Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A luta pelos valores dos direitos de transmissão

Direto de Curitiba, o Thales Rosa, a quem agradeço, envia informações interessantes dos problemas vividos pelos clubes do Paraná, especialmente o Atlético do Paraná, que foi assunto aqui do blog no post anterior.

Confira:

“O Atletico paranaense tem que investir nesse tipo de midia mesmo afinal ele esta em guerra com a filiada da globo aqui no Parana a RPCTV. O atletico se recusou a aceitar a proposta da globo pelos direitos de transmitir seus jogos. Nenhum jogo do Atletico sera transmitido pela tv aqui no Parana se ele chegar a final do campeonato, a final nao sera transmitida. O atletico possui um canal de TV que transmite todos seus jogos pela internet com qualidade e os torcedores ate gostam dessa pratica.

Os jornalistas aqui do Parana nao tem acesso ao CT do clube que disponibiliza todas as noticias, entrevistas e imagens pela internet tambem, funciona como na Europa. O problema é que a toda poderosa Globo quer impor tudo do jeito dela sendo assim ela boicota o atletico, é como se o clube nao existisse para a globo, nem nos jonais regionais ela fala do time.

Penso que isso é ruim para o time pois afasta os patrocinadores que querem sua marca exposta na TV o maximo de tempo possivel. Nao sei como o clube consegue viver sem o dinheiro da TV e com a pressao dos patrocinadores para assinar os contratos com a TV.

Outros times aqui do Parana nao quiseram assinar o contrato com Globo por considerar baixo o valor, mas por pressao do BMG, que patrocina alguns clubes menores daqui, eles assinaram e ficou apenas o Atletico paranaense de fora.

Essas informações escutei no programa da Transamerica que passa todo dia de 18 as 19 aqui em Curitiba, nem sei o nome do programa que tem um ET comentarista ridiculo com aquela voz de darth vaider. A qualidade do programa é pessima, comentaristas bairristas que pensam que Coritiba e Atletico sao os melhores e maiores times do Brasil… a qualidade da imprensa aqui de Curitiba esta mil anos atras da imprensa de Minas, mas quando estou fora de casa é o que sou obrigado a ouvir..

Abraços!”

Thales Rosa


» Comentar

Comentários:
22
  • Willian disse:

    Eu ñ concordo com o THALES ROSA a Transamerica tenta valorizar os times de Curitiba pode se ver pelo exemplo do que fizeram com o Paraná Clube durante a disputa da SERIE PRATA do paranaense em 2012 a equipe transamerica ficou do lado do Parana o campeonato inteiro.

  • Willian disse:

    Sou torcedor do Atletico Paranaense,eu acho se o rubro-negro que boicotar a globo,deveria assinar com a FOX SPORTS que tambem quer tirar os direitos da globo.Eu adoraria a ideia.SOU MAIS FOX SPORTS.

  • Paulo Koller disse:

    E o lamentável disto tudo é que “não tem tu, vai tu mesmo”.

    O Atletico PR acabará se acertando com a Globo porque não há (infelizmente) empresa com fôlego financeiro para competir com ela. Essa tal Rede Record foi uma verdadeira decepção para mim, nas negociações dos direitos de TV entre 2011 e 2014.

    Para quem não se lembra (procurem no Google e resgatarão as reportagens e entrevistas com diretores de clubes e tvs):

    1) A Globo fechou com Corinthians. A Record retaliou “mandando bala” no Andres Sanchez e Alberto Dualib.

    2) A Globo avançou, fechando com Grêmio e Cruzeiro. A Record ameaçou fechar com Galo, São Paulo, Inter, Palmeiras, Santos e os outros do Clube dos 13. Só ameaça…

    3) A Globo avança e fecha com o quarteto do Rio numa tacada só (o Vasco se ferra na negociação, passando a receber menos que o Flamengo…). A Record continua ameaçando fechar com Galo, São Paulo, Inter, Palmeiras e Santos. Só ameaça…

    4) A Globo fecha com Palmeiras e Santos. Já são 9 dos 12 maiores clubes sob seu controle midiático. A Record promete pagar a Galo, São Paulo e Inter o mesmo que a Globo pagaria ao Corinthians e Flamengo.
    Só promete…

    Epílogo: Dois dias depois, a Record desiste da negociação e deixa Galo, São Paulo e Inter a mercê da Globo.

