Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

De mal a pior

Finalmente encontrei um aeroporto em condições de uso ruins ou até piores que o de Confins: Vitória-ES. Tudo bem que, assim como o nosso, está em reformas, mas a falta de sinalização e a lata de sardinha na qual os usuários são colocados são absurdas, desproporcionais ao tamanho do movimento, mesmo em um domingo.

Para mim este será um dos itens mais problemáticos da Copa do Mundo no Brasil: mobilidade. À exceção de São Paulo, nossas rodovias estão entre as piores do mundo; transporte ferroviário de passageiros, só existe no trecho que fiz, de Belo Horizonte a Vitória, semana passada, pela famosa “Vitória a Minas”, de “apenas” 13 horas de duração; previstas, já que nessa minha viagem houve um atraso de 50 minutos. E não haverá jogos da Copa na capital capixaba.

Nossos aeroportos estão superlotados; as obras de reformas atrasadas e quando ficarem prontas, teremos muitos “puxadinhos” bem pintados e improvisados país afora, como o “Internacional de Belo Horizonte”, por exemplo.

O outro grave problema para a Copa é a comunicação móvel. Telefonia celular e internet, cada dia piores, em todo o país.

Chamadas que não são completadas, que caem de minuto a minuto ou a famosa frase “fora de área de cobertura”.

Para conectar a internet, sofrimento com a lentidão e com as sucessivas quedas da conexão; isso quando há cobertura. Difícil identificar qual é a operadora que presta os piores serviços.

Impossível utilizar os serviços de duas delas em Lagoa Santa, ao lado do aeroporto.

 

Tite

Depois da conquista de hoje o técnico Tite resumiu o principal motivo do sucesso do Corinthians: “o coletivo supera o individual”. Incrível! E em dois anos, levou o time às conquistas do Brasileiro, Libertadores e Mundial, sem nenhuma estrela de primeira grandeza, mas com um grupo coeso e determinado.

Méritos também à diretoria que não o demitiu, quando a situação era quase insustentável.


» Comentar

Comentários:
23
  • thales rosa disse:

    Chico todos falam que existe apenas esse trem de passageiros no Brasil mas no profissioa reporter da globo foi exibido um trem de passageiros que faz a linha Sao Luis do Maranhao a Paraupebas no Para… Nossa infraestrutura da vergonha quem ja viajou pelo mundo sabe que estamos anos luz atras de qualquer pais desenvolvido em termos de infraestrutura.

  • Alisson Sol disse:

    Acho que parte do problema no Brasil é infraestrutura. Contudo, a maior parte é operacional. Já visitei aeroportos muito menores e, em termos de espaço, piores do que os de Belo Horizonte. Mas “despacham” os passageiros rapidamente, tando para embarque quanto para desembarque. Em verdade, a “moda” há tempos nos EUA é o “Cell phone waiting area” (cujo nome fica parecendo uma área no aeroporto para a “espera de celular”). É uma área onde as pessoas podem estacionar há uma ou duas milhas do aeroporto e esperar pelo aviso via celular de que a pessoa já chegou, já passou pelo desembarque, e está já pronta para sair do aeroporto. Aquele que foi ao aeroporto buscar alguém não precisa gastar mais para estacionar, e se desocupa o aeroporto rapidamente após cada vôo.

    Quanto ao Mundial: ganhou quem fez o gol. Final de competições deste tipo são assim mesmo. Quem ainda pensa o contrário provavelmente não se lembra da “beleza” que foi a final de Copa entre França e Itália, decidida literalmente “na cabeçada”. O Chelsea é hoje um time desfigurado, que perdeu alguns dos mais importantes jogadores desde a Copa dos Campeões, e teve reposições que “não encaixaram”. Fica para a História o título, e se esquece o jogo.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Eu acho o Tite um “lero-lero” danado…
    Fala pras câmeras… Faz jogo de cena… Artificial…

    Mas neste momento sou obrigado a reconhecer que ele tem algum potencial sim.

    Porque, levar um time sem nenhum grande craque, a ser Campeão da LIBERTADORES e do MUNDIAL, é porque alguma coisa de bom esse cara tem.

    No momento, o Brasil tá tendo sim que se render ao Corinthians !

  • Ricardo Lemos disse:

    Sobre aeroportos, a última vez que fui em Confins eu desisti.

    O estacionamento que estava sendo utilizado fica muito longe. Aí você nunca consegue pagar uma hora. Para sair do carro, ir ao saguão do aeroporto ficando uns 20 minutos por lá e voltar ao guichê para pagamento (apenas caminhando, não correndo como um maratonista africano) você gastará mais de uma hora.

