG ficará “taxada” de estar com o futebol em declínio.

    Exemplo: O América irá completar 14 anos sem um árbitro mineiro marcar um mísero penalti a favor do Coelho em clássico contra o Atlético. Não é possível que diante tantos jogos, pelo mineiro, e até pelo brasileiro em alguns anos, não tivesse tido pelo menos uma condição clara. Lutamos em 2012, mesmo com o abismo de diferença orçamentária, empatamos o primeiro jogo da final. No segundo, tivemos um penalti não marcado no China no começo do jogo. Não sei se tivéssemos feito aquele gol, as coisas iriam transcorrer da mesma forma. Com certeza jogaríamos de forma diferente. Fecharíamos e jogaríamos naquilo que mais sabemos fazer: no contraataque. Tudo seria possível.

    Chega a ser estranho: quando o jogo é valendo, os árbitros não marcam penalidade. Quando é amistoso preparatório, não valendo nada em termos de pontos, o árbitro não faz cerimônia e marca tranquilamente, como foi o que ocorreu no Parque do Sabiá no início desse ano, aonde, depois de muitos anos, o árbitro marca um penalti a favor do América contra o Cruzeiro, na vitória do Coelho por 3 a 2.

    Portanto Chico, como americano, não sinto pena alguma do que o Atlético e Cruzeiro passam no cenário nacional. Os argumentos dessas duas equipes são justificáveis, mas eles usam e abusam do mesmo artifício aqui em MG, na esfera regional.

    Só não enxerga quem não quer.

    Abraços.

  • Vinicius disse:

    Pô pessoal. Vocês não concordarem com as reclamações dos atleticanos tudo bem. Coisas da rivalidade que emocionam o futebol, mas exaltarem o Fluminense? Que ganhou isto, ganhou aquilo, que foi vice disso. O Fluminense clube que vocês estão exaltando, rebaixado para a serie C da brasileiro e somente retorno devido a uma manobra escandalosa da CBF. É este o clube que vocês estão enaltecendo? Brincadeira. Por isso que quem estiver fora do eixo vai ser sempre tratado como segunda classe. Alguém acompanha a NBA? Se não acompanham se informe sobre a liga de basquete americana. Veja o que os clubes fazem quando não são respeitados. Este é um excelente exemplo de quem deveria mandar os futebol, os mais interessa dos, os que promovem o espetáculo, OS CLUBES e não uma organização criminosa.

  • Andrey M Lage disse:

    Clayton – Só Boleiro do Nova Vista/BH

    Obrigado Clayton

    Dudu GALOMAIO BH

    O Cruzeiro ao longo de sua Historia foi muito mais prejudicado do que o Atletico Mg , vo citar aqui alguns exemplos que aconteceram em jogos decisivos apenas na decada de 70,

    Em 74 aquele gol anulado pelo Armando Marques na final do brasileiro contra o vasco, que ate Hoje ele não explicou por qual motivo ele anulou!

    Em 75 a falta que originou o gol do titulo do inter não existiu, fato comprovado pelo Carpegiani que jogava pelo inter na epoca !

    Em 77 o maior absurdo, na final da libertadores entre Cruzeiro e Boca, o Boca perder o primeiro penalti, o jogador deles chuta uma bola na trave, e o juiz manda voltar o penalti, pq o Raul teria de adiantado , Como assim? Ele se adiantou mas não pegou o penalti , a bola foi na trave , eu nunca vi nada parecido , se não acredita veja o video :

    http://www.youtube.com/watch?v=Te6v-vN8_0I

    Nessa brincadeira, o Cruzeiro perdeu 2 Brasileiros e uma Libertadores

    Enfim a nossa decada de 70, foi tão tragica com erros de arbitragem, como a decada de 80 de vcs !

    No entanto vc não ve Cruzeirense chorando eternamente por causa disso

  • Luiz Claudio de Assis disse:

    Antes de qualquer critica aos vizinhos, devemos arrumar nossa casa.

