Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Sem casas próprias Atlético e Cruzeiro continuam pagando aluguel! E caro!

Atlético e Cruzeiro estiveram perto de ter os seus estádios próprios.

Zezé Perrela e Alvimar chegaram a anunciar nomes de grupos portugueses que estavam praticamente fechados.

Ziza Valadares, então presidente do Atlético, chegou a informar até uma área e um parceiro comercial, disposto a investir.

O então governador Aécio Neves os chamou e disse que caso os dois clubes partissem para seus próprios estádios o Mineirão ficaria inviável.

Os dirigentes disseram que acertaram com o governo que o Mineirão, depois de reformado, seria administrado por eles, numa co-gestão, semelhante à do San Siro/Giusepe Meazza, pelo Milan e Inter de Milão.

Zezé e Ziza, políticos aliados fiéis do Aécio, pararam de falar em “casa própria”.

Antônio Anastasia sucedeu Aécio, criou a Parceria Público Privada – PPP – que reconstruiu o Mineirão, que passou a pertencer ao consórcio de empreiteiras, que ficará com a parte do leão do dinheiro arrecadado das duas torcidas.

Pergunto: quantos torcedores essas empreiteiras têm ou quantos craques e que história possuem, para levar algum torcedor ao estádio?

Pois é!

Aécio encaixou Zezé como primeiro suplente do Itamar Franco, que morreu com poucos meses de mandato.

O presidente do Cruzeiro ganhou um mandato de senador.

Ziza, que ocupou cargos importantes nos governos tucanos de Minas e do FHC, renunciou à presidência do Atlético e virou vice-presidente da Copasa, do governo do estado.

Ah! Ia me esquecendo: o Alvimar se tornou um dos maiores fornecedores de refeições do governo de Minas. Claro, que, depois de vencer licitações, né!?

Mas a maioria absoluta ds torcedores não quer saber deste tipo de assunto. Ir pras ruas protestar; nem pensar?

Eles se esquecem que um grande clube para ter um grande time precisa de dinheiro, que o próprio torcedor, paga ao clube, mas que este dinheiro tem vários destinos antes de chegar aos cofres de quem realmente é o dono.

Ou seja: Atlético e Cruzeiro levam multidões ao Mineirão, mas a maior parte da grana não vai para eles.

Quem acompanha o meu trabalho jornalístico vai se lembrar que sempre abordei este tipo de assunto; portanto, que ninguém me acuse de ter ficado em silêncio ou ter sido conivente.

Prestem a atenção neste comentário enviado pelo Adriano Melillo.

A única dúvida que tenho em relação ao que ele escreve é sobre a quantidade de lugares que o consórcio das empreiteiras tem. Iniciamente diziam que seriam 14 mil, e ele diz que são “apenas” 10 mil.

Confira:

* “Caro Chico Maia,

ouvi atentamente a entrevista do Kalil no programa Bastidores e gostei da forma que o mesmo esclareceu a situação “mineirão”, que é um presente de grego para os clubes mineiros.

Realmente, a empresa Minas Arena, ficará com 10 mil ingressos na parte central, cadeiras próximas do gramado, ou seja, o setor mais valorizado.

Da renda bruta dos clubes, há um desconto de 22,5% para empresa, mais a dedução da despesa com água e luz.

O valor do ingresso a ser cobrado será fixado de acordo com a Minas Arena.

A questão é que tudo isto está na licitação, no edital elaborado pelo “Governo de Minas”.

Se juntarmos ainda, o pagamento de 5% da renda bruta para o INSS, ai deverá ser incluso a totalidade da venda (Minas Arena + clube) e ISSQN para prefeitura de BH, constataremos que os clubes pagarão a reforma da estádio durante 25 anos e ao final, não terão nenhum patrimônio.

A não participação dos lucros relativos a publicidades, venda de camarotes, produtos consumidos no estádio, torna os clubes meros locadores, como aquele cidadão que paga aluguel da casa até a morte, sem nunca ter casa própria.

Ridículo!

O Grêmio, Corinthians, Internacional, todos pagarão participação às empresas construtoras de seus estádios, mais ao final, terão seu patrimônio.

Volto a afirmar, presente de GREGO!”

Adriano Melillo


» Comentar

Comentários:
83
  • Vinícius disse:

    Impressionante como o povo brasileiro aceita tudo calado e caem na primeira tentativa de ludibriamento.Primeiro, os torcedores tanto de Atlético quanto de Cruzeiro, deveriam exigir que seus presidentes divulgassem seus contratos e as suas propostas. A proposta que o Cruzeiro recebeu e não aceitou com a BWA e proposta aceita com a Minas Arena. O Atlético deveria esclarecer a multa com a BWA e a proposta feita pela Minas Arena.A questão mais importante é que, por ignorância, ambos presidentes estão errados: o Atlético por não jogar no Mineirão em jogos acima de 25 mil torcedores e o Cruzeiro por não jogar no Independência nos jogos abaixo de 25 mil torcedores. Prova de como é fácil ludibriar o povo: o Anastasia disse que a obrigação do Estado foi a reforma, mas a obrigação dos pontos cegos é da BWA, ora, se foi o Estado quem pagou a obra, ele não deveria de cobrar um serviço bem feito?…Vamos acordar, tanto o Independência quanto o Mineirão foram financiados com dinheiro público, dos atleticanos,cruzeirenses,americanos, os dois estádios pertencem a todos, devem ser usados nos momentos certos e conveniêntes.

  • Frederico P M disse:

    Prezados amigos leitores e prezadíssimo Chico Maia,

    Não acreditemos em tudo que os meios de notícias mal bolados, como Supernotícias, Portal Terra, Portal UAI ou mesmo Rede Globo estão dizendo. Primeiro porque estão chamando de fato o que tanto Kalil quanto Gilvan disseram. Pessoalmente creio que o Gilvan está com menos má fé que o Kalil.

    O que o dirigente do Galo provavelmente deseja é uma maneira de pagar a multa à BWA, jogar no mineirão e ainda lucrar.

    Ao que parece isso está difícil e por isso fica falando pelos cotovelos, causando polêmica, sem ser direto.

    Fazendo contas simples temos o seguinte: A BWA fica com 10% da renda do Atlético quando joga no Independencia, cerca de 70 mil reais por jogo. Digamos que a multa seja algo parecido com isso e guarde essa conta (ou não).

    No mineirão, 10 mil dos MELHORES assentos são lucro direto da Minas Arena. Digamos que um público ‘bom’ para um jogo do galo (contra o São Paulo ou Flamengo) seja 40 mil torcedores. O galo receberia apenas de 30mil x (lembre-se dos 10 mil para a Minas Arena). Das notícias do cruzeiro temos que os ingressos vão de 50 a 150 reais. Esses 30 mil exploráveis devem perfazer uma média próxima a 50 reais/ingresso (nós torcedores vamos primeiro nos mais baratos, ou não?) = R$1.5milhões por jogo. Dando 22% dessa renda para a Minas Arena (conforme divulgado do contrato padrão) temos que o Galo ficaria, quando colocasse 40 mil no Mineirão, cerca de 1,2 milhão de reais por jogo, menos a multa para a BWA (que agora não sabemos ao certo quanto é, mas se for perto de R$100mil não será a dedução mais importante da conta). Isso dá liquidos 30 reais de média por ingresso.