    Fora que os funcionários são muito mal preparados para atendimento. Não existe estrutura, treinamento, nada funciona direito. É uma péssima impressão que a gente vai deixar para o mundo.

  • EDUARDO - BH disse:

    Atualmente, a continuidade do trabalho da maioria dos tecnicos pelos clubes brasileiros tem sido feita. Vejam que pouquissimos clubes mudaram o tecnico neste final de temporada. Tá dificil a mudança por dois motivos:-falta no mercado de profissionais disponiveis e valor alto de multa contratual.

  • Thomaz disse:

    Final feia. Futebol horrível. Retranca contra retranca. Nenhuma defesa do goleiro inglês. Se o time inglês acha um gol, adeus título. Só que aconteceu o contrário e, dessa vez, tudo deu errado para o europeu especializado em retranca. Bata palmas quem quiser para esse futebolzinho de resultados. Eu não. Acrescente às glórias e aos elogios um estádio construído com dinheiro público e o maior patrocínio nunca antes visto neste país feito a uma clube, claro, com dinheiro público.

  • Ricardo Lemos disse:

    Estive repensando a vinda do México a BH na Copa das Confederações e acho que será muito boa para nós: http://br.esporteinterativo.yahoo.com/fotos/inez-sainz-a-rep%C3%B3rter-gata-do-m%C3%A9xico-slideshow/

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico concordo que a permanência do Tite foi primordial para o Corinthians ganhar todos esses títulos, mas é só uma questão de avaliação, mandar um técnico embora quando o elenco não corresponde é um hábito aqui, os dirigente desviam o foco e colocam a culpa no menos culpado.

  • Raws disse:

    Minha atitude com relação ao jogo do Corinthians, foi assistir somente uma parte do segundo tempo para secar e dar o mínimo de audiência possível, a hora que saiu o gol mudei de canal e nada de globo por uns dias (apesar de já assitir pouco), então fiquei pensando, será que a grande maioria de desportistas que não gostam do referido time, não acabam por fazer o mesmo, prejudicando a audiência da emissora?
    Como eu gostaria de uma pesquisa nesse sentido…

  • Emilio Figueiredo disse:

    Difícil foi saber onde assistir esse jogo:

    Globo: Comentarista ídolo do Corinthians (Casa Grande);
    Band: Comentarista ídolo do Corinthians (Neto);
    Sportv: Milton Leite, que parece ser Corinthiano doente…

    Haha, foi dureza!!!

  • Raws disse:

    Não posso tirar o mérito de um time que conquistou tanto em tão pouco tempo, porém constato o que profissionais visionários falaram sobre aquela tragédia do Sarriá, o futebol arte, o futebol de talento perderia espaço para o futebol de resultados, hoje o que vemos é isso, tanto o campeão como o vice são times mecânicos, sem criatividade e com um futebol que para quem conheceu o verdadeiro futebol chega a dar sono.
    Corinthians e Fluminense são nossos exemplos, ambos campeões. Fé é acreditar no que ainda não recebeu, saudade é a perda ou distância daquilo que se tinha, infelizmente não tenho fé que o futebol atual mude, mas quanta saudade…

  • sergio disse:

    Tudo bem pelos méritos do Corinthians, mas que o time do Chelsea parecia estar sem vontade de jogar a final no Japão, isso parecia. No meio do segundo tempo os caras pareciam estar andando em campo.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Realmente BH vai queimar o filme na Copa. Por tudo isso e talvez, pelo Mineirão, que não dá pra confiar. Depois do Independência e seus pontos cegos, vamos ver os defeitos do Mineirão.

    Sobre o Corínthians, não há como negar a competência para vencer, de preferência por 1 a 0. De positivo mostra que o coletivo prevalece e, de negativo o jogo feio e sem graça. Não existe espetáculo. Só determinação em marcar e empurrar a bola pro gol, aos trancos. O time não deve ser dos mais caros do Brasil e joga entrosado, independente de quem entra. O Corínthians teve a competÊncia para buscar jogadores desconhecidos e até desacreditados, como Paulinho, Ralf, Castán, Romarinho, Cássio, entre outros e tem dinheiro de sobra pra trazer estrelas. Pra completar, ganhou um estádio, patrocínio da Caixa, da Nike e vantagens da Globo.

    Os outros times têm que se posicionar melhor sobre a divisão de cotas de tv, porque se deixarem assim, vai ficar sem graça e só um time será favorito. Vamos perder a essência do esporte, que é a competitividade. Muitos vão se afastar.

