Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Meio Século de Troféu Guará

Com o futebol, dentro de campo, em férias, este período é dominado pelos noticiários especulativos em torno de possíveis contratações e dispensas. Mas é tempo também de eleições e escolhas de melhores do ano, para quebrar a chatice das especulações.

Neste contexto o Troféu Guará se destaca, pelo pioneirismo e transparência no processo de votação. A tradicional promoção da Rádio Itatiaia chega à sua 50ª edição e envolve todos os veículos de comunicação de Belo Horizonte, que cobrem esportes, e os principais do interior do Estado.

 

Apuração terça-feira

As cédulas de votação foram passadas aos eleitores há um mês e apuração será terça-feira , às 19h30 na sede da Itatiaia.

Gosto de ouvir muita gente antes de definir meus votos. De três anos para cá passei a contar com a ajuda dos leitores do meu blog (www.chicomaia.com.br).

 

Mudanças

Da “Seleção Guará” que eu tinha na cabeça inicialmente, graças aos leitores, revi o que considero que seriam injustiças e um voto equivocado.

O Troféu Guará visa premiar quem foi bem durante todo o ano e não apenas no Brasileiro e muitas vezes esquecemos o que se passou no Campeonato Mineiro e em outras competições.

 

No gol e lateral esquerda

Apesar de o Cruzeiro não ter chegado à final do Mineiro, Fábio foi bem tanto no estadual quanto no Brasileiro. Eu votaria no Victor, que, entretanto, disputou só o nacional.

Pensei em Bryan para a lateral esquerda, mas fui alertado para a boa temporada do Everton, maior descoberta do Cruzeiro este ano. Merece o voto e acredito que 2013 será o ano da consagração desse jogador.

 

Dificuldade com a 9

Sou seguidor da famosa frase do saudoso Leonel Brizola: “Mudar de opinião faz parte dos direitos humanos”, mas, apesar da “pressão” da quantidade de leitores que votaram no Fábio Jr., mantive o voto que pensei inicialmente, no Jô.

Possivelmente é a posição de maior carência do futebol mineiro na atualidade e aí, realmente, o Fábio Jr. é forte concorrente ao Guará.

 

Engano

Também graças aos leitores evitei um voto repetido e, indevido, no Bernard como “revelação”, já que ele ganhou este Guará ano passado. Ótima lembrança, pois aí pude votar no Bryan, que se destacou na lateral esquerda do América, apesar das mudanças de treinador do Coelho na temporada.

Este é outro que deverá se confirmar como um grande nome do futebol mineiro em 2013.

 

No apito

A arbitragem brasileira vai mal e ano passado o Troféu Guará ficou vago neste quesito. Se dependesse dos meus leitores, este ano ficaria de novo, mas votei no Ricardo Marques Ribeiro, que teve um bom ano, inclusive prestigiado pela comissão de arbitragem da CBF.

O futebol mineiro precisa voltar a ter árbitros de destaque nacional e tomara que ele e alguns outros que têm bom potencial tenham um ano melhor em 2013.

 

Sem dúvidas

Tirando essas dúvidas, os demais votos são quase unanimidade. Todos os eleitores já enviaram as suas listas à coordenadora de esportes da Rádio Itatiaia, e também do Troféu Guará, Úrsula Nogueira. Depois de muito ouvir, mandei a minha: Fábio, Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Éverton, Pierre, Leandro Guerreiro, Montillo e Ronaldinho Gaúcho, Jô e Bernard. Técnico, Cuca; Dirigente, Alexandre Kalil; preparador físico, Carlinhos Neves; árbitro Ricardo Marques Ribeiro; revelação, Bryan. Craque do ano, Ronaldinho Gaúcho.

* Essas e outras notas estarão em minhas colunas de amanhã nos jornais O Tempo e Super Notícia, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
20
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    O cruzeiro campeão brasileiro de 2003 estava previsto no último livro da Bíblia… fim dos tempos mesmo…

  • Newton disse:

    Emilio,a maça caiu na cabeça dele em 2003, ano do PRIMEIRO título das Monotetas,32 anos após o maior clube de B.H. ser campeão BRASILEIRO!!!!

  • EMILIO FIGUEIREDO disse:

    Isac NEWTON era nascido quando Atletico foi campeão brasileiro??? kkkk…

  • Newton disse:

    Festa dos monotitulos para a tristeza das monotetas.
    Audisio, acho que o Gardenal vai pras Marias, pois ano que vem tem mais sofrimento…

  • Rodrigo Assis disse:

    Chico do céu, você votou no Ricardo Marques Ribeiro como melhor árbitro?? Ele é o pior da arbitragem mineira de todos os tempos, pra você ter uma idéia o cara é proibido de apitar Clássicos CAMxCRU. É opinião, mas o Clayton Veloso (se não me engano no nome) tem sido o melhor de MG. Esse Ricardo só ta apitando pela CBF por ser apadrinhado

  • Raws disse:

    Será que eu estou cego, ou não entendi a brincadeira?
    Fabio Junior bem cotado! Aí não menino…

  • Mateus disse:

    Eu colocaria o Guilherme do Atlético no lugar do Jô. Eu não sou atleticano, sou cruzeirense, mas penso que o Guilherme foi útil ao time dele nas vezes em que atuou, como no jogo contra o America, contra o Internacional, contra o Figueirense. Ele só não foi titular porque a torcida do Atlético pega no pé dele. Pena que o Cruzeiro não fez uma boa temporada esse ano e poucos jogadores se destacaram.