    Dá pra confiar na Record?

  • Paulo disse:

    Nunca pensei que um dia fosse falar isto, mas, exclusivamente sob o ponto de vista de negociação com a tv, que falta que faz o Eurico Miranda ao futebol…

    Este Roberto Dinamite, como dirigente,é mais um Roberto Banana (de dinamite?)… Sabem quando o Eurico aceitaria receber menos que o Flamengo e Corinthians? Quando a corrupção acabasse no país…

    E, ao não aceitar, estaria matando esta “espanholização” do futebol brasileiro com Corinthians e Flamengo. Nunca foi santo, tentaria fazer seu Vasco ganhar mais que os times de MG e RS. Mas seria um interessante contraponto aos Andres Sanchez da vida que, hoje, “reinam” absolutos.

  • THIAGO disse:

    Atitude de coragem e deveria ser seguida. Quem vê aquele programa “Bem Amigos” na Sportv, pode dizer se dá ou não dá nojo de ver, ainda mais se tiver o Gavião Bueno.

  • Alisson Sol disse:

    Stefano,

    Concordo com suas palavras em geral, discordando apenas na flexibilidade em relação à “…as pequenas rádios seriam protegidas, desde que comprovassem através da sua declaração de Imposto de Renda, a impossibilidade de pagar tais taxas.“.

    Em verdade, até a Rádio Favela já provou que se pode ser “sustentável” com o rádio. Isto falando de uma radio que operava clandestinamente, se a concessão do canal, sem poder aparecer muito para publicidade, etc.

    O que não pode é o que se continuar com o perfil de uma rádio no Brasil: um politico fica sabendo que um canal vai ter concessão. Ganha a concessão. Pega dinheiro do BNDES para compra de equipamento. Contrata uns poucos radialistas pagando salário-mínimo, enche a programação de “calhaus” e usa a publicidade como mecanismo de lavagem de dinheiro e financiamento de campanhas políticas. Proteger isto não é proteger o público. E o mesmo acontece com as concessões de TVs…

  • À época Kalil foi simplesmente traído por alguns ditos “dirigentes” de clubes de futebol e até, acredito eu, pela famigerada FMF, que literalmente deram-lhe as costas no embate contra essa emissora da CBF!

    – Que o diga o então presidente do principal clube adversário do maior de MG, que foi um dos “traíras-mor”, mas isso é uma tradicional prática adotada naquelas bandas!

  • Paulo disse:

    Não podemos esquecer que além do Kalil ficar sozinho na briga contra a poderosa Pin-Plin, está sendo perseguido!
    Essa perseguição aumentou , não só da Plin-plin, mas também de uma grande parte da imprensa mineira, após ele usar seu Twitter como fonte de informação!

  • Zé Carlos disse:

    Todo o apoio e solidariedade ao xará paranaense. É assim que que se começa uma revolução. Que outros sigam os seus passos. Chega de re de gorobo.

  • Ricardo Lemos disse:

    O Galo com o Kalil já tentou movimento semelhante. Mas o Brasil é o país dos espertos e cada um tratou de resolver o seu problema e passar a perna nos outros.

    Resultado, o Galo ficou sozinho e teve que aceitar muitas condições da “toda poderosa”.

    Enquanto as pessoas não entenderem que precisam fazer as coisas certas e não as que lhes garantem mais vantagens individuais, vamos continuar vivendo neste mundo de coisas erradas.

  • ely borges disse:

    O kalil tentou de todo jeito lutar contra a globo a nível nacional. Mas outros times todos pipocaram e ele ficou sozinho na briga não resta outra forma a não assinar.

  • RONALDO ZOLINI disse:

    Caro Amigo Chico Maia, boa noite.