    Aí entra a conta do Kalil: se ele colocar o ingresso do independencia a 70 reais no mínimo, o galo lucraria mais e estará jogando no estádio em que é invencível. Se o público do mineirão for de 30mil pessoas, então começa a ficar muito ruim o negócio.

    Esse Kalil pode ser desbocado e manipulador, mas sabe fazer conta.

    Pessoalmente acho que ele deveria deixar isso de lado e lembrar que o Atleticano quer ver o time jogar de perto e do jeito que o Independencia anda, está impossível conseguir ingresso para ver o time jogar. abraços.

  • Evandro disse:

    O pessoal é muito ruim de cálculo.

    12,5% é o que representa 8 mil lugares da Minas Arena em relação ao total de lugares do estádio.
    10% é o que o Atlético teria que pagar para a Minas Arena por não ter contrato de fidelidade.

    Total: 22,5%

    O Cruzeiro não terá que pagar esses 10%. E de maneira alguma os ingressos da Minas Arena serão vendidos antes do Cruzeiro, porque o histórico prova que sempre os ingressos mais baratos acabam primeiro que os mais caros. Portanto ela só vai pegar 12,5% da renda em uma situação em que o estado estivesse 100% lotado com os 8 mil lugares dela preenchidos.

    O Kalil está em uma sinuca de bico, porque não esperava que fizessem com ele a esperteza que ele quis fazer no Independência. E como a impressa come na mão dele, ficam constrangidos em mostrar os fatos.

  • Andrey M Lage disse:

    Stefano Venuto Barbosa

    “Na cláusula 11.12 do contrato assinado entre Atlético e BWA, no dia 18 de janeiro de 2012, o Atlético se compromete a mandar todos os jogos de sua equipe profissional na Arena Independência. Em caso de descumprimento, uma indenização seria paga a sócia (BWA) pelas perdas e danos decorrentes desta decisão. Na mesma cláusula, a capacidade de público exigida em determinadas competições liberaria o Atlético desta obrigação junto à BWA. Neste caso, o Atlético só poderia jogar, por exemplo, uma final de Libertadores fora do estádio Independência, já que o regulamento exige um estádio com capacidade mínima para 40 mil pessoas. “

  • Andrey M Lage disse:

    luciano gonçalves & Ricardo Lemos

    PRESTEM ATENÇÃO NO QUE O KALIL DISSE:

    “Segundo o mandatário alvinegro, a primeira oferta era deficitária para o clube. O dirigente alegou que teria que repassar 22% da renda bruta para a Minas Arena e dividir os lucros do estacionamento, controlados pela empresa, além de ter direito de uso de um camarote, sem participação nos demais.”

    ELE NÃO DISSE QUE TERIA PAGAR 22% DE IMPOSTO, DISSE QUE TERIA QUE REPASSAR 22 % DA SUA RENDA PARA A MINAS ARENA

    EU NÃO POSSO AFIRMAR NADA, MAS SEGUNDO ESSA ENTREVISTA DO PRESINDENTE DA MINAS ARENA :

    ““Não é previsto em contrato de concessão ceder ao clube uma loja, como foi cedida ao Cruzeiro, isso é um benefício pela fidelização”, .”

    O QUE DA A ENTENDER E QUE, COMO O ATLETICO MG NÃO PODE ASSINAR UM CONTRATO DE FIDELIZAÇÃO COM O MINEIRÃO, DEVIDO SEU CONTRATO COM A BWA, CASO ELE QUEIRA OS MESMOS BENEFICIOS QUE O CRUZEIRO , VAI TER QUE PASSAR UMA PARTE DA SUA RENDA NAS POUCAS VEZES QUE JOGAR LÁ !

    MAS COMO DISSE MUITO BEM O RICARDO LEMOS , O QUE SERIA IDEAL , SERIA O CRUZEIRO APRESENTAR O CONTRATO QUE FOI ASSINADO, E TAMBEM O ATLETICO MG APRESENTAR O CONTRATO QUE FOI OFERECIDO !

  • Ricardo Lemos disse:

    Sobre a informação de aluguel, 10% é diferente de 22,5%. Acho que o negócio não é bem por aí não.

    O Kalil fala demais, mas o pseudo doutor também fala (apesar de ninguém entender direito o que ele fala).

    Seria bom alguém solicitar este contrato que o Cruzeiro assinou e publicar. Aí cada um tira suas conclusões e acabam as especulações.

  • luciano gonçalves disse:

    Andrey, 22,5% não é aluguel, o aluguel é no máximo 10%, os 22,5% são pelo que eu entendi taxas governamentais que todos pagam.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Tem uma coisa aqui, o contrato do Galo com a BWA, prevê que em jogos onde o regulamento obrigue o Galo a jogar em estádio com capacidade maior que a do independência, não haverá multa contratual, então o Galo vai jogar os melhores jogos onde quiser.

  • pedro bozzolla disse:

    Chico, a coisa é simples: o MP deveria proibir qqr possibilidade de ampliação do Independência antes que os problemas de visibilidades sejam resolvidos. Se quem administra o estádio já se provou incompetente ou omisso em atender as necessidades básicas exigidas pelo Estatuto do Torcedor (e do bom senso), então não pode ampliar. Obviamente a ampliação implica na ampliação do descumprimento do Estatuto do Torcedor.
    Obrigado e boas festas!

  • Andrey M Lage disse:

    Clayton – Só Boleiro do Nova Vista/BH

    Desejo o mesmo a vc e toda sua Familia, Um Feliz e abençoado Natal e Ano Novo a vcs!

  • Andrey M Lage disse:

    Sobre o tal desconto de desconto de 22,5%, quando disse que ele poderia ser um tipo de aluguel, tirei a informação daqui

    “Segundo o presidente da Minas Arena, o Cruzeiro não pagará aluguel para jogar no estádio. Os clubes que não fizerem contrato de fidelização têm duas opções. Uma é assinar o contrato por partida padrão, que oferece condições iguais para qualquer clube do mundo que queira jogar no Mineirão. Nesse caso, o aluguel padrão é de 10% da renda da partida e os clubes lucram com o restante da bilheteria e com o estacionamento em seus jogos. Outra opção é tentar acordo pontual para abonar a taxa de 10% de aluguel, desde que haja outros benefícios para a concessionária, a serem negociados. O Atlético mantém conversas com a Minas Arena para tentar o segundo tipo.”

    http://www.superesportes.com.br/app/1,10/2012/11/14/noticia_cruzeiro,234526/contrato-de-fidelizacao-assegura-ao-cruzeiro-vantagens-no-novo-mineirao.shtml

    Como foi dito na materia, o Atletico Mg negocia a segunda opção, que se encaixa direitinho nos tais desconto de 22,5% oferecido pelas minas arena segundo o Kalil!

