Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

André Rizek e o turismo em Minas Gerais

Depois de duas semanas curtindo o resto das férias em um pedaço importante de Minas (que são muitas, como diz Guimarães Rosa), André Rizek e a namorada Rita Albano, estão de volta ao Rio, onde ele retornará a apresentar o Redação Sportv nos próximos dias.

SERRASerra do Espinhaço, entre São Gonçalo e Diamantina

Gostou de tudo que viu e curtiu; tornou-se mais um fã e defensor das nossas montanhas, da hospitalidade, das cachaças, cachoeiras, comidas, nosso barroco e o astral.

ANDRERITANo Bar do Ademil, em São Gonçalo do Rio das Pedras

Para a minha satisfação, seguiu roteiro que indiquei; e que faço sempre: de carro, pelo Vale do Jequitinhonha; Diamantina, Parque Estadual de São Gonçalo do Rio Preto, São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde . . .

SERRO

Vista do alto da Igreja de Santa Rita – Serro

. . . Serro, Conceição do Mato Dentro e Serra do Cipó.

Terminou a viagem ontem, em Inhotim.

PLACA

Já está programando a data pra voltar.

Quem vem a Minas, ama o nosso estado. Pena que não saibamos explorar economicamente o turismo, já que até hoje nunca houve sequência de trabalhos bem feitos em algumas oportunidades pelo governo mineiro.

ANDRETABULEIRO

Lembro-me de três grandes Secretários de Turismo: Antônio Henrique Borges de Paula, Manoel Costa e Érica Drumond, que implantaram ótimos programas de desenvolvimento sustentável.

Mas, a política partidária troca os titulares das pastas de acordo com os interesses e conchavos.

E nada de sequência ao trabalho que foi iniciado. Retorna-se à estaca zero!

E ficamos marcando passo.

Conheço muitos lugares do mundo que sabem faturar alto com o turismo, muitos não chegam nem perto de Minas em beleza, receptividade e gastronomia.

PARIPoço Pari – Distrito de Tabuleiro – Conceição

E todas as regiões de Minas têm seus atrativos peculiares, muito especiais, mas igualmente mal tratados e nada explorados turisticamente, de forma sustentável.

TRESBARRASÁguas da sequência da Cachoeira das Três Barras

Uma pena. Vida que segue!

JUQUINHAHomenagem ao Juquinha no alto da Serra do Cipó

COMIDA

Frango com quiabo, frango com ora-pro-nobis, couve, mamão verde, carne moida e incontáveis opções do Antônio Brasinha – Coqueiro’s Bar – MG-010 – chegando em Cardeal Mota.

BIRIBIRI

Vila Biribiri – Diamantina

DIAMANTINADiamantina e seus becos


» Comentar

Comentários:
17
  • Marcos DF disse:

    Chico, vai um adendo. Sou mineiro moro no DF e o goiano explora melhor o turismo que o mineiro. Existem belos locais em Goias, a chapada dos cruzeirenses eh fantastica, mas nada se compara a diversidade mineira. Se possivel divulgue seu roteiro, quem sabe a galera do DF nao o experimenta!

  • Gustavo Soares disse:

    Olá Chico, espero que esteja tudo bem com vc.

    André Rizek, no meu ponto de vista, é sem sombra de dúvidas o melhor âncora de programas esportivos do Brasil, pensamento rápido, inteligente, sensato e com um senso de humor um tanto quanto “diferente”. A inteligência dele é tanto que ele veio desfrutar suas férias em um dos melhores lugares do mundo, as nossas Minas Gerais. Particularmente eu sou um grande admirador dele e sempre que possível assisto o Redação ou outros programas onde ele está presente.

    Fico feliz de ver vc como um dos grandes propagadores da nossa terrinha e parabenizo vc por todo o trabalhos feito durante esses anos, pelo blog que eu acho fantástico, assertivo e democrático e por ser um grande “relações públicas” das nossas Minas Gerais.

    Um abraço e um 2013 de mto sucesso, saúde e paz para vc e seus familiares.

    Gustavo

  • Eduardo BH disse:

    Eta trem bao, sô !!!!!

  • Paulo Ipatinga disse:

    Obrigado por proporcionar esta viagem. Biribiri restaurante do Raimundo sem braço, show de bola…

  • Gui disse:

    Chico viajo esse Brasil td, conheço lugares bonitos e gente de td qto lugar e tds são uníssonos em dizer o qto gostam dos Mineiros. Parece q não exploramos nosso maior patrimônio q eh a nossa gente boa de Minas e seu sotaque, comida cultura em geral q agrada a tds.
    Outro dia conheci a Região da Canastra, achei mt bacana uma pena as pessoas não divulgarem isso, circuito do queijo em São Roque de Minas, por exemplo.
    Essa região de Conceição do Mato Dentro nem fazia ideia q era tão linda, espero ter a oportunidade de conhece-lá no futuro, mas desde já eu vou recomendar a essas pessoas q tanto gostam de Minas.

