Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ilusões perdidas

É lamentável, mas é verdade!
Destaque do jornal O Tempo, de hoje.
E imaginar que os governos estadual e federal agem igual, e que não temos perspectivas de uma terceira via para 2014!
* “Segurança”
PRESIDIO
Se as cédulas ainda fossem de papel, na próxima, eu votaria no Duke, que faz críticas sérias, como essa, à sua maneira . . .
DUKE
. . . hoje no O Tempo.

» Comentar

Comentários:
12
  • Richard disse:

    A culpa é de quem ocupa, como você gosta de dizer, “a prateleira de cima” da sociedade brasileira. Ela deveria ser de vidro para poder enxergar as prateleiras de baixo.
    Vendo as duas partes de mais uma das excelentes entrevistas do Lázaro Ramos no programa Espelho do Canal Brasil, Leonardo Boff toca neste assunto, dizendo que a culpa da atual situação é da “prateleira de cima” composta pelos políticos e a nata da sociedade brasileira, onde EDUCAÇÃO e SAÚDE nunca foi prioridade, com o inteligente objetivo de que sua carência possa continuar fornecendo votos e mão de obra barata. Mas ao Frei, foi imposta pela igreja católica uma mordaça, chamada carinhosamente de “silêncio obsequioso”. Nós, das prateleiras de baixo, temos nossa grande parcela de culpa. Ficamos calados por causa do carnaval, da cerveja, e pela quantidade de tempo e paciência que gastamos para resolver nossos próprios problemas.

  • bessas13 disse:

    JB CRUZ,

    Os ingressos em jogos do galo não eram R$5,00, como diziam?

  • Raws disse:

    Educação básica e primordial tem de ser no seio familiar, como isto se mostra em franca decadência, penso que aí sim deveria entrar o estado de direito, com suas leis, resoluções, normas e consequentes punições, para reeducar, coibir, reprimir, punir e até amendrontar. Nosso país, se tornou escola de monstros, qualquer pessoa sabe que tem direito a matar um ser humano e em “condições normais”, cumprir pena em liberdade, qualquer marginal sabe que ao cometer um crime, ele conta com vários fatores a seu favor, omissão ou conivência das polícias, inoperância, brechas e incapacidade das leis vigentes, defensores do “direito de defesa”, que sem nenhuma ética e pudor, se proliferam como ratos(que muitos são) e por fim nossa contribuição fatal, nossa afonia crônica, nossa omissão generalizada e nossa incapacidade secular de não nos organizarmos para defender o direito do todo, a não ser que a parte mais interessada seja o meu todo. Não meus amigos! Não critiquem, o brasileiro que critica o Brasil, pois sinceramente isso, é o mínimo que merecemos.

  • J.B.CRUZ disse:

    O que está acontecendo no BRASIL atualmente, está retratado no parentesis do comentário de ALISSON SOL.. foi a partir de 2.003 com o advento do governo lula, que o PAÍS afundou na mediocridade….Não existe mais nada de primeira qualidade em bens e prestações de serviços…A começar pela infelicidade do BRASIL ser governado por uma ideologia canhestra,pusilâme e vagabunda, onde o “politicamente correto” da sigla(P.T) cerceia o direito de ir e vir do trabalhador honesto,cumpridor de seus deveres em detrimento de um bando de aproveitadores….