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Ele rebaixou o Galo…

  • Bruno Silva disse:

    Muitos culpam, injustamente na minha opinião, o Tite pelo rebaixamento de 2005. A verdade que o Atlético era um caos e a queda ia acontecer mais cedo ou mais tarde.

    Apesar, de como todo o Brasil, torcer contra, temos que reconhecer que o Corinthians é um baita time, muito organizado, todos marcam, todos ajudam. Que sirva de exemplo para o Galo de 2013. Mas para isto não pode existir no time jogadores preguiçosos e indiferentes que por teimosia do técnico continuam com “lugar cativo” entre os titulares.

  • Rodrigo AR disse:

    Chico, lembrei-me de suas reclamações sobre telefonia no Brasil. Em NY estava péssimo o sinal de celular. Capital do mundo. Em compensação estou respondendo em pleno ar, voando entre cidades americanas. Comunicação ainda é um desafio. Abs.

  • Mas sou “obrigado” dar o braço à torcer: Parabéns, Corinthians! Pelo menos não passou vexame no oriente, como alguém por aí… O Corinthians fez como o deca-campeão Coelho e o primeiro campeão brasileiro, além do Internacional, Vasco, Boca Jr, Estudiantes, Borússsia, Bayern, etc: não se deve respeitar e temer o azul, “só” isso!

  • Márcio Luiz disse:

    Tite é a prova CABAL de que no GALO tudo dará errado no final, sempre.

    Até com o mestre Telê; não obstante o título em 1971 que todo mundo sabe; aconteceu o improvável: venceu dois turnos INVICTO em 1987 e foi eliminado pelo adversário (flamengo) que se se classificou pelo regulamento ridículo da época.

    Tite, na minha opinião, é um dos maiores “caôs” que existem no futebol brasileiro; mas agora tem todos os títulos possíveis no currículo. Então, falar o quê???

  • Alexandre Luiz disse:

    Gostaria mesmo de saber o que foi feito para a Copa, além das reformas dos estádios. Cadê a rede hoteleira? E as novas vias?

  • Carlos da Mata disse:

    Chico,

    Compartilho com você sobre sua preocupação com os nossos aeroportos para a Copa de 2014. Realmente é preocupante. Tenho viajado semanalmente por conta dos compromissos profissionais e tenho sentido na pele a falta de estrutura dos aeroportos mesmo com toda verba liberada pelo Governo Federal.

    Semana retrasada fui pegar um voo de Ribeirão Preto para Goiânia com conexão em Cofins. Meu voo estava marcado para as 18h02. A aeronave que iria fazer o trajeto já se encontrava em solo e aparentemente iria sair no horario.

    No entanto nos passageiros que já estavamos na fila para o embarque, vimos um movimento em torno da aeronave e par nossa surpresa toda tripulação desceu e um reboque estacionou perto da mesma e levou para outra parte da pista. Nisto todos passageiros ficaram preocupados e o pior não apareceu ninguem da companhia área para dar explicações do que estava acontecendo.

    Quando foi por volta das 18h30, ou seja, 28 minutos após o horaria de partida, apareceu um funcionario da Azul informando que houve um pequeno problema técnico na aeronave e que os mecânicos estavam providenciando uma peça para substituição e deram um prazo de “2horas”. Só que muitos passageiros, como eu, iriam perder a conexão. Fomos obrigados a pernoitar em Ribeirão Preto pois não havia outros voos disponiveis.

    Resumo, sai no sabado de Ribeirão Preto as 6h da manha e só consegui chegar no meu destino, Goiânia, ao meio-dia! Um absurdo… Não adianta reclamar, a ANAC não toma nenhuma atitude e nós passageiros não temos com quem reclamar.

    Isso é só um exemplo do caos que vivemos hoje com nossos aeroportos.

  • O time do governo e das verbas públicas ganhou… agora são (sic) “… 30 milhões de loucos” e 170 milhões que não souberam votar, infelizmente! A CBF, o STJD e Comissão de arbitragem estão satisfeitos!

  • J.B.CRUZ disse:

    tempos modernos,não existe mais nada de primeira qualidade…depois que inventaram a tal “tercerização’, produtos,serviços e mão-de-obra especial,não atende mais as nossas necessidades…

  • Paulo Ipatinga disse:

    E olha que fizeram um puxadinho aí ha mais ou menos um ano, antes era pior, encaro este terror toda semana. Imagina Ipatinga x Vitoria de Trip, voo sempre atrassado e as vezes duas horas sem lugar para sentar?
    04/12/11 Eteno…