    Tenho lançado uma pergunta a algumas pessoas ligadas ao futebol profissional de Minas Gerais esepcificamente que inetressa a todos nós ex-profissionais de futebol no Estado de Minas Gerais: ” Como será o nosso acesso às dependencias do Mineirão e Idenpendencia após as reformas, pois, tinhamos acesso, tanto no mineirão como no idenpendencia o nosso acesso era pelo Portaão de Autoridades, no meu caso mediante apresentação da Carteira do Sindicato dos Atletas Profissionais de Futebol no Estado de Minas Gerais, e, outros através da carteira da Agap. E agora? Esta é pergunta!

    Um abraço,

    Zolini. ( Ex Goleiro do Galo )

    – BELO HORIZONTE

  • Alisson Sol disse:

    O Atlético-PR está no caminho certo. É preciso cobrar acesso ao CT, cobrar direito de transmissão de rádios, cobrar qualquer coisa que se aproveite do nome do time.

    Só não pode é acreditar em planilhas cheias de suposições apresentadas por agências de marketing. Assinaturas por Internet não dão dinheiro em qualquer lugar do mundo. Nem a “Premier League” consegue sequer pagar o site com as assinaturas do acesso via Internet.

    Outra coisa: tem-se de parar no Brasil de se copiar um detalhe de outros países, totalmente fora do contexto. O marketing via Internet e a limitação de acesso funcionam porque as “ligas” fazem valer tais regras para todos os clubes. O Atlético-PR sozinho vai acabar é definhando ao fazer isto. Já escutei coisas piores dos defensores da volta do “mata-mata” nos campeonatos de futebol no Brasil. Dizem que “nos EUA também tem”. Se esquecem de tudo o mais (não haver rebaixamento, o “draft” que distribui talentos, os limites de salário, etc.) e querem copiar só uma linha da receita…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Bem lembrado Anderson Palestra, gostaria muito que Atlético e Cruzeiro se unissem nesse ponto, cobrar da poderosa Itatiaia e outras rádios poderosas, que arrecadam milhares com programação esportiva, os direitos de transmissão dos seus jogos, as pequenas rádios seriam protegidas, desde que comprovassem através da sua declaração de Imposto de Renda, a impossibilidade de pagar tais taxas.

  • Adolfo Soares disse:

    Em relaçao a briga em questao , podem preparar o lombo , os torcedores do atletico paranaense.

    As retaliaçoes da toda poderosa globo sera enorme. ainda que eles votem atras e assinem , ja era . Desafiou silplesmente a emissora que manda em todo futebol brasileiro. INFELIZMENTE È A TRISTE REALIDADE.

    Bem que a record poderia entrar na parada para ter uma concorrencia saudavel!!!!

  • Aurélio Mendes disse:

    O clube pode transmitir seus jogos pela internet? Mas só quando for mandante, neh?

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Ué…

    Agora esse acima pelo menos foi pra moderação.

    Estava tentando enviar um outro com um link, mas nem pra moderação ia.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Estranho…

    Tô tentando postar comentário do notebook de casa, mas não estou conseguindo.

  • audisio disse:

    Isso dá até arrepios em certas rádios em Belo Horizonte. Já imaginou se a moda pega!
    Cruzeiro e Atlético cobrando por seu conteúdo esportivo!!???

  • Anderson Palestra disse:

    Uma coisa que o Atlético PR fez ou pelo menos ameaçou fazer foi cobrar para as rádios transmitirem seus jogos. Imagina a Itatiaia tendo que pagar aqui em MG… Seria um fusoê danado.

  • LUIZ PRECIOSO disse:

    Difícil opinar, é claro que o Atletico/PR tem razão em se rebelar, é uma pressão que vem do órgão que deveria defender os times e que se associa a Vênus Platinada para impor esta Rede, as outros emissoras se encolhem como ratos em frente ao leão e não se atrevem a abrir concorrência. A Record tem se atrevido um pouco, mais nos Jogos Olímpicos, que não tem CBF para assombrá-los.
    Quanto a qualidade do material humano, difícil achar bons profissionais fora das grandes emissoras. É como na copa do mundo, temos que engolir o sapo do jeito que vem, sem sal.