Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Graças à competência do Dr. Lucas Ottoni e a crença do Democrata na Justiça, o Jacaré chegou lá!

* Jogo limpo

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD, corrigiu uma injustiça histórica que vinha sendo cometida pela Federação Mineira de Futebol e o TJD mineiro. Por causa de um critério de desempate esdrúxulo da FMF o Democrata estava perdendo um direito conquistado dentro de campo.

O Jacaré teve a melhor campanha em todo o Campeonato da Terceira Divisão; apenas uma derrota, mas por causa de um cartão amarelo a mais que a Esportiva de Guaxupé, seria desclassificado e ficaria mais um ano na fila na sua árdua luta para voltar ao principal cenário do futebol mineiro.

Por seis votos a um o STJD determinou o óbvio, que a FMF não quis enxergar e o Tribunal de Justiça Desportivo mineiro, estranhamente, homologou em duas oportunidades: o futebol deve ser decidido pelo que os jogadores fazem dentro de campo, envolvendo vitórias, empates, gols marcados e sofridos. Para resolver uma questão omissa do regulamento, alguém muito “inteligente” da Federação resolveu que o critério de desempate na fase decisiva seria a quantidade de cartões amarelos e vermelhos; uma situação subjetiva, que não tem nada a ver com o alegado “fair-play” pela entidade mineira e o seu tribunal.

Por duas vezes o TJD negou a pretensão do Democrata, que em duas vezes a conseguiu no STJD, no Rio. Interessante é que essa coincidência ocorreu também com o Montes Claros, nesta mesma disputa da Terceira de Divisão, porém, na fase de classificação: perdeu duas vezes em Belo Horizonte e saiu vitorioso na instância superior e definitiva no Rio. Uma coincidência incrível essa “sintonia” dos interesses da FMF com o que pensa o TJD; um órgão que tem a obrigação de ser isento da vontade da Federação, e fazer justiça; não mais que isso.

Desanimado e desiludido com a mistura de incompetência e desleixo da FMF com os seus filiados e o Campeonato, o Montes Claros desistiu da disputa e não exerceu o seu direito, restituído pelo STJD.

O Democrata não! A atual diretoria que marca a sua gestão pelo jogo limpo e transparente, dentro e fora do clube, resolveu brigar até as últimas conseqüências pelos seus direitos. Questão de honra, nessa luta dificílima para recuperar um clube cuja história se mistura com a de Sete Lagoas e do futebol mineiro – fará 100 anos em 2014 – mas que foi arruinado por muitos anos seguidos de má administração.

Importante destacar o Dr. Lucas Ottoni, nome emergente do Direito em Minas Gerais, com destaque na área desportiva. Apesar de jovem, é um dos responsáveis por consecutivas vitórias do Clube Atlético Mineiro nos tribunais e agora entrou para a história do Democrata. Foi ele o grande idealizador das ações que deram essa vitória ao Jacaré, e o maior motivador da diretoria encabeçada pelo presidente Flávio Reis nessa disputa que muitos diziam ser impossível.

* Editorial do Jornal SETE DIAS, de Sete Lagoas


» Comentar

Comentários:
27
  • MARCIO MATA disse:

    Chico

    CRUZEIRO ANUNCIOU UM “VELOCISTA”

    confira http://www.achargedomeutime.com.br

    MARCIO MATA – Twitter @ChargesMM

  • Marcos disse:

    Futebol desorganizado e arcaico, esse é o retrato do futebol mineiro.
    Faltnado poucos dias para começar o campeonato mineiro vai chover proibições dos bombeiros para jogos em determinados estádios e a maioria dos clubes enfrentarão dificuldades para realizar seus jogos.
    E a cartolagem mineira rindo à toa!

  • Marco Tulio disse:

    Vamos ver se agora os analfabetos funcionais da imprensa setelagoana q vinham massacrando o Democrata e sua diretoria conseguem entender q o clube conquistou o direito dentro de campo.
    A julgar por alguns comentários acima, tem gente q ainda não entendeu.