  • Ricardo Lemos disse:

    Quem fez o melhor contrato? Já disse, só o tempo vai nos dizer. Hoje cada um vai defender cegamente seu clube.

    Sobre pagamento de folha, as receitas diretas do Galo com os eventos do Independência realmente não pagaram sua folha mensal, contribuíram com “apenas” 50% dela.

    Agora se somarmos as indiretas (melhor média de lotação de estádio, o vice campeonato conseguido com a invencibilidade jogando em casa, etc.), a valorização da marca e dos jogadores, certamente superaram e muito a folha de pagamento.

    Mas esta conta só que faz os balanços dos clubes é que pode apresentar para compararmos. Como não vão apresentar, então que esperemos até o final de 2014 para sabermos quem mentia e quem falava a verdade.

  • Marcos 2012 disse:

    Mais um porquê de Minas Gerais estar ‘descendo a serra’ no futebol brasileiro.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    A verdade é que tudo é muito complicado e mutável. Vai variar de acordo com os interesses políticos e institucionais. O governo não criou a parceria com a Minas Arena para somente o Cruzeiro jogar lá. A Minas Arena não pode abrir mão do Atlético. A BWA tem um contrato de exclusividade com o Galo e ninguém sabe o valor da multa. Portanto, tudo é impermanente. Pode o governo, a BWA, o consórcio Minas Arena chegarem a um acordo, para o Galo jogar no Mineirão e não pagar multa alta. O governo assumiria? Ou trocaria por isenções à BWA? Vamos esperar e assistir o desenrolar do rolo da incompetência criado por todos envolvidos.
    Tenho o Galo Na Veia e vou aos jogos no Independência. A visibilidade do campo não é total, mas a rapidez para chegar no estádio e voltar para casa é uma vantagem em relação ao Mineirão. 40 mil lugares lá? Acho difícil, porque uma área equivalente a um terço da área que cabe 20 mil não comportará mais do que 10 mil novos lugares.
    A verdade é que o Mineirão deveria ser feito para os clubes daqui e não para a FIFA elogiar. Outro dado verdadeiro é que, a cada 30 anos, esses estádios precisam de reformas profundas, e, assim sendo, daqui a 30 anos uma nova parceria será feita para exploração a ser realizada pelas empreiteiras. Já que os clubes não arcarão com a despesa. O governo deveria ter dado uma banana pra Copa e feito uma reforma NÂO FIFA e dado para Galo e Cruzeiro explorarem, como fez com o Independência para o América. E dane-se essa Copa da Corrupção.

  • THIAGO disse:

    O Kalil tem é despeito pq sabe que tem que pagar multa altissima para a bwa se não jogar no Independencia. E mais o Dr. Gilvan foi procurador de justiça do estado durante mais de 30 anos, será que ele não sabe ler um contrato? Logico que sabe quem não sabe é esse turco que só viveu nas costas do pai e não sabe porcaria nenhuma.

  • thales rosa disse:

    Paulo essa pesquisa é de 2010. A que mencionei é atual e é realizada pelo datafolha,.

  • Marcus Vinicius disse:

    Podem ama-lo ou odiá-lo. Mas o fato é que o turco dá nó em pingo d’água. Muitos ainda não enxergaram os reais objetivos de Kalil. Em pouco tempo, ele saneou as dívidas do galo, introduziu uma excelente saúde financeira e tirou o time da mediocridade para um time respeitado!

    Com muito trabalho e inteligência, está conseguindo chegar a um patamar que poucos times no país tem, pelo simples fato de apenas ser atleticano. Sim, um torcedor puro sangue que não aspira nenhuma identidade política e nem cobiça cargos no senado, câmaras ou gabinetes. Tem giriza à CBF e não faz nenhuma menção de paparicar caprichos da FIFA ou ceder espaços para seleção brasileira ou outras seleções.

    Louco, insano, polêmico. Estes são alguns adjetivos que tanto a imprensa e adversários gostam de delineá-lo. Contudo, vejo alguém diferenciado e acima de tudo APAIXONADO.

    Obrigado Kalil! Ainda vale a pena acreditar em homens convictos com a verdade, dignidade e personalidade. Que 2013 seja o ano da consagração do galo e do Kalil! Ele ainda vai dar muito o que falar…

  • Aurélio Miguel disse:

    “No caso do Atlético, qual é valor real da multa da BWA; é ela que inviabiliza jogos no Mineirão, ou realmente o contrato com a Minas Arena tem todas as desvantagens ponderadas pelo Kalil?”

    Está na cara que a BWA tem uma multa alta e não é vantagem o Atlético mesmo com uma renda maior jogar no Mineirão. Visto que a BWA não é entidade filantropica. Na entrevista do Kalil a Itatiaia, qdo fizeram essa pergunta ao Kalil ele apelou na hs! Vamos ver daqui uns anos.
    Cruzeiro e Atlético deviam se unir em busca do melhor, em busca de melhores patrocinios. Mas não. Enquanto isso Corinthians, São Paulo, Gremio, Internacional estão fechando patrocinios recordes.

  • Jacqueline Costa disse:

    As explicações dadas pelo Kalil vão render e muito.
    Está claro no Edital que todos os clubes devem ter tratamento isonômico no Mineirão, os contratos firmados têm que ser rigorosamente iguais. Só aí já acaba a história de “cruzeiro dono do Mineirão”. A recíproca é verdadeira: o Atlético também não pode ter um contrato melhor do que o assinado pelo Cruzeiro. É necessário que os dirigentes, tanto de Atlético, como de Cruzeiro, venham a público esclarecer a situação de forma transparente. No caso do Atlético, qual é valor real da multa da BWA; é ela que inviabiliza jogos no Mineirão, ou realmente o contrato com a Minas Arena tem todas as desvantagens ponderadas pelo Kalil? Caso essas ponderações sejam pertinentes, se o contrato firmado com o Cruzeiro é o mesmo do que aquele colocado na mesa do Atlético – e deve ser, porque eles não seriam loucos de tentar ludibriar o turco – que história é essa de arcar com 80% de despesas e repassar 22% da renda ? Quando assinou o contrato, os dirigentes cruzeirenses falaram somente nas vantagens, não informaram em momento algum “esses espinhos” para o seu torcedor. Mais do nunca é hora da imprensa mineira não se omitir, ser imparcial e informar ao torcedor a realidade dos fatos.

  • Marcelo disse:

    Parabéns pelo ótimo post.