  • Adalton disse:

    Parabéns a você Chico Maia que tão bem divulga as belezas de nosso estado e a hospitalidade de nossa gente tão querida.
    Eu gosto muito do Programa do André Rizek, o qual assisto todos os dias. Ele é muito competente, educado e sempre se refere com carinho ao nosso Estado, aos nossos clubes e nossa gente.
    Eu sempre digo isso : muitas vezes só ficamos direcionados para o mar, esquecendo-nos de nossas grandes belezas…

  • Wesley Soares disse:

    Realmente nossos governantes deveriam olhar mais por nós, gosto muito de praia más nossas cidades entranhadas entre as montanhas é de mais!!!
    Wesley Betim-MG

  • J.B.CRUZ disse:

    MINAS GERAIS nos últimos 30 anos(nova república) foi ficando esquecido e ignorado pelo governo federal e nosso próprios políticos, deixando este estado-país a quase inanição turística..Mesmo BELO HORIZONTE que em longinqüas épocas(40,50,60) era detentora do melhor clima do PAÍS e sempre contava entre seus visitantes, atores e atrizes famosas de hollywood que frequentemente em seus dias de descanso e férias, escolhiam a nossa capital e arredores justamente pelo sossêgo absoluto e o clima que era até bom para a saúde..Mas o Progresso predador, acabou com tudo em poucos anos….

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Fui à praia umas 4 vezes apenas.
    Uma hora voltarei, mas não tenho a mesma febre que boa parte dos mineiros. Se tivesse que sair do Estado, preferia conhecer uma linda Buenos Aires, por exemplo.
    Meus dias de folga são sempre direcionados ao campo. Embora tenha nascido e sido criado em BH, sou apaixonado por Minas e seu ¨”interiorzão” que apaixona qualquer um (minha querida Resende Costa-MG, terra de meus pais que o diga… estou sempre lá).

    Sobre as comidas, hoje fui presenteado pela minha mãezinha com uma deliciosa taioba com angú e carne de porco. Putz! Que coisa maravilhosa…

    Na região de Ponte Nova, a avó da minha namorada faz uma canja de galinha no fogão à lenha que é de lamber os beiços… rs

    Amo Minas Gerais!!!

  • Alisson Sol disse:

    Além do que o José Carlos já escreveu muito bem (que o Turismo pulveriza os lucros e dificulta o desvio), há ainda o problema de que o que pouco “investido” no turismo no Brasil vai para agências de propaganda de “amigos do poder” fazerem comerciais de gusto duvidoso ou eternizando estereotipos.

    Vide a nova campanha de propaganda do Brasil no exterior (link). Fica parecendo que a Amazônia, Salvador e tudo o mais no país ficam a “um vôo de balão” de uma praia no Rio de Janeiro. Tal “propaganda” feita por “profissionais” consegue ir contra quase todos os princípios do comercial turístico: não informa, não cria conexão emocional com o potencial cliente, não é “memorável”, etc. Em pleno 2012, sequer direciona o turista internacional para um site na web com informação sobre o Brasil. Mas alguém ganhou um bom dinheiro com isto!

    Comparar o marketing do Brasil no exterior com o que fazem Austrália, Nova Zelândia e alguns países da Europa, e até mesmo estados, como a California, é de chorar. O site “www.visitbrasil.com” exige cadastro do Facebook para o usuário planejar sua viagem ao Brasil. Ou seja: um país entrega seu destino e a privacidade dos seus turistas a uma empresa estrangeira (e, obviamente, eu nada tenho contra empresas estrangeiras!). E se vão escrever “visit”, deviam ter prestado atenção e registrado “visitbrazil”, pois o resto do mundo escreve o nome do país com “z”…

    O turista estrangeiro visita o Brasil “apesar” dos esforços das agências de turismo oficiais, nunca devido a elas!

  • Anderson Palestra disse:

    hum, mamão verde! Em Capelinha tem um de dar água na boca.

  • RicardoB disse:

    Pois é, alguns roteiros ligados à Estrada Real até que estão bem cuidados, mas dá pena ver destinos exuberantes abandonados. Pirapora é um exemplo. O mesmo acontece com algumas cidades do Circuito das Águas.

  • jose carlos disse:

    turismo nao da grana no bolso de quem manda.o que da grana e reformar estadio,construir e desmanchar rodovias,fazerobras que nao servem pra nada,descobrir sexo de anjo
    investir em turismoe cultura pois a grana se pulverizar a grana no comercio regional mas isto nao agrada aos mandatarios
    eles nao fazem as estradas de acesso,nao treinam o pessoal,e nao ajudam no basico dos basicos
    sou de sete lagoas e faco parte do conselho de turismo que so existiu pra receber o ICMS turistico e calar a boca dos conselheiros
    nossa esperanca e esta nova gestao municipal empunhar a causa e nos ajudar a criar um receptivo de verdade
    jose carlos

  • Luiz Renato Rocha disse:

    Obrigado por sempre dar dicas de MG, inclusive com muitas fotos, e sempre falar bem do nosso estado. Pena que nossos políticos são os primeiros a nos entregar de bandeja pro Rio e São Paulo.

    Se eu fosse Governador de MG saiba que a Secretaria de Turismo seria sua e eu também te mandaria a Brasília negociar os royalties do minério no lugar de nossos governantes frouxos que aceitam perder até amistoso da Seleção para o RS e abertura da Copa pra estádio “puxadinho” de Itaquera…

  • Ari - Uberlândia disse:

    Parabéns, Chico. Me lembro de quando você esteve no redação com o Rizek. Ele ressaltou o tanto que você fala bem de Minas e tenta convencer os colegas a conhecerem nosso estado.

    Eu vejo sempre na Sky (não me lembro em qual canal) vários comerciais do Uruguai falando sobre o turismo. Não me lembro de ter visto algum de Minas. Uma pena.

  • Pois é … E a mineirada prefere salgar o corpo no mar,sinceramente,praia é bacana mas não ganha das montanhas e cachoeiras de minas…abraços!

  • João Amaro disse:

    Realmente, Minas é espetacular! Sinceramente, não tenho inveja alguma de quem mora à beira-mar!

    Ó!! Deu até rima! kkk