  • Luciano Nogueira disse:

    Apenas esclarecendo. O arbitral aprovou o regulamento da competição. Quem o interpretou de forma errada foi a Federação, que partiu do pressuposto de que somente seria levada em consideração a semi-final no desempate. Não houve virada de mesa, até porque a melhor campanha geral da competição é do Democrata.

  • Francisco Barbosa disse:

    André Corrêa,
    Parabéns pelo comentário e acrescento que a Sociedade Esportiva Guaxupé não tem culpa nesse episódio.

    Outra coisa MG não tem cacife para 3 divisões, time para disputar módulo II deveria ter condições para tal ( estádio decente por exemplo).

  • Frederico Dantas disse:

    André Corrêa e Martens.

    Não se tratou de uma virada de mesa. Não alteraram o regulamento depois e esta forma de desempate bizzarra não estava prevista desde o início.

    O regulamento foi mal redigido permitindo uma interpretação dúbia no critério de desempate da fase semifinal. Para dirimir a dúvida na interpretação é que o STJD foi acionado. Felizmente, interpretou de forma a proteger a espotividade.

    Vejamos se, com isso, aprendem a fazer regulamentos mais claros.

  • PAULO ARTUR GOMES: O CRF não só recebeu o melhor “patrocínio” da Adidas; também recebeu e ainda recebe, há anos, “patrocínio” da CBF, STJD e Comissão de arbitragem, além de ter recebido “patrocínio” mesmo além de seu merecimento, de verbas oriundas da Petrobrás (empresa estatal). Sim, o CRF é honestíssimo e realmente (sic) “… tem seu preço.”

  • Klang disse:

    “Tim Maia já era a prova viva que os Maias são foda, mas as vezes não comparecem ao evento combinado.”

  • audisio disse:

    Momento humor!
    Chico! Seu calendário faiô!!!!! O mundo não acabou!

  • Raws disse:

    Frase do dia: Triste não é ver que o sensacional Clint Eastwood, está em idade avançada e sim viver a realidade de te-lo visto protagonizando ainda jovem…
    (Pensamento inspirado pelo bom filme, Curvas da vida, estrelado pelo mesmo ator).

  • Klang disse:

    Chico, você, como descendente dos Maias, diz aí: a p** do mundo vai acabar ou não?

  • Klang disse:

    Chico, o Galo ainda tem aquela parceria de ceder jogadores ao Democrata Jacaré? Abraços.

  • João Amaro disse:

    E o regulamento do Módulo II 2013 e tão bom ou até pior um pouco do que o dessa Segundona. Nem português estes incompetentes da FMF sabem. É esperar pra ver mais confusão.

  • Rodrigo Assis disse:

    Mas essa regra não foi discutida no arbitral não?

  • Martens disse:

    Sei nao, mais nao gosto de virada de mesa, o Democrata sabia do regulamento antes de entrar em campo, se aceitou , nao conseguiu dentro das 4 linhas .Fora de campo e virada de mesa.

  • André Corrêa disse:

    Chico,

    Pelo que sei, o regulamento do campeonato previa esse critério de desempate bizarro desde o início. Se isso for verdade, o que o Democrata conseguiu foi uma virada de mesa, ao pior estilo Fluminense.

    Os clubes têm as reuniões do conselho arbitral para brigar contra tudo isso antes da disputa começar. Procurar os tribunais depois que se é vítima do regulamento mal-feito é virada de mesa, comportamento registrado nos piores capítulos da história do nosso futebol.

    Sete Lagoas é uma cidade das mais importantes do estado e o Democrata tem uma história relevante; pode e deve representar sua terra não na segunda, mas na primeira divisão do campeonato estadual. O que eu acho inadmissível é ganhar o acesso nos tribunais depois de aceitar os termos da disputa lá no começo de tudo.

    Agindo dessa maneira o clube sobe sem força. E acaba virando candidato sério a fazer apenas número na Segundona de 2013. Ou até mesmo voltar para a Terceira Divisão.

    Vamos lembrar daquele Fluminense do Brasileirão de 1996, rebaixado pela primeira vez na história: virou a mesa, estourou champagne para comemorar e, no ano seguinte, fez um campeonato tão ridículo a ponto de a própria torcida pedir que o clube tivesse a dignidade de ir jogar a Série B de 1998.