  • luciano gonçalves disse:

    Chico e colegas, gostaria que esclarecesse se esses 22% da renda bruta são uma taxa de manutenção que todos tem que pagar ou o cruzeiro está livre dessa taxa que pelo que eu entendi não é aluguel. 10 mil ingressos mais 22% da renda bruta?Se for isso ai realmente esse contrato do Mineirão é um absurdo.

  • marcelo disse:

    nao duvido nada de nem o cruzeiro ter noção do contrato que ele mesmo assinou…
    perto do que vemos por aí, isso nao seria absurdo…

  • Paulo disse:

    O Galão da Massa tem TORCIDA e o tem SIMPATIZANTES.
    Isso é fato!

  • Andrey M Lage disse:

    Stefano Venuto Barbosa

    Apenas um pequeno detalhe!

    Se a minas Arena oferecer qualquer contrato ao Atletico Mg, que tenha uma virgula diferente do contrato assinado e oferecido ao Cruzeiro !

    O Cruzeiro pode entrar no ministerio publico contra a Minas Arena,

    A regra de que o contrato tem que ser igual para todos, tambem vale para o Cruzeiro !

    Enfim se a minas arena oferecer ao Atletico Mg um contrato que ele ganhe os mesmos beneficios sem a obrigação de jogar todos os jogos no mineirão !

    O Cruzeiro vai ter todo direito de reivindicar na justiça os seus direitos !

  • Aurélio Mendes disse:

    O estádio foi construído fazendo-se projeção dos dois times jogando lá. De repente metade do que seria arrecadado com os jogos do Galo não irão aparecer.

    O Kalil está certo no que está fazendo. Mas como disse o Dudu, tem muitos sabichões que além de ver o futuro, sabem exatamente o que está no contrato do cruzeiro. Contrato que não foi mostrado ainda. Se é tão bom para o clube porque não mostraram?

    Que a Minas Arena ofereça o que o clube quer, senão jogaremos no indepa mesmo. O tempo de aceitar esmolas no clube já passou.

  • thales rosa disse:

    Blz Johny, mas tem que ser o 40 mil liberado pelo corpo de bombeiros! pq dizem que o independencia tem 25 mil lugares mas sempre vendem 19 mil ingressos.. Se for 40 mil lugares pago uma rodado pros frequentadores assiduos do blog!

  • Paulo disse:

    Então Thales,
    porque essa pesquisa nunca foi divulgada pela nossa imprensa?
    Será pelo fato da massa atleticana ter crescido tanto e os simpatizantes do ter diminuído???

    http://www.bravemw.com.br/blog/2010/08/o-ranking-das-maiores-torcidas-do-brasil/

  • O que vai levar o futebol mineiro à bancarrota é a vaidade presente no íntimo dos dirigentes dos maiores clubes do estado, incluindo aí também o Coelhão!

    – Enquanto se engalfinharem e se tratarem como inimigos, fazendo com que suas torcidas assim também se tratem como tal, afinal “os exemplos se arrastam”, Galo, Raposa e Coelho correm sério risco de literalmente fechar suas portas, decretarem falência e sucumbirem no tempo!

    – É preciso que “nossos” dirigentes ajam mais e falem menos, e que lutem em conjunto em prol do já quase-falido futebol mineiro… “apenas” isso!

  • Andrey M Lage disse:

    Vinicius

    Quando eu falei que o Atletico Mg esta abrindo mão de 54 mil ingressos, a intenção foi questionar a justificativa do Kalil para isso!

    Ele não usou essa justificatva de media de publico para abir mão dos ingressos do mineirão!

    Ele disse com todas as letras que umas das desvantagens de se jogar no mineirão , e so poder explorar 54 mil ingressos, ja que a Minas arena tem direito a 10 mil ingressos em jogos de qualquer time no mineirão !

    E esse foi o meus questionamento, ele acha desvantagem no mineirão explorar “apenas” 54 mil ingressos, mas so esta explorando 22 mil ingressos no Independência !

    Não faz muito sentindo não eh?

  • Klang disse:

    Ou então o Mineirão vai deixar de ser estádio de futebol e virar um local para shows.

  • Jaci Cardoso disse:

    O brincalhão do Kalil disse que o Anãozinho do Horto é do Galo. Ele é louco ou o louco são vocês?

  • Jaci Cardoso disse:

    Bela contratação. Acho que o Rosenei tem a cara do galo. Até no nome.

  • Rodrigo César disse:

    ivan junio, você está demais!!! O seu timinho nunca terá estádio próprio. Um “time” que é o 2° maior em dívidas, como vai construir um estádio?É mais facil vcs construírem um puxadinho. E no mais, paguem o nosso aluguel em dia e sonhem em ver o Independência com capacidade aumentada, nunca serão.Em questão à torcida, somos moneros sim, mas não temos o histórico de marginalidade nem de selvageria, temos respeito ao próximo…até mais, sem teto, inquilino, zelador…

  • Alisson Sol disse:

    Stefano: a questão é que bilheteria NUNCA pagou salários.

    A realidade do futebol brasileiro é basicamente a seguinte:
    Até os anos 70: o futebol era praticamente amador. Salários de jogadores eram baixos e, devido à ditadura, o futebol tinha uso politico, e os ingressos eram subsidiados. Obviamente, seria difícil fazer levantamento dos dados, mas duvido que o salário de Tostão ou Pelé fossem, mesmo reajustados pela inflação, maiores que qualquer reserva dos clubes de BH na Série A atualmente. Coisa com R$300mil/mês, o que equivale a 500 vezes o salário-mínimo, nem pensar.
    Anos 80 e 90: o futebol começou a se profissionalizar em alguns “casos esporádicos”. Na maioria dos casos, continuou como antes. Bicheiros eram sabidamente os financiadores de times como o Bangu, vice-Campeão Brasileiro de 1985. Tais “Mecenas” estavam, em diversos casos, utilizando o futebol para lavar dinheiro.
    Anos 90 em diante: o futebol brasileiro teve uma injeção de dinheiro, mas não de profissionalismo. Alguns clubes conseguiram “negócios da China”, através de parcerias internacionais (HTMF?!), vendas de jogadores para a Europa, patrocínio nas camisas, ajuda estatal, etc. Todos sabemos que pouco deste dinheiro fica nos clubes.

    Há uma tendência de se culpar a Rede Globo por muita coisa errada no futebol brasileiro mas, a não ser pela questão do horário de jogos, eles tem pouca ou nenhuma culpa. Os clubes não quiseram fazer a tal Liga quando tiveram chance, os dirigentes continuam utilizando os cargos para benefício pessoal, e os torcedores continuam se degladiando e não entendendo que, embora possam divergir dentro de campo, fora de campo o melhor sistema seria uma Liga com divisão de lucros e um sistema para garantir competitividade a longo prazo. Mas torcedores se iludem com fases boas de dois ou três anos, e se esquecem do futuro. Não há dinheiro que resolva uma má administração. O Palmeiras de hoje já foi Corinthians no passado, na sua fase Parmalat. Mas torcedor tem memória curta…

  • Klang disse:

    Stefano,

    Você está coberto de razão.
    Tá na cara que o consorcio Minas Arena vai levar um enorme prejuizo se somente o Cruzeiro for jogar lá.
    Alguem vai ter que assumir o preju e pelo visto vai sobrar pro mais fraco.