    – FMF= Alguém de bom senso pode me dizer o que esta entidade fez pelo nosso futebol nos últimos 20 anos. Há quanto tempo o presidente é o mesmo: Então não podemos criticar somente a CBF. As arbitragens aqui só beneficiam a dupla de “grandes”. Então porque chorar no nacional?

    – Se a nivel Brasil existe o “eixo do mal”, em MG existe a dupla Rapo/Galo, que são beneficiados pela FMF, pelas arbitragens e pela midia torcedora. Aqui qualquer perna de pau que vestir a camisa da dupla vira craque para os torcedores/cronistas.

    – Quando algum time do interior ou o América conseguem vencer algum dos dois, os “cometáristas” desclassificam a vitoria, apontando só os erros dos “grandes” e nunca, reconhecendo méritos nos “pequenos”.

    – Nossa imprensa é igual a todas as outras e, aqui também temos a nossa Globo, uma tal de “Radia de Minas”, como se minas fosse apenas BH.

    – Nosso campeonato é fraco, concordo, porém, quem deveria mudar esta historia? Fazem o que? Nada e ainda criticam.

    Pois bem, o nosso futebol é a cara de nossa politica. O que prevalece é o ganhar dinheiro de qualquer maneira e, como já disse aqui neste espaço, e o povão? Que se dane.

    Saudações Villanovenses.

  • Já que o tópico abordou um assunto deveras interessante, dirijo uma pergunta ao MM Sr Juiz de Direito Dr Lincoln Pinheiro Costa:

    – Como a arbitragem brasileira é tendenciosa à favor das equipes do RJ-SP, à quem o torcedor deve recorrer em caso de “erros” absurdos em prol de tal eixo? Quem pode deve interferir nesses absurdos, que oneram sobremaneira o torcedor que frequenta os estádios, compram produtos oficiais de seu clube, e seu dinheiro é mal empregado quando em decisões da CBF, STJD e Comissão de arbitragem, pois ninguém paga ingresso para ver seu próprio time ser prejudicado de maneira duvidosa, tendenciosa, manipulada…

  • tom vital disse:

    Para quem estiver pensando em acompanhar o Galo a Tóquio no final de 2013.Eis o link do consulado geral do Japão :http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/visitando/visa.htm

  • Rodrigo Galodoido disse:

    A solução é simples. Basta usar o recurso eletrônico.

    Aqueles árbitros que ficam atrás do gol e não contribuem para nada, poderiam ficar nas cabines de imprensa, com monitores e dizerem no ponto que fica no ouvido do árbitro se foi ou não foi pênalti, impedimento, falta, etc.

    Mas quem quer isso? Só os torcedores. De todos os times, porque todos já se sentiram prejudicados algumas vezes e ninguém confia que a arbitragem vá beneficiar seu time sempre. Mas que existe esquema, existe.

    Nem sempre a arbitragem consegue fazer o resultado, mas, num jogo igual, um lance mal conduzido pode definir muita coisa.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Muito simples: atleticanos, gremistas, colorados e demais torcedores de fora do eixo maldito acham que a CBF sempre favorece aos paulistas e cariocas.

    Cruzeirenses, como sabem que o Atlético-MG tem um histórico gigantesco de problemas de arbitragem em relação as maracutaias da CBF e que poderia ostentar em sua galeria um número maior de conquistas do Campeonato Brasileiro caso as disputas fossem honestas, se fazem de rogados e fingem que isso nunca existiu.

    Sem muitas complicações. Apenas um caso de “cinismo”.

  • humberto luis disse:

    chico, já que a cbf fez o favor de reconhecer títulos de copas como brasileiros e num gesto puramente politico, concedeu a vários clubes do brasil, por que não a gente pedir a cbf, fifa para reconhecer o título do bi-cintenario de bh que o atletico ganhou como título mundial (é só brincadeira gente) eles deram um para o curintia. aquele torneio de verão, com sol de 45 graus, os caras não saiam da beira da piscina e da praia, e enfiaram guela abaixo de todos. eles tinham que ter é vergonha de bater no peito e falar somos campeões mundiais.agora eles podem até ser, mas esse titulo deles é igual ao do galo. abraço a todos.