  • O Atlético inicia amanhã, às 22 hs., na Arena Independência, contra o São Paulo, a sua caminhada em busca do primeiro título da Copa Libertadores da América. O clube mineiro possui um bom elenco e manteve todo o time que foi vice-campeão brasileiro na temporada passada, no entanto, é preciso que a equipe mostre a mesma qualidade do ano passado e um pouco mais de concentração para que possa chegar ao tão almejado título sul-americano.
    O técnico Cuca já divulgou quais serão os trinta atletas que defenderão as cores alvinegras na competição, sendo que cinco deverão ser cortados da lista final, haja vista que apenas vinte e cinco atletas podem ser inscritos para a primeira fase da competição nacional. Certamente que o time titular será composto por Víctor, Júnior César, Réver, Leonardo Silva e Marcos Rocha; Pierre e Leandro Donizete; Ronaldinho Gaúcho, Tardelli, Bernard e Jô; sendo que, comumente, deverão completar o banco de reservas: Giovanni, Gilberto Silva, Richarlyson, Rosinei e Alecsandro, com Serginho, Morais, Araújo, Neto Berola e Guilherme frequentando-o de maneira alternada. Não me assustaria, contudo, caso o Alecsandro tome a vaga no ataque, hoje pertencente ao Jô, ressalvando que para isso acontecer talvez seja necessária uma mudança tática no time, o que neste momento não seria nada interessante.
    Não há dúvidas de que o Galo tenha uma boa equipe, no entanto, apenas isto não é o suficiente. Para que o time seja campeão é preciso que haja um bom planejamento, boa formação tática e qualidade técnica, além do comprometimento de cada atleta. Tudo pode dar certo, mas acredito que faltaram jogos ao Atlético, para pegar ritmo de jogo, assim como tem acontecido com o tricolor paulista, que já vem jogando a um bom tempo pelo campeonato regional. O time atleticano ainda não se encaixou, conforme pode ser visto nos dois primeiros jogos deste ano, mas, invariavelmente, acredito que o time vença o São Paulo nesta quarta-feira e, também, que se classifique à segunda fase da competição. O resto será outros quinhentos, a serem discutidos em oportuna ocasião.
    O Cruzeiro, enquanto o rival trabalha, aproveita o carnaval e se prepara para a sequência no Mineiro e o início da Copa do Brasil. Marcelo Oliveira vem fazendo um ótimo início de trabalho, mas receio de que esta pausa possa atrapalhar um pouco o desenvolvimento da equipe. O que se tem, em verdade, é uma faca de dois gumes, haja vista que jogadores importantes como Martinuccio e Borges têm um tempo maior para se recuperarem – e isto é imprescindível -, enquanto a direção celeste ganha mais tempo para buscar a regularização de Diego Souza; mas fica claro que a sequência de partidas seria o melhor para que a equipe possa se entrosar ainda mais e ganhar o verdadeiro ritmo de jogo.
    É justa a afirmativa de que o Campeonato Mineiro, assim como outros regionais, seja uma competição ingrata, pois é fato que não sirva de parâmetro para as grandes competições, além de sobrecarregar o calendário das grandes equipes. Indubitavelmente, América, Atlético e Cruzeiro, a não ser que aconteça uma grandes – e improvável – zebra, classificar-se-ão para as finais do estadual e Atlético ou Cruzeiro será o grande campeão. Não sou contra a realização do estadual, apenas penso que os grandes deveriam disputar um Regional, como o Sul-Minas, por exemplo, e entrarem no estadual apenas na última fase, pois isto renderiam mais lucros e o calendário poderia ser melhor distribuído e aproveitado. Tenho dito!

  • J.B.CRUZ disse:

    E o CRUZEIRO continua deitando e rolando na grana fácil e farta do MINEIRÃO…E o galo está tirando o “couro’ dos torcedores com ingressos até 600,00 reais…Juntando as treis rendas do galo na libertadores, não dá a metade do jogo do mineirão…

  • Thales rosa disse:

    É um ciclo, menos escolas hoje significa mais presídios amanha…

  • Rafael Rodrigues Marques Tigre disse:

    Amo jogar futebol,tenho 14 anos,e sempre jogo futebol em “peladas” com meu pai e meu padrastro.Meu sonho é ser jogador de futebol porque um dia eu prometi para meu pai que um dia ainda eu iria jogar ao lado do meu ídolo Neymar.