  • thales rosa disse:

    Cruzeiro e atletico sao os donos do “show” ou da galinha dos ovos de ouro. Sem eles a Minas Arena nuca vera a cor de seu dinheira, eu no lugar do “dono” tambem estaria de cabelo em pe.. afinal 600 milhoes nao sao 600 reais..

  • Johnny disse:

    Thales eu nao fiz nenhum comentario pessoa sobre a noticia, apenas a reproduzi aqui. Mas espero que vc tenha palavra, se o numero de 40 mil for certo, vc paga um churrasco pro povo do blog.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Eu tenho um amigo, que trabalha no escritório que faz esses contratos de parceria para o consórcio Minas Arena. Ele (atleticano oóbivo) me falou que o Eduardo Capobianco, um dos donos da Construcap que é do consórcio Minas Arena, vai conversar com o governador para interferir junto ao Galo, e que estaria disposto a rever o contrato do cruzeiro com condições melhores, para que o Galo possa assinar um contrato parecido. Eles estão de cabelo em pé.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Gostei da análise do Alisson Sol, porque não caiu nessa de clubismo e do Marcelo também.
    Só concluo uma coisa, os clubes vão ter que arrumar fonte alternativas de renda, porque bilheteria não vai pagar salários.

  • marcelo disse:

    Continuo com a minha mesma opinião:

    Em qualquer business case nenhum clube do brasil teria condição de aportar 100% do dinheiro e consequentemente nao teriam 100% do estadio. (exemplo gremio e corinthians que possuem só participacao).

    A grande jogada do Kalil foi que ele conseguiu negociar com o investidor a vinculação dos seus jogos ao fluxo de caixa do negócio. Em troca, ele ganhou a participação no ativo.

    Financeiramente, é a mesma coisa se o atletico tivesse construído o independencia junto de um parceiro financeiro.

    No caso do mineirão, percebe-se que estão pagando pouco aos clubes em troca da vinculação de seus jogos.
    De duas hipóteses, talvez as duas estejam certas:
    1) A reforma ficou absurdamente cara e não era viável
    2) A margem do consórcio está absurdamente alta.

    Resumindo, só discordo que o atletico pagará caro. Pois ele só jogará lá quando der mais lucro do que manter o jogo no independencia.

  • Thomaz disse:

    Números não mentem, mas quem faz os números… Tem uma pesquisa andando por aí que afirma que o Bahia tem o mesmo número de torcedores que a Portuguesa. O Fluminense e Vitória também estão juntos com a Lusa. Sinceramente. Gosto da Lusa, mas… Esperem que a próxima pesquisa provará para todos que 2 + 2 não são 4.

  • Lobato disse:

    Andrey Cai da Lage,

    O Kalil tem razão acho que o cru-cru vai entrar numa!!!!!

    Desculpa pela brincadeira!!!

    Abraços!!

  • clauber disse:

    Povo, o Galo investiu R$8.000.000,00 no independencia e com isso somente de venda e participaçoes em rendas o CAM já faturou quase os mesmo 8 milhões.

    A administração tomou a melhor decisão e hoje pode negociar melhores condições pois todos nós sabemos que somente um dos clubes não trará retorno para o investidor do mineirão.

    O Galo não é obrigado a jogar lá e isso o clube vai fazer valer pois está no dele. Quanto ao cruzeiro para o mim o contrato que eles fizerem com a Minas Arena é problema deles.

    Quanto a Lupo fui pego de surpresa pois imaginei ser a penalty, vamos aguardar as novidades do material esportivo.

  • ivan junior disse:

    Para fechar o ano com chave de ouro o energumeno aloprado mariposa purpurina JB solta mais uma de suas perolas – ““Nada é pior do que o ressentimento que nasce do complexo de inferioridade, do que a inveja que deriva da irrelevância, do que o rancor que brota da dor de quem acha que deveria estar no lugar do outro, que, intimamente, considera bem sucedido..” Meu Deus! Como pode ser tão estupido assim! Mas deixa ela com suas demencias e alucinações para lá, pois daqui há um ano ou mais quando o estiver afundado em mais dívidas ainda aí sim veremos estas vaidosas azuis cheias de vaidade e ressentimento!

  • ivan junior disse:

    Rodrigo Cesar, faça-me o favor! Se o independencia fosse do os pompons arrogantes não teriam aceitado ter o Galo como parceiro, já que é publico e notorio que o nunca teve, não tem e JAMAIS terá torcida para encher qualquer estadio com capacidade superior a 1000 pagantes. Quero ver quando o Galo construir sua arena, o que voces farão? Eu respondo: o independencia voltará a ser um estadio abanconado como fora no passado graças ao grande e sua ENORME torcida.

  • Alisson Sol disse:

    Há coisas distintas que precisam ser separadas.
    1) Dirigentes desonestos que aceitaram benefícios pessoais em detrimento do melhor para seus clubes.
    2) O benefício (ou não) de um clube de futebol ter estádio próprio.

    O primeiro item, como o próprio Chico já citou, já foi discutido aqui e em outros lugares à exaustão. Não é tópico para adeptos do esporte: é caso de polícia.

    Vamos discutir o segundo item. Os dados que eu tenho são os seguintes:
    1) Em 3 países em que já morei, e acompanhei notícias sobre diferentes estádios frequentemente, nenhum dos estádios dá lucro. Nem nos EUA, onde há até exposição de noivas no Estádio de Futebol Americano, além de shows do U2, Madonna e outros, o estádio dá lucro.
    2) Só investidores árabes tem hoje condições financeiras de fazer estádios no nível do Mineirão. De resto, todos os estádios deste nível são feitos ou subsidiados enormemente com dinheiro público. Que ninguém se iluda: investido vai fazer um estádio no estilo Independência para baixo.
    3) A conta difícil para um estádio nunca é a construção, e sim a manutenção. Vejam o que ocorreu com o Mineirão com o tempo. O Independência já tinha coisas quebradas no jogo em que fui. Grêmio e Internacional preferiram “aproveitar o subsídio da Copa” e construirão novos estádio. Que ninguém se engane.

    Aqueles aqui que tem imóveis e investiram em aluguel vão lembrar que você recebe por ano entre 5% e 10% do valor. Paga 1% de IPTU, e vai ter um lucro entre 4% e 10%, se não tive manutenção. Mas a manutenção de um apartamento é cerca de 1% ao ano. Totalmente diferente da manutenção de um Mineirão. Pelo preço do tal “aluguel”, utilizer o Mineirão é o melhor negócio do mundo para os clubes. É também para os torcedores, desde que aceitem o fato de que agora estão utilizando um local decente, ao invés de algo desconfortável e sujto (embora alguns já tenham afirmado preferir tal ambiente!).