    Concordo que a FMF e seu tribunal agem aqui no estado da mesma forma que o STJD e a CBF, que nós tanto criticamos. Em relação ao Democrata, torci para que o Jacaré conseguisse sua promoção, mas lamento que as coisas tenham terminado dessa maneira.

  • Quando o STJD quer, essa faz justiça antes que tardia!

  • Voce chico me fez um torcedor do Democrata sl,

  • Frederico Dantas disse:

    Para os meus amigos democratenses e atleticanos: Viva o STJD!!! Rsrs.

    Parabéns ao Democrata e àqueles que se esforçam para reerguê-lo com honestidade e trabalho.

  • Alexandre disse:

    Parabéns ao Dr. Lucas e a incansável diretoria do nosso Jacaré. Fair play natural esta decisão. Entendo que esta e outras decisões só vem descredibilizar a FMF. Natural, a partir disso e tentar corrigir e melhorar. Se não acontecer, continuara a ser motivo de chacota.

    Mas nosso Jacaré ganha dentro e fora de campo.

  • Paulo Henrique disse:

    Muito feliz!!!

    Em rara ocasião no Brasil, a Justiça prevaleceu sobre a incompetência!

    Sete Lagoas vai pegar fogo com as finais. Que venha o Minas!

    É Jacaré rumo ao módulo I em 2014.

    E, claro, não poderia deixar de registrar meus parabéns ao advogado Lucas e à guerreira e competente diretoria do Jacaré!

  • paulo artur gomes disse:

    o mundo e muito doido mesmo e sempre coloca as coisas no lugar certo,vejamos o galo passou o campeonato todo arrotando grandeza e flamengo la embaixo ai o ano acaba e vemos quem e quem.o galo assina com a lupo (agora terá mas um assessório no uniforme a maia calça )e o flamengo na draga que esta fecha o melhor patrocínio do brasil com a adidas,ai sabe né cada qual tem seu preço

  • Isael Ferreira de Souza disse:

    Essa Federação não é de hoje que faz as suas lambanças, tem um tal de resultados iguais que eu acho graça até hoje, demorou foi anos pra homologar o Campeão. Antes era um Coronel, hoje um Delegado e continua a mesma.

  • geovanyaltissimo disse:

    Vou tomar um vinho hoje em homenagem ao Lucas Otoni. Que felicidade. Finalmente o pão caiu com a manteiga pra cima. Avante Jacare

  • Luciano Nogueira disse:

    Parabéns à diretoria do Democrata e à cidade. Sete Lagoas merece ter um time de tradição nos principais campeonatos. Um verdadeiro clube, criado por cidadãos que apenas queriam ver o nome do esporte e da cidade acima de interesses particulares.
    Que 2013 reafirme o ressurgimento do Democrata como uma das principais figuras do futebol mineiro. Isso é muito importante para os campeonatos que vem sendo invadidos por times de aluguel.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Grande advogado O Lucas Otoni. Regulamento mal feito e omissão dos clubes geraram toda essa confusão e agora? Vou fazer uma aposta, a Federação Mineira vai subir todo mundo. Alguém duvida?

  • SALOMÃO OSILVEIRA AMARAL disse:

    A derrota na última partida de 2011 fez com que o Galo montasse um time mais forte este ano, e deu resultado. A campanha deste ano, está fazendo com que a diretoria atleticana fique iludida e contrate jogadores medianos a medíocres. O time perdeu o fôlego e só não ficou em posição mais baixa por causa das outras equipes, que se fizeram fracas. Como pensar em ser campeão do Mineiro, da Copa do Brasil, da Libertadores, e do Brasileirão com uma equipe que custou a ser vice este ano? E mais, competindo com Corinthians, campeão mundial, São Paulo, Grêmio… Os jogadores titulares foram bons mas não tem histórico de sequências boas, e reservas, vimos que não deram conta quando chamados. Tomara que eu esteja errado.

    – CONTAGEM