  • EMILIO FIGUEIREDO disse:

    Caro Audisio, eu vivo no planeta Terra e você deve viver em Marte, por que não sabe entender um comentário e sai falando asneira…

    Eu falei exatamente a realidade. A Troféu Guará, assim como a Itatiaia são em sua maioria atleticanos… então, sempre foram tendenciosos para o time do Atletico… esse ano que o Atletico foi muito bem ( e merece a maioria dos votos ), então eu quiz dizer que maioria atleticana será esmagadora, pelo que de fato mostrou o time monotitulo e também pela ruindade que foi o Cruzeiro esse ano!

    Você ficou tão doido e mordido, que está falando em títulos??? Você nem sabe o que e isso!!!

    E por não ter mais argumentos foi falar de um uniforme do Cruzeiro!!!

    os comédias, iludidos e monotitulos.. e agora.. MALUCOS…

    gadernal nele gente…

  • André Corrêa disse:

    Se eu não me engano, Chico, esse Ricardo Marques Ribeiro é um que tentou ajudar o Barcelona-VAR de todo jeito contra o Ipatinga, na segunda partida de uma semifinal do mineiro de 2010. O cara ser ruim é uma coisa, mas fazer o que ele fez naquela partida é pior do que ser ruim. Eu não votaria nele nunca.

    Ademais, desde quando ser prestigiado pela CONAF é garantia de bom trabalho? Aristeu Tavares, presidente do órgão, disse que aquele sujeito que apitou o clássico do primeiro turno fez um belo trabalho naquela partida! E aí??? Pra mim, ser prestigiado por uns caras desses é o mesmo que ser chamado de parceiro pelos Irmãos Metralha!

    Eu não votaria em ninguém nesse quesito. Não há juiz que preste no Brasil.

  • audisio disse:

    Já que o importante são os títulos, como estão as apostas pelo Rural?
    Quem é o favorito? Será o Barcelona das Américas?

  • audisio disse:

    Onde estão os títulos do Cruzeiro?
    O mais recente está a dez anos na vitrine, e os caras falando de títulos…
    Quero ver é time dentro de campo que não está lutando contra o rebaixamento!!

  • audisio disse:

    Caro Emilio Figueiredo,
    Em que Planeta você está?
    Você acha que Ronaldinho não jogou nada?
    Que Celso Roth foi um grande técnico em Minas?
    Que Anselmo Ramom foi um fenômeno?
    Que Bernard não foi um dos grandes de Minas este ano?

    Seu comentário mostra que o fanatismo cega a razão!
    Acho que o resentimento e a mágua estão grandes. Monotítulo sim, este ano! Melhor do que Monoteta, isto é, nem Rural…

  • H.Almeida disse:

    Jô não é centroavante.

    Guerreiro jogou bem mesmo só de zagueiro.

    e Everton jogou mais que o J.césar e Bryan?

    tirando isso ficou boa a lista!!!!!!!!!!!!!!

  • Francisco Barbosa disse:

    O Marcelo Macedo do Boa é muito mais jogador que esse Jô.

  • Ricardo Lemos disse:

    É seu, Chico! Fez uma média danada com a torcida celeste, hein?! Vamos analisar as campanhas dos principais clubes mineiros nesta temporada:
    – América: vice campeão mineiro; 8º colocado Campeonato Brasileiro; eliminado na 2ª fase da Copa do brasil;
    – Cruzeiro: 4º colocado do Campeonato Mineiro; 9º colocado no Campeonato Brasileiro; eliminado na 3ª fase da Copa do Brasil () (oitavas de final);
    – Galo: campeão mineiro invicto; 2º colocado Campeonato Brasileiro; eliminado na 3ª fase da Copa do Brasil (oitavas de final);

    O América fez uma campanha parecida com a do Cruzeiro. E o Galo fez uma campanha infinitamente superior às campanhas dos rivais. Se não for para fazer média, como explicar que quase 40 % da seleção está sendo composta por jogadores do clube celeste?

    Esta lista aí ficou muito política, isto sim.

  • Emilio Figueiredo disse:

    O troféu guará, assim como a Itatiaia e a maioria da imprensa mineira é atleticana e sempre foi tendenciosa ao time.. imagina em um ano que foi melhor para o Atletico???

    Festa dos monotitulos…

  • Rodrigo AR disse:

    Ficou boa a lista.

  • E Montillo? Fez 4 gols e 5 assistências no Brasileiro.
    Guilherme fez 8 gols no ano e 4 assistências.

  • Everton fez uma temporada melhor que o Júnior César? Onde? Pq fez um gol no Clássico?

  • Alisson Sol disse:

    Eu acho que este negócio de dar troféu demais é o que faz com que o futebol perca o valor. Antigamente o sujeito ganhava títulos para o clube. Hoje, há jogador procurando a jogada individual para ganhar a Bola de Ouro, a Bola de Prata, o Troféu isto, aquilo, etc. Fica difícil…

    Em um assunto não tão futebolístico mas que mostra bem o QI do jogador de futebol: como é que pode um jogador decidir dirigir de Belo Horizonte ao interior da Bahia, e depois de um acidente em que mata uma pessoa dar entrevista dizendo que estava cansado? Será que o Sr. Anselmo Ramon vai ficar livre? Parece que o Brasil é o único país do mundo onde a maneira mais “segura” de matar alguém e sofrer mínimas consequências é jogar um carro em cima da pessoa!