  • Francisco Barbosa disse:

    Senhores,
    média de público da fase de classificação do campeonato mineiro de 2010
    ( último jogado no Mineirão ) conforme site da FMF.

    Cruzeiro de BH = 8.529

    Atlético = 20.235

    Mineirão pelo jeito vai ser o elefante desbotado.

  • Thomaz disse:

    Com uma ajeitada, o Mineirão ficava supimpa para o nosso uso. Mas não, tínhamos que nos envolver com FIFA, quebrar o que nos servia para atendermos a padrões internacionai$$$$$. E para quê? Para, no final, a coisa ficar pior para os nossos clubes, razão primeira pela qual torcemos futebol.

  • thales rosa disse:

    Johny em que mundo vc vive?? Voce é daqueles que acredita em tudo que le??
    Cara pense se com tres (3) arquibancadas (ou paredes) cabem 23 mil pessoas no independencia, colocando apenas mais uma arquibancada (parede) vao caber mais 17 mil pessoas???? Como que pode?? Sentados um no colo do outro?? E pior sera uma arquicada com metade do tamanho da laterais que ja tem no estadio..

    Sejamos mais criticos ao ler reportagens, se vc me falar que vai aumentar para 30 mil eu creio. Mas 40 mil eu aposto tudo que tenho.

  • Fabio Menezes disse:

    Caro Chico,

    Já foi calculado que um jogo no Mineirão não vai sair por menos de R$400.000,00. Se um time jogar lá 35 vezes no ano, vai gastar algo em torno de 14 milhões de reais. Se o Cruzeiro conseguir registrar público médio de 20.000/jogo, deve arrecadar 28 milhões no ano. Isto ele arrecadaria no Indepa da mesma forma! Só que jogando no Independência o Clube gastaria algo em torno de R$5.250.000,00 ano. Portanto, em iguais condições de público o Cruzeiro vai gastar em média 9 milhões a mais por jogar no novo Mineirão.
    Outra coisa Chico, nos jogos da tão sonhada Libertadores, a Conmebol paga um valor fixo para o time mandante. A entidade pagou ano passado R$ 220 mil em jogos da fase de grupos, R$ 325 mil nas oitavas de final, R$ 420 mil nas quartas de final, R$ 560 mil nas semifinais e R$ 580 mil nas finais, ou seja, independente do público, se 10 mil ou 60 mil, o valor recebido pelos times é o mesmo. Como o Galo vai ter receita fixa, entendo que mandar os jogos no Horto seria muito melhor, afinal o time está invicto lá a mais de um ano, onde a torcida influi diretamente no resultado da partida. Sem contar que as despesas seriam menores e o Galo teria outras fontes de receitas como bares, estacionamento e até a pipoca como disse o Kalil.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    O que mais me impressiona é a capacidade de alguns de nossos colegas tecerem linhas e mais linhas sobre um assunto pra lá de complexo, onde, daqui de fora, é muito difícil saber a realidade dos fatos. Mas a paixão os faz incrivelmente sabedores de tudo… Rs

  • Eduardo BH disse:

    Os torcedores que estão se manifestando sobre os contratados de Galo e cru com as arenas leram e entenderam bem as clausulas?
    Kalil ou gilvan ? Quem fez o melhor contrato ? Quem está mais correto nas argumentações dos pro e contras ? Eu nao opino por desconhecer o contrato.

  • Klang disse:

    Corrigindo,junho de 2013 e ao final de 2013.

  • Klang disse:

    E o Indepa com 40 mil lugares em junho/2012.
    Ao final de 2012 saberemos quem estava com a razão.
    Como diz aquele famoso treinador “Vamos Aguardar”…

  • pedro bozzolla disse:

    Um absurdo essa entrevista com esse paulista no Radio Esportes da Itatiaia de hoje (19/12). Falou que o Independência vai ficar como está. O tal do Bruno Balcimelli, representante da BWA, demonstrou o total desrespeito com os torcedores. Ponto cego vai continuar cego! Finalmente tiveram a cara de pau de assumir que eles não vão fazer nada, afinal “o público já acostumou”!!!!!!! Deixou explícita a picaretagem a qual somos submetidos.
    A culpa é inteirinha nossa, pq NINGUÉM protesta. Somos um bando de vaquinhas de presépio. Eu, como atleticano que sou, não vou àquele lixo de estádio. E tem nêgo que paga R$ 60 para não ver o jogo…merece!

  • Johnny disse:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2012/12/atletico-mg-joga-primeira-fase-da-taca-libertadores-no-independencia.html

    “Outra novidade será o aumento da capacidade do Independência. Bruno Balsimelli anunciou que a parte aberta do estádio, do lado direito das cabines de rádio e televisão, será fechada. Assim, um outro lance de arquibancadas ficará disponível aos torcedores. A nova capacidade será de 40 mil lugares, bem superior aos pouco mais de 23 mil pagantes atuais.”

  • Vinicius disse:

    Andrey, você você fala em abrir mão de 54 mil ingressos. Qual a média de público que você acha que o Cruzeiro vai por no Mineirão durante o estadual? Você realmente acha que o Cruzeiro vai colocar 50 mil torcedores por jogo? Digo que a media não chegará a 20 mil. E digo isto não por ser atleticano pois penso que com o Galo seria o mesmo pelo simples fato do estadual ser desinteressante e todos nós sabemos disto. Desculpa velho más concordo inteiramente com o Kalil. Somente o custo de abertura do Mineirão para jogos que fica por conta dos clubes já é extremamente maior do que o Independência. Acho que o Kalil tem que bater o pé mesmo e não aceitar. Agora sabendo como é o meio político ele será pressionado a aceitar e vai acabar acontecendo.

  • Newton disse:

    Andrey M Lage

    Não estou discutindo se a exclusividade é necessária ou não, apenas falei que a Exclusividade no Mineirão será falencia, pois os custos para o uso do Mineirão+a parte da Minas Arena se tornará inviavel financeiramente.

  • J.B.CRUZ disse:

    ANDREY M LAGE ás 9:01, sintetizou tudo sobre o contrato de CRUZEIRO X MINAS ARENA..Tudo que o kalil falou nos bastidôres, serve de desculpa, pelo contrato que fez com a BWA de exclusividade de realizar todos os jogos no independência..É típico de quem tem complexo de inferioridade, mesmo sendo “grande”…

    “Nada é pior do que o ressentimento que nasce do complexo de inferioridade, do que a inveja que deriva da irrelevância, do que o rancor que brota da dor de quem acha que deveria estar no lugar do outro, que, intimamente, considera bem sucedido..””