  • Johnny disse:

    Chico mudando de assunto, vc leu a coluna do Jaeci de hoje? Inacreditavel, estamos diante do Forrest Gump do futebol brasileiro:

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/colunistas/jaeci-carvalho/2012/12/06/coluna_jaeci_carvalho,236480/algumas-inconfidencias.shtml

  • audisio disse:

    Eu classificaria em três níveis os erros com os quais o Atlético foi prejudicado.
    Em primeiro, veem os erros, às vezes crassos, porém humanos, dentro do campo, com a velocidade da bola, a quantidade de fatos acontecendo concomitantemente, a tensão psicológica e pressão do momento etc.
    Segundo erros de arbitragens “mal intencionada” quando o juiz entra tendencioso, minando o adversário e claramente se vê sua intenção de beneficiar
    Terceiro são as manobras extra campo de uma clareza incontestável, que atrapalharam a trajetória do Galo rumo ao título. Dentro dessa categoria colocaria três eventos que estão óbvios demais.
    (Um) O esdrúxulo atraso em liberar o BID do Ronaldo pela CBF devido ao funcionário do CBF que estava no local e não entregou o documento para o Chiquinho que estava esperando. Dizem que a pedido do Flamengo.
    (Dois) O famoso caso do adiamento do jogo contra o Flamengo quando o flamengo estava completamente desarticulado no campeonato com Dorival Junior balançando e com uma grande parte do elenco fora de condições. Quando se encontraram mais tarde, o Flamengo já estava num outro patamar.
    (Três) A suspensão do Ronaldo depois de sua maior exibição no campeonato contra o Figueirense, quando marcou três gols e empolgou a torcida. Foi suspenso por um procurador que tinha uma foto do Ronaldo sendo enforcado com a camisa do Flamengo pelo capitão nascimento. Em minha opinião a maior aberração deste campeonato. Em qualquer país mais civilizado, caberia uma comissão séria para investigar o fato. Nada foi feito.
    Cada coisa no seu lugar. Que o Galo vacilou em alguma partida e caiu de muito de produção no segundo turno isto é um fato. Mas que foi incrivelmente prejudicado neste campeonato, isto também é um fato!

  • Ramon Menezes disse:

    Chico, concordo que o Galo foi prejudicado sim e o Flu favorecido em várias vezes.. Mas se o Galo tivesse continuado a jogar como no primeiro turno, vencendo o time adversário e o juiz (exemplo: jogo contra o Palmeiras em SP, qdo o Galo fez 4 gols pra valer 1), teria terminado o campeonato com mais de 10 pontos à frente do Flu.
    Culpa dos gols perdidos e dos inexplicáveis apagões do setor defensivo.
    Mas mesmo assim valeu a reação.
    O ano de 2000 e Galo será muito melhor!
    Abçs
    Ramon

  • Rodrigo AR disse:

    Garfaram o Galo, que teve a incompetência de não superar isso. Seja dentro ou fora de campo. Abs.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Caro Andrey M Lage,

    Brilhante o seu comentário !

    Essa é a mentalidade da maioria dos Cruzeirenses.

    Se pra “alguns” é mais cômodo acreditar em teoria da conspiração e o imortal “mi…mi…mi…”, eu só posso respeitar.

    Abraços

  • Alisson Sol disse:

    Alguém acha mesmo que o Fluminense, pela regularidade, não seria campeão? Acham mesmo que perderia para o Cruzeiro no “jogo das faixas” se ainda dependesse do resultado? E mesmo perdendo do Cruzeiro, e depois do Vasco, terminou 5 pontos à frente do segundo colocado!

