Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Abertas as inscrições para o voluntariado da Copa das Confederações

Recebi agora há pouco release da Secopa falando sobre a abertura de inscrições para quem quiser se candidatar a ser voluntário na realização da Copa das Confederações.

Tenho vários amigos que já foram voluntários em grandes eventos como este; Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

Todos gostaram muito da experiência, mesmo sem remuneração e nem pagamento de passagens aéreas e hospedagem.

Os aprovados como voluntários ganham dois jogos de uniforme; lanches e um muito obrigado do Comitê Organizador.

Mas o que vale mesmo é a oportunidade de conhecer gente demais da conta, o que na sequência certamente dá algum retorno, no país ou no exterior, profissional ou pessoal.

Veja o release, na íntegra:

“Belo Horizonte terá mil voluntários durante a Copa das Confederações de 2013 do Programa Brasil Voluntário, lançado nesta terça-feira (22), pelo Governo Federal, em Brasília. As inscrições podem ser feitas até 16 de fevereiro pelo site www.copa2014.gov.br. “É uma grande oportunidade de inserir a cultura do voluntariado no país, o que permite o desenvolvimento de novas habilidades profissionais entre os jovens e contato com novas culturas”, disse Tiago Lacerda, secretário de Estado Extraordinário da Copa (Secopa). Serão selecionadas 7 mil pessoas para atuar nas seis cidades-sede em 2013, sendo mil em Belo Horizonte. Outros 4.900 voluntários vão participar das cerimônias de abertura e encerramento, em Brasília e no Rio de Janeiro, respectivamente. 

Para participar, é necessário ter, no mínimo, 18 anos, residir próximo à cidade-sede em que deseja atuar e ter disponibilidade de horário. “O programa local de voluntariado é fundamental para que a população se envolva na acolhida aos visitantes e possa mostrar sua satisfação em recebê-los. A experiência de participar de um evento desse porte deixará recordações para toda a vida”, completa Flávia Rohlfs, coordenadora do Comitê Executivo Municipal da Copa 2014.

A atuação dos selecionados será integrada com o programa de voluntariado da FIFA e funcionará como uma ampla rede de mobilização social que irá atender aeroportos, pontos turísticos, festas públicas, Fan Fests e outras áreas de grande fluxo de pessoas, assim como dar suporte a torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral. Além da certificação, os voluntários receberão uniforme, alimentação e um seguro de responsabilidade civil e contra acidentes pessoais. 

Com o objetivo de ampliar a integração entre as pessoas cadastradas, o programa conta com uma rede social própria, onde os usuários podem obter informações, tirar dúvidas, receber treinamento e interagir com outros voluntários. Após a fase de inscrições, começará a preparação dos voluntários para a Copa das Confederações. É fundamental que os participantes fiquem atentos à rede social do Brasil Voluntário, principal meio de comunicação entre o programa e os candidatos.

O conteúdo da primeira parte do processo de treinamento, que será online, trará temas como a história do futebol e das Copas do Mundo, iniciativas públicas de esporte, ações de voluntariado, história do Brasil e das seis cidades-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador), noções básicas de inglês e de espanhol e recepção e orientação aos turistas. Ao fim do treinamento virtual, os participantes serão avaliados e os selecionados participarão de treinamentos específicos nas seis cidades.

 A Copa das Confederações será realizada entre 15 e 30 de junho. Os três jogos em Belo Horizonte estão marcados para os dias 16, 22 e 26 de junho, às 16h, no Mineirão. A partida de abertura será em Brasília, no Estádio Nacional Mané Garrincha, entre Brasil e Japão. A final está marcada para o Maracanã, no Rio de Janeiro.

As inscrições serão abertas novamente depois da Copa das Confederações, quando se iniciará um novo processo de seleção para voluntários que atuarão nas 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA 2014: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

PLUG_MINAS_05_2012©Andre_Fossati155 baixa (1)André Fossati/PlugMinas

Estudantes de idiomas do PlugMinas atuaram como voluntários durante cerimônia do fim das obras do Mineirão, em 21/12/2012

Link da matéria: http://bit.ly/10Eevf8


» Comentar

Comentários:
5
  • Thomaz disse:

    Essa conversa de trabalho voluntário em eventos esportivos é a mais torta que existe. É o suprassumo do politicamente correto. As pessoas precisam de trabalho assalariado para viver. Quanto mais trabalho assalariado, melhor. As contas estão aí para serem pagas. São muitas e alguém as paga. Quem é voluntário tendo em vista o futuro profissional engole a SECOPA pelo investimento na carreira. “Outros”, no país dos “outros”, estão tranquilos com as contas e vão para o prazer de trabalhar voluntariamente para a SECOPA, CBF, FIFA. É uma questão de oferta e procura e é esse o trunfo da SECOPA, da CBF, da FIFA, aliás, entidades onde todos são “voluntariados”. Essa coisa de trabalho voluntário deveria ser discutida com maior seriedade, mas a abordagem politicamente correta nunca permite que se faça isso.

  • Klang disse:

    Trabalhar de graça pra propineira FIFA, que vai ganhar milhões nessas copas, e pra propineira CBF, outra que vai ganhar milhões nessa copa, nem fu…
    Tem bobo e energúmeno pra tudo nesse mundo.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Dando um pitaco na observação do Guilherme Andrade, pelo o que ouço dizer o Dr.Otaviano é um dos mais competentes do Brasil, mas de qualquer forma a seleção azul já começou a ruir e explica o fato do Fluminense ter jogado o Martinucio aqui, cavalo manco, assim como o Dagoberto, esperem só, como diz um amigo meu “fosse o Martinucio um cavalo, a solução seria um tiro na têmpora”.
    Quanto a essa coisa de voluntariado pra Copa. pode ser uma oportunidade para aqueles que querem aprimorar-se em línguas, só não entendo o porquê disso ser de graça, seriam 50 mil empregos temporários criados, só que agora, todos trabalham de graça pra FIFA. Sou contra.

  • ViniBH disse:

    O Marcão me disse que já fez a inscrição para trabalhar na copa.

    Ele vai ser cheerleader para balançar o pom pom.

  • Guilherme Andrade disse:

    Chico. Alguém deveria realizar uma pesquisa sobre os atletas do Cruzeiro contundidos durante o ano passado e quanto tempo eles passaram no DM. Acho que o Dr. Gilvan deveria olhar mais atentamente para o seu corpo médico. O ano promete.

    – Sete Lagoas