  • Amigos,
    A verdade é que a cabeça do Kalil está firme na aliança com os primos americanos no sentido de destronar o Cruzeiro do comando do futebol em Minas…
    Mas, ele não pode jogar no Mineirão pelo simples fato de que já tem um contrato com a BWA, laranja do time atleticano, para jogar no horto, 80% das partidas.
    Só que vai dar muito na cara se jogar no Mineirão, arrecadando pouco e tendo que pagar R$ 1 milhão de multa…
    Querer receber o mesmo tratamento quando não oferece as mesmas condições é estultícia, burrice siderúrgica. Não vai ter e nem nunca terá enquanto permanecer com este boquirrotismo.
    A casa do Cruzeiro é o Mineirão e o direito de assistir aos jogos na praça nova, remodelada e azul é nosso pelos próximos 25 anos.
    O Independência é do América.
    Este negócio de não ter casa não é determinante para a grandeza dos clubes, que o digam Inter e Milan que há anos dividem o Cumunale de Turim.
    Vamos ver quem fez melhor negócio ao final de 2013… se o Cruzeiro com a Minas Arena ou o Atlético com a BWA (mesmo o time alvinegro tendo a possibilidade de disputar a Libertadores).
    Saudações celestes – João Chiabi Duarte
    Desejo aos amigos deste espaço os melhores votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

  • Ronaldo Ribeiro disse:

    Logico que concordo que o Kalil não pode assinar um contrato nos mesmos moldes que fez o cruzeiro, pelo simples motivo de se comprometer a jogar no Independencia, mas mesmo assim acho que para o Atlético é muito melhor negócio jogar no horto, do que na pampulha.

  • Ricardo Lemos disse:

    É moçada, neste caso de contratos aí, melhor “guardarmos nossa boca para comermos a nossa farinha”. Mais uns dois anos e veremos se os patrocínios e acordos de uso de estádio ou acordos comerciais foram benéficos para alguém.

    E, se tiverem sido, veremos para quem.

  • Michael Santos disse:

    O problema disso tudo é a questão política que os dirigentes dos times mineiros se envolvem,na era Perrela era só o Cruzeiro perde que ela falava que iria construir um estadio,na era Kalil ele so fala bobagem,so fala coisas que a torcida gosta de ouvir,então enquanto nossos dirigentes não terem uma visão contemporânea do Futebol nos mineiros iremos continuar pagando aluguel para jogar Futebol…

  • Luiz Henrique Oliveira disse:

    Vou salvar essa entrevista do Kalil.

    Ficou óbvio que com esse discurso eloquente o que ele quer é engambelar o torcedor atleticano. Ele sabe que não pode mandar 100% dos jogos no Mineirão por já ter contrato de 10 anos com a BWA, desse modo o contrato com a Minas Arena realmente não seria vantajoso. E por mais que digam que o contrato oferecido ao Cruzeiro tenha que ser o mesmo a ser ofertado a outros times que queiram jogar lá, é evidente que haverá diferenças se o time mandar todos os jogos ou somente alguns esporadicamente.

    Como ele bem sabe que os torcedores querem ver o Galo no Novo Mineirão ele soltou essa pra tentar se explicar, convencê-los e conformá-los de que não vai dar pra jogar lá.

  • thales rosa disse:

    Diante de tudo os times de Minas estao no lucro total meus caros. Eles nao imobilizaram um centavo construindo estadios, vao poder usar a casa quando quiserem (o cruzeiro no caso) e se der prejuizo o problema é da Minas arena e do governo.

    Penso que nao existe motivo para a reclamação o Cruzeiro tem uma casa nova, se nao lotar nao tem renda, mas tambem nao tem prejuizo.

  • thales rosa disse:

    Adriano, voce acha que um estadio do tamanho do mineirão so da lucros? O governo foi obrigado a fazer esse modelo de contrato com a Minas Arena para que alguma empresa se interesasse pelo estadio meu caro. Construir um estadio imobiliza um recurso gigante imagine 600 milhoes do mineirao investido no tesouro nacional que rende 12% ao ano. Rende 72 milhoes ao ano com o dinheiro parado isso da 6 milhoes por mes!!! Cara é impossivel um estadio conseguir gerar 6 milhoes ao mes. Uma renda de 1 milhão por jogo no Brasil se da apenas em finais e olhe lá..

    Voce como investidor preferiria arriscar seus 600 milhoes na construção de um estadio que depois de pronto voce ainda teria que “rebolar” para conseguir eventos para gerar no minimo para pagar as contas. Ou é melhor colocar seus 600 milhoes no banco para gerar 1% ao mes (6 milhoes)??

    Essas altas taxas de rendimento no Brasil tambem inviabilizam investimentos em infraestrutura, novos negocios e etc.. as pessoas preferem ficar sentadas com o dinheiro rendando que colocar um negocio (incerto) para rodar e ter trabalho. As pessoas nao estao erradas em fazer isso, errado é o governo que mantem essa politica e atrasa nosso país…

  • Andrey M Lage disse:

    Newton

    A exclusividade e necesseraria no caso do mineirão!

    As pessoas se esquecem que o Mineirão não e apenas de Cruzeiro e Atletico Mg, o Mineirão e de todos os times mineiros, qualquer time mineiro tem o direito de jogar lá!

    Agora imagina se a minas arena oferecesse a Cruzeiro a Atletico Mg varios beneficios para jogar no mineirão, sem exigir deles a obrigatoriedade de se jogar lá todos os jogos !

    Isso iria gerar uma grande confusão, pq o que iria impedir outros clubes de Minas de exigirem o mesmo direito?

    Se Cruzeiro e Atletico Mg podem explorar o mineirão sem a obrigação de jogar lá, o que iria impedir o Tupi, o Vila Nova, Boa etc. ….. de fazer o mesmo ?

    No minimo ja teriam direito a ter la uma loja e um museu, sem se quer fazer um jogo lá!

    então por isso a exclusividade !

  • Ricardo Lemos disse:

    Chico, parece que o Ziza saiu da Copasa e foi para a Light (empresa que pertence à CEMIG) como diretor de comunicação, numa tentativa de fortalecer politicamente o ex-Governador lá no Rio. Cabe melhor verificação sobre qual informação procede.

    Quanto ao Mineirão, cada torcedor vai ficar defendendo a direção do seu clube, quase que como uma mãe defendendo um filho. Só o tempo dirá se os negócios foram bons ou não para cada clube.