    Vamos desviar a atenção. Ao invés de falar sobre as falhas do time, fala-se sobre as falhas de arbitragem. Há até mesmo site “jornalístico” preparando lista de piores erros de arbitragem. Mas e os “piores erros dos jogadores”?

    Mas este é o Brasil: o sujeito compra a crédito, compromete o salário, o cartão de crédito, o cheque especial, e depois reclama da “situação macroeconômica”. O pessoal vem aqui reclamar de “arbitragem tendenciosa para RJ/SP” e depois, durante o Campeonato Rural, acha que o mesmo lance entre seu clube da capital e um time do interior foi “lance normal”, e os que reclamam do interior são “perdedores chorões”. Mas o choro é livre, e a incompetência também.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Alguém me explica o que seria profissionalizar a arbitragem? Para mim os árbitros já são profissionais, a maioria ganha mais como juiz, do que na profissão oficial.

  • Leonardo Braz disse:

    Grande Chico Maia.
    Só para “apimentar” ainda mais a discussão veja no link a seguir com os 5 piores erros de arbitragem eleitos pela toda poderosa Rede Globo de Televisão. Coincidência ou não, quem foi o maior beneficiado? O campeão brasileiro de 2012, que lidera o “ranking” com o primeiro e o segundo lugar, ou seja, foi o campeão também em “ajuda” da arbitragem! Só nestes dois jogos seriam 4 pontos a menos para o Flu…
    Não quero com isto justificar a perda do título do nosso GALO, pois acredito que isto ocorreu devido a um conjunto de fatores (queda de rendimento, reservas incapazes, etc.) mas que os erros de arbitragem ajudaram bastante isto não há como negar.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/12/top-5-dos-erros-arbitros-confundem-infracoes-e-protagonizam-lambancas.html

    Abraço a todos…

  • Vladimir disse:

    Pessoal,

    Sou GALO e não acredito em complô e se um dia eu acreditar desisto de ver e acompanhar futebol, mas concordo com uma das opiniões acima, existe sim má vontade com times fora do eixo RJ-SP, mas é o mesmo que acontece aqui em Minas quando joga um grande contra o menor do interior.
    Penso também que apontar erros de arbitragem maqueia erros internos, que GALO e cruzeiro cometeram, inclusive dos seus técnicos, aliás como anda desapontado com os técnico brasileiros.
    Também gostaria de dizer que mamar por mamar, em Minas também existe muito dirigente que mama, isso não é exclusivo da CBF, aqui no estado tem muito gente que atrapalha futebol, exemplo disse é o campeonato rural, péssimo dos péssimos, sem estádio e quando há cabem 3 mil pessoas, uma vergonha, não dá pra ver os erros só fora de Minas Gerais, aqui também tem muito rato e bastante incompetentes.
    Por ultimo gostaria de dizer que o futebol brasileiro precisa se profissionalizar, não como Boa, Ipatinga e Barueri, que vive mudando de lugar e esperando ajuda do governo, precisamos de um futebol enxuto, como poucos times e muita qualidade.

  • Vinicius disse:

    Só digo uma coisa. Visitem o placar real e verifiquem quais os times mais beneficiados do campeonato brasileiro. Pra quem diz não acreditar em teorias de conspiração é muito bom rever os conceitos pois elas estão aí e principalmente no futebol. A arbitragem influenciou sim no campeonato. A CBF influenciou sim, a globo influenciou sim, o stjd influenciou sim. Esta conversa de que se erra para os dois lados é balela. Alguém quer fazer uma aposta de onde sairá o campeão brasileiro de 2013? To apostando que é do eixo do mal. Alguém duvida? Espero muito que o Romário consiga realmente emplacar a CPI da CBF, mesmo não dando em nada. Mas que sejam expostas as vísceras podres destas corja. Ao menos alguém está lutando contra esta nojeira. O decepcionante é ver um dos grandes ídolos do futebol mundial com o Ronaldo se afundando cada vez mais nesta antro.