    – Belo Horizonte

  • Ótimo post Chico! O pior, 70% dos presos são analfabetos ou sequer tem o ensino fundamental! Agora me diga, o camarada puxa 4 anos de cadeia, é solto vai fazer o que???? A mazela é tão obvia que basta ter a mesma escolaridade dos presos pra ver que a coisa não funciona do jeito que está. Abraço… http://www.beabadosucesso.com.br

  • Alisson Sol disse:

    Mas tem gente aqui que não deixa detalhes como fatos atrapalharem suas conclusões. Toda vez que se aponta algo errado no Brasil, a desculpa é: nos outros países isto também ocorre. E agora? Vide que… “Segundo o levantamento do Avante, nos últimos dez anos (2003/2012), houve aumento de 78% no total de encarcerados no Brasil, contra 5% nos EUA. Se forem considerados os últimos 23 anos (1990/2012), esse crescimento chega a 511%.

    Mas tem pior. Além da quantidade de prisões, é preciso analisar a “qualidade” do processo punitivo brasileiro. O sujeito que rouba uma galinha vai preso, tem pouca ou nenhuma atenção do defensor público, e vai ficar na cadeia por um bom tempo. Já o sujeito que rouba informação e faz negociatas, é visto, até pela própria sociedade, como um “esperto”.

    A discussão sobre encarceramento e educação é muito complicada. Primeiro, porque estatísticas podem ser facilmente manipuladas. Segundo, porque “educação” não é apenas uma questão do estado, mas também uma questão de família. E quem vai ser o primeiro a criticar a educação familiar alheia (antes de olhar o próprio umbigo?!). Por fim, há diferenças regionais enormes. Hä sim cidades seguras e tranquilas no Brasil, mas a imprensa nacional foca tanto nas grandes cidades, principalmente Rio e São Paulo, que às vezes até gente privilegiada pensa que está vivendo no meio do filme “Cidade de Deus”. É algo que um ex-prefeito de Nova York disse uma vez: “se toda vez que vem alguém do outro lado da rua você sente medo, nada adianta eu te apontar milhares de estatísticas de que a cidade é segura”.

  • HUMBERTO LUIS disse:

    caro chico, enquanto o povo brasileiro ficar fazendo de contas que não tem nada haver com isso, este tipo de coisa não terá fim. Devíamos ir para as ruas protestar, greve, chamar a atenção do mundo para as barbaridades que acontecem em nosso país. Estes malditos políticos não estão nem aí para o povo, é mensalão, ex-presidente suspeito, sarney, agora calheiros, fico com a certeza que a coisa só tende a piorar, e o povo brasileiro que se dane. Precisamos ver os exemplos cidadãos de alguns países, que estão lutando contra tanques, bombas e toda espécie de armas para conseguir sua soberania, direitos e melhores condições de vida. Infelizmente somos um povo pacato demais, lembramos que somos brasileiros somente em época de copa do mundo. Nós o povo, somos os principais responsáveis por toda esta zona que esta o nosso país, e somente nós poderemos mudar isto tudo.

  • audisio disse:

    Não vi o treino oculto do São Paulo, nem eu nem ninguém, mas a coisa mais simples de se imaginar é: Quem o Ney Franco colocará para cair na lateral direita do Atlético em cima da fragilíssima marcação do Marcos Rocha.
    Marcos Rocha, longe de ser uma solução se transforma num baita problema sendo responsável direto por 60% dos gols tomados pelo time. Para aproveitar uma ou outra característica ofensiva, entenda-se, cruzamento da intermediária direita ou bico da área, buscando alguém no miolo da zaga adversária, força com isso a escalação de um “secretário” que seria alguém com característica de forte marcação, ou seja, são duas vagas na equipe em função de um jogador mediano para não usar a palavra mediocre. Acho muito melhor, colocar um meia ofensivo pela direita e um lateral com características defensivas resolvendo o tal problema.
    Se não tomar nenhuma providencia nesse sentido, para o atleticano só resta esperar quantos gols o Atlético continuará tomando facilmente pelo seu lado direito!
    Nas entrevistas o discurso do Rocha continua o mesmo: “treinei bastante a marcação e estou preparado”, depois é só esperar as mesmas desculpas.
    Errar é humano, permanecer no erro é burrice.