  • Rodrigo César disse:

    Meus pêsames a duplinha fuleira, rapogalo!!!
    Só o Coelhão tem seu estádio, não paga pra jogar e ainda recebe sem fazer nada. Coelhooooooooooo…

  • Jaci Cardoso disse:

    Contrato de exclusividade para jogar no Anãozinho do Horto é a mesma coisa que declarar falência. Por isso o Alecssandro é o reforço para a Libertadores…

  • Juliano Paiva disse:

    Chico, ainda tem outro detalhe importante. Pelo edital, está acordado que o Mineirão precisa receber 66 jogos por ano. O Cruzeiro, até agora, foi o único clube a assinar com a Minas Arena. A Raposa fará, no máximo, 33 jogos como mandante em 2013. Isso se chegar às finais do Mineiro e Copa do Brasil. Ou seja, metade do exigido. E quem provavelmente vai pagar essa conta? Adivinha! Acredito que, em 2012, ficou mais que evidente que times como Atlético e Cruzeiro precisam de estádios próprios, onde suas torcidas se sintam em casa, à vontade para visita-los mesmo quando não houver jogos. Os maiores clubes do planeta possuem estádio. O que o Grêmio fez, com a Arena Grêmio, só tornou o clube gaúcho maior ainda. Aqui, nossos clubes tem que pagar aluguel. É muito complicado!

  • Newton disse:

    Contrato de exclusividade com o Mineirão é a mesma coisa que declarar falencia.
    Daqui a 1, 2 anos , veremos quem agiu certo.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Grande Chico e demais parceiros do Blog,

    Mais um ano se finda e continuamos aqui, juntos, unidos ( as vezes nem tanto… rs ) e compartilhando detse espaço. Trocando idéias, aprendendo uns com os outros, comentando, debatendo, concordando, divergindo, mas sempre preservando o prazer que é de estar por aqui e o respeito mútuo.

    Mais uma vez, peço desculpas se em algum momento deste ano fui ofensivo demais com alguém. Deem um desconto… As vezes a gente exagera mesmo. Mas eu tenho um grande apreço por todos que por aqui estão ao longo desses anos. Sejam Americanos, Atleticanos ou Cruzeirenses.

    Gostaria de desejar a todos, juntamente com seus respectivos familiares, um Feliz e abençoado Natal e um Ano Novo de muita saúde, paz e realizações !

    Sinceros votos,

    Claytinho – Só Boleiro do Nova Vista/BH

  • Junior Gam disse:

    E digo mais enquanto ficarem com essa coisa imbecil, essa idéia estupída de “rivalidade” e não juntarem forças vão ser passados pra tras pelos eixo do mal Rio-SP.

  • Paulo Villa disse:

    Essa do Mineirão foi a verdadeira fria que os clubes mineiros entraram. Se é que negociavam com algum grupo à época para terem os seus próprios estádios levaram tinta. O que vai acontecer é que: a tal Minas Arena vai fazer bonito com o chapéu de Atlético e Cruzeiro.. por mais que o Cruzeiro tenha loja, explore o estacionamento e etecéteras, para retornar algum lucro ao clube por partida, irá ter que lotar a casa todos os jogos o que em campeonato mineiro sabemos que é praticamente impossível.. talvez no brasileiro e dependendo da campanha do time.. por enquanto o acordo Galo e BWA é muito mais negócio pois no Independência vc não tem o custo operacional tão grande como no Mineirão e se consegue uma taxa de ocupação média de 60% em vários jogos, o que viabiliza o estádio para os três times da capital. O que o América e BWA deveriam investir agora é na construção de uma arquibancada fechando a ferradura do Independência.

  • Junior Gam disse:

    Com a copa de 2014 Atletico e Cruzeiro perderam uma oportunidade unica de terem seus proprios estadios, agora vão pagar a despesa da construção de estadios que não são seus.

  • Andrey M Lage disse:

    E a maior prova de que a intenção do Kalil ontem, era inventar uma desculpa para não jogar no mineirão e desqualificar o contrato assinado pelo Cruzeiro , foi esse trecho da entrevista

    “O Atlético não quer barzinho temático e museu, não sou trouxa, não vou me vender por museu, bar temático e dois camarotes. ”

    Como ja foi dito, não existe nada de bar temático no contrato oferecido pela Minas arena, essa e uma intenção do Cruzeiro , futuramente abrir um bar temático no mineirão, mas isso não foi oferecido pela Minas arena !

    FONTE:
    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2012/12/05/noticia_cruzeiro,236457/loja-oficial-do-cruzeiro-no-mineirao-sera-inaugurada-no-classico-contra-o-atletico.shtml

    Quem fala d+, da bom dia a cavlo neh Kaliu?

  • rafael disse:

    Oi Chico,

    A unica saída é fazer como o Grêmio fez, ter seu próprio estádio, hoje eles tem dois! e não tem mais dinheiro que a dupla mineira não, isso é administração! que se vá mineirão!, não precisamos de voce!

  • Andrey M Lage disse:

    adriano melillo

    Esqueça tudo que ouviu do Kalil ontem no programa bastidores, pq o que ele quis fazer, foi inventar uma desculpa esfarrapada para não jogar no mineirão, foi o jeito que ele arrumou de se justificar com sua Torcida!

    Quando na verdade o que impede ele de jogar no mineirão e o contratro com a BWA !

    Alguns benefeicios na exploração do mineirão, so vão ser dados ao clube que se comprometer a jogar todo os jogos no mineirão, coisa que o atletico MG não pode fazer, ja que esta comprometido a jogar no Independecia a maioria do seus jogos!

    Fico impressionado como o Kalil fala um monte de bobeiras e vcs atleticanos aceitam sem questionar !

    Quer dizer que, só pq a Minas arena tem direito a 10 mil ingressos, vc abre mão de mais de 54 mil ingressos, e prefere ficar com apenas 22 mil ingressos do Estádio Independência?

    E todos esses impostos e despesas que vc citou, vc acha que o Atletico Mg não paga eles no Estádio Independência?

    E sobre o Desconto de 22,5% na renda, esse valor seria como uma cobrança de aluguel ao Atletico Mg, ja que ele não pode se comprometer a jogar todos os jogos no Mineirão, quando jogasse, teria que pagar essa taxa!

    Na renda do Cruzeiro por exemplo não vai ser descontado esse valor!

    Acho engraçado o Kalil e varios atleticanos, falarem que o mesmo contrato que foi oferecido ao Cruzeiro tem que ser oferecido ao Atletico Mg !

    Isso não e nenhum problema, quero ver o Atletico Mg se comprometer a jogar todos os jogos no Mineirão , como o Cruzeiro se comprometeu para assinar o contrato !

    Se fizer isso como ficam o Estádio Independência e a BWA?

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Muito boa a entrevista do Kalil. O torcedor vai pagar a conta, porque pelo que ouvi o ingresso mais barato do mineirão vai girar por volta de R$60 reais. Com jogos 2 vezes por semana, e com um campeonato mineiro sem atrativos, ficar preso com um contrato desses por 10 anos é loucura, basta o time se estruturar e fazer sua própria casa, daqui a pouco o Galo recebe o shopping de volta e com essa grana faz sua casa própria, é esse o governo de Minas, que não aceita redução do preço da energia para beneficiar a sua população, pro causa de picuinha política.