  • luiz ibirité disse:

    Chico Bom dia, eta questão boa sô!!!
    Nós vamos ficar aqui lamentando os “erros” dos arbitros provavelmente até que se fale em futebol, pois o interesse ja é visto, financeiro, mas, se não existe mais o estatuto do torcedor o que fazer, onde e com quem reclamar? ainda bem que este espaço é “livre” e ao meu ver não é tendencioso, ai eu digo Dê dinheiro ao homem e aí você saberá o seu caráter, minha opinião acho que nem depois da morte destes todos que comadam o futebol as coisas serão realizadas de maneira correta eu digo nos casos de corrupção Deus queira que eu esteja eraado.

  • Adilson Marques Junior disse:

    Falar sobre a vergonha da arbitragem é bater em ponta de faca. Mas vale ressaltar a luta do site Placar Real.

    1
    Atlético-MG
    +1 76 22

    2
    Grêmio
    +1 70 19

    3
    Fluminense
    -2 69 19

    4
    Corinthians
    +2 66 19

    5
    São Paulo
    -1 63 18

    6
    Botafogo
    +1 59 16

    7
    Vasco
    -2 57 16

    8
    Náutico
    +4 53 15

    9
    Coritiba
    +4 52 16

    10
    Ponte Preta
    +4 52 14

    11
    Internacional
    -1 49 13

    12
    Portuguesa
    +4 49 12

    13
    Santos
    -5 48 11

    14
    Bahia
    +1 47 11

    15
    Cruzeiro
    -6 45 14

    16
    Sport
    +1 43 10

    17
    Palmeiras
    +1 42 11

    18
    Flamengo
    -7 40 8

    19
    Figueirense
    +1 32 8

    20
    Atlético-GO
    -1 25 5

    note que o Flu não estaria nem mesmo na fase de grupos da libertadores, Flamengo seria rebaixado junto com o Palmeiras e Cruzeiro não pegaria nem mesmo uma vaga pra sulamericana.

    – Contagem

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Bons exemplos mesmo !

    E que possam servir de lição pra que alguns aqui do Blog também possam aprender…

  • Paulo Koller disse:

    Não acredito em esquema. Nao por ingenuidade, e sim porque o “esquema” não é, mais, necessário. Funciona naturalmente. Acredito em arbitragens tendenciosas pró RJ/Corinthians. Sáo Paulo e Santos não têm um histórico de roubalheira descarada, como os 5 times (RJ e Corinthians).

    Infelizmente, por mais glorioso que um Cruzeiro possa ser, por mais vitorioso que um Inter possa ser, por mais apaixonado e mobilizador que um Galo ou Grêmio possam ser, a arbitragem verá, de um lado, uma camisa carioca ou Corintiana, e seu subconsciente o trairá a favor destes.

    É um fenômeno nacional. Já comentei “n” vezes por aqui: o RJ ganhou várias Copas do Brasil e Campeonatos Brasileiros nos últimos 15 anos. Mas não tem 1 Sulamericana. Não tem 1 Libertadores neste intervalo. Porque na Conmebol, longe de ser um lugar de gente que possa ser chamada de referência para nós, a influência “carioca/corintiana” é próxima a zero. Tanto que, neste ano, o Corinthians ganhou a Libertadores na bola.

    Não acho que a simples mudança da CBF para Brasilia mudaria tal cenário. Certamente, ajudaria. Mas não seria nada definitivo. Basta ver as discussões dentro deste blog sobre royalties do petróleio. A mudança deste cenário passa por, inclusive, nós mineiros e nossa autoestima.

    Essa coisa meio barroca da mineiridade, da astúcia do político e matreirice do povo mineiro é um dos maiores engodos contra nós mesmos. Temos que ser um povo ordeiro, pacífico, honesto, trabalhador, porém também ambicioso, dinâmico, “inconformado” (no sentido de aceitar o status quo) e, principalmente, bairrista (no sentido “mercadológico” da palavra).

    a) A Globo nos prejudica, fazendo lobby pró RJ e Corinthians? Que tal mudarmos de canal e afetarmos sua audiência?
    b) A Veja nos manipula, impondo-nos Serra, Alkimin e qualquer político paulista? Dêem resposta cancelando suas assinaturas, ou mudando de revistas.
    c) As rádios de rede são tendenciosas, têm má-vontade conosco? Sintonizem as rádios mineiras (por mais caóticas que, eventualmente sejam, pelo menos falam das coisas da terra).

    Assim como o Chico, fui assinante da Folha de SP por um bom tempo. Achava o jornal descolado, diferenciado, independente e plural. Sempre me incomodei com a frieza e indiferença com que a Folha tratava os times de MG (o Galo, lá, é Atletico MG, mas o Flamengo é Fla ou Mengo em textos), mas validava a postura do jornal em termos de cultura e política.

    A credibilidade começou a ruir quando o Governo Collor recebeu a alcunha de República das Alagoas. Achei preconceituoso, debochado e desproporcional. Mas entendi, pois o jornal teve problemas com Collor durante a campanha presidencial. Quando Itamar assumir, virou República do Pão de Queijo. E dá-lhe deboche e ironia. Entretanto, não vi o mesmo “descolamento” quando FHC assumiu. Virou “Governo FHC”. Cancelei imediatamente minha assinatura. E deixei de ser defensor deste falso produto “nacional”. Puro modismo oportunista.

    Assim como na máfia, nada é “pessoal”. Apenas, negócios. Ajudem a interferir na lucratividade, só para ficarmos em alguns exemplos, dos grupos acima, e certamente, uma Globo da vida verá o futebol, a cultura e, principalmente, o segundo maior mercado consumidor do país (MG) de outra forma. Automaticamente, os resultados virão.

  • Thomaz disse:

    O Galo não teve um patrocínio que bancasse 2/3 do time Mesmo assim, montou um bom time. Fez jogos memoráveis, como contra o Vasco, São Paulo e Fluminense, todos no Independência. Para mim, jogou o melhor futebol. Entretanto, o elenco era a conta do chá. Fácil de minar. Uma convocaçãozinha pontual aqui, uma suspensão bem no jeito ali, um errinho de arbitragem acolá. O Atlético cometeu erros como o Grêmio cometeu. Normal. Só que o campeão – time que fez muito jogo feio -acertou demais, teve sorte demais… e, sinto dizer, sempre respeitando as opiniões divergentes, mas quem não viu isso deve ter acompanhado outro campeonato.

  • Luciano Nogueira disse:

    Quanto ao tema da arbitragem, penso que um raciocínio ajuda bastante a definir se são meros erros ou há algo por trás.
    Alguém se lembra de ter visto o Corinthians ou o Flamengo serem prejudicados em uma final de campeonato? E o contrário?
    Alguém já viu times como Portuguesa, Santo André, Brasiliense e outros serem ajudados pela arbitragem em finais de campeonato? E serem prejudicados?
    Acho que a resposta a estas perguntas nos obriga a concordar com o Dr. Lincoln. Definitivamente, não acredito em coincidências.
    E quanto ao Márcio Resende, como crescia seu índice de “erros” em jogos importantes, não é? O mesmo juiz que acertava todas em jogos menores nas finais se “complicava”.

  • Chico,

    Eu fico com a opinião do Bauxita sobre arbitragem. Enquanto não for profissionalizada, não adianta cobrar.

    Todo ano é a mesma coisa, sendo que Galo e Cruzeiro se revezam nas reclamações. Porém, quando chega o campeonato mineiro, os dois são beneficiados e os times do interior, e o América, é que reclamam dos pênaltis não marcados, impedimentos não assinalados e etc.

    Aí quando chega o Brasileiro, os “beneficiados” no Mineiro reclamam da arbitragem. Se o Galo e Cruzeiro reclamam, imagina o que acontece com os Figueirenses e Atlético-GO da vida…

    Não adianta. Não acredito que os dirigentes da CBF se reúnam em torno de uma mesa, esfumaçada, estilo Poderoso Chefão e digam: “Vamos prejudicar o Galo/Cruzeiro”. A questão é que arbitros despreparados, na dúvida, sempre vão pender para o time mais “midiático” da partida.

  • Andrey M Lage disse:

    Chico Bom Dia !

    Eu sendo cruzeirense , ja fiquei varias vezes “puto” por causa de erros de arbitragem contra o Cruzeiro !

    Mas nunca vou justificar a perda de um titulo por causa desses erros !

    Não adianta eu vim aqui e falar que o Cruzeiro em 2010 so não ganhou o brasileiro por causa de erros , se no ano seguinte em 2011 ele e eliminado da Libertadores de forma Bizonha pelo Once Caldas , sem a interferencia da arbitragem!

    Ou se em 2009, dentro do Mineirão . perde um titulo que estava praticamente ganho, outra vez sem a interferencia da arbitragem!

    !
    Enfim o que eu to querendo dizer , e que não adianta ficar justificando a falta de um titulo por causa de um suposto esquema de favorecimento da cbf, se quando o time dipusta uma outra competição , organizada por outra federação, o time tambem não obtem sucessos !

    Devemos separar as coisas , ouve sim erros de arbitragem afavor do Fluminense, alguns pateiticos , mas os meritos do Fluminense foram muito maiores do que esses erros, não podemos nos esquecer que:

    O Fluminense conquistou a copa do brasil em 2007
    O Fluminense foi finalista da libertadores em 2008
    O Fluminense apesar de brigar contra o rabaixamento em 2009, foi finalista da sulamericana do mesmo ano !
    O Fluminense foi campeão brasileiro em 2010
    O Fluminense fez a melhor campanha do segundo turno em 2011, e foi terceiro lugar no Brasileirão , brigando pelo titulo ate a penultima rodada
    E o fluminense esse ano foi campeão Brasileiro !

    Ou seja são 5 anos brigando na parte de cima do Futebol Brasileiro , diferentemente do Atletico Mg!

    Então vamos sim cobrar da arbitragem, mas sem tirar os meritos de quem merece , enganasse quem acha que em 2003, o Cruzeiro pra ser campeão não teve que passar por cima tambem da Arbitragem !

    O time quando e competente, passa por cima de Tudo, inclusive arbitragem !

  • Mário Lúcio Sena disse:

    Olá Chico. Tudo bem?

    Lí seu comentário “Orlando Augusto prepara saída do jornalismo” no qual achei muito interessante.

    Tenho a acrescentar que, na época em que o Orlando foi convidado a trabalhar na Rádio Guarani, ele trabalhava em outra emissora que agora o nome me falha a memória.

    Naquele tempo, eu participava do Conjunto Kizumba na área de iluminação, quando o Orlando integrou o grupo substituindo o baterista da época que tinha o apelido de “Funeral”.

    Conheço o Orlando desde esta época apesar de hoje residir na cidade de Uberaba onde desde 1992, atuo na imprensa esportiva local onde hoje tenho um site (“www.jornalreplay.net”) e o Blog do Ligeirinho (“www.ligeirinhouberaba.blogspot.com”). Na imprensa local e regional sou conhecido como “Ligeirinho”.

    Tenho uma grande admiração pelo Orlando, não só por sermos companheiro de imprensa, como também pelo fato de ser ex-integrante de uma Banda que jamais esquecerei e que, infelismente, não tenho notícias de seus integrantes a não ser, infelismente, a morte do guitarrista base, Jairo e seu irmão, Juarez que tocava tumbadora.

    Obrigado pelo espaço e, quando tiver oportunidade de encontrar com o Orlando, envie a ele a minha grande saudação.

    Um grande abraço.

    – Uberaba/MG